Argentina Chevrolet Finanças GM Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

GM e VW anunciam investimentos em novos produtos na Argentina

chevrolet-cruze-2017-exportação-brasil-1 GM e VW anunciam investimentos em novos produtos na Argentina

General Motors e Volkswagen deixaram o governo argentino feliz nesta sexta (10). As duas montadoras apresentaram ao executivo em Buenos Aires novos investimentos que serão feitos nas plantas de Rosário (foto acima) e General Pacheco (foto abaixo), respectivamente. A GM anunciou seu projeto A.V.A., que significa um automóvel de alto valor agregado.



O novo produto será feito em Alvear, localidade na região de Rosário, onde já são feitos os modelos Cruze e Cruze Sport6. Apesar de compartilhar as mesmas instalações e supostamente a mesma linha de montagem, o modelo deverá portar uma plataforma diferente da D2XX, que também sustenta o Chevrolet Equinox 2018.

Ao presidente argentino Maurício Macri, a GM apresentou um investimento de US$ 500 milhões, sendo US$ 300 milhões da própria montadora e outros US$ 200 milhões de fornecedores, que se instalarão dentro do complexo industrial. A proposta é produzir um veículo bem completo e com preço mais alto, visando especialmente a exportação.

vw-argentina GM e VW anunciam investimentos em novos produtos na Argentina

Até o momento, pouco se sabe sobre o projeto, mas existem duas possibilidades para o mesmo. A primeira delas, e mais cogitada, seria uma picape Chevrolet com cabine dupla para brigar com Fiat Toro e uma equivalente da Volkswagen, que também pode ser feita localmente (confira os detalhes mais abaixo).

A outra seria um SUV compacto para suceder o Tracker. Mas, a planta de Gravataí-RS é dada como certa para fazer esse utilitário esportivo. De qualquer forma, muito se falou nesse projeto e pouco se comentou sobre algo mais interessante. A GM Mercosul pode atacar em duas alas em ambos os lados da fronteira. Como se sabe, o SUV atual trabalha em uma faixa de preço próxima dos R$ 100 mil. A empresa até reluta para que o mesmo não suba além disso.

Entre Tracker e Equinox existe um “mar” de R$ 50.000 de diferença, que naturalmente serão ocupados por versões mais baratas do segundo, apesar da negativa da empresa, enquanto a outra ponta pode contar com mais de um sucessor. Como? A Chevrolet poderia ter dois utilitários esportivos, um mais em conta e com até 4,15 m e um maior, ainda compacto, com cerca de 4,30 m ou pouco mais. A missão? Bater de frente com T-Cross e Tharu da VW, assim como WR-V e HR-V da Honda, por exemplo. Deve-se lembrar também que o recém-lançado SUV 2.0 Turbo mede 4,65 m, bem mais que o irmão menor.

A plataforma seria a mesma, em desenvolvido com a SAIC. Além disso, a dupla resolveria a questão do porta-malas do Tracker e também permitiria que o modelo maior avançasse em direção ao Equinox, passando de R$ 100 mil. A atuação também não seria apenas no Mercosul, mas ampliando os horizontes também na China, América Latina, parte da Ásia, Rússia e Austrália. Nos EUA, provavelmente o Trax será substituído por um crossover elétrico baseado no Bolt, exceto se o plano de Washington para por fim ao incentivo federal de US$ 7.500 seja executada.

De volta a Buenos Aires, a Volkswagen anunciou também investimentos na Argentina, mas de US$ 650 milhões. A planta irá produzir um modelo sobre a plataforma modular MQB. Assim como na GM, existem duas possibilidades: o SUV Tharu ou a anunciada picape compacta, que compartilha a base com os Polo, Virtus e T-Cross. Como descrito acima, a VW vai de fato atuar em duas frentes no segmento de SUV compacto. Então, parece que as duas empresas estão fazendo as mesmas apostas no país vizinho.

 

  • vicegag

    Lá a maioria é A.V.A., aqui a maioria é B.V.A.

  • Max Neves

    Gostaria de acompanhar as vendas na Argentina pra saber se vale tanto a pena investir nesse país. Muito menor que Brasil e todas as montadoras investem e montam pesado lá. Será incentivos fiscais?!?!

    • octavio cesar godoy

      Bom dia, com certeza muito incentivo fiscal, somente por aqui andamos na contra mão do mundo

    • Eduardo Andrade

      Certamente muito menos impostos, muito menos influencia de sindicatos, acredito que não deva ser por causa de salarios mais baixos por lá, pois o salario minimo em dolares no pais vizinho é mais alto que o nosso e outro ponto a favor da Argentina são os varios acordos bilaterais, que facilitam a exportação a partir de lá.

    • Matthew

      Primeiro que eles investem lá tanto quanto aqui. Como a própria matéria diz, o objetivo é equilibrar o comércio entre os dois países. Mais da metade do carros vendidos por lá este ano são de origem brasileira. E eles produzem para vender no Mercosul todo (leia-se: Brasil) e não só lá.

      E por incrível que pareça, ao contrário do que alguns aqui repetem aqui como mantra, também na Argentina tem sindicatos, a carga tributária é alta, tanto que o é alvo de reforma do atual governo argentino.

      Me parece claro que eles dividem a produção na região com o Brasil responsável pelos modelos de maior volume de vendas enquanto a Argentina recebe projetos de maior valor agregado, apesar de menor quantidade vendida. Então toda a produção em ambos os países é dimensionada considerando os dois países. E dependendo do segmento vende mais lá do que aqui. O Focus, por exemplo, é muito mais popular por lá.

      Por fim, incentivo fiscal é o que sempre se criticou aqui no Brasil para atrair investimento. Agora os caras vem tagarelar aqui que a carga tributária na Argentina é menor, não tem sindicato, e promove incentivo fiscal, e “somente por aqui andamos na contra mão do mundo”. Coerência no discurso mandou lembranças. A internet realmente virou um lugar de vale tudo.

  • carroair30

    Enquanto isso aqui no BRASIL: VW — GOLZAO ops desculpe POLO GM —-ZERONIX ops desculpe novamente ONIX

  • Eng Turbo

    Existe a possibilidade da GM acabar com a GMI7XX (S-10/TrailBlazer) no Brasil e migrar tudo pra Argentina. A nova plataforma é a VSS-T, além da Equinox e de uma versão “Traker”. A planta de SJC será fechada.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend