*Destaque GM Montadoras/Fábricas

GM investe R$ 1,2 bi para produzir novos carros em São Caetano do Sul

gm fabrica sao caetano do sul 1 - GM investe R$ 1,2 bi para produzir novos carros em São Caetano do Sul

A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP) receberá em breve a linha de produção de novos modelos da Chevrolet para o mercado sul-americano. A empresa apresentou nesta terça-feira, 20, as obras de expansão do complexo industrial paulista, frutos de investimentos de R$ 1,2 bilhão. Para produzir novos carros, a planta contará com um novo prédio com 432,3 mil metros quadrados de área construída, além de ter todas as suas instalações internas redesenhadas e novas tecnologias de manufatura 4.0.


Para a apresentação da expansão, a GM convidou o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, e o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.

De acordo com o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, a fábrica terá sua capacidade anual ampliada de 250 mil para mais de 330 mil veículos por ano. O aporte de R$ 1,2 bilhão faz parte do maior plano de investimentos da General Motors em toda a sua história no Brasil – ao todo, são R$ 13 bilhões que estão sendo aplicados no país entre 2014 e 2020.

gm fabrica sao caetano do sul 2 - GM investe R$ 1,2 bi para produzir novos carros em São Caetano do Sul


“A GM celebra 93 anos no Brasil em um processo acelerado de crescimento e inovação. Os novos investimentos vão transformar o Complexo Industrial de São Caetano do Sul em um dos mais eficientes e avançados da indústria. As novas instalações vão permitir a Chevrolet seguir entregando produtos de alta qualidade e tecnologia para continuar liderando o mercado brasileiro”, disse Zarlenga.

As novas tecnologias de manufatura inteligente (4.0) que serão aplicadas na planta de São Caetano do Sul irão incluir prensas de última geração, solda a laser, novo sistema de montagem de motor e transmissão, novas injetoras plásticas, novo processo de na funilaria e novo transportador de veículo na linha de montagem. Atualmente, a unidade é responsável pela produção dos modelos Onix, Cobalt, Spin e Montana. Ela já fabricou ainda os modelos Opala, Monza, Omega, Vectra, Corsa, Kadett, Astra e Cruze.

O complexo industrial já conta também com o maior sistema de aquecimento solar da indústria automotiva, com 560 metros quadrados instalados no telhado para fornecer água quente aos chuveiros do vestiário da fábrica, sistema de reuso do efluente industrial, entre outros.

COMPARTILHAR:
  • Eduardo Sad

    Esse investimento todo para produção de quais carros inicialmente? Já está mais ou menos definido?

    • Filipe Augustus

      Acredito eu que seja o Onix,Prisma, Spin e Cobalt, ou os seus sucessores!!!!!

      • Eduardo Sad

        Bom, se forem estes carros, espero que a evolução tecnológica dos mesmos seja condizente às cifras e tecnologias que estão sendo empregados na evolução do parque fabril. Tomara GM!

      • The punisher

        Ou seja, escória!!!! Não dá para chamar essas charretes de carro!!

        • th!nk.t4nk

          Mas é o que vende. Infelizmente é a realidade do poder aquisitivo do país (mesmo caso da Índia).

  • Neto

    Sei que não será fabricado no Brasil, mas bem que a GM poderia lançar um Cruze Sedan SS com o motor da Equinox! Sonho!!!

    • FearWRX

      Seu por 180 mil.

      • Neto

        Seguindo o valor da Equinox top apostaria em 150mil, para competir com as MB, BMW e Audis mais básicas, mas com maior potência, acredito que teria mercado!

        • Guilherme

          com um ou outro ajustezinho, eu compraria fácil um cruze 2.0 turbo

          • Neto

            Tenho um Cruze Sport6 Turbo, é 1.4 turbo mas anda muito.
            Realmente fico imaginando o motor 2.0 turbo da Equinox que cabe no cofre do Cruze pois possuem a mesma plataforma, o Cruze ficaria fantástico de motor e potência, mas realmente precisa melhorar alguns pontos para meu gosto: padle shifts e suspensão traseira independente.

            • Neto

              Quero dar Parabéns a equipe de Mkt da GM, pois quando lançaram o Cruze Turbo no Brasil fui convidado pela GM a conhecer e pilotar o carro no Autódromo de Interlagos, foi um sonho realizado pois sempre quis pilotar nessa pista e nunca havia feito.
              Após algum tempo minha esposa quis trocar de carro (i30) e com o custo x benefício do Cruze Turbo, mais a facilidade da taxa 0% e a recordação de termos pilotado esse carro na pista de Interlagos foi fácil a escolha e estamos felizes!
              GM por gentileza me convida para mais dessas campanhas de Mkt, quero dar tchau para a Honda com meu Civic e comprar quem sabe um Cruze Sedan 2.0 Turbo (SS Laranja com listras pretas no capô, meu Opalão predileto)… Kkk

  • Davidsandro18

    Ótima notícia, mas fica uma pergunta: quais os planos da GM referente a planta de SJC? Visto que estão anunciando inúmeros investimentos em todas as outras fábricas dela aqui no Brasil, porém a primeira tem ficado de fora de todos os anúncios.

    • Mario

      David, pergunta para o sindicato dos metalúrgicos de SJC! Antiquado, da época das cavernas! Se bobear, a S-10 vai para a Argentina! A VW em Taubaté é outra que tem que ficar esparta! Fabricando up! Falecido, gol e voyage, não tem muito futuro! Acorda trabalhador! O sindicato só quer tua contribuição!

      • Davidsandro18

        A VW de Taubaté já tem projetos anunciados para ela, não totalmente, mas já deixaram isso aberto, é o caso do próximo gol com a MBQ simplificada, o tal do T-Track e etc. Não sei se Taubaté e SJC são o mesmo sindicato, creio que não, igual é no ABC, onde em SBC e SCS são sindicatos diferentes.
        Hoje em dia não tem jeito, ou o sindicato aceita algumas contrapartidas da empresa, ou a casa cai. A S10 corre sério risco de ir para a Argentina, os motores para automóveis foram transferidos pra SC, a montagem de automóveis também foram transferidas para outras fábricas e a planta vai perdendo competitividade. Sei lá, com todo esse enxugamento de suas plantas que a GM vem fazendo mundo afora, não é surpresa se fizerem o mesmo com SJC, será uma grande perda para a região.

        • Mario

          David, são sindicatos diferentes. O de SJC é o capeta (CONLUTAS) na Terra, e o de Taubaté, o capetinha (CUT).

    • Raul Pereira

      Um aluno meu é engenheiro na GM. De acordo com ele o plano é de até 2020 já ter os híbridos rodando bem e depois de 2020 ou 2022 só produzir híbridos

      • th!nk.t4nk

        Em menos de 4 anos a GM do Brasil só vai produzir híbridos? Como eu queria ter esse otimismo viu… O único avanço vai ser o motor tricilíndrico mesmo, e ainda assim com um atraso gigante frente aos concorrentes. Os elétricos e híbridos importados vão ser só pra marketing possivelmente, como sempre.

        • Matheus Conrado

          a gm ja confirma o elétrico bolt,em ate 1 ano..

        • Raul Pereira

          E aquela coisa, ele me falou isso em 2016. No papel podem até ter esse plano, mas a realidade sabemos que é outra. O jeito é esperar pra ver.

    • CharlesAle

      Problemas com o sindicato estão levando essa fábrica ao esvaziamento.. SCS tem um sindicato mais pé no chão e muito mais flexível. A esperança para SJC seria a volta dos caminhões GM..Mas me parece que nem de longe a GM pensa em voltar a fazer caminhões. E acredito que vai acontecer o que o Mario disse aabaixo: vão acabar perdendo a linha da S10 para a Argentina.

  • MauroRF

    Legal o ABC receber esses investimentos. Ótimo para a nossa região. O Polo é produzido aqui e recebeu bons investimentos da VW. A GM de São Caetano ainda tem a vantagem de ter a linha de trem do lado da planta dela, e os trens de carga dessa linha descem a serra e vão direto ao Porto de Santos.

    • João Holmes

      Esses investimentos são basicamente maquinários velhos que vem de linhas de produção no exterior que ficaram obsoletas. A importação dessas linhas de produção entram no país como investimentos diretos. Assim, na prática há pouco dinheiro de verdade envolvido para enriquecer a região afetada.

      • Mario

        Mentira! Larga mão de ser vira-latas!

        • Best Comment

          Eu acho que ele não esta sendo vira-lata, pois essas empresas não são brasileiras, não são controladas por brasileiros.
          São apenas filiais de grandes multinacionais, que recebem ordens diretamente da matriz.

  • Razzo

    Ao que interessa: cadê motores decentes (como o SGE) na linha de entrada da GM ?

  • vicegag

    Um passado glorioso: “Ela já fabricou ainda os modelos Opala, Monza, Omega, Vectra, Corsa, Kadett, Astra e Cruze”

    E um presente decadente: “Atualmente, a unidade é responsável pela produção dos modelos Onix, Cobalt, Spin e Montana.”

    • Jefferson A.

      Gm se resume ao Onix, praticamente não vejo outros modelo rodando na minha cidade.

      • Mario

        Não tem taxi ai? Onde mora?

    • Jad Bal Ja

      Neste passado “glorioso” a Chevrolet ficava em 4º lugar nas vendas, já na fase “decadente” atual esta em 1º. Será se a fabrica esta tão errada assim?

      • Cosi fan Tutti

        Agradeçam aos articuladores da empresa junto ao governo, pois eles “forçaram” o protecionismo exagerado, que te faz comprar gato por lebre kkk

  • vicegag

    “novos modelos da Chevrolet para o mercado sul-americano.”
    Esperem por maiores variedades de jabuticabas.

    • th!nk.t4nk

      Leia-se Onix com tela maior no painel e mudanças na lataria. Por baixo, a mesma velharia de sempre.

  • Hoffmann

    Vem mais jabiracas por aí.

  • Mario

    Parabéns aos empregados da GM em SCS! Scs, pequeno gigante!!! O maior idh do país, com apenas 14km2!!! Que consigam continuar por mais 93 anos! Oxalá o Bolt seja produzido lá!! 👏👏💪

    • th!nk.t4nk

      Olha, pra ir de Onix modelo 2012 (Joy) pro Bolt ,se bobear vai precisar de mais do que 93 anos viu 😂

      Outra coisa é que, apesar de alto em relação ao resto do Brasil, o IDH de SCS no fim das contas é o mesmo do Chipre, um país subdesenvolvido e cheio de problemas sociais. Infelizmente ainda não é algo pra se orgulhar muito.

      • Mario

        Mas você compara com Chipre, ao invés de comparar com Xique-Xique!! Você conhece SCS? Eu falei “melhor idh do país” não do mundo. O Chipre é um paraíso fiscal e turismo. Até onde sei, possui poucas indústrias, e não deve ter uma da GM. Mas valeu a tua intenção. São Caetano continua sendo a melhor idh do Brasil.

        • Cosi fan Tutti

          E isso quer dizer o que ? Melhor IDH pra produzir estas porcarias ainda pra uma multinacional? Passo… (minha cidade tem IDH menor que ae, mas pelo menos tem industrias proprias, inclusive de alta tecnologia). E cidades desse naipe, como foi Detroit um dia, se a fabrica da GM um dia fechar, e irá fechar tenha certeza, no momento que as vendas dela cairem, a cidade quebra. Vcs tem de diversificar sua industria agora.

  • Debraido

    Onix e feito em Gravataí, não SCS.

    • Mario

      Onix Joy é SCS!

  • Mr Tony

    Enquanto isso, na Honda…

    • ObservadorCWB

      Tudo mi mi mi das empresas. Ainda ontem queriam mais ajuda governamental. Hoje uma mantém fábrica fechada paga pelos lucros da outra unidade, e aqui vemos este megaprojeto de investimentos. Brasil: país onde se vende meio carro por preço de dois.

  • EDU

    Caraca serio que a Spin vulgo capivara nao tem uma manta embaixo do capo!

    • MarcioMaster

      Não precisa, tem que ter uma por cima kkkkk

      • HLucas13

        melhor comentário kkkkk até hoje me pergunto porque a GM não vende ela com as camuflagens da época de testes ou pelo menos como opcional..

      • EDU

        KKKK cara que maldade kkkk

  • Retrato do Papai

    “(…) vão permitir a Chevrolet seguir entregando produtos de alta qualidade e tecnologia”

    Nem parece que é a mesma gm que produz monzatec, onix, prisma, cobalt, spin e afins kkkkkk

  • Retrato do Papai

    “Atualmente, a unidade é responsável pela produção dos modelos Onix, Cobalt, Spin e Montana. Ela já fabricou ainda os modelos Opala, Monza, Omega, Vectra, Corsa, Kadett, Astra e Cruze.”

    Que decadência hein huehuehue

  • Cristiano

    O Onix não é feito no Rio Grande do Sul junto com o Prisma? Ou fazem em ambas?

    • Alberto Rigattoni

      Em São Caetano do Sul são produzidos os Onix e Prisma JOY. Em Gravataí-RS os ‘normais’.

      • Cristiano

        Ok, obrigado. Lembro que a VW fazia o Fox para o mercado interno no Paraná, e o para exportação era feito em SP. Não entendo de logística, mas sempre achei curioso fazer versões diferentes (ou até mesmo iguais) em fábricas diferentes. No caso da GM facilita já que todos os carros em SCS são da mesma família. E a outra fábrica faz S10 e Trailblazer?

        • Alberto Rigattoni

          S10 e Blazer são feitos em São José dos Campos-SP.

          Pois é, não saberia dizer pq escolheram fazer as versões Joy de onix e prisma em SCS. Provavelmente pq já operam a fábrica de Gravataí perto da capacidade máxima.

  • Fabão Rocky

    C/ boa parte da sua frota zerando o crash-test isso é “produtos de alta qualidade e tecnologia”? *Sqn

  • Benjamin Machado

    Esperando a nova geração da spin!!!!

  • ORLANDO M. ZANARDI

    Com certeza dinheiro publico alem de considerar a remessa de lucros sem impostos para a matriz noa EUA que manda a fatura dos royalts e seca o lucro daqui . Atentar que o imposto é alto mas o lucro da montadora eata garantido. Imagine a alegria desse governo que lucra com a venda de cada carro, sem fazer nada e ainda com os impostoa do combustível que cada automóvel consome e IPVA, IOF de seguros, peças de reposicao, pneus etc. Nao retorna nada para o povo que tudo paga e ainda avmcredita que esses carros sejam menos poluentes pois ja ficou comprovado nos EUA, pelos compefentes orgaos de inspecao de la xpmo o CARB, que os carros tem dispositivos para enganadar a inspeção veicular com o carro parado: ISSO TORNA UMA VERDADEIRA MENTIRA ISSO DA INSPEÇÃO NOS MOLDES QUE JA FOI FEITO EM SÃO PAULO.

  • Jhalin Rabey

    Novos carros?Uhmm…sei…chevette,monza,opala sera?modernos motores 1.8 com carteirinha de socio da petrobras

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email