Crossovers EUA GM

GMC: crossover compacto parece voltar à pauta do dia na GM

GMC: crossover compacto parece voltar à pauta do dia na GM

Em 2019, rumores sobre a chegada de um crossover compacto da GMC surgiram. Porém, algum tempo depois, a GM jogou água no negócio e, aparentemente, o projeto havia ido para a gaveta.


Contudo, agora o site GM Authority diz que a montadora retornou com a proposta de um crossover compacto, que ficaria na linha de entrada, abaixo do Terrain, que é irmão do Chevrolet Equinox.

Acima fica o Acadia, que é um equivalente do Traverse, da Chevrolet. Somente o Yukon é maior, com seu chassi de longarinas e compartilhando quase tudo com o Suburban.

No caso da faixa de entrada, o crossover da GMC deve dispor de uma proposta mais robusta que os Chevrolet Tracker e Trailblazer. A ideia da GM é fortalecer as vendas de sua marca focada mais em veículos comerciais.

GMC: crossover compacto parece voltar à pauta do dia na GM

O objetivo é alcançar 600 mil carros por ano nos EUA e 100 mil no Canadá. Para isso, apostar num pequeno utilitário esportivo pode significar um empurrão nos emplacamentos da marca.

Pouco se sabe sobre o projeto, mas suspeita-se que possa usar um nome antigo, que vem sendo utilizado em conceitos. O GMC Granite era uma mistura de minivan e crossover, mas Graphyte nunca fora revelado.

Comenta-se que uma ação nesse sentido leve a plataforma a ser usada seria a VSS-F, a mesma que sustenta Tracker e Trailblazer, além de Onix e Onix Plus.

As fontes falam que o crossover da GMC será totalmente diferente da proposta desses dois modelos, o que sugere que deva ir no mesmo caminho do GMC Granite Concept.

Não se falou em uma versão eletrificada com base no Bolt e no Buick Velite 7. Com o Trailblazer sendo mais popular e o Encore GX mais refinado, pode ser que o GMC Granite – ou o nome que for batizado – tenha uma pegada mais fora de estrada, sendo talvez até um rival para o Jeep Renegade.

[Fonte: GM Authority]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

            Quem somos

            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

            Notícias por email