Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

O Volkswagen Gol, querendo ou não, é (ou era) um dos carros mais queridinhos dos brasileiros. O Gol 2014 é uma das linhas mais encontradas no mercado de usados, dada a sua ampla gama de versões.


Em especial nesta última geração, o carro passou a ostentar um conjunto equilibrado e foi um sucesso em vendas.

A linha 2014 do Volkswagen Gol foi comercializada em configurações 1.0 flex, 1.6 flex, 1.6 flex i-Motion, 1.6 16V flex e 1.6V flex i-Motion, em versões com traje convencional, apelo mais aventureiro e até mesmo uma série especial comemorativa da Copa do Mundo 2014.

Abaixo, você pode conferir os principais detalhes do Gol 2014:

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – novidades

Gol 2014 chega com pequenas mudanças em março de 2013

A Volkswagen anunciou em março de 2013 a chegada da linha 2014 dos modelos Gol, Voyage, Polo Hatch, Polo Sedan, Fox, CrossFox e Golf.

No caso dos modelos Gol, a versão topo de linha Power passou a se chamar Highline, a mesma nomenclatura usada no Fox. A intenção da marca foi alinhar os modelos com os demais carros globais da gama.

Além disso, o então novo Gol Highline passou a contar com ar-condicionado de série e sensor de estacionamento traseiro.

VW lança Gol Track 1.0 em maio de 2013

A primeira grande novidade da linha 2014 do Volkswagen Gol foi a versão Gol Track, uma configuração com visual mais aventureiro, suspensão elevada e pneus de uso misto, como uma alternativa mais em conta ao Gol Rallye.

Equipado com motor 1.0 flex, ele partia de R$ 33.060. Entre os diferenciais, contava com os mesmos para-choques da Saveiro, além de moldura preta nas caixas de roda, calotas e rodas de liga-leve exclusivas, maçanetas e retrovisores sem pintura, adesivo nas laterais de porta, bancos com revestimento exclusivo, interior escurecido, entre outros.

Oferecia ainda carroceria elevada em 23 milímetros e pneus 175/70 de uso misto.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol Rallye recebe mudanças em maio de 2013

Ainda em maio de 2013, a VW anunciou a chegada do Gol Rallye reestilizado, ganhando a “cara” do Gol de julho de 2012.

O carro recebeu para-choques mais envolventes, grade do radiador tipo colmeia, com friso cromado e o nome da versão, faróis e lanternas escurecidos, rodas de liga-leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, suspensão elevada em 23 mm, novos pneus 195/50 R16, capa dos retrovisores na cor prata, entre outros.

Ele chegou inicialmente com o motor 1.6 8V, mas em abril de 2014 passou a contar com o novo 1.6 16V de 120 cv.

Gol ganha série Seleção em novembro de 2013

A última novidade foi o Gol Seleção, lançado para homenagear a Seleção Brasileira de Futebol, que a marca patrocinava na época.

Como novidade, oferecia alguns apetrechos. Entre eles, o escudo da CBF nos para-lamas, tampa do porta-malas e faixas laterais, retrovisores e defletor da tampa do porta-malas em preto brilhante, rodas exclusivas, revestimento dos bancos com grafismo com desenho de bolas de futebol, pedais em alumínio, porta-objetos com escudo da CBF, entre outros.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – detalhes

As versões convencionais do Volkswagen Gol 2014 não receberam grandes mudanças em relação à linha anterior. As novidades ficaram com as novas versões Gol Track e Gol Rallye, modelos com apelo aventureiro da linha, além da série especial Gol Seleção criada para celebrar a Copa do Mundo 2014.

O Volkswagen Gol sempre foi conhecido pela sua robustez, visto que desde o início foi projetado para ser um carro para o público brasileiro. Um dos pontos fortes do modelo é também a dirigibilidade, com um bom casamento entre motor, câmbio e suspensão.

Além disso, os motores, apesar de não tão modernos, também davam conta do recado. Citado acima, o câmbio era um dos grandes chamarizes do carro, com engates precisos e macios. Por outro lado, o câmbio i-Motion decepcionava quem buscava por um automóvel com comportamento de um modelo automático de verdade.

Naquela época, o Volkswagen Gol era líder em vendas no País há mais de 25 anos. Por essas e outras, a Volkswagen “abusava” e cobrava preços elevados demais pelo carro. Além disso, em especial nas versões de entrada, boa parte dos equipamentos eram opcionais, o que “salgava” ainda mais os preços do carro.

Além disso, vale lembrar que o Volkswagen Gol tem o valor de seguro quase sempre mais alto que o dos concorrentes. Então, antes de estacionar um modelo na sua garagem, faça uma cotação de seguro considerando o seu perfil, localização e tipo de uso para analisar a viabilidade.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – versões

A Volkswagen comercializou o Gol em nada mais, nada menos que 14 configurações diferentes. Veja a seguir a relação de configurações do Gol 2014:

Volkswagen Gol 1.0 2014

  • Volkswagen Gol 1.0 2 portas
  • Volkswagen Gol 1.0
  • Volkswagen Gol Track 1.0
  • Volkswagen Gol Seleção 1.0

Volkswagen Gol 1.6 2014

  • Volkswagen Gol 1.6 2 portas
  • Volkswagen Gol 1.6
  • Volkswagen Gol Highline 1.6
  • Volkswagen Gol Rallye 1.6
  • Volkswagen Gol Seleção 1.6

Volkswagen Gol 1.6 i-Motion 2014

  • Volkswagen Gol 1.6 I-Motion 2 portas
  • Volkswagen Gol 1.6 I-Motion
  • Volkswagen Gol Highline 1.6 I-Motion
  • Volkswagen Gol Rallye 1.6 i-Motion
  • Volkswagen Gol Seleção 1.6 I-Motion

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – equipamentos

Volkswagen Gol 1.0 e 1.6

Equipado de série com airbag duplo frontal, freios ABS, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, luz de leitura traseira, preparação para sistema de som, para-choques pintados na cor da carroceria e retrovisores e maçanetas pretos.

Volkswagen Gol 1.6 i-Motion

Inclui apenas câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades.

Volkswagen Gol Highline 1.6

Recebe ar-condicionado, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito (que rebate o espelho ao engatar a marcha à ré), computador de bordo, retrovisores externos com repetidores de seta, chave canivete, tampa do porta-malas com abertura elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, rodas de liga-leve de 15 polegadas, volante multifuncional, entre outros.

Volkswagen Gol Highline 1.6 i-Motion

Inclui apenas câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades.

Volkswagen Gol Track 1.0

Em relação ao Gol 1,0 recebe pneus de uso misto, suspensão elevada, para-choques exclusivos, grade do radiador em preto brilhante, faróis de dupla parábola escurecidos, maçanetas e retrovisores sem pintura, lanternas traseiras escurecidas, região da placa com adesivo preto fosco, bancos com revestimento com tecido feito com fios produzidos de PET reciclado, teto e colunas escurecidos, entre outros.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Volkswagen Gol Rallye 1.6

Comparado ao Highline, recebe motor 1.6 16V, volante com revestimento em couro, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de neblina e de longo alcance, suspensão elevada, para-choques exclusivos, grade do radiador tipo colmeia com friso cromado, teto e colunas escurecidos, pedaleiras esportivas, entre outros.

Volkswagen Gol Rallye 1.6 i-Motion

Inclui apenas câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades.

Volkswagen Gol Seleção 1.0 e 1.6

Em relação ao Gol 1.0 e Gol 1.6 tradicionais, o modelo Seleção inclui escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos para-lamas frontais, escudo da Seleção na tampa do porta-malas, faixa lateral com o número 10 e o escudo da Seleção, ícone verde e amarelo em alumínio estampado, retrovisores e defletor da tampa do porta-malas em preto brilhante, rodas aro 14, bancos com revestimento com grafismo de bolas de futebol, faixa na cor azul e logotipo da série, pedais em alumínio, porta-objetos com escudo da CBF, entre outros.

Inclui ainda vidros elétricos nas quatro portas, sistema de som com Bluetooth, alarme, chave canivete, trio elétrico, faróis com duplo refletor e máscara negra, entre outros.

Opcional: pacote com faróis de neblina, aros dos difusores de ar e da alavanca de câmbio em amarelo, rodas de liga-leve de 15 polegadas e bancos com detalhes em amarelo.

Volkswagen Gol Seleção 1.6 i-Motion

Inclui apenas câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – preços

Abaixo, você pode conferir os preços do Gol linha 2014 quando ele ainda era comercializado como 0 km pela Volkswagen entre os anos de 2013 e 2014:

Volkswagen Gol 2014 (0 km em 2013)

  • Gol 1.0 2 portas: R$ 28.280
  • Gol 1.0: R$ 29.910
  • Gol 1.6 2 portas: R$ 33.210
  • Gol 1.6: R$ 34.850
  • Gol 1.6 I-Motion 2 portas: R$ 36.000
  • Gol 1.6 I-Motion: R$ 37.640
  • Gol Highline 1.6: R$ 44.690
  • Gol Highline 1.6 I-Motion: R$ 47.480
  • Gol Track 1.0: R$ 33.060
  • Gol Rallye 1.6: R$ 45.850
  • Gol Rallye 1.6 i-Motion: R$ 48.580
  • Gol Seleção 1.0: R$ 34.990
  • Gol Seleção 1.6: R$ 39.350
  • Gol Seleção 1.6 I-Motion: R$ 42.130

Já a seguir, os preços do Gol 2014 no mercado de usados, de acordo com a Tabela Fipe em setembro de 2020:

Volkswagen Gol 2014 (0 km em 2013)

  • Gol 1.0 2 portas: R$ 19.550
  • Gol 1.0: R$ 24.260
  • Gol 1.6 2 portas: R$ 26.580
  • Gol 1.6: R$ 27.970
  • Gol 1.6 I-Motion 2 portas: R$ 27.820
  • Gol 1.6 I-Motion: R$ 28.450
  • Gol Highline 1.6: R$ 29.980
  • Gol Highline 1.6 I-Motion: R$ 30.290
  • Gol Track 1.0: R$ 27.930
  • Gol Rallye 1.6: R$ 33.660
  • Gol Rallye 1.6 i-Motion: R$ 33.750
  • Gol Seleção 1.0: R$ 27.910
  • Gol Seleção 1.6: R$ 30.115
  • Gol Seleção 1.6 I-Motion: R$ 28.330

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – cores

Você pode encontrar o Volkswagen Gol no mercado de usados nas seguintes cores da carroceria:

  • Branco Cristal
  • Preto Ninja
  • Vermelho Flash
  • Cinza Spectrus
  • Prata Sírius
  • Vermelho Apple
  • Amarelo Solaris (Gol Rallye e Seleção)

Gol 2014 – motores

Assim como acontece na gama atual do Volkswagen Gol, o modelo linha 2014 também foi comercializado com três opções de motorização, além de dois tipos de transmissão.

As configurações mais em conta do Gol linha 2014 saíram de fábrica equipadas com o motor 1.0 litro TEC flex de quatro cilindros e oito válvulas.

Este propulsor consegue desenvolver 72 cavalos de potência abastecido com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm. Já o torque é de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, entregue a 3.850 giros.

Junto a ele está o câmbio manual MQ 200 de cinco marchas, conhecido pelos engates macios e precisos.

Já as variantes intermediárias saíram equipadas com o 1.6 MSI 8V flex, também com quatro cilindros e oito válvulas. Neste caso, são 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, nesta ordem, disponível a partir de 2.500 rotações.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

O Gol 1.6 MSI foi oferecido com o câmbio manual MQ 200 de cinco velocidades e também a automatizada i-Motion de cinco marchas, com opção de trocas manuais através de aletas posicionadas atrás do volante.

Por último, o pseudo-aventureiro Volkswagen Gol Rallye 2014 foi o único da linha a contar com o moderno 1.6 MSI 16V, este com quatro cilindros e 16 válvulas. Ele é dotado de construção em alumínio, duplo circuito de refrigeração, partida a frio sem tanquinho, entre outros.

O 1.6 MSI 16V foi anunciado em abril de 2014. Antes disso, o Gol Rallye tinha o mesmo 1.6 8V dos demais modelos da gama.

O Gol Rallye entrega 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, nesta ordem, a 4.000 rpm.

Ele também foi vendido em configurações com câmbio manual ou automatizado i-Motion, ambos de cinco velocidades.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – consumo

De acordo com as aferições do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo de combustível do Gol 2014 nas configurações 1.0, 1.6 e 1.6 i-Motion são os seguintes:

Volkswagen Gol 1.0

Etanol

  • Consumo de 7,7 km/l na cidade;
  • Consumo de 9,6 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 11,6 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,9 km/l na estrada.

Volkswagen Gol 1.6

Etanol

  • Consumo de 7,3 km/l na cidade;
  • Consumo de 9,4 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 10,7 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,7 km/l na estrada.

Volkswagen Gol 1.6 i-Motion

Etanol

  • Consumo de 7,3 km/l na cidade;
  • Consumo de 9,5 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 10,7 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,6 km/l na estrada.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – desempenho

Veja a seguir os números de desempenho do Volkswagen Gol linha 2014 nas configurações com motor 1.0 flex, 1.6 flex e 1.6 flex com câmbio automatizado i-Motion:

Volkswagen Gol 1.0

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos.
  • Velocidade máxima de 165 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos.
  • Velocidade máxima de 163 km/h.

Volkswagen Gol 1.6

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.
  • Velocidade máxima de 190 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
  • Velocidade máxima de 188 km/h.

Volkswagen Gol 1.6 i-Motion

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos.
  • Velocidade máxima de 190 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.
  • Velocidade máxima de 188 km/h.

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – revisões e manutenção

Abaixo, você pode conferir os preços das revisões do Gol, conforme os preços tabelados pela Volkswagen para a sua rede de concessionárias (a partir 60 mil km rodados):

Gol 1.0

  • Revisão de 60.000 km: R$ 742,98
  • Revisão de 70.000 km: R$ 400,98
  • Revisão de 80.000 km: R$ 612,38
  • Revisão de 90.000 km: R$ 531,58
  • Revisão de 100.000 km: R$ 612,38

Gol 1.6

  • Revisão de 60.000 km: R$ 762,29
  • Revisão de 70.000 km: R$ 432,79
  • Revisão de 80.000 km: R$ 581
  • Revisão de 90.000 km: R$ 614,09
  • Revisão de 100.000 km: R$ 581

Gol 1.6 16V (Rallye)

  • Revisão de 60.000 km: R$ 755,40
  • Revisão de 70.000 km: R$ 425,90
  • Revisão de 80.000 km: R$ 612,60
  • Revisão de 90.000 km: R$ 568,70
  • Revisão de 100.000 km: R$ 612,60

Gol 2014: versões, equipamentos, preços, revisões, consumo, fotos

Gol 2014 – ficha técnica

Motor1.0 8V1.6 8V1.6 16V
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm399915981598
Válvulas8816
Taxa de compressão12,7:112,1:111,5:1
Injeção eletrônicaIndireta FlexIndireta FlexIndireta Flex
Potência máxima72/76 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)101/105 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo9,7/10,6 kgfm a 3.850 rpm (gasolina/etanol)15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol)15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasManual de 5 marchas ou automatizada de 5 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteiraDianteira
Direção
TipoMecânica ou HidráulicaHidráulicaHidráulica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço ou liga leve, aro 14 ou 15 polegadasAço ou liga leve, aro 15 polegadasLiga leve, aro 15 ou 16 polegadas
Pneus175/70 R14 ou 195/55 R15195/55 R15195/55 R15 ou 205/45 R16
Dimensões
Comprimento (mm)3.8953.8953.895
Largura (mm)1.6491.6491.649
Altura (mm)1.4641.4641.464
Entre eixos (mm)2.4652.4652.465
Capacidades
Porta-malas (L)285285285
Tanque de combustível (L)555555
Carga (Kg)504440400
Peso em ordem de marcha (Kg)9469711043
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,340,340,34

Gol 2014 – fotos

Leonardo Andrade
Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.