GM transfere Onix Joy do Brasil para a Colômbia

Chevrolet Joy Plus 2020 3

Com investimento de US$ 50 milhões, a General Motors anunciou a produção do Chevrolet Joy, o conhecido Onix em versão popular, na Colômbia.


A produção será feita pela Colmotores, empresa local que pertence à GM e de onde sairá os modelos Joy e Joy Plus, antigo Prisma, que serão exportados para a América Latina.

A dupla de compactos da GM é atualmente produzida em São Caetano do Sul, no Grande ABC paulista, porém, ambos já não são mais vendidos no país.

Recentemente, Joy e Joy Plus receberam controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa para atuarem no mercado argentino.

Os equipamentos deverão ser introduzidos nos modelos colombianos, uma vez que a produção de Joy e Joy Plus se encerrará na planta paulista, onde fica a sede da GM na região.

É provável que os trabalhadores dessa linha sejam transferidos para a produção da Nova Montana, que será realizada na mesma instalação fabril.

Na Colômbia, os modelos Joy e Joy Plus começarão a ser feitos em 2023 e exportados para Argentina, Equador e Peru.

Chevrolet Joy Plus 2020 4

A produção local será de 35 mil unidades anuais, sendo que 30% do total ficará na Colômbia.

Para uma atuação regional, os compactos da General Motors ocuparão o lugar que foi do Chevrolet Sail, um popular chinês, vendido durante muitos anos e originalmente derivado do Corsa B, o nosso Classic.

Na América Latina, a GM intensifica a introdução de produtos chineses para as faixas de entrada e também em alguns segmentos mais importantes.

Assim, com exceção de Joy e Joy Plus, além dos produtos feitos em Brasil e Argentina, a GM traz da China modelos como Captiva, Groove, Cavalier (o Monza chinês), Tornado/N400 (van) e S10 Max.

O movimento da GM nesse sentido também é copiado por Ford e Stellantis, que também adaptam produtos chineses na região.

[Fonte: El Carro Colombiano]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.