China GM Hyundai

GM e Hyundai são criticadas por falta de ética na China

roubo-rav4-china-morte-bebe

Recentemente na China as marcas GM e Hyundai tiveram suas imagens manchadas por conta da atitude que tiveram em relação a uma tragédia que aconteceu por lá. Tudo começou no dia 4 de março. Um motorista foi pro supermercado com seu Toyota RAV4. Deixa o bebê de 2 meses no banco de trás. Ele volta alguns minutos depois e vê que o carro foi roubado, e seu filho acabou indo junto. O pai entra em desespero, liga pra polícia, e começam as buscas.

O incidente foi relatado bem fortemente pelas mídias chinesas e foi destaque nos sites de relacionamento da China, ficando inclusive em primeiro lugar nas notícias pesquisadas. A polícia, junto com voluntários, começou a procurar o bebê, mas o final foi trágico. Alguns dias depois, o ladrão se entrega para a policia, e confessa que quando notou que havia uma criança no banco de trás, resolveu matar o bebê e depois enterrar o corpo. A foto acima mostra as pessoas acendendo velas no local.

Num momento trágico como esse, a Hyundai através do site Weibo (espécie de Twitter da China) faz uma alusão a essa tragédia, e colocou texto enaltecendo a segurança do Hyundai Santa Fé. Já um vendedor da Buick (GM) colocou um texto: “Ao comprar um carro é importante escolher as marcas com melhor tecnologia. Buick vem com rastreador, podendo localizar o veículo roubado a qualquer momento e automaticamente denunciá-lo à polícia. Sinta-se à vontade e ter paz na mente, se você vai comprar um carro, por que não escolher um Buick completamente seguro?”

Estas estratégias mal calculadas de marketing acabaram causando uma revolta gigante nas mídias sociais, sendo extremamente criticadas por tentar aproveitar de uma tragédia para enaltecer os seus produtos. Após isso, o vendedor da Buick admitiu que foi inapropriado, e pediu desculpas. Já a Hyundai apagou o texto, mas disse que embora o texto tenha sido escrito na conta da empresa, não foi por ordem da mesma.

Isso acabou causando mais revolta ainda, pois as pessoas estão dizendo que em vez de assumir o que fez a Hyundai preferiu botar a culpa em algum funcionário. A empresa pediu desculpas pelo constrangimento, mas sua imagem ficou arranhada.

Com informações do leitor Lucro Brasil





  • SilenceBass

    Impressionante até onde chega a falta de ética, moral e bons costumes das empresas p/ vender seus produtos.

    • wasdyn

      Por isso que não digo "sou fã da marca tal". Seja qual for a empresa, o objetivo é sempre o mesmo – lucrar.

      • wasdyn

        Digo isso porque vejo muita gente falando "por isso gosto da Volvo, se preocupando com a segurança ao invés de só querer lucrar como as outras", por exemplo. Parece que as pessoas não percebem que a segurança é o meio que a Volvo usa para atrair consumidores, o respeito ao cliente a forma da Rolls-Roice atrair consumidores, a esportividade a forma de a Ferrari atrair consumidores… Resumindo, a satisfação do cliente é o modo (meio) utilizado pela empresa para chegar no objetivo (final) lucro, e essa satisfação pode ser qualquer coisa – segurança, esportividade, conforto, luxo, tecnologia, preço, exclusividade, pós-venda…

        • experientdriver

          NA, poderia informar a fonte da informação? Mas a fonte, e não a interpretação de tal leitor.

          Achei um pouco esquisito a parte dizendo que "um vendedor da Buick colocou o texto"… da mesma forma que ocorre por aqui entre Caoa e Hyundai, neste caso o problema é da concessionária Buick e não da montadora.

          No caso da Hyundai é diferente, pois foi usada a conta da empresa.

        • akrobatos

          É preciso não confundir os dois tipos de segurança. A Volvo vende segurança veicular (em inglês: Automobile SAFETY). O caso do menino é de segurança pública ( em inglês: public SECURITY).

          Nenhum carro pode prover segurança pública, isso é papel da polícia e da judiciário. Isto, inclusive, coloca as duas iniciativas das empresas no rol da propaganda enganosa, até porque, um rastreador veicular não teria impedido o criminoso de matar a criança.

          • Davi8u

            Um rastreador desses da Buick como qualquer carro da GM que tenha o sistema instalado pode desligar o carro e ao mesmo tempo comunicar a policia o seu local exato. Se por acaso vc tiver trancado as chaves no carro e so ligar e destravam as portas pra vc. Se vc tiver um acidente ele ja chama a policia e ambulancia e vc pode falar com alguem da sua situacao ou posicao do carro ou carros envolvidos ganhando segundos e informacao importante. Ja ouvi de pessoas que tiveram ataque cardiaco ou que sofreram acidente e puderam conversar com alguem ate que o socorro chegou no local. Nao se pode impedir alguem de agir que nao tenha respeito e que valorize a vida. Agora que esse sistema teria levado a policia imediatamente pra onde esta o carro dentro de minutos apos o dono notar que o carro tinha sido levado, isso sim poderia ter impedido o criminoso de matar a crianca pois nao teria tempo de esconder, provavelmente teria siso pego junto com o carro.

    • Davi8u

      Isso e pra la de ironico. A china acusando alguem por falta de etica???

  • andy_irons

    tinha que ter o nome da hyundai envolvida, já é de lei.

    • comminga

      Com certeza

    • Denis

      Não generaliza a coisa. Uma empresa com 10 funcionários já é difícil de manter o nome, imagina espalhada pelo mundo.

    • mike_br

      essas marcas de 2a linha fazem qq coisa p/ aparecer…

  • Marciomaster

    Vendedores de carros e suas posturas….afffff

  • MecanicoDigital

    Slow clap para o departamento de marketing.

  • zzzepa

    …será que eles sabem o que essas duas aprontam pelo mundo?…como subjulgam as pessoas e suas inteligências?….

  • shdn2010

    Duas empresas de merda querendo comparar uma vida insubstituível, por porcarias de carros, nada nesse mundo é mais importante do que uma vida.

    • Pedro_Rocha

      Na China comunista a vida é importante só para quem pode comprar um RAV4. Se fosse filho de um chinês miserável poderia morrer abandonado na calçada e ninguém sequer pararia para ver.

      Características comportamentais do "Homo sovieticus".

      • Iraja

        Certo, mas e nos países pobres da Africa? Crianças negras morrem de fome, tifo ou comidas por abutres e ninguém se importa também… Ah! E não são comunistas. Se houvesse petróleo por lá, provavelmente o "homo capitalisticus" já teria invadido.

        • Pedro_Rocha

          Países internacionais-socialistas: Angola (1975-91), Benin (1975-89), Cabo Verde (1980-90), Congo (1970-91), Etiópia (1987-91), Guiné-Bissau (1973-94), Madagascar (1972-??) Moçambique (1975-90), São Tomé e Príncipe (1975-90) e Somália (1969-91).

          Países socialistas Baath: Argélia (1963-96), Egito (1953-77), Líbia (1969-2011),

          Já deu para fazer um estrago gigantesco, não sendo coincidência à época das grandes fomes que ocorreram na África.

          • Iraja

            Como é? A fome no continente Africano ocorre por causa com comunismo? Ou voce está seriamente equivocado ou de má-fé. A principal causa da fome está ligada à forma de ocupação do território e a extrema dependência econômica externa, herdada do período do colonialismo. (Dirá que a Inglaterra é comunista também?) Isso é agravado ainda mais com o acelerado crescimento populacional. Confunde seriamente ditadura com socialismo ou não sabe a diferença. Espero que não diga que o Brasil teve um Governo comunista de 1964 a 1985. Em tempo: não sou comunista.

    • Davi8u

      Sera poristo que aqui no Brasil o aborto e aprovado por lei e quando se mata alguem vc pega no maximo 7 anos podendo sair em 1 ano e meio por boa conduta? Eu ate acredito que a vida e o mais importante mesmo. Poristo tiro o chapeu pra alguns estados nos EUA que por considerar a vida o que ha de mais importante se vc tira a vida de alguem propositalmente vc paga com o que vc tem que mais valioso… a sua vida. Nao impede que atos sejam praticados mas vc ve todo dia pais chorando uma vida levada sem nenhuma impunidade, uma vida ceifada sem que os culpados tenham um pingo de remorso.

  • Geanmatheus

    Cabeças vão rolar…

  • CyborgPilot

    Vergonhoso…!

  • Daniel Ramos

    Vish, é lamentavel, e no brasil, alem de ética falta tudo!

  • fla_shun

    Eleita a marca mais sem ética….. DO MUNDO !!!!!!!

  • Cororeiro

    Ética + China? kkkk! Mas realmente aproveitar-se da tragédia alheia para fazer publicidade é de muito mal gosto.

  • Rabugento

    Parabéns ao povo chinês pela reação apropriada! Serviu de exemplo! Tragédia nao é piada!

    • Davi8u

      So falta agora nosso governo entender isso ne. Quantas tragedias acontecem e o governo simplesmente mente pra nacao e nem sequer tenta esconder o fato que nao vai punir os culpados.

  • Alexandre

    Aqui no Brasil elas são idolatradas pela falta de ética.

  • Doidim2011

    OFF TOPIC
    Felipe Massa foi fotografado pelo radar do Aterro do Flamengo dirigindo DENTRO DO LIMITE DE VELOCIDADE!
    Estranho esse radar tirar uma foto de um veículo que está dentro da velocidade tolerada!
    Dá a impressão que a foto é tirada e depois a velocidade é alterada
    Essa máfia dos pardais é terrível

    • Davi8u

      Eu sempre achei que era assim. Tem pardal que vc passa dez abaixo e ele ti coloca 1 a menos. Imagina se vc passa no limite esta 9 acima. Multa na certa e como recorrer? Sempre que vejo um pardal se tem 60 passo a cinquenta, conferindo com a velocidade do GPS. 50% dos pardais nao confere e tem alguns sao tao safados que nem a velocidade mostra.

  • hugogyn94

    La vem falando mal do Brasil ……………………………..3,2 e 1 ja !
    Me desculpem pessoal eu acho o pai tbm foi muito idiota deixar um bebe de dois meses dentro do carro,assim nao dá ne.

    • SilenceBass

      É uma sequencia de erros em cascata, mas que culmina na morte extremamente prematura e horrenda de um pequeno ser humano e as empresas tão usando isso p/ divulgar seus produtos…

      a desumanidade parece não ter fim.

      • Davi8u

        Sei que foi uma tragedia enorme mas o pai apesar da terrivel perda e tao culpado quanto o que matou pois ele nao agiu de forma completamente irresponsavel. Logico que ele nunca imaginou que estaria matando seu filho. Assim como alguem que corta pela direita no acostamento nunca imagina que uma pessoa pode virar ou alguem atravesar na sua frente atropelando e matando alguem. Ninguem imagina que furar a faixa do pedestre vai mata mas acontece todo dia. Nao se deixa uma crianca dentro de um carro sozinho mesmo que esteja dormindo. Ja ouvi de casos onde a crianca desceu e engatou o carro atropelando o proprio pai ou pessoas na frente ou atras do veiculo. Logico que ninguem culpa diretamente o pai mas ele e quem desencadeou uma serie de acontecimentos que poderiam ter sido evitados. E a mesma coisa de deixa o carro aberto numa descida e uma crianca entra e solta o freio de mao e o carro desce a mata a crianca ou pessoas. Eu como dono do carro tenho parte pois nao agi com prudencia. E como beber e ir dirigir e mata uma mae com crianca. Isso a gente ve todo dia mas quando foi que vc leu ou ouviu que a pessoa bebada vai pra cadeia? Quando nao e so uma multa que paga vai responder em regime aberto e isso vai se arrastando por anos. A desumanidade realmente parece nao ter fim.

  • gurgel

    Tsunami também não é piada.

  • akrobatos

    Que mal pergunte, esse paí irresponsável também não foi preso e julgado por abandono de incapaz? Tudo bem que no final ele seja liberado por já ter sofrido a pior pena, que é a morte do filho. Mas pelo menos o processo precisa existir.

    • SilenceBass

      Mas que "abandono de incapaz" é esse, cara ?! O cidadão "foi alí e voltou", coisa de minutos segundo a matéria, foi uma extrema fatalidade que ninguém poderia imaginar acontecer.

      • akrobatos

        Esse abandono de incapaz: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abandono_de_incapaz
        Friso os " por qualquer motivo" e "ainda que momentaneamente".
        Lembrando que "Dura Lex, Sed Lex".
        A única questão é que a China é outro país e tem suas próprias leis. Mas, muito provavelmente, deve haver em sua legislação algo que siga o mesmo princípio.

        • O "por qualquer motivo" refere-se à capacidade da pessoa abandonada de "defender-se dos riscos resultantes do abandono,"

          • akrobatos

            Acabou de acontecer em MG: http://www.tribunahoje.com/noticia/57802/brasil/2

            Em quase todos os casos, os pais não fazem de propósito e, passado o inquérito, costumam ser libertados. As causas geralmente estão ligadas a mudanças de rotina não programadas ou recentes. Porém, uma vida é uma vida, o inquérito se justifica, até para causar efeito educativo no restante da sociedade.

      • Davi8u

        Corta pela direita e proibido mas todo dia vc ve pessoas cortando e atropelando pessoas a pe ou matando pessoas que atravesam na frente. E se o menino desce da cadeira e desengata o carro e ele desce a mata duas pessoas? E momentaneo, coisa de segundos. Acidentes nunca sao planejados mas a maioria com prudencia podem ser evitadas. Como vc mesmo frisou, a falta de prudencia poristo nao se deixa uma crianca perto ou dentro de um carro nem por um segundo. Fatalidade ninguem pode imaginar onde ou quando acontecera. Melhor prevenir do que remediar. Quantas pessoas sao atropeladas na faixa de pedestre porque o carro acha que nao precisa diminuir? Quantos motoqueiros morrem porque agem como se as leis sao pros carros e nao pra eles? Quando estou dirigindo (dirijo carreta e gosto da minha profissao) sempre estou atento, avaliando se estou no limite e se devo tirar um pouco o pe e leva as coisas mais na manha. Tenho hora pra sair mas nao de chega. Vou ate da sono. Posso esta 1 kilometro de casa. Eu paro. E nessas horas que o inesperado acontece. Melhor perder um minuto tirando o menino da cadeira e levando ele dormindo no ombro pra dentro da farmacia ou do barzinho do que ter que passar por essa tragedia experiencia que nunca vai ser esquecido ou amenizado.

  • akrobatos

    É preciso não confundir segurança veicular (em inglês: automobile SAFETY) com segurança pública ( em inglês: public SECURITY).

    Nenhum carro pode prover segurança pública, isso é papel da polícia e da judiciário. Isto, inclusive, coloca as duas iniciativas das empresas no rol da propaganda enganosa, até porque, um rastreador veicular não teria impedido o criminoso de matar a criança.

  • CharlesAle

    O bandido chinês foi de uma crueldade terrível,mas não se pode deixar um filho dentro de um carro(o que infelizmente é comum no Brasil)a da Hyundai foi cruel,mas a da GM não achei não…

  • Maykom

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !! que matéria Tosca !!!
    As empresas quiseram fazer um alerta , para que as pessoas comprem carros mais seguros.
    So isso !!

  • Davi8u

    Nao e nada diferente do que acontece quando existe alguem que mata com arma e o governo aproveita pra coloca materias sobre morte com armas e atacam quem usa arma pra se defender nao tentativa de promover a restricao de armas. Vc quer ver como que o nosso governo se importa com a vida das pessoas do nosso pais? Passe um dia num hospital e vejam essas mesmas criancas serem tratadas como gado, jogados pra todo lado, deixado em caixotes de madeira e papelao ou entao simplesmente esquecidos nas macas pelos corredores pra morrer dentro de um sistema que e conduzido pelo governo e apesar de promovido como sendo de graca e sim, pago pelo povo porem o povo nao recebe o prometido pois nosso governo rouba dele mesmo.



Send this to friend