Finanças Governamental/Legal Mercado

Goiás: Detran agora exige certidão de débitos para transferir veículos

No Brasil o processo de transferir um carro para outra pessoa já é um tanto burocrático. Pois bem, agora o Detran-GO passou a exigir mais um documento para conseguir a transferência, se trata da certidão negativa de débitos de usuários.

Como isso funciona? Bem, inicialmente, os veículos que estão registrados em nome de pessoa física que tenha débitos junto ao governo (restrição ao crédito) não poderão mais realizar transferência de propriedade, alteração de característica, obtenção de segunda via de CRV, entre outras coisas. Primeiro a pessoa terá de quitar os débitos.


É bom frisar que os débitos são relacionados à pessoa em que o carro está o nome, não em relação ao carro. E essa certidão é apenas da parte de veículos, ou seja, junto ao Detran. Outros débitos que a pessoa tenha não são relevantes neste caso e nem mesmo são consultados.

Apenas o licenciamento anual usual e o pagamento de IPVA, bem como a emissão de CRVL, continuarão sendo autorizados nesse caso. O Detran-GO recomenda que os proprietários de veículos do estado paguem os débitos ligados ao CPF antes de vender o carro, bem como evitem adquirir automóvel de vendedor inadimplente, pois depois não conseguirá realizar a transferência.

É mais uma maneira do estado de Goiás cobrar as dívidas das pessoas relacionadas a veículos, pois sabemos que muitas pessoas tem carros que ficam anos e anos sem pagar impostos, e ainda assim podem comprar outros veículos sem qualquer tipo de problema. Essa medida acaba com isso.


É algo que sem dúvida exigirá a devida atenção de todos, para não termos ainda maiores problemas. Enquanto isso, em países mais desenvolvidos, a transferência é feita de maneira muito mais simples, sem burocracia e sem tomar muito tempo das pessoas. É algo que poderíamos também ver por aqui, não acha?

[Fonte: Detran-GO]

Agradecimentos ao nosso leitor Sérgio Quintela, que enviou a informação.

 

Goiás: Detran agora exige certidão de débitos para transferir veículos
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email