Chevrolet Sedãs Segurança

GM e Pirelli enganam o consumidor e colocam vidas em risco, no caso dos pneus aro 17 do Vectra

__Silas_Clown_Nose GM e Pirelli enganam o consumidor e colocam vidas em risco, no caso dos pneus aro 17 do Vectra

A GM e a Pirelli acabam de ganhar o Prêmio Pinóquio de Ouro 2009, pelo jornal Estado de Minas. A publicação corajosamente falou sobre as mentiras que as duas empresas vêm divulgando ao mercado no caso dos pneus de 17 polegadas do Vectra, que apresentam bolhas e representam um perigo para quem estiver sobre eles.



O jornal consultou a Pirelli para saber sobre os problemas dos pneus 17 do Vectra. Muitos donos do modelo notaram que ele apresenta bolhas do nada, assim como aqueles pneus remoldados de péssima qualidade. Quando a pessoa vai até uma concessionária da GM, ele é encaminhado para uma loja da Pirelli e o inteiro jogo de pneus é trocado sem maiores questionamentos.

Sabemos que empresas enormes como a Pirelli e a GM não dão ponto sem nó, portanto, para trocarem um jogo de pneus sem perguntar ou duvidar, tem de existir uma razão muito forte, não acha? Respondendo a pergunta do jornal, a Pirelli disse, sem a mínima vergonha, que o pneu não tinha nenhum problema.

Depois de um tempo, em agosto de 2009, a Pirelli fez uma declaração oficial, dizendo que a partir de então, o Vectra Elite estava homologado com nova medida: 225/45R17, ante a medida 215/45R17. Ou seja, o tamanho do pneu foi mudado, sinal de que o tamanho anterior estava incorreto para as condições do modelo Vectra.

Por isso, a Pirelli trocava os quatro de uma vez, já que todo carro tem de ter os quatro pneus na mesma medida. Conversa pra boi dormir. Mas não foi bem assim: relatos de usuários explicam que em alguns casos foram trocados dois pneus gratuitamente. Em outros, todo o jogo.

Depois, quando a GM foi consultada, ao invés de ela expôr o que realmente estava acontecendo, acabou se enrolando na mentira da Pirelli, com medo de ter que fazer um recall. Ela afirmou que a substituição do pneu 215 pelo 225 a partir da linha Vectra Elite 2010 foi simplesmente por uma questão de “maior conforto para o condutor do veículo”.

E que isso foi feito por causa da “indisponibilidade temporária” dos mesmos no Brasil. Então, enquanto a GM declara uma indisponibilidade temporária do produto no mercado, a Pirelli informa que deixou de produzi-lo… alguém está errado nessa história!

E por fim chegamos a uma quarta mentira. A Pirelli, questionada sobre o porquê de ter interrompido a produção do pneu 215, afirmou que “uma vez que o Vectra 2010 traz a medida 225, a Pirelli estimou que não haveria um volume de vendas no after market que justificasse a produção local. Porém, depois de alguns meses, percebemos que era necessária a retomada de sua produção na medida 215/45R17 e, desta forma, voltamos a produzi-la”.

What? A Pirelli se esqueceu de que milhares de Vectras ainda tinham o pneu original, com medida 215, que precisariam de pneu para reposição? O que aconteceu no final das contas, é que tanto a Pirelli quanto a GM se livraram dos custos milionários de um recall.

Os donos de Vectra Elite que ainda tem o pneu original tem o risco de esse pneu se estourar no meio de uma rodovia, e de todos os ocupantes do carro perderem as suas vidas. Não que isso seja importante para as duas empresas citadas. Para elas o que importa são somente os cifrões.

OBS.: sobre a informação de que os pneus 225 são mais altos estar errada, não é verdade, pois a medida da lateral é 45% da largura, ou seja, 45% de 225 é mais do que 45% de 215.

  • Marcelo

    Tenho um vectra 2008 blindado e apresentou defeito com 30.000km, mas o técnico da Campneus, falou que estava com defeito, escreveu outra coisa no laudo, dizendo que nao tinha defeito e que eu era culpado por ter andado com o pneu esvaziando. Estou organizando uma carreata em campinas só de vectra, como forma de protesto para devolver o prejuizo para Campneus e Pirelli, segue link da matériahttp://www.reclameaqui.com.br/622757/pirelli-pneu… meu email é mtoledobp@hotmail.com interessados em participar da carreata favor me enviar email, vamos fazer num sábado.

    • Marco Antonio

      Ola.. Marcelo, td bem?
      Cara pode contar comigo, estão fazendo a mesma coisa comigo.. esse é meu e-mail.. comercial@speedinf.com.br
      Marco Antonio

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend