América Latina Argentina Brasil Chevrolet China GM Mercado

GM prepara o terreno para sucessores de Onix e Prisma em 2020

GM prepara o terreno para sucessores de Onix e Prisma em 2020

Dan Ammann, presidente da GM confirmou, através da agência Reuters, que a montadora americana prepara uma nova geração de carros compactos para mercado emergentes (Onix e Prisma) com lançamento a partir de 2019. A nova estratégia da General Motors é crescer e lucrar em mercados como a China e a América do Sul. Por conta disso, haverá uma sinergia mais consistente entre as duas operações da empresa, que contarão com a ajuda da SAIC no desenvolvimento dos novos produtos.


Até agora, GM Mercosul e SAIC-GM trabalharam separadamente em produtos bem localizados, embora alguns deles tenham sido lançados em alguns mercados latino-americanos, especialmente no Chile, mas conceitualmente são bem distintos. Também é verdade que a GM China andou registrando patentes e testando alguns modelos de projeto brasileiro, mas não passou disso. Agora a ordem é unificar as duas gamas de produtos, que conheceremos a partir do próximo ano.

GM prepara o terreno para sucessores de Onix e Prisma em 2020

Não será uma renovação imediata, pois o cronograma de estende até 2023. Então, em cinco anos, todo o portfólio de carros compactos da GM nas duas regiões será trocado, apresentando-se sucessores para Onix, Sail, Prisma, Lova RV, Cobalt, Cavalier, Spin, entre outros. Para sustentar isso, uma nova plataforma está em desenvolvimento com a SAIC, sendo esta a ser feita aqui em São Caetano do Sul – que recebeu R$ 1,2 bilhão em modernização – e Gravataí, que pretende ser o centro das atenções dessa nova família.


Ammann afirma: “Estamos trabalhando na renovação da linha de veículos (China e América do Sul), aumentando nossa participação de mercado e acertando nossos custos de produção. Tudo isso para lançarmos uma nova família de carros”. Com a nova base GEM (Global Emerging Markets), que deve ter custo de produção menor, a GM vai aumentar a rentabilidade nas linhas de montagem, especialmente após a modernização das plantas com ferramentais mais avançados e ampliação da automação, reduzindo o quadro funcional e ao mesmo tempo o volume diário.

GM prepara o terreno para sucessores de Onix e Prisma em 2020

Por aqui, a planta de Joinville deve fazer uma nova família de motores, sendo que o 1.0 12V de três cilindros, de projeto origem Opel, deve ser o centro das atenções junto com o novo 1.3 de quatro cilindros, lançado também na China. A dupla que está sendo feita na GM-SAIC, pode atender plenamente aos requisitos da nova família nas duas regiões. Espera-se versões aspiradas e turbinadas dos dois, com faixa de atuação de deve ir de 80 cavalos até 160 cavalos.

Em termos de produto, a GM prepara muitas novidades, entre elas um SUV compacto abaixo do Tracker e o sucessor deste, que deve ser maior e com porta-malas mais generoso. Como a Chevrolet está fora da Índia, limitar o pequeno a 4 metros não será necessário, então ele deve ter o porte do T-Cross.

GM prepara o terreno para sucessores de Onix e Prisma em 2020

Já o irmão maior deve ficar próximo do Tarek em porte, deixando o Equinox como um SUV médio de porte maior para competir com Tiguan. Uma picape compacta de porte maior e talvez cabine dupla deve suplantar a longeva Montana no final do ciclo de renovação da gama geral. A única questão é a harmonização do portfólio para se evitar fogo amigo dentro da própria marca, algo que já vimos algumas vezes no lineup da Chevrolet.

[Fonte: UOL]

GM prepara o terreno para sucessores de Onix e Prisma em 2020
Nota média 4.5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email