Comparativos Hatches Matérias NA Volkswagen

Gol, Fox e Polo na mesma faixa de preço: e agora? (Qual escolher?)

Gol, Fox e Polo na mesma faixa de preço: e agora? (Qual escolher?)

A Volkswagen tem uma das gamas mais diversificadas quando o assunto são hatches subcompactos, pequenos e compactos no mercado brasileiro. Entre os destaques estão os modelos Volkswagen Gol, Volkswagen Fox e Volkswagen Polo. O trio tem centenas de diferenças, mas acabam sendo bem parecidos no quesito preço.


Destes três modelos, o Volkswagen Fox é o que tem o projeto mais antigo. Ele foi lançado no ano de 2003 e, de lá pra cá, recebeu apenas mudanças pontuais para seguir como uma das preferências dos consumidores. Com exceção da carroceria e da plataforma, todo o restante mudou. Visual, interior, acabamento, motores, câmbio e equipamentos foram renovados (mais de uma vez, inclusive).

Gol, Fox e Polo na mesma faixa de preço: e agora? (Qual escolher?)

Já o Volkswagen Gol é o que assegura a segunda posição do mais velhinho para o mais novo. A atual geração do hatch popular da marca alemã foi apresentada em 2008. Ou seja, já sobrevive há mais de 10 anos. Nesse intervalo, ganhou três reestilizações, um interior totalmente novo, motores renovados e novos equipamentos.

VEJA TAMBÉM:

Por fim, o Volkswagen Polo é o mais moderno e uma das referências da categoria. Ele é aclamado por usar a plataforma modular MQB do Grupo VW, compartilhada com dezenas de outros carros da empresa (como o Golf e o Jetta). Estreou no fim de 2017 e se destaca pela modernidade, eficiência, segurança e refinamento.

Gol, Fox e Polo na mesma faixa de preço: e agora? (Qual escolher?)

Ainda assim, por mais que o Polo seja o mais moderno e o queridinho da turma, não quer dizer que ele seja a melhor compra. Ele cobra por todos esses benefícios e sua versão de entrada custa quase o mesmo que o Fox Connect, que é considerado atualmente um dos carros com a melhor relação custo benefício nesta faixa de preço.

A começar pelo Volkswagen Gol, a versão selecionada foi a 1.6, com motor flex de até 104 cavalos de potência e câmbio manual de cinco marchas. Ele custa nada módicos R$ 52.760 e oferece itens como ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, direção hidráulica, limpador e lavador do vidro traseiro, preparação para som, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, suporte para celular no painel, rodas aro 15 com calotas, entre outros.

Gol, Fox e Polo na mesma faixa de preço: e agora? (Qual escolher?)

Ele acaba sendo uma boa opção para quem busca por um carro mais robusto para o batente do dia a dia, em especial para frotas de empresa.

No caso do Volkswagen Fox, a versão Connect usa o mesmo motor 1.6 flex e custa interessantes R$ 50.990. O melhor fica com a lista de recursos de série: há direção elétrica, computador de bordo, alarme, piloto automático, banco traseiro rebatível, ar-condicionado, chave canivete com controle remoto, banco do motorista ajustável em altura e retrovisores externos elétricos com repetidores de seta e tilt down no lado direito.

Gol, Fox e Polo na mesma faixa de preço: e agora? (Qual escolher?)

Há também faróis de neblina com luz de conversão estática, rodas de liga-leve de 15 polegadas, sensores de estacionamento traseiro, central multimídia com tela sensível ao toque e espelhamento de smartphones, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, volante multifuncional, entre outros.

Sendo assim, se você busca por um carro com bastante equipamentos de série e motorização até que eficiente, o Volkswagen Fox Connect deve ser incluído na sua lista.

Gol, Fox e Polo na mesma faixa de preço: e agora? (Qual escolher?)

O Volkswagen Polo, por sua vez, é o único do trio com o motor 1.0 MPI flex de 84 cv, que custa R$ 52.360. Oferece airbags laterais, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, banco traseiro rebatível, Isofix, travas elétricas, entre outros.

Ele oferece uma lista de equipamentos aceitável, mas nada muito chamativo. É ideal para quem busca por um carro com dirigibilidade impecável, segurança exemplar e um refinamento extra.

E aí, qual seria a sua escolha?

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email