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Gol 2018: versões, fotos, preço, consumo, desempenho, detalhes

Volkswagen-Gol-2017-1 Gol 2018: versões, fotos, preço, consumo, desempenho, detalhes

A exemplo do Fox, o Gol 2018 estreia com uma gama de versões mais enxuta e novos equipamentos de série, para que o modelo seja mais competitivo perante concorrentes de peso como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. O best seller da Volkswagen do Brasil agora foi reposicionado abaixo do up! para voltar a ser o modelo de entrada, conseguindo com isso preços mais competitivos e vendas maiores.



De janeiro a julho, o Gol 2018 vendeu 42.445 unidades, sendo o quinto mais emplacado do país, atrás de Onix, HB20, Ka e Sandero. No mês de julho, o modelo emplacou nada menos que 6.236 exemplares, ficando assim na sétima posição. Agora, o hatch da Volkswagen tem apenas as versões Trendline e Comfortline, bem como a Track, com preços entre R$ 42.230 e R$ 53.030.

Volkswagen Gol 2018 – detalhes

O Gol 2018 mantém as mudanças da última atualização, tendo faróis de monoparabola com formato retangular e chanfro na parte interna, tendo ainda estes os repetidores de direção integrados. A grade tem acabamento preto com logotipo VW cromado, assim como a grade inferior do para-choque, que agora tem aspecto mais retangular e formato mais quadradão, oferecendo opção de dois faróis de neblina.

Na traseira, o Gol 2018 adota lanternas compactas reformuladas na última atualização, remetendo em aspecto ao modelo clássico dos anos 80. O para-choque foi atualizado, assim como o dianteiro e há lavador/limpador do vidro traseiro com desembaçador. Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção, frisos dependendo da versão, maçanetas na cor do carro e novas rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15.

Por dentro, o Gol 2018 preserva o novo painel, redesenhado na linha 2017, que tem linhas mais modernas e retilíneas, além de acabamento personalizado injetado no plástico do revestimento. Além disso, conta com suporte para celular e multimídia, que pode ser até a Composition Media, com direito ao Android Auto e Car Play, bem como ao MirrorLink.

O Gol 2018 tem ainda volante multifuncional com comanos de computador de bordo, telefonia e mídia, bem como piloto automático e sensor de chuva nas hastes. O modelo ainda pode ter sensor crepuscular, bem como retrovisor interno eletrocrômico, entre outros. O ar-condicionado é manual e os bancos possuem padronagens exclusivas em cada versão. O do condutor tem ajuste em altura, enquanto a coluna de direção vem com ajustes em altura e profundidade.

O espaço interno é bom, tendo banco traseiro com opção de rebatimento total ou bipartido, bem como porta-malas com 285 litros. Cintos de segurança dianteiros tem ajuste em altura, enquanto os traseiros são de três pontos apenas nas laterais. O Gol 2018 tem ainda cluster com computador de bordo, indicador de marcha e econômetro, bem como computador de bordo. Os comandos dos vidros traseiros são fixados no painel, reduzindo assim o custo de produção.

Popular, o Gol 2018 é feito sobre a plataforma PQ24 simplificada para reduzir custos de produção, assim como os Voyage 2018 e Saveiro 2018. Com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m. Pesando na faixa dos 1.000 kg, o compacto da Volkswagen tem 55 litros no tanque de combustível e agora só é oferecido com dois tipos de motor, sendo o EA211 1.0 MPI de até 82 cv (Trendline e Track) e EA111 1.6 MSI (8V) com até 104 cv. Ha opção também de câmbio automatizado I-Motion, mas apenas com motor 1.6.

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Volkswagen Gol 2018 – novidades

Saem de cena as variantes Comfortline com motor 1.0 do Gol 2018 e também a topo de linha Highline 1.6. Por outro lado, os modelos Gol 2018 na versão Comfortline 1.6 com câmbio manual ou automatizado i-Motion tiveram redução de preços, enquanto as demais ficaram mais caras.

Entre os itens de série, o Gol 2018 nas versões Trendline 1.0 e Trendline 1.6 agora conta com ar-condicionado e suporte para celular com entrada USB no topo do painel. Já o Comfortline 1.6 e o Track 1.0 mantêm as mesmas listas de equipamentos de série. O modelo com carroceria duas portas, chamado de “City”, está disponível apenas para frotistas.

O Gol 2018 vem nas cores Azul Lagoon, Prata Sirius, Prata Tungstênio e Cinza Platinum como opções metálicas por R$ 1.455, enquanto as sólidas são Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash, sendo apenas esta última com preço de R$ 441.

Volkswagen Gol 2018 – versões

O Gol 2018 é vendido nas versões Trendline 1.0, Trendline 1.6, Comfortline 1.6, Comfortline 1.6 i-Motion e Track 1.0. Se trata de uma linha bem menor e mais enxuta do que até a linha 2017. Isso por conta do reposicionamento do modelo, que ficou mais simples e barato para poder gerar mais volumes e atender consumidores que já não podem mais adquirir modelos mais caros, como up! e Fox, por exemplo. Além disso, o público do Gol volta a ter preferência com esse reposicionamento.

Ainda assim, as versões Comfortline 1.6 e Comfortline 1.6 i-Motion são bem completas para a gama do Gol 2018 tendo vários itens de conforto, comodidade e conectividade. Rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, multimídia, suporte para celular, cluster com computador de bordo, piloto automático, sensor crepuscular, sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico, bem como bancos com padronagem mais exclusiva.

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Volkswagen Gol 2018 – equipamentos

  • Gol Trendline 1.0 – Motor 1.0 MPI, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EDB, desembaçador traseiro, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, refletores no para-choque traseiro, lavador e limpador do vidro traseiro, painel completo, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança com ajuste de altura, alerta de frenagem de emergência, rodas de aço aro 14 polegadas com pneus 185/65 R14 com calotas Xisto, 2 apoios de cabeça traseiros, alerta sonoro e visual para cinto de segurança do motorista, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco traseiro com encosto rebatível, retrovisores e maçanetas na cor preta, faróis com máscara escurecida, para-sóis com espelhos de cortesia, retrovisores com comando interno manual, tomada 12V no console central, bancos em tecido, entre outros.

Opcionais: Media Plus (4 alto-falantes e 2 tweeters, multimídia “Media Plus” com Bluetooth, MP3, USB, SD e auxiliar) por R$ 841. Composition Touch (I-System com Eco-Comfort no painel, 4 alto-falantes e 2 tweeters, sistema de som “Composition                       Touch” com App-connect e volante multifuncional completo) por R$ 1.874.

  • Gol Trendline 1.6 – Motor 1.6 MSI e demais itens acima, incluindo opcionais.
  • Gol Comfortline 1.6 – Motor 1.6 MSI, todos os itens acima, mais acabamento interno com detalhes em azul, painel claro com aplique preto e bancos com malharia Capri preta, rodas de aço aro 15 com pneus 195/55 R15 com calotas Gabro, faróis de neblina, retrovisores e maçanetas das portas na cor do carro, grade dianteira em preto brilhante com inserto cromado, porta-malas iluminado, espelhos iluminados nos para-sóis, multimídia Media Plus, chave canivete, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, frisos na cor do carro, colunas B com aplique preto, entre outros.

Opcionais: Urban (I-System com Eco-Comfort, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores e vidros traseiros elétricos, luzes de leitura, chave com telecomando, rodas de liga leve aro 15 polegadas “Marga”, abertura elétrica do porta-malas, alarme na chave, retrovisor direito com função Tilt-Down, tapetes em carpete) por R$ 3.775. Urban Completo (Itens do Urban, mais rodas de liga leve aro 16 polegadas “Varvito”) por R$ 4.112. Interatividade Composition Touch (I-System com Eco-Comfort, sistema de som Composition Touch com App-connect e volante multifuncional) por R$ 1.244. Interatividade com navegação (multimídia Discover Media com tela touchscreen, Android Auto, Car Play, MirrorLink, Bluetooth, comando de voz, navegação e App-Connect, mais volante multifuncional completo) por R$ 2.653.

  • Gol Comfortline 1.6 i-Motion – Todos os itens acima, mais transmissão automatiza ASG (I-Motion) com paddle shifts.
  • Gol Track 1.0 – Todos os itens da versão Trendline, mais faróis duplos e com máscara negra, grade personalizada, para-choque redesenhado, adesivos Track, retrovisores em preto brilhante e com repetidores de direção, colunas B pretas, saias de rodas e laterais com apliques pretos, maçanetas pretas, três apoios de cabeça no banco traseiro, lanternas escurecidas, alças no teto, multimídia Media Plus, entre outros.

Opcionais: Urban Completo (I-System com Eco-Comfort, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores e vidros traseiros elétricos, luzes de leitura, chave com telecomando, rodas de liga leve aro 15 polegadas “Marga”, abertura elétrica do porta-malas, alarme na chave, retrovisor direito com função Tilt-Down, tapetes em carpete) por R$ 2.347. Interatividade Composition Touch (I-System com Eco-Comfort, sistema de som Composition Touch com App-connect e volante multifuncional) por R$ 1.210. Interatividade com navegação (multimídia Discover Media com tela touchscreen, Android Auto, Car Play, MirrorLink, Bluetooth, comando de voz, navegação e App-Connect, mais volante multifuncional completo) por R$ 2.585.

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Volkswagen Gol 2018 – preços

Confira abaixo os novos preços do Volkswagen Gol:

Volkswagen Gol Trendline 1.0: R$ 42.230 (R$ 38.680)
Volkswagen Gol Trendline 1.6: R$ 47.740 (R$ 44.150)
Volkswagen Gol Comfortline 1.6: R$ 49.630 (R$ 52.090)
Volkswagen Gol Comfortline 1.6 i-Motion: R$ 53.030 (R$ 55.490)
Volkswagen Gol Track 1.0: R$ 44.540 (R$ 43.990)

Volkswagen Gol 2018 – motor

O  Gol 2018 dispõe de dois propulsores, sendo o primeiro o EA211 1.0 MPI, que tem três cilindros e cabeçote com 12 válvulas com comandos duplos variáveis. O motor é feito todo em alumínio e vem ainda com sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote. Ele faz parte da geração atual de motores compactos da Volkswagen e possui sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio. O 1.0 MPI entrega 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm. Já os torques são de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, ambos a apenas 3.000 rpm.

Já o motor 1.6 MSI do Gol 2018 tem quatro cilindros e cabeçote com 8 válvulas sem comando variável, sendo ainda um motor da geração anterior, a EA111, que em breve deve deixar o lineup da Volkswagen no Brasil, embora tenha bom torque em baixa. O motor é feito todo em alumínio e também possui sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio. O 1.6 MSI entrega 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm. Já os torques são de 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, ambos a apenas 2.500 rpm.

O Gol 2018 conta ainda com a famosa transmissão manual MQ-200, além de AQ-200 automatizada ASG, nas versões I-Motion. Ambas possuem cinco marchas.

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Volkswagen Gol 2018 – desempenho

O Gol 2018 tem um bom desempenho com qualquer dos motores apresentados. No 1.0, o compacto de entrada da Volkswagen apresenta boa disposição nas saídas e retomadas, surpreendendo para um hatch 1.0. Além da boa força em baixa, graças ao torque generoso de 9,7 e 10,4 kgfm, ambos a apenas 3.000 rpm, o motor 1.0 MPI – que oferece 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm – tem ótima saída e dá conta do recado nas versões Track e Trendline.

O motor 1.0 do Gol 2018 é bem econômico, sendo um dos mais destacados do segmento e com Selo Conpet de eficiência energética. Rodando em torno de 3.000 rpm na estrada, se obtém um bom rendimento em consumo e força suficiente para manter o embalo nas ultrapassagens. Sem duvida é o motor mais forte do segmento 1.0. O câmbio MQ-200 de cinco marchas é também muito bom, tendo engates curtos, suaves e precisos, uma marca registrada da VW desde os anos 80.

No Gol 2018, o conjunto motor-transmissão da versão 1.0 MPI (Trendline e Track) está bem integrado e trabalha redondo, fazendo médias de 8,9 km/l com etanol e 13,0 km/l com gasolina, entre cidade e estrada. Além disso, permite ao compacto ir de 0 a 100 km/h em 12,3/12,6 segundos (etanol/gasolina), bem como alcançar 168/170 km/h (etanol/gasolina).

Já nas versões Comfortline do Gol 2018, o motor é o longevo EA111 dos anos 90, sendo o mesmo motor usado nos antigos Golf 4 e Audi A3 da primeira geração. Esse 1.6 ainda tem oito válvulas e nem comando variável eletronicamente. No entanto, o antigo quatro cilindros ainda é um motor forte, econômico e bem robusto, o que impede a Volkswagen de tirá-lo imediatamente, isso porque o 1.0 TSI acabaria roubando as vendas do up!, sendo este seu principal trunfo. O mesmo em relação ao uso deste no Fox.

Por conta disso, o vetusto propulsor 1.6 MSI continua em linha, entregando 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm. Mas, o que chama atenção é mesmo seus bons números de torque, conquistados a apenas 2.500 rpm, pouco acima de um motor turbo e no mesmo nível de antigos motores 2.0 8V. Assim, ele oferece no Gol 2018 ótimos 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. Com essa força toda em baixa, guiar o modelo – mesmo automatizado – é muito bom.

O Gol 2018 1.6 tem um ruído áspero na partida, mais parecendo um motor de caminhão ou picape, mas seu funcionamento é suave e quase linear. O velho EA111 tem muitas virtudes e uma delas é a disposição, tem boas saídas e retomadas mais do que suficientes para a atual proposta do hatch da Volkswagen, que agora é feito somente em Taubaté-SP, já que cedeu espaço na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, para o Polo 2018 e o Virtus 2018, ambos já prontos para entrar no mercado brasileiro e que já foram flagrados sem camuflagem, no caso do sedã (veja aqui as fotos).

Mas voltando ao Gol 2018, a versão Comfortline 1.6 manual tem uma boa dirigibilidade, mesmo com a direção hidráulica, oferecendo também estabilidade adequada, em especial com rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16. O compacto tem bom escalonamento de marchas e, da mesma forma que no 1.0, tem engates curtos, suaves e precisos. Ele entrega uma performance boa para suas aspirações atuais, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,8/10,1 segundos (etanol/gasolina) e atingindo velocidades máximas de 186/188 km/h (etanol/gasolina).

Na versão I-Motion, o desempenho do Gol 2018 cai um pouco por conta das mudanças de marcha automatizadas, que requerem tempo adicional para acionamento da embreagem e tornam a condução mais lenta, mas ainda assim, usando os paddle shifts, dá para obter uma resposta mais animadora e, melhor, esportiva.

Aceleração de 0-100 km/h

  • Volkswagen Gol 1.6 I-Motion – 10,6/10.8 segundos (etanol/gasolina)
  • Volkswagen Gol 1.6 – 9,8/10,1 segundos (etanol/gasolina)
  • Volkswagen Gol 1.0 – 12,3/12,6 segundos (etanol/gasolina)

Velocidade máxima 

  • Volkswagen Gol 1.6 I-Motion – 185/187 km/h (etanol/gasolina)
  • Volkswagen Gol 1.6 – 186/188 km/h (etanol/gasolina)
  • Volkswagen Gol 1.0 – 168/170 km/h (etanol/gasolina)

Volkswagen Gol 2018 – consumo

O consumo se mantém o mesmo da linha 2017, o motor 1.0 faz uma média de 8,9 km/l com etanol e 13,0 km/l com gasolina, entre cidade e estrada. O motor 1.6 tem as médias de 8,1 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina.

Com esse reposicionamento, o Gol passa a se distanciar do up! (agora considerado um produto acima do Gol na gama da marca) e também do Fox.

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Volkswagen Gol 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 MPI

Preços 1.6 MSI

10.000 km

R$ 258

R$ 258

20.000 km

R$ 258

R$ 258

30.000 km

R$ 540

R$ 540

40.000 km

R$ 544

R$ 544

50.000 km

R$ 412

R$ 412

60.000 km

R$ 672

R$ 672

Volkswagen Gol 2018 – ficha técnica

Motor

Motor 1.0 12V MPI

Motor 1.6 8V MSI

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

Válvulas

12

8

Taxa de compressão

11,5:1

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 75 cv @ 6250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 5250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,7 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 15,4 kgfm @ 2500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas ou Automatizado I-Motion 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 15 polegadas / Liga Leve aro 15 ou 16 polegadas

Pneus

170/70 R14

185/65 R15 / 195/55 R16

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm)

3897

3897

Largura sem retrovisores (mm)

1656

1656

Altura (mm)

1464

1464

Distância entre os eixos (mm)

2466

2466

Capacidades

Porta-malas (litros)

285

285

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

412

414

Peso em ordem de marcha (kg)

998

1036

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,345

0,345

Volkswagen Gol 2018 – fotos

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