GM Montadoras/Fábricas

GM prorroga layoff de 750 e mantém metade do quadro até março

gm-scs-85-2

A GM prorrogou o layoff – suspensão temporária do contrato de trabalho – de 750 funcionários até março de 2016. Todos trabalham nas linhas de montagem da fábrica de São Caetano do Sul, que passa a funcionar com metade do quadro até 7 de março.

O sindicato negociou a prorrogação do layoff, pois a GM poderia demitir em janeiro os funcionários afastados. Destes, 157 estão longe da fábrica desde novembro de 2014, após sucessivos prorrogamentos do acordo.

Além disso, a GM mantém outros 1.540 empregados em layoff até março e mais 592 desde outubro, quando o segundo turno foi encerrado na planta do ABC Paulista. Atualmente a empresa tem 9 mil funcionários em São Caetano do Sul, sendo 5 mil do setor produtivo.

Com produção entre 270 e 300 carros por dia, a fábrica-sede da GM produz atualmente os modelos Cobalt, Spin, Montana, Cruze e Cruze Sport6. Mesmo com grandes cortes no quadro funcional e na produção, a marca americana está em segundo nas vendas em 2015 e tem o modelo Onix com líder no acumulado do ano.

Joy

Para aumentar a produtividade na sede da GM, a empresa estaria desenvolvendo um novo carro popular, cujo projeto é conhecido internamente como Joy. Ele deve ser lançado em breve, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

Não se sabe se este projeto tem relação com o Âmbar, anteriormente conhecido como Jade, e que aparentemente seria fabricado em São José dos Campos/SP. Sem o hatch compacto de entrada na faixa dos R$ 30 mil, a GM conta atualmente apenas com o sedã Classic abaixo do Onix.

[Fonte: Folha de São Paulo]





  • Junoba

    Parem de empurrar com a barriga e demite todos eles de uma vez. Ano que vem as vendas continurão a cair, e quem sabe em 2018 ( com otimismo ) tenha uma melhora.

    • Ramom Alencar

      querem uma ajudinha do desgoverno né? se demiterem tudo de uma vez não cola a ajudinha

      • Edson Fernandes

        Como assim? A empresa esta desesperada precisando reduzir o quadro de funcionarios e não pode! Para eles, isso não está sendo benefico de forma alguma.

        • Pacheco

          Isso é resultado desse Sindicato que fez nascer o Partido que mais roubou no nosso pais.

          Vc acha que uma empresa como essa pode demitir assim?
          A crise está só começando. Em 2016 o caixa não vai aguentar pagar salario de funcionário que faz 20% do contratado.

          Em 2016 manda embora ou segura as contas… pra segurar as contas teremos aumento e consequentemente redução dos investimentos.

    • T-800

      Tem uma coisa aí no meio que não deixa…. Chama-se: Sindicato.

  • Willian

    Esse Joy não é aquele carrinho que o QQ copiou? lol

  • pedro rt

    acho q esse carro sucessor do celta ta demorando muito a chegar e segundo a 4 rodas de algum tempo atras disse q ele sera identico ao onix na plataforma e estrutura so oq vai mudar e o design mais simplificado e acabamento mais simples igual como foi em 2000 com o celta em relacao ao corsa

    • invalid_pilot

      Sucessor do Celta era Onix, mas a GM viu que o Huezileiro médio acha Onix última bolacha/biscoito do pacote e vai empurra-lo como Compacto Premium

      • Junoba

        Além do que, esse Onix tem o visual no mínimo questionável, e ainda por cima é caro. Até agora aquele carro não me agradou em nada.

        • invalid_pilot

          Visual é o de menos

          Acabamento do Onix é feito nas coxas + motor dos anos 90 com tapinha e flex. Era pra custar hoje no máximo 47k no 1.4 LTZ top completo – não quase 60k

      • kravmaga

        Mas se a Fiat vai ter a coragem de lançar um carro ainda menor e mais xexelento do que o Uno e Palio, então todas têm o mesmo direito.

    • Edson Fernandes

      Espero que qdo lançar esse sucessor, a GM aumente a opção de motorização para o Onix, que seja o 1.8 velho, pois esse 1.4 esta bem longe do aceitavel principalmente para a versão automatica.

  • Ramom Alencar

    echa é agora que o onix vira premium

  • invalid_pilot

    Onix vai virar Compacto Premium… kkkk
    Volta importados com preços vantajosos !

    • Pacheco

      Com Dolar a R$ 4,00, importado só tende a aumentar.

      • invalid_pilot

        Se tivesse taxaçao decente ao menos ajudaria a regular nosso mercado

  • Felipe

    Quem te viu, quem te vê GM. Onix se tornando premium e ocupando uma lacuna deixada pelo Sonic, que em tudo era muito mais carro que o Onix…

    • CorsarioViajante

      Jà vimos este filme várias vezes, por exemplo com Polo x Fox.

      • Felipe

        Justo, muito embora o Fox tenha recebido mais “atenção” da VW, em questões que envolvem a qualidade dos materiais/arremates, segurança… (nada exorbitante) mas bastante visível quando comparado ao modelo de lançamento.
        Coisa que não aconteceu com o Onix. Continua aquela mesma “coisa” de quando foi lançado. A única coisa que o GM recebeu de lá pra cá foi aumento de preço.

        • invalid_pilot

          Se a GM largasse mão do 1.0 morto e desse uma melhorada na qualidade de material de acabamento do Onix, até vai

          Porém eu duvido isso acontecer enquanto ele vender bem e for lider de mercado

          • Felipe

            Se houvesse uma poeira de chance disso acontecer, teríamos um falso produto premium… Pro Onix ocupar o lugar que foi do Sonic, ele precisaria nascer denovo.

            • invalid_pilot

              Você acha o Fiesta Premium? Ou o 208? Na real essa nomenclatura é a mais bisonha que existe… De Uno a Fiesta é tudo Hatch compacto e ponto.

              Só acho que se a GM quer vender Onix mais caro, que melhore o produto e tire a versão LS e 1.0 – meio como era o Agile

              • Felipe

                Achar por achar, é melhor achar dinheiro.
                Vendendo como está vc acredita mesmo que a GM vai tirar a versão LS e a motorização 1.0 do produto dela que mais vende? Pare de ser ingênuo.
                Sendo realista, produtos como o Sonic, New Fiesta e 208 são considerados premium por terem um apelo, um diferencial pra isso (qualidade de materiais, arremates, equipamentos). Não sou eu quem diz, é o mercado. Dirija um Uno Vivace e um New Fiesta pra enxergar o abismo…

                • Edson Fernandes

                  Na realidade se ela lançar um carro abaixo, ela terá de rever o que irá fazer com o Onix. Para mim, o ideal teria sido ela lançar o Cobalt apenas com motor 1.8( mesmo para frotista), Onix mais para frente mantendo motores 1.4 e 1.8 e ter esse novo produto 1.0. Empurraria o preço do Onix para cima, de quebra aplicaria mais itens de série (ou segurança) e teria pelo menos uma cadencia de produtos mais honesta pensando do pior para o melhor.

            • Edson Fernandes

              Eu já não acho que o degrau é tão grande. Veja: O interior apesar dos encaixes de pior qualidade, dá para melhorar, o interior segue a mesma familia mudando apenas as texturas que tinham um contraste maior no Sonic. A motorização poderia melhorar, mas o cambio está lá, entre outros detalhes bem parecidos entre os carros. A qualidade de rodagem se dá pelo uso de materiais melhores no Sonic, ainda que o conforto de rodagem do Onix não seja ruim.

              Por fim, ter o mesmo ajuste de ergonomia do Sonic e vc transformaria junto de mais itens de segurança, o Onix em um Sonic perfeitamente seguro, bem acabado e bom de rodar.

              Dá para fazer, mas não é o planejamento da Chevrolet.

              • Felipe

                Edson, a frase que melhor resume seu comentário é a última: “Dá para fazer, mas não é o planejamento da Chevrolet”. Por isso insisto que não dá pra aceitar o Onix como compacto premium do jeito que ele é hoje, por que ele simplesmente não é, embora tenha preço de um.

                • Edson Fernandes

                  Eu tbm não aceito ele como compacto premium. Tanto que nas escolhas que eu queria, eu pensava no que ele poderia ofertar e descartei. Não dá para aceitar um Onix automatico só por causado cambio mais moderno que alguns rivais.

                  Mas realmente deixei de comprar pelo pouco conteudo.

  • Fanjos

    Ho Ho Ho Feliz petralhada para todos!

    • Reydel

      Fanjos 2016 neles!!!

    • Junoba

      Feliz natal anti petista fanjos !

  • Will

    Daqui a pouco a GM vai lançar um Tuk Tuk

  • Senhora Liberdade

    com meus calculos a GM faz mensal 270M de dilmas so produzindo Onix

    • Junoba

      Não é tão simples assim. Exemplo, eles também financiam o carro pro pessoal, e com isso, terão lucro a longo prazo. Além disso, faturamento não significa lucro.

      • Pacheco

        Exatamente… o custo de produção no Brasil é o mais alto do mundo. Sindicato, Custos Trabalhistas, etc.

      • Senhora Liberdade

        e aproximadamente, ela deve fazer mais



Send this to friend