GM mantém suspensão em São Caetano do Sul por mais 30 dias

GM mantém suspensão em São Caetano do Sul por mais 30 dias

Pois é, a vida da General Motors continua bem difícil no Brasil. A montadora americana havia previsto seis semanas de paralisação em sua sede, localizada em São Caetano do Sul, porém, a empresa agora suspendeu o contrato de trabalho por 30 dias para seus funcionários do ABC.

O período se inicia em 26 de julho, indicando aí o retorno para o final do mês de agosto, ou seja, após o retorno esperado da produção em Gravataí.

A data segue uma determinação de um acordo trabalhista com base na Medida Provisória 1.045, que permite suspender contratos de trabalho por até 120 dias.

GM mantém suspensão em São Caetano do Sul por mais 30 dias

O sindicato local disse: “a montadora informou que por causa da falta de componentes ficará mais difícil retomar às atividades antes desta data”. A data seria 26 de agosto.

Com isso, os modelos Tracker, Spin, Joy e Joy Plus, os dois últimos sendo a geração anterior de Onix e Prisma, continuam com suas linhas de produção paradas. Assim, a única atividade da GM no ABC paulista é construir…

Esse é o trabalho que visa a produção da Nova Chevrolet Montana em 2022, ocupando o espaço que foi da antiga picape leve. Além do ABC, a GM também suspendeu os contratos de trabalho do quadro funcional de Joinville, onde são feitos motores.

A General Motors mantém a produção regular apenas em São José dos Campos, onde a S10 segue seu curso, com vendas normais para o período, onde ainda disputa com a Toyota Hilux.

GM mantém suspensão em São Caetano do Sul por mais 30 dias

A Trailblazer tem volume menor, mas continua sendo feita, assim como o Cruze se mantém em Rosário, Argentina. Já a operação em Gravataí se mantém suspensa até 16 de agosto.

Com a crise dos chips, a GM foi a maior afetada no Brasil, onde a produção só não foi completamente interrompida porque conseguiu manter um volume pequeno de semicondutores para fazer a S10 e a Trailblazer.

No momento, não há nenhum Chevrolet entre os 20 mais vendidos e não se sabe como estão os estoques das concessionárias da marca.

Para este semestre, a GM prepara quatro lançamentos de produtos que não estão suspensos no momento, como S10, Cruze, Equinox e Bolt, os três últimos importados.

[Fonte: Automotive Business]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.