China GM Montadoras/Fábricas

GM: terceirização ajudou a reduzir custos e erros de produção na China

gm-china-dhl GM: terceirização ajudou a reduzir custos e erros de produção na China

Na China, país que será fundamental para a estratégia global de carros elétricos da GM, a redução dos custos e também dos erros na fabricação de automóveis está servindo como base para que haja uma alteração radical no processo industrial envolvendo o setor automotivo. Em uma linha de montagem tradicional, os operadores recebem as peças e componentes dos veículos e assim os monta nos carros que circulam pelas estações de trabalho.



Tanto a armação da carroceria quanto a montagem final são etapas cruciais para que os veículos saiam da linha de montagem aprovados pela inspeção final. Para que não haja perda de tempo, estas estações de trabalho recebem os kits de peças no momento em que serão montadas, evitando que o montador fique esperando ou tenha que segurar o veículo na linha, o que não pode acontecer em hipótese alguma, pois gera custos e provavelmente erros.

Para que tudo funcione em ordem e no tempo, outra equipe se dedica à logística de abastecimento de peças, no chamado “just-in-time”, entregando o que se vai usar no momento certo. Geralmente essa equipe faz parte do quadro funcional da montadora e em plantas mais antigas, operam também pequenos veículos elétricos que levam as partes do veículo até as estações de montagem designadas. Nas instalações mais modernas, esses veículos são robotizados e seguem uma ordem informatizada de entrega, que também ocorre com a mão-de-obra humana.

gm-china-dhl GM: terceirização ajudou a reduzir custos e erros de produção na China

Porém, nas fábricas da GM na China, em especial nas que produzem os carros da marca Baojun, esse segundo pelotão, que apoia a linha passou a ser terceirizado, utilizando-se a mão de obra da DHL, divisão comercial do Deutsche Post. A empresa passou a assumir essa logística e a GM manteve o controle da linha, ou seja, desde as prensas das partes da carroceria, soldagem do chassi, armação da carroceria e montagem final, a montadora é quem gerencia o processo. Para a empresa, é crucial ter o controle de qualidade, a fim de evitar erros de montagem e aumento de custos.

O processo gerou uma redução nos erros de fabricação da ordem de um quarto em comparação com o período de 10 a 20 anos atrás, segundo Paul Buetow, gerente de produção da GM no país. Antes, a produção empregava uma grande número de operações manuais, mas atualmente as 17 plantas da montadora na China estão recebendo todo tipo de tecnologia, inclusive algumas que ainda nem foram disponibilizadas em outras fábricas do grupo americano. Muitos robôs foram introduzidos, inclusive auxiliares, que trabalham junto com operadores humanos.

gm-china-dhl GM: terceirização ajudou a reduzir custos e erros de produção na China

Buetow diz que assim a GM controla a parte essencial do negócio e deixa a responsabilidade logística com a DHL e outros sistemistas. Tudo em busca da eficiência na produção, melhorando assim a qualidade na montagem e reduzindo os custos. William Li, CEO da NIO, empresa que está lançando uma gama de carros elétricos da NextEV, também pensa da mesma forma em relação às startups de carros elétricos.

A empresa está querendo entregar quase todo o processo para empresas terceirizadas, mas centrando-se no controle da produção, fundamental para garantir a qualidade dos produtos. O problema é que a China não permite um grau elevado de terceirização nas linhas, como propõe Li, que defende que as empresas pequenas precisam disso para focar tempo e dinheiro na parte crítica do processo e deixando as demais funções com contratadas.

[Fonte: Reuters]

COMPARTILHAR:
  • jfontes

    Que nada. Em questão de incompetência e ineficiência, quero ver ganhar dos Correios no Brasil.

    • Hodney Fortuna

      Com essa cultura de estatolatria dos brasileiros esse sistema sofreria uma gigantesca resistência com manifestação da famigerada CUT e assim ajudando o país a se manter com alto índice de desempregados que poderiam ser absorvidos nessas áreas!

  • Ludwig

    Qual é o segredo dessas terceirizadas chinesas, trabalho escravo?

    • Só pode. Ouuu Devido os Coelhos na China, muito peão…ai fi….quanto mais, menos se paga, devido a quantidade de mão de obra disponível, sei lá. Que a galera lá é Tipo Coelho isso é rsrsrsrs. Quando não tem muitos para determinada parada, se paga muito, quando tem muitos se paga pouco.

      • Henrique Franco

        Se a mão de obra chinesa já é barata fico aqui imaginando como deve ser a vida dos terceirizados. rsrsrsrsrs

        • tiago

          Será que é tão barata?
          Dando uma olhada nas estatísticas, descobri que a China deve passar o nosso Brasil muito em breve em PIB per capita, considerando que o Brasil consegue ser mais desigual na distribuição de renda, acho que o salário na China tende a ser no nível do brasileiro.
          Talvez eles sejam mais eficientes mesmo.

          • Henrique Franco

            Hum rum, vai nessa… as estatísticas da China são tão confiáveis quanto a inflação que o atual governo brasileiro anunciou dias atrás. rs

            • Cosi fan Tutti

              Um mercado de 25 milhões de carros/ano que cresce em média a 8% por ano ha pelo menos 20 anos, os últimos números reais mostram que a China elevou a classe media 300 milhões de pessoas.

              • Antonio

                A China projetou dominar metade do mercado de automóveis, cerca de 25% do aeronáutico e praticamente todo o setor de eletro-eletrônicos até o final da década de 2020.
                E parece que vão conseguir.

        • rpz, nunca tinha pensado nessa situação ai. rsrsrs

        • Francisco Helio

          Se pagar muito pouco, como as pessoas poderão consumir???

          • ObservadorCWB

            Exportação.

      • Cosi fan Tutti

        Ja existem varias materias demonstrando que a media salarial chinesa nas empresas já é maior que a brasileira e esta subindo de nivel, quanto mais ficam especializados, mais ganham.

        • Nicolas_RS

          E desde quando que o salario no Brasil é bom ?

          • Cosi fan Tutti

            Não falei que era boa, apenas que eles já estao passando o nosso, e existe previsão que a China passe os Eua em 2032, em poucos anos eles vão estar lá, vcs esquecem que um país não vira desenvolvido da noite pro dia.

            • Antonio

              Não se esqueça que a China já é a maior economia do mundo em termos de PPP.
              E pior para os EUA, está disparando mais ainda.

            • Nicolas_RS

              A China é um país comunista ! Está aonde está pq tem a maior mão de obra do mundo e a mesma é barata, muitas das vezes os trabalhadores dormem na fabrica e se a Apple quiser abrir uma linha de montagem na madruga se abre, como já disse por um “manda chuva” da Apple.

              • Cosi fan Tutti

                Qual problema de abrir turnos de madrugada?

                • Nicolas_RS

                  Com os trabalhadores dormindo dentro da fabrica ?

                  • Cosi fan Tutti

                    Quem trabalha de madrugada tem direito a dormir no intervalo.

                    • Nicolas_RS

                      Não na China, não é que eles trabalham de madrugada, e sim que eles dormem na própria fabrica, ai se a empresa quiser abrir uma linha de montagem de madrugada, eles acordam os “funcionários”.

                    • Cosi fan Tutti

                      Vc quer dizer que fazem a pessoa trabalhar de dia e de noite, então ela não dorme? Então seriam zumbis, não pessoas, sabemos que o organismo não funciona se vc não dormir um mínimo diário.

        • Bom pra eles então

    • Louis

      Trabalho escravo bla bla bla…. enquanto eles evoluem, Banânia anda para trás.

      • th!nk.t4nk

        Sempre falei isso e quem ouve fica chocado. “Mas como assim nao podemos ter já as regalias dos países desenvolvidos? Quero meus direitos!”. O povo nao entende que pra enriquecer é preciso produzir primeiro. Também nao entendem que pra manter um país com 200 milhoes de pessoas é preciso produzir muuuito mais do que consegue atualmente, principalmente no ambito de tecnologia e inovaçao.

        • Louis

          É fácil perceber esta mentalidade olhando os pobres no BR. Cara ganha 2 salários mínimos e quer andar de tênis caro, Iphone parcelado, etc. Não pode sobrar uma graninha e vai lá fazer um crediário pra trocar os móveis. Reclama que o governo não faz nada por eles….
          A maioria das famílias de classe média-alta e alta conseguiram ir melhorando de geração em geração. Como exemplo, as famílias de imigrantes italianos, alemães, japoneses, os antepassados eram humildes e comeram “o pão que o diabo amassou”. O pouco que ganhavam iam comprando uma terrinha, investindo em educação, deixando sim um pouco de herança para seus filhos.
          E o pior, o tempo vai passando, e o BR vai ficar velho antes de ficar rico.

    • Antonio

      Com os nossos ‘salários’ e sua explosiva relação com os preços das coisas, acho que trabalho escravo é aqui no Brasil.

      • ObservadorCWB

        Somos sim escravos do governo. O “patrão” paga salário 2X. Governinho mete a mão em um monte, libera migalhas se fazendo de “generoso” com o chapéu alheio, e vamos vivendo…

        • Antonio

          Não se preocupe com o ‘2x’. Se o empresário não precisasse pagar duas vezes, certamente ele mandaria a outra metade para um paraíso fiscal. O dinheiro nunca iria para o bolso do funcionário.
          Isso é certo.
          Além do mais, de onde vc acha que sai a verba para os auxílios de juízes e promotores? Carros oficiais, viagens, convescotes e etc? E pensões integrais de militares? E os rombos e mais rombos de empresários e fazendeiros nos cofres públicos?
          Alguém tem de bancar tudo isso, né?

          • th!nk.t4nk

            Cara, depende da oferta de mao de obra do mercado, e da necessidade da empresa em concorrer com outras. Dobrariam o salário sim, se necessário. Tudo entra numa conta de investimento e retorno. O que ajuda o funcionário a barganhar altos salários é oferecer conhecimento num mercado de alta aplicabilidade. O Brasil nao tem nem um, nem outro, infelizmente.

            • Antonio

              Por isso mesmo, ele não pagaria esse valor e mandari o resto, ilegalmente, para o exterior.
              A segunda pior raça que existe no mundo é empresário nacional. A primeira é empresário brasileiro.

              • Ernesto

                Quanta ignorância.
                A maioria das empresas brasileiras são micro, pequenas e médias empresas. Vai lá ver se o cara, dono de uma lojinha, conseguiria mandar dinheiro para o exterior. Pensamento mesquinho o seu, para não falar outra coisa.

                • Antonio

                  Estou me referindo a grandes empresas cujos donos têm condições de influenciar a economia e a política brasileiras.
                  Tipo os donos da Riachuelo, CSN e outras.
                  Verdadeiros pilantras.
                  Os que apenas sobrevivem apenas são utilizados como massa de manobra.

  • Henrique Franco

    Se a mão de obra chinesa já é barata fico aqui imaginando como deve ser a vida dos terceirizados. rsrsrsrs

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email