*Destaque Mercado

Gol e Polo juntos nas parciais de maio – Compass vai bem em sexto

Gol e Polo juntos nas parciais de maio - Compass vai bem em sexto

O Onix está andando muito bem, mais uma vez. Nas parciais de maio, com vendas até o dia 29, o compacto da GM tem ampla vantagem sobre o segundo colocado, o HB20, que se sustenta na frente do Ka, que também não tem força para vencer o rival da Hyundai. Quem vem bem em emplacamentos é o Gol, que está andando junto com o Polo, cuja missão era estar entre os cinco mais vendidos e vem cumprindo a tarefa. Mesmo assim, a dupla da VW não consegue bater o Chevrolet.


O Compass mostra uma virada no posicionamento dos SUVs, mantendo-se em sexto e bem distante do Renegade, o segundo colocado na décima posição. Ele já emplaca mais que o Corolla, que é o carro de maior preço até então mais vendido do Brasil. Entre os dois está o Prisma, enquanto o Argo respira bem em nono.

No segundo pelotão, o Virtus aparece bem em 11º, sendo acompanhado por Kwid e Mobi, que brigam entre os pequeninos. O Creta se vê isolado na terceira posição entre os SUVs. O Sandero é outro Renault que está vendendo bem em maio. Ex-líder dos SUVs, o HR-V agora não está passando de quarto no mês, com EcoSport ultrapassando Kicks nas posições abaixo. O Etios se mantém no meio deles sem muita expressão e o Cronos consegue manter a vigésima posição, conquistada nos últimos dias. O sedã da Fiat ainda não embalou no volume que era esperado.

Gol e Polo juntos nas parciais de maio - Compass vai bem em sexto


Entre os comerciais leves, a Strada não tem limites e mantém uma boa distância para a Toro. Esta, por sua vez, deixa a Saveiro em sua terceira posição, mantida há bastante tempo. Numa disputa apertada, S10 e Hilux continuam duelando carro a carro, com vantagem de 11 unidades para a picape da Chevrolet, que agora reforçou a segurança ativa, o que pode ajudar no fechamento do mês. A Toyota não fez qualquer alteração em seu produto.

Outra briga boa é entre Ford e Volkswagen, com a última conseguindo emplacar a Amarok na frente da Ranger nessas parciais. A diferença entre as duas é de 97 exemplares a favor da picape alemã. A Fiorino ficou em oitavo de forma isolada. Já Oroch e Montana também estão quase empatadas com diferença de cinco unidades para a Renault. A L200 vem no segundo pelotão com a Master um pouco mais distante em volume, mas líder entre as vans. Quem aparece bem é a Frontier com quase 500 vendidas. O HR da Hyundai também não está ruim. Mais distantes estão Bongo, Daily, Ducato, Kangoo, Partner e Jumpy.

Confira abaixo os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos nas parciais de maio de 2018:

Automóveis

  1. Onix – 14.256 unidades
  2. HB20 – 8.198
  3. Ka – 7.258
  4. Gol – 5.625
  5. Polo – 5.382
  6. Compass – 5.301
  7. Prisma – 4.824
  8. Corolla – 4.668
  9. Argo – 4.473
  10. Renegade – 4.252
  11. Virtus – 4.101
  12. Kwid – 4.014
  13. Mobi – 3.787
  14. Creta – 3.706
  15. Sandero – 3.492
  16. HR-V – 3.451
  17. Etios – 3.235
  18. EcoSport – 3.094
  19. Kicks – 3.081
  20. Cronos – 3.020

Comerciais Leves

  1. Strada – 5.424 unidades
  2. Toro – 4.806
  3. Saveiro – 4.014
  4. S10 – 2.859
  5. Hilux – 2.848
  6. Amarok – 1.435
  7. Ranger – 1.338
  8. Fiorino – 1.086
  9. Oroch – 947
  10. Montana – 942
  11. L200 – 872
  12. Master – 559
  13. Frontier – 493
  14. HR – 442
  15. K2500 – 174
  16. Daily 3514 – 171
  17. Ducato – 144
  18. Kangoo – 121
  19. Partner – 99
  20. Jumpy – 99

[Fonte: Fenabrave]

Gol e Polo juntos nas parciais de maio – Compass vai bem em sexto
Nota média 5 de 5 votos

  • João Victor

    Como a Amarok com o motor V6 está indo bem nas vendas. Antes do lançamento desse famigerado motor, as vendas raramente ultrapassavam as 800 unidades por mês…

    • dallebu

      Já vi algumas V6 rondando, primeiro reparei o som do motor, bem mais bonito, depois quando passou vi o V6 na tampa.

    • Joaquim Grillo

      São os motores expulsos dos EUA?

      • thi

        Expulsos ?? Kkkk

      • Pedro Henrique

        pode ser que sejam mas sofreram conserto do projeto imagino eu

        • Joaquim Grillo

          aqui no brasil é refugo

          • Nicolas_RS

            Se for por causa do DielseGate, não vejo o menor problema! Um monte de mimizento do politicamente correto.

            • thi

              Mimimi é oq mais tem ,GM,Ford ,ram vem a anos poluindo o mundo

            • Toyotão

              Olha jovem, eu gosto de carros a diesel e adoraria ter uma Amarok V6.

              Mas essa de defender uma multinacional que enfia a mandioca em toda a humanidade à custa de lucrar mais, francamente, é para tolos .

              Vc deve ser um jovenzinho fissurado hoje por esses Youtubers da moda etc… Também certamente mais uma vítima do sistema educacional brasileiro….

              Mas veja bem: nada justifica enganar todo um sistema mundial (não apenas brasileiro) que preza pela saúde e qualidade de vida. Não digo que vamos fazer um protesto contra a empresa A ou B, mas sair por aí defendendo de graça o direito deles nos sacanearem também é demais…
              #pas

            • Joaquim Grillo

              mas é uma vergonha burlar

    • thi

      Sempre passava fica entre 800 e 1000

    • Ritchie Blackmore

      Está indo bem mesmo. O motor V6 ajudou a Amarok a vender a metade do que vende as líderes.

      • Djalma

        Se for considerar só diesel deve estar brigando pau a pau, poias as outras vendem muito a versão flex que a Amarok não tem.

        • Ritchie Blackmore

          90% das Hiluxs vendidas são à diesel.

          • Djalma

            Duvido!

    • biscoitao

      já andei numa amarok v6 e se eu tivesse necessidade de uma pickup com certeza compraria
      Pensa num bicho arisco

    • Airplane

      Quando a VW equipar o Gol e o Polo 1.6 com caixas automáticas venderá mais ainda !

      • Ricardo

        E o 1.0T com manual.

        • Airplane

          Também !

  • Piston head

    Onix… Só digo uma coisa, que doidera

    • JOSE DO EGITO

      Ja tentei mas nao consigo entender o sucesso do ONIX,com esse motor do seculo passado,vaza oleo vaza agua troca correia dentada …… mas continua vendendo muito bem !

      • Piston head

        Deixarei um apelo, sem conotação crítica para o leitor que adquiriu um Onix: O que motivou a sua compra?

        • José Barbosa

          Ande num e entenderá o porque.
          Carro muito bom para o nicho de mercado que ocupa. Como o Corolla, não se destaca em nada, principalmente negativamente.

        • Fernando

          Tenho um LTZ e pra mim ele tem um Design bacana, acabamento interno agradável (ao menos no ltz), ótima valorização num numa venda, manutenção fácil e muitas peças baratas, seguro barato. Falam tanto do motor dele mas pra mim me atende muito bem, só gostaria que fosse mais econômico, de resto é um carro que pra quem não tem muita grana e comparar com o seus concorrentes não fica devendo nada que faça mudar para outro carro.

      • Geraldo Xavier

        Aonde vaza óleo e água?
        Tem ou já teve algum pra falar ou usa de internet pra comentar?
        Tive 2 econoflex e rodei mais de 200 mil km em cada e nunca precisei completar óleo e água do radiador, o que dava uma babada de óleo era na tampa de válvulas que com o tempo e por ser de plástico empenava e com um simples silicone de alta temperatura se resolvia. Hj tenho 2 spe4 ambos 2013 que já tem quase 200 mil km cada e nunca completei a água do radiador. O problema de vazamento na tampa já não ocorre por ser de ferro. Troco o líquido de arrefecimento sempre com 100 mil km. Trocar correia dentada aos 50 mil km custa 200 reais, muito mais barato que ter que ajustar válvulas como alguns carros tem por ai ex: honda, como ter que trocar óleo com 5 mil km ex: tsi e trocar correia com 80 mil km tipo corolla.

        • Ernesto

          Geraldo Xavier, uma curiosidade: qual a correia do Corolla que precisa trocar ao 80 mil Km?

          • Geraldo Xavier

            Bloco 1.8 16v 7AfE e bloco 1.6
            16v 4AFE

            • Ernesto

              Creio que sejam motores antigos, não?

          • Geraldo Xavier

            Os 1.6 e os 1.8 antigos. Só depois trocaram as correias por correntes e recentemente colocaram tucho hidráulico no lugar do mecânico que tinham regulagem, igual aos honda.

      • José Barbosa

        Depois que o Cobalt bateu todos os concorrentes sedans, inclusive o “moderníssimo” Virtus, acho que estava na hora destas críticas começarem a ir mais para a concorrência do que para quem está, merecidamente, no topo.

        • Djalma

          Cobalt bateu quem? Acorda!

        • Paulo Santos

          Meu velho, fãs de VW vão cair matando. Aqui virou território de polo/virtus X fca.

  • Filipo

    É… a Fiat não emplaca mais automóveis de passeio. Só é líder com a Strada, que é pick-up. Argo não ameaça Polo, Virtus vende quase o mesmo tanto que o Argo, sendo bem mais caro. Cronos não chega perto do Virtus. Mobi sempre perdendo pro Kwid. E o Uno sumiu!
    Saindo da Fiat, vejo que o Gol ainda pode ter uma pequena melhora nas vendas a partir do próximo mês (“atualização” da frente e mudança de preços e equipamentos). O Ka, quando terminar sua renovação (a atualização chegar ao resto da linha), acredito que tome o lugar do Hb20. E impressionante a Amarok assumir a terceira posição das pick-ups médias, passando a Ranger! Só está atrás de S10 e Hilux.
    No mais, normalidade.

    • Itamar

      Amarok é uma belíssima Pick Up, design sobrio (porém acho a Ranger mais bonita) e a V6 sem comentários.
      O cenário num geral está muito bom pra VW.

    • Strada é ao meu ver a melhor picapinha para trabalho, seja no dia a dia na cidade ou em lugares de Strada de chão, nesses lugares sem asfalto nem vejo Saveiro Robust, mas Strada vejo aos montes. Toro vai muito bem por causa dos descontões para vendas diretas, olha o percentual delas como é acima da concorrência… veja só os descontos:

      STRADA: WORKING 2018/2018

      CS 21% R$38.939.10 básico com desconto

      CE 24% R$48.784,40 completa com desconto

      CD 20% R$ 53.752,00 direção hidráulica e ar condicionado( 3 portas)

      FIAT TORO 18/19

      VOLCANO 2.0 DIESEL 4X4 AUT. 18% R$ 117.251,00

      FREEDON 2.0 diesel MEC. 4×2: 21% R$85.707,10

      FREEDON 1.8 FLEX 4X2 : 16% R$ 77.271,60

      • Filipo

        Sim, também acho que a Strada seja a melhor para o trabalho. Mas você não acha que já passou da hora dela ser renovada? Não que a Saveiro também não esteja precisando de renovação, pois está. Mas a Saveiro é menos antiga que a Strada, que utiliza plataforma de 96. A Saveiro utiliza as seções dianteira e central da plataforma PQ24.

        • Eu vejo a necessidade mudança pela questão da segurança. Depois que lançaram a Toro, pouco se vende a linha Adventure, tanto que nem aparece mais com os generosos, o consumidor da linha Adventure foi para a Toro. Pra mim não será surpresa se a Fiat lançar uma nova Strada mais simplificada, talvez sem a versão CE e seria até inteligente se já projetassem para ter opção baú, aposentando a Fiorino, ganhando com o enxugamento da linha.
          A Fiat nesse questão até que está bem. A VW é que está escorregando, pois Saveiro Robust para trabalho blz… poderia ter a versão baú. Daí não tem versão Flex da Amarok, que provavelmente a deixaria mais próxima da S10 em vendas, mas acho que nunca vai aparecer.
          Daí, ao invés de lançar sua nova picape com porte de Toro, ela vai seguir a trilha da pequena média perdedora, a Oroch. Ja que a VW disse que terá o mesmo porte e nada de versão diesel ou 4×4.
          Até entendo não usar diesel e 4×4, afinal a Toro precisa muito por causa do motor 1.8 flex, fraco e beberrão pra ela., mas ter porte de Toro acho fundamental para melhor conforto sem perder muito em capacidade de carga.

          • Filipo

            Só discordo de você quando diz que a pick-up “pequena-média” precisa ter o mesmo porte da Toro. A Toro não vende mais porque tem muitos pontos negativos, mas acredito que criar uma pick-up para o mesmo público da Saveiro, só que com maior espaço interno, pode ser uma boa. E certamente, se a VW irá por esse caminho, é porque estudou o mercado antes. Basta ter melhor acabamento que a Saveiro, mais itens de série, com bom espaço para 4, e pronto.
            Convenhamos que cabine dupla em pick-up pequena é uma aberração. Mesmo se tiver a terceira porta, como é o caso da Strada. O espaço interno traseiro é bizarro!
            Talvez a próxima Oroch (baseada na nova Duster) melhore bastante em beleza, acabamento e powertrain e possa assim fazer sucesso também.
            Eu penso que o público da Amarok seja um pouco diferente do de S10, por isso não existir Amarok com motor a gasolina. Motor tem pra isso, o EA-888 de 211/220/230 cv.
            E quanto à Saveiro com baú, a VW já tentou emplacar por aqui o Caddy, vendido por alguns anos, que era melhor construído que a Fiorino, e melhor acabado também. Mas acho quea falta o preço foi o principal adversário.

      • Emanuel Schott

        Picapes como um todo são muito dependentes de vendas diretas, não é exclusividade das Fiat.

        • Certo, mas… a participação das vendas diretas na Toro, Montana, Fiorino e Strada estão bem acima da de 75%. Com a Strada chegando a 95% e a Toro nos 78%. Na VW enquanto Saveiro chega perto de 85%, a Amarok fica abaixo de 60%, números similares a S10 e melhor que a Ranger. Já a Hilux é ponto fora da curva, com menos de 20% para vendas diretas, pois o desconto não compensa a espera, assim como ocorre com o HRV.

    • CharlesAle

      Argo não emplaca porquê, para muitos, não passa de um novo Palio. Então não aceitam pagar caro por isso.

      • Paulo Santos

        Verdade, a versão drive devia custar até 45. Com CM 47 e a 1.3 49.

    • Djalma

      Sem considerar que a Amarok não tem Flex.

    • Alvaro

      Pois é, no final das contas a dupla Polo x Gol ficou muito bem escalonado no line-up da VW. O Gol atendendo frotistas e pessoas que busca um carro mais genérico e simples e o Polo como um compacto um pouco acima e mais equipados. Resta organizar o up! e o Fox. Esse último deverá ser substituído em prol de um modelo pseudo-SUV a la WR-V. E o up! no meu ver não tem muito futuro, talvez aproveitar sua plataforma para lançar um outro modelo mais simplificado. Poderia ser até um pequeno utilitário ou furgão.

      Por outro lado, a Fiat realmente está perdida no segmento de passeios. Como comentou, nenhum modelo está emplacando como deveria. E vejo um posicionamento de mercado muito errado. O Mobi é pequeno demais para frotistas e família, acabou restrito ao nicho do público jovem. O Uno que deveria assumir uma posição semelhante ao Gol, está perdido no line-up sendo canibalizado pelo próprio Mobi. Por fim, o Argo que era para ser supostamente um compacto premium, ou seja mais cara, está tendo que assumir o papel de carro generalista com versão topo de linha e até versão pé-de-boi para atrair frotistas.

  • celso

    Enquanto não tem concorrentes, Compass e Toro vão enchendo os cofres da FCA.

    • Cesar

      O que não pode é fazer como a Ford que por mais de 10 anos dormiu em berço esplendido com seu Ecosport. Chegou a concorrência e agora só faz figuração.

      • JOSE DO EGITO

        Chega a ser engraçado isso,mas guardadas as devidas proporçoes é um homem que é casado com uma mulher maravilhosa e que …….bom deixa eu ficar queto!

  • Itamar

    Compass e Toro salvando a FCA.

    o que vende esse onix é brincadeira, como pode rs

    Gol me surpreendeu.

  • Claudecir Mees

    Caraca Virtus em 11 O_o mesmo com preço alto o conjunto Polo/Virtus vende bem.

    • Ricardo Leite

      Merecido. Estou com um Virtus Confortline Tech II, excelente carro, com ótima dinâmica e muito bem equipado.. VW acertou em cheio no posicionamento de mercado. Tinha um Corolla GLi Tecido, ótimo carro, mas sem equipamentos. Ficou difícil continuar na marca, já que não gostei do visual do Yaris Sedan e o Corolla 1.8 a 94 mil é muito caro.

  • Dante Alighieri

    As vendas do Onix são absurdas, parece que ninguém consegue pará-lo. A Chevy realmente acertou com o carro, independente dos motivos. A FCA deve estar incomodada com as vendas de Argo/Cronos, os carros são bons pra proposta mas não vendem tão bem. Não acho que o problema seja precificação, as únicas versões ridículas são as HGT, de resto está tudo dentro da realidade. Pessoalmente acho feios, mas conheço gente que gostou muito do design. Imagino que só possa ser a fama da própria Fiat, pós venda, sei lá. Uma pena, eu gostaria bastante de ver a FCA de volta ao páreo.

    • Emanuel Schott

      Mas a FCA está no páreo. Vende mais que a Chevrolet, faz sucesso no mercado mais caro (maior lucro) e não depende de venda de um ou dois carros como a maioria de seus concorrentes pois tem vendas bem divididas entre os modelos.

      A Fiat não é mais o que já foi, mas está tranquila na terceira posicao. Porém o que importa pra FCA é o grupo todo é esse vai muito bem.

      • Renan Ribeiro

        A FCA depende muito de venda direta.

        • Emanuel Schott

          Depende porque vende muita picape e picapes são vendidas basicamente por essa modalidade.

          Até esses tempos o Argo era menos dependente de venda direta que todos os seus principais concorrentes (não sei se é mais).

          De qualquer forma, grande parte das vendas diretas tem redução de impostos, o que não meche na margem da montadora e acaba dando na mesma.

          • Djalma

            Vendas diretas não tem reduções de impostos a não a ser a de taxistas e PCDs. Os descontos são maiores porque sai a margem da concessionária e a montadora abre mão de uma parte também dos ganhos. Outra coisa, o Argo já vende acima de 40% para vendas diretas e os Renegade e Compass idem.

    • Djalma

      O Argo,para começar a vender, teve que lançar versões mais populares, mais peladas, mais baratas, o que desmotiva também alguém a comprar as versões mais caras, um HGT ou Precision por exemplo.

    • Paulo Santos

      Confiabilidade é a resposta.

  • Edson Fernandes

    Aí vc percebe a importancia do Gol para a VW. Fica dificil acabar com esse nome. E isso que nem lançaram com cmbio automatico ainda.

    Eu particularmente acho que a Ford deve apresentar logo mais o ka em suas outras versões com o 1.5 dragon e a opção do cambio AT. Se a LTZ tiver os itens da Freestyle por um preço no minimo por volta dos R$60000, vai vender muito.

    Dureza eu falar isso mas é uma realidade. E é impressionante como conseguiram suprimir dos carros compactos o ajuste de profundidade da direção e isso não parece fazer falta. Uma pena. Aí logo eu percebo que aquele C3 St@rt que tem tal recurso não parece tão caro assim diante do que ele oferece.

    • Marcelo Amorim

      Realmente nao dá pra pensar no fim do nome Gol,mas eu tbm pensava que a Fiat jamais tiraria o nome Palio de circulaçao.Depois do Gol,acho que foi o nome mais forte entre os populares.

      • thi

        Burrice a Fiat fez , e a VW se preparar uma nova geração do gol , vai ser mais vendas avassaladoras

      • Edson Fernandes

        Eu achei que de todos os tempos, terem tirado o nome Palio foi muito ruim a Fiat. Ela poderia ter pensado em maneiras de manter o nome no mercado. Era um nome forte para a marca.

        Mas agora já foi.

    • Gol é o carro básico, bem feito.

      • D34D P00l

        Discordo completamente. Acho que o gol junto com Fox e Voyage são carros (bem)abaixo do nível aceitável, que tiram os prestígio dos carros bons da VW(up, polo, golf, jetta, etc).
        Gol e Voyage podem dar as mãos pra aberrações como o Captur, IX35 e similares como carros completamente insuficientes para competir com os seus concorrentes diretos.

        • Verdades sobre o mercado

          Obviamente que Gol e Voyage estão abaixo de up, Polo, Golf, Jetta e outros, mas estão no mesmo nível de Onix, Ka, HB20 & Cia. O problema é que já está na mesma geração há 10 anos e aí perdeu a atratividade perante aos demais que são mais novos. Em dirigibilidade ainda é referência na categoria.

          • D34D P00l

            Mesmo nível sem câmbio AT, direção elétrica, sem câmbio AT, plataforma ultra velha que já é remendo, sem câmbio AT, sem ESP, sem câmbio AT, sem couro nem como opcional e pra não esquecer, sem câmbio AT.
            HB20, Onix, Etios, Ka, C3 e similares são verdadeiros Rolls Royce se comparar com a dupla da VW. Na categoria só as jabuticabas da Fiat e Dacia se comparam no nível de falta de dignidade.

            • Verdades sobre o mercado

              HB20 não tem Dir. elétrica nem ESP e é o 2o mais vendido, Onix é o mais vendido e não tem ESP também (aliás ganhou direção elétrica não faz muito tempo). PAinel do Gol é o melhor dos 3. Dirija um Gol e os 3 líderes e verá que não existe diferença gritante como você afirma. Claro que falta ao Gol o AT(mas isso não quer dizer que ele seja ruim por não ter) e também já deveria oferecer Dir. Elétrica (Assim como o HB20), couro não faz sentido num carro que não pretende atingir um público que faz questão do couro (esse papel é do Polo). Quanto a plataforma ser velha, ela oferece uma dirigibilidade excelente, e no quesito segurança da estrutura, está na média dos demais. O que falta ao Gol é apelo visual, já cansou.

              • D34D P00l

                Câmbio AT é deal breaker pra ficar na categoria de cima ou de baixo dos carros de entrada. Concordo com vc que couro não é pré req, mas como os concorrentes tem, é um ponto a menos.
                Direção elétrica só o HB20 desses daí não tem(é um ponto negativo pra ele, o gol tem vários na conta), discordo da parte do painel pra mim é ruim igual aos outros.

                • Verdades sobre o mercado

                  Veja que o Ka sem AT está sempre na briga com o HB20 (tá certo que o Ka vende muito para PJ e o HB20 tem limitação de produção), mas isso não quer dizer que o Ka ou o Gol sejam ruins, eles apenas não oferecem este item.

                  • D34D P00l

                    Vender bem não quer dizer que é bom. O Ka eu considerava nesse mesmo balde aí, até a versão desse ano.
                    Agora o Ka tem ESP, vários airbags, MM, se eu não me engano câmera de ré e o câmbio AT, arrisco empatando com o C3 para o título de melhor carro de entrada.

                    • Djalma

                      KA já tinha ESP como opcional.

                  • Djalma

                    Na realidade o KA passa de 50% em vendas diretas e o HB20 não chega a 20%. Durante muito tempo o HB20 brigou pau a pau com o Onix.

                • Djalma

                  Onix tem banco de couro? Só se for na Activ que custa quase 70 mil.

              • thi

                Ou tudo

              • T1000

                Não entendo essa fixação por direção elétrica de alguns aí. A questão da direção depende mais da calibração do fabricante do que da tecnologia em si.

            • Toyotão

              Concordo.
              Eu alugo de vez em quando esses carros populares, e nota-se que o projeto do Gol está um degrau abaixo da média hoje. Pego muito Gol, HB20, Ka e Onix.
              O que o Gol tem de vantagem é a embreagem leve, pois no resto ele perde para todos.
              A principal falha a meu ver é conforto e ergonomia, justamente em razão de ser projeto muito antigo.
              E a durabilidade dos carros hoje creio que seja a mesma.

            • Cardoso (não aquele)

              Se for para a VW colocar aquele couro sintético fajuta, não faz falta nenhuma.

              • Djalma

                Aquele que todo mundo coloca né, pois todo mundo usa o mesmo material, sintético.

            • Djalma

              A plataforma do Gol esta no mesmo nível dessas que você citou, já que incorpora parte da plataforma do Polo. Vários inclusive foram mal em testes de impacto,alguns até zerando.

    • delvane sousa

      Realmente, são itens de conforto que fazem toda a diferença, retrovisores fotocrômicos por exemplo. Depois que voce tem não vivem sem eles mais.

    • V8 Biturbo

      Por que não lançam o Ford Ka com câmbio powershift? Deve ficar mais econômico.

      • Fanjos

        PowerShit nessas alturas do campeonato?
        Ninguém quer, nem as próprias lojas na hora de usar um carro com esse cambio na compra do novo

        • V8 Biturbo

          O ruim do powershift é a rejeição nas revendas e os problemas, mas ele deixa o carro mais econômico que o AT.

          • Uranium

            A economia vai embora a cada ida na concessionária pra reprogramar o câmbio ou trocar as embreagens que dão problema. Vão colocar um câmbio micado e problemático pra deixar o carro 5% mais econômico? Não faz sentido nenhum. Fiesta e Focus morreram graças a esse câmbio, até nos EUA.

            • V8 Biturbo

              Realmente as vendas do Fiesta despencaram. E o antigo líder Focus amarga desde o início do ano o terceiro lugar do segmento.

              • Uranium

                Mas o cliente não quer ter esse tipo de amolação.

              • T1000

                Até terminar a garantia, depois é por conta do proprietário, ou seja, depois da garantia, pode jogar o carro no lixo. Carro descartável.

      • Edson Fernandes

        Ficaria mesmo, mas comercialmente, irão colocar o automatico convencional em nome de um mercado melhor. Só que a mesma economia não vai existir.

    • Gu.

      O C3 st@rt me pareceu uma boa opção para o segmento de entrada, com preço interessante. E concordo em relação ao Gol, embora não tenha uma nova geração, continua com boas vendas.

  • Ritchie Blackmore

    Todo mundo fala que o Polo é um sucesso absoluto, mas eu tenho uma opinião diferente: O Polo, que custa entre R$ 50 mil e R$ 72 mil, vende a mesma coisa que o Compass, que custa entre R$ 110 mil e R$ 170 mil. Dá pra chamar isso de sucesso? Sucesso seria se vendesse mais de 10 mil unidades por mês. Até porque o Onix já tá praticamente no preço do Polo(R$ 48 mil – R$ 68 mil) e vende quase 3 vezes mais. Acho que dá pra dizer que dois carros que tem R$ 2 mil reais de diferença no preço são concorrentes.

    • Chris

      Um dos motivos que pesam contra o polo é oferecer câmbio automático apenas acima de 66 mil reais, que já é a versão topo do onix, se a vw lançar o 1.6 at por 59.900,00 haverá um aumento considerável de vendas. Acredito que a vw esteja esperando o posicionamento do Yaris para pode lançar essa versão no mercado.

    • Itamar

      no caso do compass já entra a hype de SUV, então não da pra dizer muito sobre isso.
      Mas o polo é exatamente o que o Chris disse, o cambio automatico apenas nas versões mais caras.

      • Ritchie Blackmore

        Cara, se o Suv médio-compacto da VW(Tarek) vender 5 mil unidades por mês, aí eu vou dizer que é um sucesso, mas pra mim o Polo não é.

        • Djalma

          Queira você ou não é sucesso, pois não tem outro hatch concorrente com esse nível de vendas.

    • Dante Alighieri

      Ainda bem que a internet é livre pra qualquer um falar as besteiras que quiser, não é?

      • Ritchie Blackmore

        Tem gente que diz besteiras e tem outras que expõe os fatos.

        • Dante Alighieri

          Você nem tem dados suficientes pra fazer essa avaliação além do total de vendas. Não sabe quais versões, condições, nem nada do tipo. Puro chutometro. Logo, baboseira sem sentido de hater de padaria.

          • Ritchie Blackmore

            Se eu estou em referindo às vendas, o que interessa são as vendas. O Onix vende quase 3 vezes mais que o Polo e custa quase a mesma coisa. E não me surpreende se o lucro por cada unidade do Onix for maior que a do Polo.

            • Dante Alighieri

              Logo, você não faz a mínima ideia do que está falando. Está chutando, apostando, supondo. Em outras palavras, falando besteiras que você acredita, mas não sabe se verdade. Ser ignorante não é um problema, problema é ser burro e falar hipóteses sem embasamento algum além dos unicórnios nos seus sonhos.

              • T1000

                Chutando nada, os números estão aí; e em relação a custos é nítido que a VW gasta mais para fazer o seu carro. O fanboy aí que deixou o emocional superar o racional.

            • Djalma

              Não custa quase a mesma coisa! Para de falar asneiras. O Polo não tem versões vendidas até por 39 mil ou 42 mil na tabela. A 1.0 que começa em 50 mil só representa 3% das vendas. Versões do Onix acima de 60 mil simplesmente não vendem.
              E um outro detalhe, tenta conseguir desconto num Polo! O Onix, só de sentar na frente do vendedor já estão te dando 5 mil de desconto.

    • Emanuel Schott

      Você esqueceu do Onix Joy, versão mais vendida e bem mais barata que essa faixa de preço.

      • Ritchie Blackmore

        Verdade, tinha esquecido do Onix Joy.

      • Djalma

        São 40% das vendas do Onix.

    • Verdades sobre o mercado

      Você está comparando coisas diferentes, consumidores diferentes, com diferente poder aquisitivo. COmpare as vendas do Polo com as dos demais hatches compactos, verá que o ticket médio dele é disparado o mais alto e consegue se manter em 4o nas vendas totais em 2018. Se a economia estivesse bombando com crédito farto todos os hatches compactos estariam vendendo muito mais do que vendem, já os SUVs venderiam mais também, mas não na mesma proporção.

      • Ritchie Blackmore

        Eu comparei as vendas do Polo com as do Onix. Pra mim eles são concorrentes. Já que o Polo é só R$ 2 mil mais caro que a versão de entrada e R$ 4 mil na versão mais cara.

        • Verdades sobre o mercado

          Primeiro, você comparou vendas od Polo com Compass e não com Onix. Mesmo assim Onix vende muito o Joy que é fartamente oferecido por 40k. Polo começa em 50K e nem é a versão mais vendida. Ticket médio do Polo é por baixo 65K, já o ticket médio do Onix é de no máximo 50k, além disso para você ver o real sucesso de um carro tem que ver as vendas a varejo, pois ali vocÊ verifica o quanto o consumidor final está aceitando aquele veículo, e o Onix tem muitas vendas para empresas(especialmente locadoras) que compram por preço e não por atributos.

          • tiago

            Falar que locadora não compra por atributo é muito raso, na verdade, as locadoras veem mais os atributos objetivos (valor de compra, aceitação dos clientes, custo para manter, valor de revenda etc), do que as pessoas naturais, que têm suas paixões.

            • Djalma

              Preço e manutenção vem em primeiro lugar, não é a toa que Gol, Onix e Ka vendem os tubos para frotistas.

        • Filipo

          Polo e Onix são concorrentes? Polo é só R$ 2.000,00 mais caro que a versão de entrada do Onix? Mas o Onix Joy 2019 custa R$ 43.290,00, enquanto o Polo “basicline” 1L 2019 custa 50.490,00. Deu R$ 7.200 de diferença! Polo é só R$ 4.000,00 mais caro que a versão mais cara do Onix? Mas o Polo Highline 2019 custa R$ 72.990,00, enquanto o Onix Activ A/T 2019 custa R$ 67.890,00. Deu R$ 5.100,00 de diferença! Isso porque há os pacotes do Polo Highline que o encarecem mais.
          A verdade é que o Onix não concorre com o Polo em nada. Onix compete com Hb20, Sandero, Ka, March, etc. O Polo compete com o Opel Corsa, que não existe por aqui. Opel Corsa, Renault Clio, Peugeot 208, Seat Ibiza, etc.
          Onix é carro terceiro-mundista!

          • T1000

            Polo também, é só um gol mais largo. Até o motor é o mesmo.

          • José Barbosa

            Sabe porque o Virtus é mais seguro que um Cobalt?
            Porque não consegue ter o mesmo desempenho!

            • Djalma

              Não, só acelera 2 segundos mais rápidos, retoma mais rápido e é 30% mais econômico.

              • José Barbosa

                Como acelera se perdeu na pista? Não viu o vídeo.

                • Ernesto

                  Vi o link que você postou em outro comentário e não vi o Cobalt batendo o Virtus não.

      • Djalma

        Entra a questão do poder aquisitivo mesmo, por isso Corolla nunca teve queda de vendas. Com mercado normalizado, não duvido que o Onix chega a 25 mil vendas e o Polo passe de 10 mil.

    • Andre Cupertino

      O Onix tem condições sensacionais de financiamento e é vendido com generosos descontos. O Polo sai a preço de tabela ou no máximo com 4% de desconto em versões e pacotes menos procurados e condições normais de financiamento. Quem dá mais dinheiro pra montadora e quem pede pelo amor de Deus: ME COMPRE?

    • Djalma

      Errado. As versões mais vendidas do Onix são a Joy e a LT; juntas passam de 80% das vendas, que custam abaixo de 50 mil. O Polo ao contrário, 80% das vendas são TSI. Compass é sucesso basicamente pela febre SUV e pela falta de concorrentes no seguimento, inclusive motores diesel; já que Equinox e 3008 começam bem mais caros, se bem que também oferecem muito mais que as versões de entrada do Compass, que tem inclusive o absurdo de possuir versões com 2 airbags. Além disso Equinox e 3008 são importados e tem a dificuldade da disponibilidade.

  • Tosca16

    FCA colocando dois JEEP no top 10, sendo que o Compass mesmo sendo mais caro que o Renegade vende mais que seu irmão menor… ainda empurraram o Argo numa honrosa 9° posição, e nos comerciais como sempre, FIAT lidera com sobras. Não é a liderança de mercado que a FIAT já ostentou mas em lucratividade, sei não se não tão com o sorriso de orelha a orelha.

    • Verdades sobre o mercado

      Marca Jeep tá de parabéns, marca Fiat está um fiasco em automóveis (está bem em comerciais leves). Não dá pra entender como deixaram isso acontecer. Aquela Fiat ágil e de ótimas estratégias morreu, e com isso milhares de clientes foram para concorrência. A Fiat de hoje é a VW de 15 anos atrás.

      • Toyotão

        A Fiat está por baixo mesmo.
        Perdeu Uno, perdeu Palio, não conseguiu emplacar o Mobi, tomou uma sapatada da VW com Argo e Cronos, vai tomar outra agora maior ainda em razão do Yaris, está sem sedã médio…
        O único carro da Fiat que é sucesso hoje é a Toro.

      • Paulo Santos

        O grupo FCA está certo mesmo de deixar a lado a marca FIAT e concentrar na JEEP.

        • Verdades sobre o mercado

          Explica isso para os css Fiat e seus funcionários…

        • Ernesto

          Você devia dar uma olhada na fábrica da Fiat em Betim, ver se os funcionários estão contentes.

    • Toyotão

      O Compass realmente é um sucesso muito grande.
      Um dos grandes trunfos é oferecer grande quantidade de versões, desde as mais básicas a partir de R$ 110 mil até as mais completas com motor a diesel por R$ 160 a 170 mil.

    • Djalma

      Compass esse mês foi um ponto fora da curva pois antes raramente ficava entre os 10. Já aconteceu isso com o Renegade, com o Kicks, com o Creta .

      • Tosca16

        Fora da curva ou não, se for pra escolher entre Renegade e Compass sendo a FCA melhor por as vendas no Compass hehe.

  • Tosca16

    KA deveria por logo o automático, mas é uma pena que começará só na FreeStyle; com o novo motor 1.5 Dragon, opção automática e um pouco mais de agressividade da FORD ele poderia chegar mais junto do Onix.

    • Ivan Claudio Dias Florencio

      Vai vim em mais versões, é só esperar o lançamento do restante da linha.

      • Tosca16

        Tô ciente, mas se a dona Ford não tivesse já satisfeita com o 2°lugar já teria feito isso pra ontem, mas parece que ela só ver a Hyundai, sua briga é contra a coreana, contra a conterrânea GM parece que ela já largou a tempos.

        • bbmp_

          A Ford nao tem como vender igual a Onix. A planta ja opera na capacidade maxima para KA e Ecosport.
          Se fabricasse apenas KA, daria no maximo uns 18000 KAs. E isso pra exportar tambem.

      • Osni Duarte

        “Vai vim”?

  • Isaac Barreto

    Agora, o Onix tem esse resultado todo por causa que tem “duas gerações” convivendo juntas?!
    No caso a mesma formula da Fiat usada em 2012/2016 ?!

    https://svbtleusercontent.com/ws0gt8ib8ju2iw_small.jpg

    • zekinha71

      E quem começou isso foi a VW nos anos 90 com Gol caixa e bola, e pelo jeito não vai acabar nunca.

      • Rogério R.

        Foi antes, o 147 e o Uno conviveram juntos de 1984 a 1986.

        • MauroRF

          Na Ford, o Escort Hobby e o “Sapão” conviveram juntos de 1993 a 1996, também. E o Focus e o Escort conviveram juntos de 2000 a 2003. São vários casos. O Vectra de 1993 tentou substituir o Monza, mas só o segundo de 1996 é que realmente o fez. Tem também o caso do Astra antigo de 1999 convivendo com o “Vectra”. Como eu disse, são vários casos.

        • zekinha71

          Mas aí são carros diferentes, nomes diferentes, agora Gol sempre foi Gol e o atual ainda tem alguma coisa do BX.

          • Rogério R.

            O mesmo ocorreu com Uno e Palio, a diferença é que a VW não muda o nome do Gol. Agora fiquei curioso, o que o Gol atual ainda tem do BX?

            • Matthew

              Dizem que o eixo traseiro, mas não tenho certeza.

            • kleber peters

              Errr… o nome?

              • Rogério R.

                Isso é óbvio. Tanto que citei isso no comentário acima.

  • Joaquim Grillo

    Agora estou entendendo a Politica mundial do grupo FCA acabar com a Fiat, se colocar as vendas do grupo ela é lider esse mês mesmo vendendo poucos Fiats
    vendeu 32 mil carros contando fiat e jeep, contra 23 mil da GM segunda colocada e dizem que fiat tá caindo, tá mesmo pois está sendo extinta aos poucos

    • Djalma

      Seus números estão furados, dá uma conferida.

  • thi

    -Quem compra Fiat hoje não tem internet ,só pode
    – Amarok vendendo cada vez mais
    -virtus top 11
    –compass mostra q a moda é suv

    • MauroRF

      Depende, cada um tem seus motivos para comprar qualquer modelo de carro.

  • thi

    Saveiro TB tá forte!

  • Miguel

    O grande problema da Fiat é que ela está perdida no planejamento da FCA, pq são tantos erros!
    Coitado do Uno, não me conformo!
    Argo e Cronos não são produtos ruins, mas a Fiat também não ajuda a melhorar, trazer um AT de verdade nas versões simples.
    Mobi eu queria que morresse!
    Compass e Renegade, minha nossa! Se a Fiat refinar (ou trocar) o motor deles pra não muito longe eles vão continuar reinando.

    Gol e Polo estão bem, mas não sei como isso vai ser quando a nova geração do Gol chegar.

    • MauroRF

      A Fiat comete muitos erros, o principal é não ter AT de verdade nas versões 1.3. Precisa também colocar um preço convidativo para ganhar mercado. Outra coisa: deixar motor Fire no Mobi, troca logo pelo Firefly na linha toda. E concordo com você, o Mobi não deveria existir. Tinha o Uno para isso.

      • Matthew

        Manter o Fire num lançamento foi dose mesmo. Pra levar o motor mais moderno e econômico, paga-se 4 mil a mais sobre um preço já absurdo pra um carro como o Mobi.

    • José Barbosa

      Os tão criticados família I da GM aceitam um automático de verdade porque têm bom torque em baixa rotação. Mesmo sendo 8V, será que os firefly 1.3 conseguiriam atender isto? outra coisa: a Fiat não tinha automático de verdade nem para produtos muito superiores a até bem pouco tempo, não acho que tenham hoje estratégia e/ou produto pronto para atender a este segmento em volume e qualidade.

      • Miguel

        Pois é, se os jurássicos da GM podem ter um AT de verdade, tenho certeza que os firefly 1.3 podem…

  • afonso200

    5mil compass, realmente só vejo isso,

  • Lucas086

    Quem vende é o Onix, case de sucesso. Polo com esses sucessivos aumentos de preço acho que pode impactar nas vendas, a linha 2019 vai aumentar de novo os preços. E compass é sucesso, o carro realmente é acertado e isso reflete nas vendas.

    • Feliphe Santos

      Só teve um aumento

      • Lucas086

        Teve um depois do carnaval e cai ter outro na linha 19

        • Djalma

          Não em todas as versões. Primeiro teve nas TSi mas não teve nas MSI. Agora foi anunciado aumento geral mas na linha 2019, não houve outros reajustes.
          Virtus teve aumento na linha 2019, mas não houve aumento na Highline.

          • Lucas086

            Todas aumentaram, menos a MPI. Antes a Msi era 54990 hoje é 56090 e vai aumentar. Antes tirava um confortante tech 2 por menos de 70 conto, hoje é 70 fechado e vai aumentar ainda. O Highline não sem dos aumentos pq não me interessa em comprar, mas as outras versões venho acompanhando pq estou prestes a pegar um.

  • Samluzbh

    O Gol me surpreendeu! Deve ser os descontos do modelo antigo pra chegada do novo.

    • Verdades sobre o mercado

      muita venda para frotista

      • Djalma

        Geralmente Gol e KA só deslancham na segunda quinzena, acredito que seja por causa da vendas diretas.

  • Luis Burro

    Q tosco considerar picape derivada de carro de passeio como comercial leve se nem os Suvs são mais!

  • André Luis Versiani

    Gostei muito de ver a S10 passando a Hillux, cara demais!

  • Rogério R.

    Eh, Renault. Capricha bem no Sandero 2019 porque o ranking mostra que ele mesmo não tendo mudanças no exterior e no interior desde 2014 ainda é bem quisto no Brasil.

  • Lyn

    Impressionado com o desempenho do virtus e eperava bem mais do cronos.

    • klaus

      esses dias vi um estacionado aqui perto, vermelho, bem lavadinho e, veja só, ao vivo até q achei beeeeem interessante

      • T1000

        Já vi vários, não achei nada de mais, só um gol mais largo.

    • Luis Fernando Pozas

      Comigo é o contrário, esperava bem mais do Virtus… da Fiat nunca espero nada mesmo…

    • Djalma

      O Virtus ia bater em 5000 esse mês, mas foi atrapalhado pela greve. Creio que não demora muito e não ficaria surpreso se esse ano ainda passasse Prisma e Corolla. A considerar ainda que a versão MSI não tem AT.

  • Thiago prado

    Em termos de grupos a FCA tá nadando de braçada, imagina quando trocar os motores para turbo

    • Djalma

      Quando chegarem os turbos os outros já terão híbridos e talvez até elétricos.

  • marcosCAR

    Algum pouco tempo atrás quem poderia imaginar a Ford no top 3?
    Desde o lançamento o Ka surpreende. Bom porque torna o mercado competitivo.

  • rspfreire

    Compass vendendo bem porque estão queimando a linha 18/18 para chegada da 2019. Descontão que está saindo a preço de Creta, a versão Sport saindo a R$ 94 mil e a Longitude por R$ 99 mil. Preços para PJ claro, e acho que todo mundo que compra um carro de R$ 100 mil é provável que tenha uma PJ.

    • Djalma

      Sim, o Compass vende muito para pessoa jurídica, mas é aquele caso do cara que tem Empresa e compra no nome da Empresa.

  • Leonardo costa

    Amarok V6 é um show de carro. Não tem igual. O resto é blá blá blá.

  • Natán Barreto

    Não gosto do Argo nem do Cronos, mas dizer que não está vendendo bem é até leviano. Os dois estão emplacando 7 mil unidades por mês! A Fiat não está tão morta assim. E se juntamos Strada, Toro, Compass e Renegade, ela deixa as outras no chinelo também

    • Djalma

      7 mil não é ruim não mas abaixo das expectativas, principalmente ao lançar o Cronos com preços bem competitivos, se esperava mais, principalmente do Sedan, na briga com o Prisma.

  • Fernando

    E o UP que dizem ser tão bom e econômico sequer está entre os 20. Até pensei em ter um, mas vendendo tão pouco tenho receio de comprar e lá na frente perder muita grana numa revenda dele se comparar com um Onix por exemplo.

  • Ernesto

    Vi o vídeo do link e não vi nada disso que você falou. Onde que o Cobalt bateu todos os concorrentes nesse vídeo?

    • José Barbosa

      então você não viu o vídeo.

      • Ernesto

        Vi sim. 4 caras andando em City, Cobalt, Virtus e Cronos em pista molhada. Você não postou o link errado não?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email