Elétricos EUA GM Pickups SUVs

GM pode reviver Hummer como elétrico nos EUA

GM pode reviver Hummer como elétrico nos EUA

A General Motors resolveu seu imbróglio com a UAW e um dos pontos é o investimento de US$ 3 bilhões na fábrica de Detroit-Hamtramck para produzir picapes e SUVs elétricos, como parte de seu esforço para mudar o portfólio americano.


Uma nova família de veículos elétricos da GM surgirá nessa fábrica em 2021, mas segundo uma informação do site Automotive News, parte dos produtos pode chegar ao mercado norte-americano sob a marca Hummer.

Como se sabe, a Hummer nasceu do acordo da então AM General com as forças armadas americanas, no caso o Exército, para o fornecimento do jipe militar Humvee, surgindo assim um modelo baseado nesse veículo. Isso foi em 1992, mas com a crise mundial de 2008, a marca foi extinta pela GM.

O programa conhecido como BT1 envolve até vans elétricas e o montante total chega a US$ 7,7 bilhões para criação de um portfólio completo de comerciais leves e SUVs eletrificados. Ter uma linha Hummer, significaria atingir também um nicho que foi esquecido com a crise.


VEJA TAMBÉM:

GM pode reviver Hummer como elétrico nos EUA

Batendo em segmentos que o mercado ainda não viu eletrificados, a GM explora uma área que pode ser muito rentável se dominar rapidamente. Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da Auto Forecast Solutions, diz: “Faz todo o sentido atingir o mercado de ponta para gerar receita que possa realmente gerar lucro”.

Comenta-se que dentro do BT1 haverá até uma picape da Cadillac com propulsão 100% elétrica. E não é somente ela, a GMC também terá a sua, tal como a Chevrolet. Dentro desse programa, existe o “Projeto O”, que é o retorno da Hummer. Aí, a GM poderia fazer duas coisas.

Uma é colocar o Hummer elétrico como um rival para Jeep Wrangler/Gladiator e Ford Bronco. Apenas, este novo veículo seria um pouco menor que o antigo. A outra é que, se a fidelidade à extinta marca for total, a GM pode explorar uma versão militar 100% elétrica e talvez até autônoma (a Cruise Automation entraria fácil no negócio) desse novo SUV/picape.

O que se sabe, por fim, é que o programa BT1 envolve a construção desses modelos sobre uma plataforma “skate” com baterias planas e motores elétricos integrados ao conjunto, bastante colocar a carroceria que desejar sobre ela.

[Fonte: Auto News]

GM pode reviver Hummer como elétrico nos EUA
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Kaian Reis

    Acho que não combina muito um Hummer eletrônico. Melhor criar uma marca nova!

    • Eletrônico, não sei, mas elétrico, ia ficar show de bola…

  • Toyo_Highlander fan

    Inocentes os que pensam que com a ascenção dos carros elétricos vai por fim no mercado do petróleo. Ledo engano! Mesmo que todos os carros passem a serem elétricos, o mercado dos combustíveis fósseis continuará para abastecer as poluentes termelétricas pois, jamais os meios renováveis vão suprir a grande demanda de energia que vai surgir no futuro. Se faz necessário a construção cada vez maior desse meio de obtenção de energia para suprir energia somada dessa vez para alimentar as baterias desses carros. São veículos com consumo que bate a casa das centenas de kw/h. Um simples carro consegueria suprir a energia de uma casa simples por quase um mês, tudo isso podendo ser gasto em até um dia, dependendo do uso.

    • Julio Alvarez

      vc precisa se atualizar. Na Inglaterra, por exemplo, a geração de energia limpa (solar+eolica) foi maior que a de petróleo desde a primeira lâmpada de 1889.

      • Luconces

        Parece que torcem contra… Não entendo!

    • New World

      Daqui algumas décadas já terá uma nova fonte de energia ilimitada, energia mais limpa de reatores de fusão nuclear, bem melhor do que tem disponível atualmente

  • Piston head

    Só observando o surgimento dessa nova tendência…

  • Cromo

    A FCA deitando e rolando com a marca Jeep e a GM nada da Hummer. Foi um grave erro estratégico acabar com os Hummer.

    • Seven23

      Foi o filme transformers de me fez apaixonar pelo Hummer.

  • Thiago

    faz todo o sentido mirar nos milionarios
    essa tecnologia ainda nao eh viavel para o consumidor comum visto pouco tempo de vida util da bateria (no maximo 10 anos) e alto custo de reposicao
    rico nao vai se importar de gastar, tambem com um hummer dificilmente vai chegar a custar o valor do carro (apos depreiciacao de uso) para substituir as baterias como nos atuais hibridos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email