GM: novo atraso faz produção do Onix retornar no dia 3 de agosto

GM: novo atraso faz produção do Onix retornar no dia 3 de agosto

A General Motors atrasou mais uma vez o retorno da produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus em sua planta de Gravataí, interior do Rio Grande do Sul. A nova data agora é 3 de agosto.


Prevista na semana passada para voltar em 19 de julho, a fábrica gaúcha agora só retornará em agosto, estando parada desde março, segundo o sindicato local.

Isso deve atrasar ainda mais a recuperação da dupla de compactos da Chevrolet, que vem caindo de posição no mercado, após as vendas despencarem no segundo trimestre de 2021.

A paralisação continua sendo a falta de semicondutores, que gerou uma crise global na cadeia produtiva dos fabricantes de veículos. No Brasil, a GM para ainda por seis semanas em São Caetano do Sul pelo mesmo motivo.

Nisso, afetará a produção dos modelos Joy, Joy Plus, Spin e Tracker, mas permitirá que a montadora construa a linha de produção da nova picape média da Chevrolet, um modelo monobloco feito sobre a plataforma GEM de Onix e Onix Plus.

GM: novo atraso faz produção do Onix retornar no dia 3 de agosto

Recentemente a GM garantiu a entrega de chips para 11 mil unidades do Tracker, motivando o lançamento da linha 2022. No Vale do Paraíba, a planta de São José dos Campos conseguiu os dispositivos eletrônicos para retomar a fabricação de S10 e Trailblazer.

No ranking de vendas, o Onix já está em 11º lugar, tendo sido retirado do Top 10 pelo Kwid. O Onix Plus está em 14º lugar. Bem longe do topo, a GM vê o Tracker como o mais vendido da Chevrolet em nono lugar.

Fora do Brasil, a GM também enfrenta problemas de produção com paralisações no Canadá (CAMI de Ingersoll), México (Ramos Arizpe e San Luis de Potosi), Coreia do Sul (Incheon) e EUA (Fairfax).

Nos states, outras plantas também estão irregulares, como as que fabricam os modelos Chevrolet Camaro e Corvette, por exemplo. O problema da falta de chips não afeta as operações da Shanghai-GM na China.

[Fonte: GauchaZH/GM Authority]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.