*Destaque Chevrolet Condução autônoma EUA GM

GM divulga primeira imagem de seu carro sem motorista

gm cruise autonomo - GM divulga primeira imagem de seu carro sem motorista

Quando falamos em carros autônomos, geralmente nos lembramos de conceitos recentes, onde o volante se retrai e entra no painel ou algo assim. Até aí, apesar de toda a tecnologia e automação empregada, a direção está ali, pronta para atender ao desejo “primitivo” do homem de assumir o controle de seu veículo.


Obviamente, a lembrança dos ovalizados carrinhos do Google ainda está fresca na memória, mas o alento é que o gigante da internet desistiu de fazer seu carro sem motorista. Agora, no entanto, a General Motors parece ter jogado um balde de água fria em quem ainda tem esperança de ver o bom e velho volante nos primeiros anos do carro autônomo, ainda que como forma de transição para a “nova ordem mundial” dos automóveis.

gm cruise autonomo a - GM divulga primeira imagem de seu carro sem motorista


Até então, a GM estava divulgando seu Chevrolet Bolt com uma parafernália eletrônica embutida sobre o veículo que, quando em processo de montagem, mais parece um “Transformer” pronto para assumir sua forma autônoma de robô. De certa forma é sim um robô e, de acordo com seu criador Kyle Vogt da Cruise Automation, ele está pronto para andar entre os homens.

Nesta imagem, a GM mostra sua proposta para esse “admirável novo mundo” do carro autônomo, onde o motorista deixa de existir e todos passam a ser meros passageiros. O ambiente é inspirado naturalmente no Chevrolet Bolt e a ausência da direção pode ser um choque para muitos. O duplo cockpit em três tons revela um console central em preto brilhante com um display de boas-vindas.

gm cruise autonomo b - GM divulga primeira imagem de seu carro sem motorista

Logo abaixo, um pequeno console com comandos básicos de mídia e navegação, bem como de climatização. O usuário – sim, porque será usado em compartilhamento apenas – terá ainda uma fonte de energia para recarregar seus dispositivos móveis. Há também dois porta-copos e bancos revestidos em couro, além de vidros e travas elétricas. Para quem prefere sentar no banco traseiro, outras duas telas iguais ficam nos apoios de cabeça dianteiros. Retrovisores, pedais e freio de estacionamento? Esqueça disso.

Junto com a imagem, a GM anunciou que protocolou uma petição de segurança junto ao Departamento de Transportes dos EUA para que seja autorizada a iniciar a operação de seu carro autônomo sem motorista, volante, pedais ou retrovisores a partir de 2019, um ano antes do momento previsto pela maioria dos fabricantes de veículos que atuarão nesse novo mercado.

chevrolet bolt autonomo 1 - GM divulga primeira imagem de seu carro sem motorista

A empresa já teria cumprido as etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação, teste e validação do carro-robô e agora só espera a liberação para que seja efetivada a entrada no mercado. A GM pretende produzir e distribuir carros autônomos para serviços de compartilhamento de veículos sem a necessidade de contratação de motoristas. Nesse ambiente, o usuário chama um carro pelo smartphone. O veículo vem e o leva até o destino, seguindo depois sozinho para buscar um novo passageiro.

Embora a grande maioria ainda estará utilizando seus veículos – mesmo que autônomos – de forma manual, uma grande parcela de pessoas que não possuem habilitação ou condições de dirigir, poderá usufruir dessa nova tecnologia. Além disso, segundo os fabricantes, o nível de segurança aumentará significativamente com a introdução do carro autônomo, que poderá detectar outros veículos, pedestres e situações de risco. E então, você está preparado para essa mudança radical na forma como nos locomovemos nos próximos anos?

COMPARTILHAR:
  • Gomes

    Redução de custo, tiraram o Volante do Ônix.. .:)

    • Geraldo Xavier

      Mesma impressão que tive do painel

  • hinotory O

    Ainda presos a velhos conceitos…

    • Diego Germán de Paco

      Não acredito que o compartilhamento vá vingar em massa como propõem, o ser humano sempre ensejará pelo título de propriedade de seu veículo de transporte. Mas num futuro muito próximo, por questões de segurança (pressões governamentais que concluirão que veículos autônomos causam menos acidentes), a maioria dos carros vendidos serão autônomos, e possuir um carro antigo com direção convencional será algo cult. Os testes de aptidão, direção e capacidade de direção, cada vez mais rigorosos e seletivos; Particularmente acho digno, o prazer da direção não pode sobressaltar à importância de um trânsito mais seguro e menos imprudente

      • th!nk.t4nk

        Cara, eu discordo. Na Alemanha está fazendo o maior sucesso o Drive Now da BMW, onde você pode dirigir um monte de modelos diferentes da marca, pagando uma merreca nos deslocamentos diários. No fim do mês sai mais barato do que manter um modelo premium. Daí pra esses carros oferecerem sistemas 100% autônomos, é um pulo. A Mercedes concorre com o Car2Go, que oferece opçoes de modelos mais baratos ainda (como o Smart elétrico). Isso está provocando uma revolução aqui, já ouvi de gente que nunca se imaginaria abrindo mão de ter um bom carro, pra ficar só com o sistema de compartilhamento. E quando quiser fazer uma viagem com um bom carro, é só alugar por meios normais de qualquer forma. Enfim, depende de onde e como a coisa é feita. A parte autônoma do veículo pode ser opcional, nao precisa ser algo radical como nesse conceito da GM onde retiraram o volante. No Brasil acredito que ainda irá demorar décadas, mas em outras partes do mundo essa mudança já começou, e com sucesso.

  • “Perguntador”

    Não gostei, nos Teslas o carro pode ser conduzido pelo motorista ou de forma autônoma (por isso mantém o volante). Nesse aí, se eu não posso dirigir, não tem pq manter esse padrão de bancos dos carrou atuais. De que adiante eu ver para onde o carro está indo se não posso interferir na direção? Podiam ter aproveitado melhor o espaço e transformado o carro numa sala de estar sobre rodas, com sofá, TV, etc. Se não preciso pensar no trânsito (e não posso interferir na condução), faz mais sentido me sentir como se estivesse em casa do que num carro.

    • Julio Cesar

      Isso seria viável se todos os carros transitando fossem autônomos. Os carros autônomos ainda estão sujeitos a se deparar com motoristas bêbados ou em alta velocidade, por isso a necessidade de manter os bancos originais e cinto de segurança.
      Esse tipo de carro será muito bom pra quem não pode dirigir e turistas.

    • Alexander Farias

      Por causa dos cintos de segurança.

    • Handlay P.B.

      Agora que os carros autônomos estão começando a existir, talvez daqui uns anos as marcas engendram carros autônomos cujo interior lembre uma sala de estar.

    • Diego Germán de Paco

      Faz sentido. Mas acho que esse seria o próximo passo. Teríamos primeiro que nos acostumar com a sensação de um carro dirigindo sozinho. Além disso existe a questão da segurança passiva, essa configuração padrão é a mais lógica para evitar efeito chicote. Desaceleração lateral, sm caso de poltronas laterais, causam lesões neurais mais severas, e teriam que desenvolver cintos de segurança específicos…

  • Maycon Farias

    Estou preparado desde o filme O Demolidor… aquele bem antigo, se todos lembram bem lá os carros já eram autônomos, chego até arrepiar mas estamos vendo parte do filme se tornar realidade, algo que provavelmente não imaginávamos. Vem futuro. Venha carro elétrico. Venha autônomos.

    • Ronald

      O do Google teve VÁRIOS ACIDENTES GRAVES. Obviamente não divulgados….

      • Maycon Farias

        Se não foi divulgado como chegou a essa afirmação?. Mesmo que aconteça com os autônomos sem dúvida nenhuma a direção humana ainda mata quase que 100% do total de acidentes. Vivemos hoje sob total uso de tecnologia e dependência dela e mesmo assim ainda existem pessoas que duvidam da eficiência dela.

        • Deadlock

          Na verdade, houve acidentes, mas não por culpa do autônomo da Google e sim da peça atrás do volante do outro carro.

        • Ronald

          Rapaz, você é sempre bobo assim ou só de vez em quando?! Eficiência?! A troco de que?! Do seu dinheiro?! Isso é muito pouco para eles. Querem algo mais… O poder! Como?! Te vigiando e controlando cada vez mais…
          E pra encerrar: eu trabalhei no Google. Adeus.

          • Louis

            Cuidado que eles estão vigiando o que você escreve por aqui. Sugiro utilizar a máquina de escrever.

            • Ronald

              Aė mesmo?! Jura?! Brigadão pelo aviso. Agora já pode voltar pro seu vídeo game ou dar uma voltinha no seu velocípede, mané!

          • Russel Riehle

            Sinceramente, a bobagem maior está sendo dita por você!
            O Google não precisa de um carro para saber onde você vai, nem o que você compra, nem com quem você está!
            Estas informações são dadas de graça pra ele pelo seu smartphone!

            O carro é só mais um item rastreável. Puramente mais um!
            Dos tantos que já existem.

            É um preço a se pagar pelo uso da tecnologia.
            E um preço que eu sinceramente não ligo em pagar.
            E a troco de dinheiro? Sim! No mundo capitalista, tudo é a troco de dinheiro!
            Se você não paga com dinheiro, paga de outras formas. Mas paga.
            Mas há opções. Como sugeriu o amigo Louis, a máquina de escrever está aí. Basta desligar seu computador agora (se você trabalhou no Google, então bem sabe o quanto um computador pode te vigiar e te controlar) e começar a datilografar e mandar a mensagem para o NA via correios!

            • Ronald

              Não sei como pode um homem velho desse, bobo e desinformado e ainda por cima analfabeto funcional. Lê mas não sabe interpretar. Em momento nenhum eu disse que a tecnologia tinha que acabar seu asno. Só disse que mesmo que a tecnologia tenha muitas conveniências, deve haver limites contra a invasão da privacidade. Não para um cocō feito você, pois a ninguém vai interessar. Mas para homens inteligentes e importantes que terão suas vidas reviradas sabe-se lá com que interesses escusos…..

              • zekinha71

                Xingando e humilhando os outros só vai conseguir levar um ban assim.

            • Diego Germán de Paco

              Falou absolutamente tudo hahaha

          • Maycon Farias

            Provavelmente por isso então deixou de trabalhar lá. Não ter fé na própria empresa ja diz muito sobre a opinião da pessoa. Se um governo mundial controlar e vigiar a população reduzindo a criminalidade, melhorando a identificação usual do dia a dia, melhorando a qualidade de vida eu ficarei muito feliz. Afinal a tecnologia não serve só para gerar dinheiro e poder mas para melhorar a condição humana. Se a gente desacreditar que essas mudanças são para nosso bem o que restará para nós de esperança por duas melhores?.

  • Daniel dos Santos

    custava colocarem um AC quadrizone?

  • Natán Barreto

    O carro é autônomo é real. Vê-se pela foto que não está futurista como os conceitos. É uma versão de produção, comum e que poderia estar no mercado hoje.

    • Deadlock

      É, achei legal, removeu a maior causa de acidentes no globo. Só senti falta do frigobar…

  • Ricardo Blume

    O mundo lá fora voando em matéria de evolução de elétricos, híbridos, condução autônoma e tal e nós aqui no Brasil apenas desviando buracos nas estradas. Olha que as vezes não é fácil ser brasileiro.

    • Fanjos

      ” É impossível ser HueZeiro”

      Corrigi.

    • Maycon Farias

      Ainda estou esperado aquela Palio weekend eletrica da usina de Itaipu. srsrsrsrs

    • Louis

      Aqui é um passo pra frente, dois para trás. Isso que dá viver em uma terra de malandros, onde metade da população vive tentando passar a perna no outro.

  • Ronald

    Transformando cada vez mais os seres humanos em bonecos, robôs. Tudo monitorado. Dia,hora, local, tempo de permanência, se gozou uma, duas ou nenhuma vez, se falaram do governo e o que….

  • Felippe2010

    Jamais compraria um carro assim

    • Jorge Osório Cortese Magalhães

      Jamais eu não diria pq, no futuro, provavelmente será a única opção. Mas que não me agrada a ideia, ah! nao agrada mesmo!… Estaremos entre os últimos. Rsrsrs

    • th!nk.t4nk

      Também nao compraria, mas alugaria por uma plataforma de compartilhamento pra me levar do ponto A pro B. Como um Uber, só que sem motorista. Nessa proposta acho uma grande ideia.

  • eduardo helio

    Em sua essencia, deixou de ser carro!

  • João Holmes

    As pessoas não estão botando muita fé na velocidade que a mudança para veículos autônomos ocorrerá. A verdade é que isso vai deslanchar numa velocidade tão rápida que vai marcar a história da humanidade em duas eras, uma antes e depois da condução autônoma. É só ver o que a internet virou em meros 20 anos.

    • Handlay P.B.

      Os carros autônomos serão a maior revolução da história do automóvel, eles podem ter um futuro auspicioso no primeiro mundo.

      • João Holmes

        Essas inovações sempre começam lá, mas por causa da globalização o intervalo de adoção entre primeiro e terceiro mundo está cada vez menor. Ou seja, nós teremos isso aqui alguns anos depois de lá.

    • th!nk.t4nk

      Vai mais uns 5 anos pra iniciar a comercialização em massa do nível 4 (mesmo que seja em modelos mais sofisticados de início). A partir daí creio que ninguém segura mais. Porém bem antes já veremos muitos nível 3 multiplicando nas ruas (onde moro já vejo modelos nível 3 diariamente nas ruas).

  • Gabriel Ferreira

    agora me vem uma duvida, que confia em um carro que dirige sozinho? imagina se alguém decide que você tem que morrer?

    • Handlay P.B.

      Uma pessoa pode estar dentro de um Bolt autônomo a 70 mph em uma rodovia, um cracker invadir o automóvel autônomo, e pelo notebook, jogar esse carro contra um caminhão vindo no sentido contrário.

    • cepereira2006

      Não precisa nem isso. Basta um caminhão invadir a sua pista, você vai desviar como se ele sequer tem volante. Só compro se for obrigado.

  • No_Name

    Tá com cara de gambi, só tiraram a coluna de direção. Eu colocaria uma tela widescreen do fim do difusor de ar esquerdo até o início do direito, para que os passageiros da frente possam ver e usar qualquer coisa (internet, vídeos, aplicativos, ajustes do carro, retomada de emergência do controle – parcial – do carro etc). Ou então duas telas individuais escamoteáveis (penduradas naqueles “pescoços” de luminárias, repousadas no console central para então ser retiradas e posicionadas em direção aos ocupantes, com a devida rigidez da “mola” para não afrouxar precocemente) de aproximadamente 11 a 14″ com as mesmas funções citadas acima.

  • durango

    Isso não é carro, é condução.
    Não, obrigado, nem de graça.

  • CanalhaRS

    Afirmar que esse carros autônomos serão mais seguros é algo só poderá ser provado na prática quando não houver mais motoristas (ou a grande maioria deles) nas ruas. Até lá, eles terão que conviver com motoristas de carne, imprudentes, bêbados, drogados e mal habilitados.
    Essa segurança, tão lançada aos quatro ventos por montadoras, ainda é e será, por muito tempo, apenas marqueteira.

    • cepereira2006

      Até acho que serão seguros na medida em que andarão a 80 km/h ou outro limite ainda pior. O problema é a lentidão que causarão.

  • Marcio Souza

    O carro autônomo só será 100% seguro quando 100% dos carros em circulação forem autônomos.

  • Handlay P.B.

    O mundo está próximo de passar pela maior revolução da história do automóvel, e vivenciar isso é incrível. Em poucos anos a humanidade começar a fruir dos carros sem motoristas e esse Bolt sem volante, pedais e retrovisores que a GM engendrou poderá ser o primeiro carro autônomo a ser produzido.

    Resta saber como se dará a renovação da frota, se a GM vai tirar de circulação esses Bolt autônomos e reciclar esses carros e tal.

    É bom o Elon Musk ficar em alerta, resolver com afã os vários problemas que a Tesla enfrenta urgentemente e lançar a tecnologia autônoma sem matar mais ninguém se ela não quiser correr risco de definhar no mercado.

  • HENRY ME

    Será so eu penso carro autônomo sera fim resto da privacidade.
    Sim tem gps do smartphone,mas vc pode deixá-lo em casa e levar celular ou nada.
    Daqui um tempo pode ocorrer igual filme Minority Report o carro já veem pré programado onde você vai,sem opções de escolha.

  • Pedro Cunha

    Seu onibus particular.
    Torcendo pelo apocalipse ou colapso social generalizado antes disso se tornar “comum” ou “padrao”.

  • Isso é coisa pra Finlândia, Japão, Suíça e Noruega e olha lá que eu me arriscaria dizer que nem lá vai dar certo…

  • Oberon de Megrez

    Eu ficaria mais empolgado com esta matéria caso morasse em um país de 1º mundo. Isso vai demorar para ser realidade aqui, Eu só acredito que esta tecnologia poderá dar certo se 100% da frota que rodam nas ruas forem autônomas, pois tal tecnologia até o momento é incapaz de lidar com motoristas alcoolizados ou até mesmo o estado das nossas vias, pois existem avenidas de 70km de limite que você não passa de 30km por conta de buracos, bocas de lobo abertas etc… Para um pais desestruturado como nosso chegar a esse ponto… muita coisa tem que mudar além dos veículos e suas tecnologias.

  • IPZ.4

    É nessa hora que se divide quem gosta de dirigir daqueles que apenas querem ser transportados.

    Nao dou a mínima pra carro autônomo, que aconteçam, se for o caso. Eu apenas me importo em ter sempre na minha vida a sensação, a experiência e o prazer de dirigir no meu dia a dia, e um MT, de preferência. Saber dirigir é uma sensação muito boa! 😍

  • Abdallah

    Sou a favor da evolucao, mas essas imagens com carros sem volantes me deram 200 tipos de arrepios, que medo! Mesmo podendo errar ainda prefiro eu estar no comando.

  • cepereira2006

    Nunca que essa bagaça vai funcionar aqui. Nem as faixas de rolamento são pintadas direito neste país, no máximo em estradas pedagiadas.

  • Leo

    Que agonia!

    Podem chamar de bronco, ignorante, atrasado, mas enquanto tiver condições, meu carro eu dirijo.

  • Catucadao

    to fora ando a pé mais não entro nisso ai

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email