GM Pontiac Saab Saturn

GM poderia se reduzir a apenas quatro marcas principais

saturn-saab-pontiac GM poderia se reduzir a apenas quatro marcas principais







A GM está tendo de prestar contas para o governo americano e também para a população de seu país, sobre o que vai fazer para se tornar mais competitiva. Já sabíamos que ela iria se focar em cinco marcas principais, sendo elas Buick, Chevrolet, Cadillac, GMC e Saturn.

Mas agora parece que a Saturn não deverá fazer parte desse grupo. Troy Clarke, presidente da GM North America, revelou essa semana em entrevista que a companhia irá manter seus esforços principais em apenas quatro marcas. Disse também que a GM terá de retrabalhar o que está fazendo, em vários segmentos, e que a empresa será menor daqui em diante.

Até agora, as duas empresas que estão a venda oficialmente são a Saab e a Hummer. A marca de SUVs enormes gerou até algum interesse de compradores, pois muita gente endinheirada gosta dos Hummers, mas a Saab está complicada.

Esse quadro geral deixa Pontiac e Saturn com o futuro indefinido. A Pontiac será reduzida a apenas cinco modelos diferentes, e com relação a Saturn, Troy Clarke disse que ela não tem sido um bom negócio para a GM ultimamente.

Será que a Saturn vai ser vendida também?

[Fonte: Automotive News]



  • LFSP2

    Acho que vão trocar a Saturn pela Pontiac, a Pontiac tem muito mais história que ela, não merece ser morta desse jeito, a Hummer tenho certeza que algum árabe vai comprar, porque os Hummers não vendidos nos EUA estão indo tudo para o Oriente Médio, a Saturn tem que morrer, ela é quem lança os Opel nos EUA sob a marca dela, quem devia fazer isso é a Chevrolet, a Saturn cobra bem caro, a Saab tem bom valor, deve ser vendida.
    Como deveria ficar a divisão de marcas da GM:
    Chevrolet: carros populares e compactos(nada de sedãs luxuosos e SUVs grandes, a Chevrolet deveria lançar nos EUA os modelos Opel e acabar com todas as banheiras da linha, Traverse, Tahoe, Colorado), a Silverado pode ficar.
    GMC: picapes e SUVs, e em vez de beberrões V8 a gasolina colocar motores diesel com bom torque e eficiência.
    Pontiac: carros com design esportivo.
    Buick: carros médios e grandes mais refinados.
    Cadillac: carros de luxo, a GM precisa urgente dar prestígio a Cadillac, que tem de parar de fabricar SUVs como a Escalade por exemplo.

    As outras duas grandes tem de fazer o mesmo, a Ford tem de colocar sua marca como fabricante de carros compactos, talvez até extinguir a Mercury e deixar os modelos luxuosos com a Lincoln.
    A Chrysler devia deixar menos parecidos os modelos dela e da Dodge(verdadeiros clones), e fazer o seguinte: Dodge nos carros populares e nos carros de luxo Chrysler, a Jeep ficaria com os SUVs, mas teria uma linha mais enxuta com motores mais eficientes.

  • Hodney Fortuna

    O que a GM deveria fazer era sair dos EUA. Por mais que se faça reestruturação não irá adiantar!

  • tonywalker

    Acho uma pena a GM perder a Pontiac, assim como acho uma pena a Ford perder a Volvo.

  • Europa Bambaataa

    Uma vez, imaginei o que seria preciso para reduzir o número de modelos GM para evitar repetições de gama. Cheguei à conclusão:

    BUICK – sub-luxo, clientes conservadores
    Epica (midsize sedan, 2.5L I6), Lacrosse (fullsize sedan, 3.0L DI V6, 3.6L DI V6), Enclave (crossover minivan, 3.0L DI V6, 3.6L DI V6)

    CADILLAC – luxo, identidade desportiva
    CTS (midsize sedan/coupe, 3.0L DI V6, 3.6L DI V6), STS (fullsize sedan, 3.6L DI V6, 3.6L Turbo DI V6), XLR (coupe-convertible, 3.6L Turbo DI V6), SRX (SUV, 2.8L Turbo DI V6, 3.6L DI V6)

    CHEVROLET – generalista, modelos populares
    Aveo (subcompact hatch/sedan, 1.6L I4), Cruze (compact sedan/coupe, 1.8L I4, 1.4L Turbo I4), Malibu (midsize sedan/wagon, 2.4L DI I4, 2.0L Turbo DI I4), Camaro (coupe/convertible, 3.6L DI V6, 3.6L Turbo DI V6), Equinox (compact crossover SUV, 2.4L DI I4, 3.0L DI V6)

    CORVETTE – marca exclusiva
    Corvette (sports car, 6.2L V8)

    GMC – trucks, veículos comerciais
    Astro (midsize minivan, 3.0L DI V6, 2.0L Turbo Diesel CRD I4), Savannah (fullsize minivan, 3.6L DI V6, 2.9L Turbo Diesel CRD V6), Blazer (midsize SUV, 3.0L DI V6, 3.6L DI V6, 2.0L Turbo Diesel CRD I4), Suburban (fullsize SUV, 3.6L DI V6, 2.9L Turbo Diesel CRD V6), Canyon (compact pick-up, 2.4L DI I4, 3.0L DI V6, 2.0L Turbo Diesel CRD I4), Avalanche (fullsize pick-up, 3.6L DI V6, 2.9L Turbo Diesel CRD V6)

    PONTIAC – pequenos desportivos, import fighter
    Corsa (subcompact hatch, 1.6L Turbo I4), Astra (compact hatch/sedan, 2.0L Turbo I4), Commodore (midsize sedan/wagon, 2.8L Turbo DI V6), Antara (crossover SUV, 2.0L Turbo Diesel CRD I4)

    Hummer vendida, Saturn extinta. Nem um único modelo tem carroçaria igual, embora partilhem plataformas. A Chevrolet deixaria de vender “trucks”, que seriam exclusivos da GMC. A Pontiac assumiria a sua vocação desportiva vendendo modelos Opel, que seriam construídos no México e não importados da Europa, para reduzir custos.

  • LFSP2

    [Comentario #133080 sera citado aqui]

    Ficou muito bom, mas acho que a GM poderia vender apenas um truck, a Silverado.

  • Rodolfo

    Ai gente
    Só tenho uma duvida!
    Por que raios não transformam carros grandes como os Hummers em hibridos?
    Poderiam trocar os materiais utilizados para deixar o carro mais leve, e em carros desse tamanho, os espaços para baterias não iria ser tão grande proporcionalmente!
    Os carros não precisam necessariamente deixar de serem grandes, apenas consumir menos, e isso, diminuindo o peso e utilizando tecnologias como as de motores hibridos e eletricos pode ajudar muito!
    Vlw ai!

  • Gui

    Numa boa
    Voces dao uma importancia a economia de combustivel que simplesmente nao existe nos USA
    perderam mercado por serem menos confiaveis que os japoneses
    os truck toyta ou nissan bebem o mesmo que um ford ou chevy. mas sao mais confiaveis e por isso vendem.
    nao apssa por tornar um carro hibrido ou nao. salvacao das montadoras americanas passa por um resgate da imagem de carros bons, confiaveis e baratos


Send this to a friend