GM confirma vinda de Bolt EUV, Blazer EV e Equinox EV

chevrolet blazer ev ss 2024 2

A General Motors confirmou agora à noite a vinda dos modelos Bolt EUV, Blazer EV e Equinox EV ao mercado brasileiro e sul-americano, como um passo definitivo rumo à eletrificação.


O trio de carros elétricos, tendo a Blazer EV sido apresentada nesta segunda, será uma parte de um novo portfólio de produtos que a Chevrolet terá na região.

A GM revelou que estuda outros produtos com potencial de vir ao mercado brasileiro e, de quebra, indicou que a Honda venderá seus elétricos “by GM” em segmentos populares e em mercados como da América do Sul.

No primeiro caso, a ação virá com o trio apontado, como explica Santiago Chamorro, presidente da GM South America: “O próximo modelo a chegar na região será o Bolt EUV, que estreia na Colômbia já no segundo semestre deste ano e em outros mercados a partir de 2023″.

chevrolet equinox 2024 4

O Bolt EUV já roda em testes no país, sendo confirmado por fontes da GM. Mas a eletrificação da GM não para por aí, como indica Chamorro: “Depois planejamos ofertar outros modelos globais da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV, que ainda estão em fase de desenvolvimento nos EUA”.

Diferente do Bolt EUV, os modelos citados serão feitos em Ramos Arizpe, México, assim como provavelmente o Honda Prologue, segundo rumores de 2021.

Feitos sobre a plataforma Ultium, estes dois modelos (três, considerando o Honda), usam a tecnologia mais avançada da GM no momento, a que sustenta o GMC Hummer e a futura Silverado EV.

Esta última pode ser outra opção da GM para atrair os consumidores de picape no Brasil e na Argentina, por exemplo.

bolt euv 2022 1

Contudo, os planos da GM vão além de ser meramente importadora de carros elétricos, uma vez que se comprometeu globalmente a ser 100% elétrica em 2035.

Essa é uma questão que colocou sempre a região em uma imensa interrogação, por conta dos custos de produção local, carga tributária e tudo mais da realidade brasileira.

Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG da GM América do Sul, comenta: “Estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração total do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos que não emitem qualquer gás poluente”.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.