Europa Finanças GM Governamental/Legal

GM está em vias de entrar em colapso na Europa

Chevrolet%20logo GM está em vias de entrar em colapso na Europa

Segundo noticiado ontem aqui no N.A, os braços europeus da GM, Vauxhall e Opel pretendem se separar da GM. E caso isso não aconteça é “capaz da empresa entrar em colapso na Europa”, segundo o diretor de operações, Fritz Henderson.

Com isso em vista, a Comissão Européia, órgão executivo da União Européia (UE), propôs uma reunião do bloco de 5 países (Reino Unido, Alemanha, Espanha, Bélgica e Polônia) onde a GM tem fábricas. A reunião visaria avaliar a situação da montadora e coordenar uma resposta ao pedido de ajuda da empresa.

A Opel já declarou na sexta-feira (27/02) que precisaria de 3,3 bilhões de euros para se separar da GM. O governo alemão tomou o desmembramento da GM como pré-condição para conceder a ajuda, a GM entregará um relatório com a resposta na segunda-feira (09/03).

Porém, hoje foi divulgado um relatório feito por auditores da empresa Deloitte & Touche sobre a GM com notícias nada boas. O relatório disse que há “dúvidas substancias” sobre a capacidade da empresa de se manter operante e que é possível que a montadora recorra ao “Chapter 11”, capítulo da legislação norte-americana que regula as falências.

A GM tem até o dia 31 desse mês para conseguir a assinatura dos acordos de concessões de credores para mostrar ao governo que está apta a continuar funcionando.

[Fonte: Folha Online]

  • tito

    Na verdade nada como uma “concordata” para assustar os credores e os sindicatos e ter tempo para se restruturar. Depois disso, só a bancarrota, a falência… e esses executivos e aspones sabem bem disso. Tá na hora de mandar pra rua o monte de “administradores” que levaram a GM a esse ponto.

  • Commando

    É isso aí Opel, se livre dessa bomba que é a GM!
    É um pecado uma das melhores marcas de carros do mundo ir a falência. A Opel sim sabe o que é fazer carros!

  • kaique

    Eu fico muito triste em ver oque uma crise pode fazer, sei que tem uns que acham isso uma maravilha perfeita, o dó, mas a GM acho que não fali não, veja só para uma empresa que passou a crise de 1929 e chegou e ta aqui hoje é meio dificil, tudo bem que em 1929 ela era bemmmm menor, mas conseguiu passar a maior crise mundial até hoje então porque não pode passar a segunda ein?

  • Thales

    Opel=GM –‘ , eu não quero que a GM vá a falênca, adoro os carros dela, só acho que se ela falir nos EUA, aqui vai continuar de pé, bem melhor que Volkswagen e Ford.

  • Luis.J.R.

    Falir não vai, mais é uma pena ficar sem a opel!Mais mesmo assim a opel vai fornecer tecnologia para a gm, bom pelo que fiquei sabendo.

  • Henrique

    Que pena mesmo se acontecer, mas acho que a GM fez por merecer, pois ultimamente seus produtos não agradaram e estão abaixo da média da concorrência, eu digo isso por experiência própria, pois tive um Classic me deu bastante dor de cabeça pois era um carro muito ruim no geral.

  • Hodney

    [Comentario #147943 sera citado aqui]

    Aspones só no Brasil! Empresa privada não é como publica onde se trabalha no máximo 4horas por dia em um determinado cargo e falta a hora que quiser.

    Acho que a GM dessa vez não chega ao fim do ano de 2009. Acredito que ela logo irá para a mão de uma empresa chinesa ou para a morte definitiva. Penso que até a GM esteja pior que a Chrysler. Única marca q provavelmente irá durar por muitos anos seja a Ford.

    Dessa vez estou acreditando que os EUA entrou em curva descendente. :teeth2:

  • Hodney

    [Comentario #147947 sera citado aqui]

    Também acho! A GM enfrentou crises de matar de fome. Não será uma crise por questões psicológicas que começou com vendas de casas que fará uma montadora dessas quebrar. Mas acho que está havendo sim uma destruição gradativa das clássicas marcas tanto automotivas quanto eletrônicas. A Sony assim como a Pioneer estão cada vez mais caindo em relação as coreanas.

    Admiro a tecnologia dos carros nipônicos mas acho que nos EUA eles não sejam melhores que os carros locais. As montadoras americanas estão mesmo com essa crise mortal, investindo em tecnologias hybridas com desempenho superior aos japoneses. Mas mesmo com esse esforço tecnológico os apedeutas americanos ainda insistem em dizer que os carros japoneses são infinitamente melhores que os deles.

    Aqui no Brasil a manutenção de um carro japonês é super caro. Não dá para comparar ao de uma marca tradicional. São muito bons mas também quebra como qualquer outro.

  • Char.lspg

    hahahahaha!!… aiinda oos paises mais rejeitadoss!… como o Brasil!… vaum ser a salvaçãoo desses e outros! :teeth2: :teeth2: :teeth2:

  • Claudio

    Existem muitas formas de mudar a situação e a GM continuar viva, fusões,diminuição da empresa e outras coisas!
    O problema é que estamos acostumados a ver a mesma coisa sempre, e quando algo diferente e grande acontece, chamamos de catástrofe!
    Impérios nascem, crescem, vivem e morrem ou voltam a ser pequenos, assim sempre foi e será,não importando o tipo de império que seja!
    Não é nehum absurdo uma GM acabar ou se tornar uma pequena empresa, é o mundo, assim funciona, a nós só resta assistir e se sujeitar as mudanças!
    Tudo tem seu tempo, um dia não muito distante será comum ver pequenas navetas pelos céus aos montes e os carros serão em bem menor quantidade!
    São as épocas e suas mudanças com GM ou sem ela!

  • netto

    Acho que muitos aqui só entendem mesmo de carro, pq de economia… :down:
    Vou abrir os olhos de vocês…
    A GM tem como sub-marca a Opel, a qual atua em parte da Europa. Certo?
    Essa “separação” não passa de uma estratégia de marketing, a GM tá com o nome sujo, e passa a impressão de uma empresa a beira da falência. A Opel fingindo que se separa da GM, fica com o nome “limpo”, sem aquela “interrogação”, se a marca vai falir ou não. Assim a GM ganha muito mais, a Opel melhora seu mercado, e assim ambas saem ganhando.
    Uma coisa é entender de carro, outra coisa é entender de tudo que está ligado ao mercado automotivo.
    Entendem?
    :blink: :teeth:

  • andre

    [Comentario #147957 sera citado aqui]

    Concordo com o comentário, contudo existe muita gente que literalmente idolatra a ind. nipônica, porém vale lembrar que em termos de “idade” são mais jovens, mais enxutas e por isso tendem a ser mais rentosas. Em termos de produto não existe comparação, ha 20 anos atrás podíamos comparar veículos por continente, porém hoje o mercado está competamente globalizado, prova disso são empresas europeias utilizando tecnologias japonesas, amricanos utilizando tecnologia europeia e por aí vai..sem falar na base da industria japonesa, a americana!
    Muitos tem que entender que Opel, Vauxhal, SAAB, Chevrolet, Cadillac, Isuzu e outras mais são empresas da General Motors Corporation e que se a corporação como um todo está em caos é porque o conjunto não está trazendo resultado, portanto não adianta ficar falando asneira que a Opel é que é empresa, isso sim é carro… tem que primeiro entender como funciona uma corporação e em relação aos produtos oferecidos pela GMB basta comparar com os concorrentes, em todos os aspectos. Para os que sonham em um dia poder dirigir um carro com AirBag, ABS, Teto Solar, design agressivo e tudo mais por menos de R$40.000 ou seja um chinês ou indiano, antes façam uma coisa, entrem no youtube.com e busquem por videos de crash test de tais veículos e comparem com o crash test de um Chevrolet, ou até mesmo um Fiat aí entenderão o porquê de um carro ser mais caro, isso é o mínimo, caso queiram aprofundar-se mais comprem um e desmontem, analisando os materiais utilizados debaixo da “casca do ovo”
    Abraços

  • Nasser

    A GM ainda caiu no erro de noticiar a todo momento que está numa situação difícil. Assim é claro que o consumidor tem medo de comprar seus carros e ficar na mão numa eventual falência (peças, serviços, etc); A esperta foi a Ford, que deixou claro que nem precisa de empréstimo, que está indo bem, que não vê preocupações em manter as operações, etc….. Mais uma vez, a empresa de Henry Ford dá um show em como fazer carros! GM está virando uma bomba psicológica, e afetando ainda mais as vendas…..

  • number431

    Caso a bancarrota da matriz aconteça, o que pode acontecer com a gmb? será assumida por credores?

    Mudando de assunto, já que o pt adora inchar a máquina pública, imagina que legal ela comprar a gmb!! Chamaria de Generalidades e Motores Brasileiros e produziria celtas ultra baratos para a população carente.Que poderia usa-los como casa!!.Ou doa-los junto com o bolsa-família, porque o brasileiro que se preze, para ser digno tem que ter carro zero. Imagina o horário político : o pt criou a primeira fabricante de automoveis produzidos em escala no país e gerou 10 milhões de empregos….

  • R. Prado

    Ahh.. exporta a produção dos Opel e Vauxhall para o Brasil que ninguém vai
    precisar falir.

    Sonhar faz beem ;]

    :laugh: :laugh:

  • Claudio

    Eu tenho a solução para a GM!

    Basta fazer igual ao vectra!

    GM Next-Edition! Da uma mudadinha na cara, põe alguns itens nóvos, tira outros reajusta a faixa de preços e espera o pessoal engolir o pacote!
    Será?

  • Daian

    Na pratica, o que pode significar o desligamento da Opel com GM aqui no Brasil? Quase todos os carros da GM daqui foram e ainda são recorrentes de projetos fornecidos pela Opel, leia-se Chevette, Opala, Monza, Kadett, Corsa, Astra, Vectra, Meriva, etc… Assim, esses carros de hoje provenientes da Opel deixariam de existir ou a Opel continuaria fornecendo esses projetos de maneira terceirizada? Hoje vemos tantas fusões no mercado automobilístico, que na prática pouco mudam as coisas. Nem todos sabem que Peogeot e Citroen é uma só empresa, que a Lada tem controle da Renault, que VW é da Porshe, etc…

  • Brunno

    Em meio esta Crise toda, tenho q tirar mesmo Chapeu para Ford..Esta pasando tranquilidade e seriedade diante do problema e não as frescura que a Gm esta passando se a empresa esta ruim tem q parar pensar em formas serias e claras e não fica reclamando e pedindo dinheiro do Governo “dinheiro do povo” Para manter viva… :pao:

  • netto

    [Comentario #148028 sera citado aqui]

    Aaah tá! E vc acha q os norte americanos, e os outros são burros como os brasileiros?:humpf:
    Sonhaa! :zzz:

  • Claudio

    Que a VW manda na Scania!

  • Num lock

    Acho muito engraçado algumas citações anteriores colocando sempre “a culpa” da crise na GM nas montadoras concorrentes japonesas, indianas, chinesas, alemãs, etc. Falam que as concorrentes não tem tanta qualidade assim, que os carros não são tão melhores assim, etc. A culpa da crise GM não é de responsabilidade da concorrência! É só da própria GM, sendo em má administração, falha em estratégia, produtos pouco aceitos, jatinhos para executivos, sei lá o que mais…

  • Robinho

    [Comentario #148104 sera citado aqui]

    perfeito, ainda bem que não perdi tempo lendo os comentário anteriores que citam culpa na concorrência…quem é bom faz ao vivo não espera acontecer…

    não sou mais muito fã da GM, mas isso não é motivo para ve-la a derracota, muito pelo contrário fico triste…

  • Hodney

    [Comentario #148104 sera citado aqui]

    Isso! Os produtos são pouco aceitos justamente por causa do futuro duvidoso da marca. A parte psicológica é muito importante para uma empresa. Ninguém irá investir num produto de uma empresa em decadência mesmo que ela se esforçe em produzir um super-produto.

    Projetos belos e eficientes da GM nos EUA como o novo Buick Lacrosse 2010, que por sinal foi para mim o Sedan mais belo já concebido, como o Volt que prometia ser o carro mais eficiente em produção chegando a incríveis 64km/l, economia que nenhum Prius ou FCX consegue alcançar, ficarão só no papel.

    A GM é culpada sim pela sua crise. A falta de estratégia de mercado e a esnobação de seus executivos foram o estopim de antecipação de sua morte além é claro da péssima administração. :cavera:

  • tscarani

    [Comentario #148034 sera citado aqui]

    “Tem controle” tb não, né, a Renault só tem 25% da Lada.

  • Carlos Prado

    Xô GM, Sempre Comigo? Que slogan mais macabro, querendo nos levar pró buraco junto com ela?! Sai de retro…

  • Fred

    Ninguém questiona a qualidade superior da GM no mundo…

    É carro pra vida toda, só que os seus preços orbitantes e suas concersonárias que são ruins de cederem alguns itens ou descontos prejudicam a popularização dos carros da montadora.
    O celta é o carro popular da GM e não passa nem o uno da Fiat!!!
    O corsa hatch é fino e comparando com seu concorrente direto o fiesta, vende menos da metade!!

    O GM… Tá na hora de rever algumas condições néé

Send this to a friend