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Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Ele foi um projeto bem guardado pela Volkswagen nos anos 80, mas sua existência teria sido descoberta pelas revistas especializadas da época. Ainda assim, sem registro fotográfico, só existiram projeções de como ele seria. Assim, o Gol BY se tornou um dos segredos não revelados da história automotiva nacional, que agora a marca mostra ao público.


Gerando discussões há mais de 30 anos, o projeto BY foi desenvolvido para gerar um modelo menor que o Gol BX, mas utilizando o mesmo produto, porém, encurtado. A ideia era substituir o Fusca. Ele assim ficaria abaixo do Gol, então conhecido nos anos 80, que chegaria à liderança de mercado em 1987, mesmo ano do cancelamento do BY.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

De todos os protótipos feitos, restou somente um exemplar, que ficou esquecido nas instalações da Anchieta até ser resgatado para aparição pública. O Gol BY é um subcompacto com muitas diferenças em relação ao Gol da época, apesar da semelhança.


Da frente até as colunas B, o Gol BY era igual ao projeto BX, que virou o Gol quadrado de então. A única diferença nessa parte frontal era a ausência de calha de chuva, sendo usado uma moldura em borracha. Com visual do Gol de 1987, o BY tem uma traseira encurtada, assim como o entre eixos.

As vigias laterais possuem um formato mais retilíneo e quadrado que às do Gol da primeira geração. Outro diferencial era o teto reto, sem inclinação atrás como no popular, ampliando assim a altura interna no habitáculo. Com colunas C bem mais verticais que às do Gol, o BY tinha tampa do bagageiro envolvente, muito semelhante à do Fiat Uno.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Falando nele, as lanternas também tinham um formato parecido, sendo exclusivas do BY em relação ao Gol 1987 e anterior. A tampa era curta e sustentava a placa, assim como uma fechadura simples. Orientado para concorrer com o Uno mais barato de então e até ser exportado, o projeto da VW usava uma solução interessante no habitáculo.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Para ampliar o espaço do diminuto porta-malas, que inclusive tinha estepe deixado sob o assoalho, o Gol BY usou um regulador de distância para o assento traseiro, acionado por uma prática alavanca interna, que permitia deslizar o conjunto para fazer bagagem ou passageiros. Esse recurso só foi usado novamente no Fox de 2003.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Outro diferencial do Gol BY, que também contribuiu para seu cancelamento, foi a suspensão traseira com braços mais curtos, usando molas e amortecedores separados, o que gerava um custo maior.

Aliás, o custo de produção foi um dos dois fatores principais que encerram o projeto. O outro fator era a proximidade da Autolatina. Na época, o projeto deveria usar um motor pequeno, mas em 1987, apenas o AP-1600 foi utilizado no protótipo, o que elevava os custos. Havia o 1600 boxer, mas poderia haver rejeição após o fim do Gol BX.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Luconces

    O PAG Nick era bem mais resolvido!

    • Edinaldo_Tapica

      Pag Nick só era pra duas pessoas

  • th!nk.t4nk

    Parece uma mistura entre as duas versoes do Polo MK2, o que faz sentido, já que foi concebido na mesma época. Esse BY poderia mesmo ter sido o “Uno da VW”, pena que a grana pra desenvolvimento pelo jeito tava curta na época (e o acordo da Autolatina não ajudou).

    • 4lex5andro

      O BX foi o equivalente brasileiro do Polo germânico, um degrau abaixo do Golf de mesma época, logo o BY ficaria como equivalente do Lupo, o menor Volks da década de 80.

      Mas com o mercado brasileiro sendo destruído pela hiperinflação, mesmo com o oligopólio da reserva de mercado de então, o subcompacto não teve espaço pra ser lançado.

      O fator fusão com a Ford pesou pouco, já que a americana não dispunha de nenhum modelo abaixo do Escort que pudesse concorrer com ele.

  • Paulo Lustosa

    Essa suspensão era a mesma do VW Voyage de exportação (Fox).

  • Toyo_Highlander fan

    Por uma certa semelhança com a irmã maior Parati, achei que fosse a station partida na traseira que originou esse projeto com design um tanto questionável, até mesmo para a época.

    • Andre Cupertino

      A Parati serviu de mula pro BY.

  • Guno (Gol + Uno)

  • RicardoVW

    Se encurtassem a frente também talvez ficasse menos estranho!

    • Marco Aurélio do Nascimento

      Exato! Bela observação. A frente é muito grande para o tamanho do carro.

  • 4lex5andro

    Finalmente, depois de 30 anos, o BY foi revelado.

    Não fez falta, mas serve como registro histórico.

  • Metade Gol metade Uno, que louco!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Ufa, ainda bem que bloquearam isso…

  • zekinha71

    Ia ser o Mobi dos anos 80.

  • André Martani

    Isso aí é uma cópia mal feita do Uno…aff… Até pra época era feio…😝

  • Primeira vez que vejo uma foto do BY, as revistas da época conseguiram publicar só desenhos, ou no máximo fotos do carro com muita camuflagem.
    Me lembro que na época a ideia era de ter um carro mais barato que o Gol, para substituir o Fusca. Mas pelo que dá para ver nas fotos, ele era basicamente um Gol encurtado, e por isso imagino que não teria muito apelo e nem seria muito mais barato.

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