Golf continua como o carro mais vendido da Europa

Golf continua como o carro mais vendido da Europa

O Golf manteve seu reinado sobre o mercado europeu e alemão em 2020. O hatch médio da Volkswagen emplacou mais de 312.000 unidades no ano passado, mesmo com a pandemia que fechou os países da Europa em metade do período.


Só na Alemanha, foram 133.900 unidades vendidas, mostrando que o modelo continua com fôlego, ainda mais com a nova geração conhecida como Golf 8. Do total, Foram 179.000 vendidos no segundo semestre.

Apesar da liderança, a parte ocidental da Europa teve queda nas vendas e foi tão expressiva que os números são comparáveis aos de 1985, com vendas de 10,8 milhões de carros, um nível equivalente ao de 35 anos atrás, baixando pela primeira vez a marca de 11 milhões de unidades, segundo a Schmidt Automotive Research.

Golf continua como o carro mais vendido da Europa

Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen Passenger Cars, diz: “Com o Golf 8, estamos continuamente dando continuidade à história de sucesso de suas gerações anteriores. O carro continua a definir padrões técnicos em muitas dimensões”.

O impacto da Covid-19 teve influência também nas vendas do Golf 8, conforme Brandstätter explica: “Depois que o surto do coronavírus na primavera interrompeu o lançamento no mercado que havia acabado de começar, o Golf teve muito que se atualizar no segundo semestre.”

Ele se refere aos esportivos GTI, GTE e GTD, que chegaram aos consumidores no segundo semestre, quando a quarentena foi levantada nos países do continente. Além disso, Brandstätter revelou que um em cada três Golf 8 vendidos era híbrido.

Golf continua como o carro mais vendido da Europa

Na Alemanha, a VW disse que além do Golf, o ranking – ainda não divulgado – de vendas apontava Tiguan e Passat nas posições seguintes, com o primeiro rival aparecendo apenas no quarto lugar.

Com a atual geração, que atraiu pela tecnologia embarcada, o Golf 8 deve acelerar em 2021, conforme a vacinação contra a Covid-19 for reabrindo os mercados do continente, embora as vendas de carros elétricos comecem a indicar mudanças a adiante. Na Alemanha, as vendas triplicaram em 2020.

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

46 comentários em “Golf continua como o carro mais vendido da Europa”

  1. Bons carros é na Europa e EUA
    Aqui só vende carro piores em qualidade etc etc!
    Pena que o Golf “morreu” aqui no BR……
    Só carros piores sobrevivem e bons p/ ótimos morrem!

    • Canadá, Oceania, Ásia, Arábia, entre muitos outros países/regiões, tbm fazem parte do planeta Terra, recheados de carros excelentes!
      Alias, a Oceania da um banho nos USA em bom gosto.

      []s

      • Nem sempre. Na Austrália tem muitas picapes americanizadas, mas ao menos existem várias opções de esportivos mecânicos, peruas, etc. Muitos são importados do Japão também.

        • Austrália é o país que tem o melhor gosto por automóveis que eu já visitei, ao menos, mais compatível com o meu.
          Repleto de esportivos alemães, americanos, e conversíveis em geral, para todos os gostos.
          Repleto de Golf R32, RS3, Ms e AMGs.
          E principalmente LOTADO de wagons, de longe, a Oceania AU e NZ, são os países que mais vendem SW.

          []s

    • É simples: Europa, Canadá, EUA e demais países desenvolvidos tem uma moeda com grande poder de compra e são consumidores mais críticos, enquanto nós e outros países emergentes, não. Sem falar no real extremamente desvalorizado, pois pra se ter ideia, um Golf Mk7 quando foi lançado aqui era mais barato que muitos carros de entrada hoje.

  2. Não duvido daqui a alguns anos transformarem o Golf num suv de shopping. Basta colocar uns plásticos, elevar a suspensão, piorar o centro de gravidade e… pronto!!! Está feito o Golf Suv.

    • De fato esse novo Golf é o típico carro que ao vivo é bem mais bonito do que por fotos. Pra mim o que estraga seu visual são essas fotos da imprensa, com a câmera posicionada na altura do chão. Ao vivo a visão desse carro é de uma frente bem mais bicuda, mais esportiva. Achei que ficou bem mais interessante que o antigo, que era muito apagado.

  3. Queria ver a cara daqueles que reclamaram quando a VW apresentou, em 2016, o Golf 1.0 TSI por 70 mil reais e malharam o sarrafo, dizendo que era dinheiro demais pra um hatch medio com motor um-ponto-zero.
    Hoje mal-e-má leva um Onix ou Polo (também um ponto nada) com nem 1/3 da qualidade construtiva.

  4. Embora não seja do mesmo nível, temos bons carros aqui entre os 20. Renegade, compass, tracker, corolla, kicks, hrv. Temos bombas tb, como Gol, Mobi, kwid, o primeiro atrativo para PJ, e os dois ultimos pelo preço. E os dois primeiros são carros modernos, 5 estrelas no latinncap. Não estamos mal com as pessoas gostam de falar. É um ranking equilibrado, com carros baratos (ruins) e caros (bons). Seria ruim se só tivéssemos tranqueiras nos 20 primeiros.

  5. Golf é o carro mais vendido no mundo todo e no Brasil não vende nada por 2 motivos: caro e brasileiro é muito burro, não entende nada de carro, prefere SUVs toscos.

Deixe um comentário