GM para planta do ABC por seis semanas e prepara nova picape

GM para planta do ABC por seis semanas e prepara nova picape

A General Motors vai paralisar as linhas de produção em São Caetano do Sul por seis semanas a partir do fim de junho. A planta do ABC paulista entre os dias 21 de junho e 2 de agosto.


Esta informação partiu da própria montadora aos funcionários nesta terça (25) e cita dois motivos para a suspensão das atividades. A primeira é a falta de componentes eletrônicos atribuída à crise dos semicondutores na cadeia global.

Já a segunda é uma boa notícia, visto que a General Motors aproveitará a parada obrigatória por falta de chips para reconstruir a linha de montagem usada para fazer a Montana.

O objetivo nesse caso é a produção de uma nova picape da Chevrolet, que rivalizará com a Fiat Toro, assim como com a Ford Maverick – quando e se esta chegar – e Volkswagen Tarok.

GM para planta do ABC por seis semanas e prepara nova picape

Ao anunciar o projeto da nova picape, a GM mencionou que seria um desafio construir uma linha de montagem nova em uma planta com atividade plena, porém, a falta de insumos para fabricação de carros deve “ajudar” nesse aspecto.

Ainda assim, os trabalhos devem começar antes, visto que a montadora comunicou também que para o turno da noite a partir de 1 de junho, pelo menos nas seções de funilaria e pintura.

Nesta quarta, através de votação online, os trabalhadores decidem sobre a proposta da montadora para esse período sem atividade. A suspensão da produção deverá afetar principalmente a fabricação dos modelos Tracker e Spin, assim como dos modelos Joy e Joy Plus, gerações anteriores de Onix e Prisma.

Contudo, a GM ainda continua tendo problemas de produção no Brasil. Em Gravataí, por exemplo, o retorno da produção de Onix e Onix Plus foi adiada do dia 1 de julho para o dia 19 de julho. Ou seja, quase três meses de suspensão.

Em São José dos Campos, a coisa se aliviou com a retomada do segundo turno para S10 e Trailblazer. Enquanto isso, a marca Chevrolet cai em vendas e market share no mercado nacional. O Onix ainda se sustenta na décima posição.

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.