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GM encerra com Equinox diesel por baixa demanda nos EUA

GM encerra com Equinox diesel por baixa demanda nos EUA

A General Motors encerrou a carreira do Chevrolet Equinox com motor diesel nos EUA. A baixa demanda é a responsável pela decisão, que já havia sido divulgada anteriormente, mas com a perda da versão diesel 4×4.


Agora, segundo o site Autoblog, a empresa confirmou que o propulsor movido por óleo combustível não caiu no gosto do consumidor americano, mesmo a bordo de um dos desejados SUVs oferecidos no país.

O Chevrolet Equinox diesel era estranho no fato de ter um motor diesel realmente pequeno, com 1.6 litros. Este propulsor produzia pouco também: 139 cavalos e 32,9 kgfm.

Mesmo com bom torque em baixa, a potência menor que o 2.0 CDTI do Cruze anterior, não parecia adequado para um crossover do porte deste GM, que aqui é vendido com motor 2.0 Ecotec Turbo de 262 cavalos e 37 kgfm, abastecido apenas com gasolina.


GM encerra com Equinox diesel por baixa demanda nos EUA

Falando nela, Stuart Fowle, que é porta-voz da GMC, confirmou que o SUV Terrain 2020 não será mais fabricado com motor diesel e explica: “Uma grande maioria de nossos clientes do Terrain optou por um dos dois motores a gasolina”. No caso do diesel, o utilitário esportivo é ainda US$ 3.700 mais caro que as demais opções.

No Equinox diesel, a diferença é de US$ 2.400. Sem ele, o mercado fica nas mãos do Mazda CX-5 2.2 diesel, mas este custa elevados US$ 42.045 ante US$ 30.795 do Chevrolet. Uma diferença considerável que – mesmo o motor Skyactiv-D 2.2 do SUV japonês, com seus 170 cavalos – não conseguiria eliminar.

Com a eliminação do Chevrolet Equinox e do GMC Terrain, ambos no caso apenas com motores diesel, a General Motors percebe agora o efeito do Dieselgate da VW, que abalou inclusive outras marcas, incluindo a rival Fiat Chrysler.

O consumidor americano nunca gostou de motor diesel e depois dessa, parece que as coisas estão voltando ao estado anterior. Ainda assim, a Mazda aposta no vazio deixado pela Chevrolet e GMC, agora apenas com 1.5 Turbo de 179 cavalos e 2.0 de 262 cavalos.

[Fonte: Autoblog]

 

GM encerra com Equinox diesel por baixa demanda nos EUA
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mr. Pereba

    A versão Diesel é mais cara, bem mais fraca e polui mais. Por outro lado, as versões a gasolina tem dois motores turbos interessantes com indicadores de consumo razoáveis, somadas ao fato do preço da gasolina não ser um problema nos EUA. Dessa forma fica difícil optar pela versão a Diesel mesmo. Já aqui no Brasil, a GM bem que poderia lançar logo essa versão 1.5 com um preço mais convidativo, mas acredito que a nova Tracker chinesa na versão de topo já vai encostar na Equinox LT, visto que T_Cross e HR-V abriram os precedentes para isso.

  • th!nk.t4nk

    Apesar de pesar quase 1700 kg e ter só 139 cv, essa versão a diesel fazia 0-100 km/h em 10 s e tinha boas retomadas. Pra um modelo de entrada é aceitável. O problema é que o custo extra do modelo a diesel não se paga depois, já que a gasolina é muito barata nos EUA. Perde-se o sentido de existir essa versão.

    • RPM

      Rapaz….ano passado aluguei um Malibu nos States,enchi o tanque com 35$…..aqui na banânia,pra encher o tanque da minha hilukizinha à diesel,vai de 250 a 270 reais….rsrs

    • invalid_pilot

      No Brasil carro a Diesel vende porque é o inverso, graças ao subsidio do Governo no Diesel

      • leitor

        Ou graças aos impostos extorsivos para a gasolina.

    • leitor

      Sobre a disposição do motor do carro vamos saber qual é dos outros modelos do mercado por lá. E modelo de entrada no diesel mais cara que os movidos a gasolina dos outros, não é vantagem. Perde-se mesmo o sentido dessa versão por lá. Falta somente ver os outros mercados.

  • V12 for life

    Essa versão nunca fez sentido para o mercado norteamericano, nem mesmo o 2.0 da Zafira Tourer com seus 190cv teria sido suficiente para salvar a versão diesel, já aqui provavelmente venderia mais que a gasolina.

  • Zé Mundico

    Resumindo, é o carro certo com o motor errado. Mesmo caso aconteceu aqui com a finada Captiva, que tinha um motor 3.0 e foi rebaixada para um 2.4, tornando o carro uma lesma de quase 2 toneladas. Junto a isso o câmbio apresentava defeitos crônicos e falta de peças de reposição acabou por decretar a desgraça.
    Resultado: as vendas caíram e o carro sumiu da praça. Mais uma vitória da GM.

    • Bruno Silva

      Não foi rebaixada. A versão 2.4 e 3.0 conviveram por um bom tempo. Só que quase todo o mix de vendas se concentrou na versão mais barata, aí a GM tirou o 3.0 de cena. No mais, a Captiva ficou largada a própria sorte, não sofreu atualização e ainda viu a ascensão dos coreanos e japoneses no segmento.

      • Gabriel Torque

        a 3.0 tinha ótimo custo benefício, pena que bebia demais… a 2.4 era capada e depois passou a ter o mesmo preço da 3.0 que era bem mais refinada

    • Paulo Lustosa

      A 2.4 Ecotec SIDI andava bem até pro porte do carro, visto que ela conviveu em conjunto com a 3.0 V6 de 267 cv e a 3.6 V6 de 261 cv, problema é que a 2.4 representava mais da metade do mix de vendas, e precisou abrir cota pra importar o tracker, então nada mais lógico matar a V6 e deixar a 2.4 mais equipada que a própria V6, já que a mesma chegou a ter rodas aro 18 e teto solar, que a V6 nunca tiveram.

    • Edson Fernandes

      Opa pera lá. Ninguem aqui disse correto.

      A Captiva teve:
      Motor SIDI 2.4 com cambio de 4 marchas
      Motor V6 3.6 com cambio de 6 marchas

      O modelo 2.4 de 4 marchas é a que vc se refere. E sim, meu cunhado teve uma que bebia um absurdo e realmente se arrastava. E esse modleo com motor 3.6 tinha a mesma transmissão de Edge V6 e Fusion V6 que…. não suporta ficar tocando esportivamente. Foi uma transmissão super mal dimensionada e limitada que dizia ao dono: “Só pode usar para atingir mais potencia qdo preicsar e não qdo vc quiser andar mais rapido”. E deu no que deu.

      Só que depois a Chevrolet atualizou:
      Captiva 2.4 com cambio de 6 marchas
      Captiva V6 3.0 (que é um motor novo tbm da familia SIDI) e 6 marchas

      Ambas muitos confiaveis. A 2.4 melhorou tudo em muito. O 2.4 se tornou economico para o porte(e passou a andar mto bem) e a V6 que recebeu uma nova trnasmissão bem confiavel (que por sinal é a mesma do motor 2.4).

      E nessa, o maior relato de problema é voltado a injeção direta tanto no motor 2.4 como no 3.0 justamente na epoca em que nossa gasolina tinha um excesso de enxofre. Depois da mudança, para ambos os motores, ela se dá bem. Mas a 3.0 anda bem, mas não tem compromisso algum com economia.

  • Cesar

    Aqui os gostos são contrários. Com certeza faria sucesso.

    • leitor

      Os preços da gasolina e do diesel daqui também são diferentes dos de lá. Uma das razões é essa.

  • RKK

    Americano não tem jeito…

  • RKK

    Detalhe de consumo:

    Equinox 1.6 Turbodiesel 4×4: de 28 (cidade) a 38 (estrada) MPG (milhas por galão);
    ou 11,9 Km/l (cidade) a 16,2 Km/l (estrada)

    Equinox 2.0T 4×4: de 22 (cidade) a 28 (estrada) MPG;
    ou 9,4 Km/l (cidade) a 11,9 Km/l (estrada)

    Americano não tem jeito…

    • Samuel Jesus de Sousa

      Análise bem superficial hein… Você pode até ganhar em consumo, mas perde em potência e torque. Além do mais você está olhando com um “olhar do Brasil”. Nos EUA gasolina não é tão cara quanto aqui, então para o americano essa diferença de consumo não é tão relevante assim, sem contar que motores a diesel possuem manutenção mais cara e são mais barulhentos… Eu particularmente preferiria o diesel se fosse mais potente e com mais torque se esse carro tivesse no BRASIL.

      • Cesar

        Acho que você se confundiu um pouco.
        Motores a Diesel possuem normalmente mais torque que um similar a gasolina.
        Com relação a potência, a coisa muda de figura. Motores a gasolina normalmente são mais potentes.

      • th!nk.t4nk

        Geralmente motores a diesel andam até mais do que os modelos à gasolina (em retomadas e resposta geral, pelo torque abundante em baixa), até mesmo quando têm menor potencia. Tá certo que nesse caso o gap é grande, mas daí bastava oferecerem um modelo de maior cilindrada pra compensar (po, com um 1.6 num carro de 1700 kg até que faz milagre!).

      • Paulo Lustosa

        Se comparar com a Equinox 1.5T, ela tem menos potência, mas, possui mais torque.

    • TchauQueridos

      Pra quem paga 80 cents no litro da gasolina consumo é irrelevante.
      Já no Br com gasolina a preço de ouro a história é outra.

      • RPM

        Exato

      • MonHoe

        Como se fosse uma preocupação aqui, Toro vende a rodo todo mês, Creta, Renegade, todos beberrões e vendem mt

    • cepereira2006

      Consumo melhor do que muito carro “popular” por aí. Pena que não trouxeram para cá. Eu não pensaria 2x em pegá-lo.

    • Dante Moore

      E qual seria o valor medio do diesel e da gasolina nos EUA? A última vez que eu estive lá lembro que o diesel era mais caro.

      • RKK

        Preço do galão de gasolina = $2.50
        Preço do galão de diesel = $3.05

        • 4lex5andro

          1 galão US corresponde a aprox. 3,785 litros.

          O que dá por litro de gasolina, um valor de U$0,66. E por litro de diesel, U$ 0,795.

          • RKK

            E ?

            • 4lex5andro

              Muito mais barato que no Brasil, mesmo com a conversão de moedas.

              Se levar em conta o salário médio de lá e do BR, o abismo fica ainda maior.

    • Dante Moore

      Então, tá explicado. Carro a diesel custa mais caro e na hora de abastecer não tem muita diferença. Além disso a equinox a gasolina tem um motor mais potente. Aqui no Brasil tenho um carro a diesel. Mas lá não compensaria.

    • leitor

      Essas informações são muito boas. Mas faltaram os detalhes dos valores do diesel e da gasolina por lá. Além dos serviços de manutenção. Os daqui sabemos e com certeza o diesel é mais interessante, mas o carro custa bem mais também. E pelo que vimos somente se falou que, como aqui, os carros a diesel lá também são mais caros. Isso não deve ser interessante pra eles.

  • jfontes

    A culpa não é do diesel e sim desse motorzinho. Americano odeia motorzinho. É óbvio que seria um fracasso.

    • 4lex5andro

      Pois é, essa Equinox tá com motor com pouco torque para um diesel.

      Só 1,6 litros, 139 cavalos e 32,9 kgfm.

  • vicegag

    Quase o que temos com o Toro, com motor 1.8, só com um torque mais razoável.

  • PPRoach

    Importante lembrar que lá o diesel não é subsidiado, como acontece aqui. E com isto, o preço é, geralmente, superior ou semelhante ao da gasolina.

    E é exatamente por causa do subsidio ao diesel que ele nunca será liberado para veículos de passeio aqui. O subsídio é aplicado para favorecer o transporte de mercadorias, não o veículo pessoal do cidadão.

  • invalid_pilot

    Só Brasileiro que gosta de Diesel porque é um combustivel subsidiado pelo governo, mas que os ricos conseguem ter esse privilegio em modelos 4×4.
    Nos EUA com gasolina barata a coisa muda

    • Paulo Lustosa

      europeu que gosta do diesel

      • invalid_pilot

        Está morrendo Diesel na Europa, emissoes não permitem mais o CxB

  • Paulo Lustosa

    americano gosta de diesel em pickups

  • ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    Que tal o novo Tracker com esse conjunto motriz em GM , seria uma opção a se pensar , mas o preço deveria ser abaixo do Renegade diesel pela diferença de potência.

  • Marcus Vinicius

    Se esse Motor Diesel fosse mais potente essa versão do Equinox poderia ser vendida por aqui, combinada com a tração 4×4 para fazer frente ao Compass e Renegade !

  • Thyago Vieira Alves

    Para o mercado brasileiro ela cairia muito bem com o 2.0 tdi do Cruze. Poderiam cobrar 200 mil e reposicionar a Trailblazer na casa dos 300 mil . Onde iremos parar? kkkkkkkkk

  • Guilherme Martins

    Só a diesel? É só nos E.U,A? Bom , eu até hoje só vi 1 no trânsito ( moro perto de uma grande minas, então já vi mais… só que a venda!)
    Se é boa ou não, não sei, sei que carro , depende seu sucesso a…se virar “modinha”! E ela não virou!

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