Antigos Chevrolet História Mercado

GM: Importados por pouco tempo, eles contribuíram para a fama da Chevrolet nos anos 90

Chevrolet-Calibra-1 GM: Importados por pouco tempo, eles contribuíram para a fama da Chevrolet nos anos 90

Após pouco mais de duas décadas, a GM entrava nos anos 90 colocando um fim em dois projetos populares, porém, já antiquados. Nesse meio tempo, apenas um modelo global surgiu em consonância com os demais mercados. No mais, apenas um compacto alemão chegou, mas tarde demais para fazer a diferença.



Em ritmo de novos tempos, de importações e de grandes investimentos, a GM decidiu (novamente) se inspirar nos primos alemães da Opel e entre os projetos mais modernos para produção no país, tais como Corsa e Vectra, por exemplo, trouxe também alguns importados, que ajudaram a Chevrolet à se destacar no mercado nacional.

astra-wagon GM: Importados por pouco tempo, eles contribuíram para a fama da Chevrolet nos anos 90

Apresentado em Frankfurt no ano de 1989, o Opel Calibra era o sucessor do Manta e tinha como estaque um excelente visual, assim como coeficiente aerodinâmico de apenas 0,26. Feito na Alemanha e Finlândia (Valmet), parecia um sonho para os brasileiros, que virou realidade em 1993, quando chegou com a marca Chevrolet.

O belo cupê duas portas veio com motor 2.0 16V de 150 cv, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Vendeu somente 1.563 unidades, tendo 1995 como seu melhor ano. Em 1997, deixou saudades por aqui e também na Europa, pois saiu de linha. Só o Opel Astra Coupé o sucedeu em 1999 na Europa.

astra-hatch GM: Importados por pouco tempo, eles contribuíram para a fama da Chevrolet nos anos 90

Falando em Astra, com hatch e até perua, o modelo da Opel chegou ao Brasil importado da Bélgica. Em 1995, um elegante hatch médio chegava para preencher um nicho que o Kadett – seu antecessor – não podia mais atender.

Por causa do peso, a GMB fechou um acordo com a Opel e exportou para a Bélgica o 2.0 8V de 116 cv usado no Vectra nacional, que voltava no Astra. Mas, por conta da alta expressiva do imposto de importação, deixou o mercado em 1996. Seu legado foi preparar o terreno para a versão nacional, que durou muito mais por aqui.

tigra-1 GM: Importados por pouco tempo, eles contribuíram para a fama da Chevrolet nos anos 90

Mas os anos 90 – mesmo com tamanha instabilidade tributária – viu chegar às ruas e estradas brasileiras um cupê de porte compacto derivado do Corsa, o Chevrolet Tigra. Igualmente alemão, o pequenino nasceu em 1994, mas só chegou por aqui em 1998. Foram só alguns meses de importação por causa da desvalorização do real.

Com vidro traseiro envolvente, o Chevrolet Tigra era um 2+2. Seu motor era 1.6 16V de 106 cv e ia de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. Importado tanto da Espanha quanto da Alemanha, o cupê seria um sucessor interessante para o finado Corsa GSi, mas com seu alto preço e a já conhecida instabilidade fiscal no país, não iria muito longe se não fosse feito aqui. Saiu de cena em 1999.

omega-2 GM: Importados por pouco tempo, eles contribuíram para a fama da Chevrolet nos anos 90

Caminho inverso

Da mesma forma que o Astra chegou importado e virou nacional algum tempo depois, a GM também viu um modelo que foi nacionalizado virar importado, embora não necessariamente o mesmo carro. O Omega foi lançado em 1986 e ainda tinha uma variante maior e mais luxuosa, o Senator B.

Em 1992, a GM lançava no Brasil o tão esperado sucessor do Opala, o Omega nacional. Sua trajetória por aqui é bem conhecida e entre motores 2.0, 2.2 e seis cilindros em linha 3.0, teve inclusive o velho 4.1 do modelo que o antecedeu no lineup da Chevrolet. Inclusive ganhou uma perua, chamada Suprema.

Mas em 1998, o Omega “alemão” saía de cena no Brasil. Em seu lugar, a GM trouxe o Omega “australiano”, que não era senão o Holden Commodore VT, que nunca recebeu o raio horizontal da Opel. Durou bastante, tendo recebido nova geração em 2007 e até uma variante dedicada à homenagear o piloto Emerson Fittipaldi em 2011. Deixou o país em 2012 sem um herdeiro em seu posto.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend