Golf GTI: a história do esportivo desde os anos 70

Volkswagen Golf GTI Mk7 34

Quando você pensa num hot hatch, qual o primeiro carro que lhe vem à mente? É bem provável que a sua resposta seja o Golf GTI.

Apesar de não ter sido o primeiro na categoria, ele certamente foi o mais emblemático.

Com uma legião de fãs em todo o mundo, inclusive o Brasil, o esportivo da Volkswagen nasceu como apenas mais uma versão do Golf, mas entrou para a história e sobrevive até hoje, sete gerações depois.

Confira um pouco de sua história e veja o que levou o Golf a atingir esse patamar.

Golf GTI – história e detalhes

Volkswagen Golf GTI Mk1 1

A história do Golf GTI começou pouco tempo depois do surgimento do próprio Golf, lançado na Europa em maio de 1974. Ele foi a solução encontrada pela Volkswagen para o declínio nas vendas do Fusca, sucesso absoluto nas décadas anteriores.

Logo no ano seguinte, os engenheiros da marca alemã viram com bons olhos a possibilidade de lançar uma versão esportiva do hatch popular. Isso fez surgir um modelo conceitual, apresentado no Salão de Frankfurt daquele ano.

Apesar de ser exibido como um conceito, ele na verdade já estava pronto para ser produzido. Só havia um problema: ele era muito potente, com características de um carro de corrida (parece que os engenheiros se empolgaram um pouco).

Isso poderia ser muito divertido, mas não era o objetivo da marca, que queria um esportivo que pudesse ser usado normalmente no dia a dia.

Algumas correções foram feitas, e em junho de 1976 surgia o primeiro Golf GTI. Sua sigla quer dizer Gran Turismo Injection, ou Gran Turismo com injeção eletrônica. Depois que a injeção eletrônica se tornou comum e um padrão, a sigla passou a representar Gran Turismo International.

De qualquer forma, em meados da década de 1970 nascia um modelo que se tornaria um símbolo no mundo automotivo, considerado por muitos o principal representante dos famosos hot hatches.

Volkswagen Golf GTI Mk1 8

“O carro que inspirou as gerações futuras de hot hatches”

A frase acima foi dita por Ben Collins, o ex-Stig do famoso programa Top Gear, quando ele dirigiu a primeira geração do Golf GTI.

Esqueça o atual modelo, com todos os seus itens de conforto, tecnologia e segurança.

O primeiro Golf GTI era um esportivo raiz, daqueles que assustam quem o dirige pela primeira vez (o próprio Ben Collins fala sobre a facilidade de perder um pouco do controle quando você tem o pé direito mais pesado).

E isso tudo acontecia pelo conjunto, não apenas pelo motor em si. Para os padrões de hoje, o propulsor 1.6 de 110 cv não parece tão impressionante.

Mas o fato é que esse motor estava num carro leve (apenas 810 kg) e pequeno (3,70 m de comprimento, praticamente o tamanho de um VW up!), e isso tornava tudo mais divertido e perigoso.

Além disso, o Golf GTI não tinha direção assistida, controle de tração ou estabilidade, nem freios ABS.

Era um carro arisco, visualmente agradável e que exigia habilidade de quem o dirigia. Se isso fosse feito de maneira correta, o resultado era muito bom: 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.

Mas será que as próximas gerações continuariam agradando?

Golf GTI – novidades das gerações seguintes

Volkswagen Golf GTI Mk2 1

A segunda geração do Golf veio em setembro de 1983, e o sucesso do primeiro Golf GTI fez surgir uma pergunta que passaria a ser feita em todo lançamento de uma nova geração: “quando chega a versão GTI?”

A Volkswagen sabia que o público aguardava isso ansiosamente, e em 1984 ela apresentou o novo Golf GTI Mk2 (como as gerações seriam identificadas). Ele chegava com um novo motor 1.8, que oferecia 112 cv ou 139 cv, este último na versão 16V, oferecido a partir de 1986.

Essa mudança mecânica fez com que o aumento de peso do novo Golf GTI (110 kg a mais) não fosse um problema no desempenho. O modelo, em sua versão mais potente, chegava aos 100 km/h em 8 segundos, e tinha uma velocidade máxima de 198 km/h.

Terceira geração: mais hatch, menos hot

Volkswagen Golf GTI Mk3 3

Entrando na década de 1990, os carros estavam cada vez mais modernos e arredondados em seu visual, e essa tendência acertou em cheio a terceira geração do Golf, lançada em 1991.

De forma rápida, a VW trouxe também o novo Golf GTI Mk3, e com ele várias novidades foram apresentadas. O visual, seguindo toda a linha do Golf, estava mais suave e com linhas arredondadas.

Isso certamente agradou o público, assim como a melhora no nível de equipamentos, que agora contava com ar-condicionado, direção assistida, conjunto elétrico e até airbags.

O problema era o desempenho esportivo (ou a falta dele), um aspecto importante para um comprador do Golf GTI. Com tantos acréscimos na lista de itens e uma carroceria maior, o Golf GTI Mk3 acabou ficando 11% mais pesado (ele tinha 1.032 kg) que a geração anterior, e isso afetou diretamente seu desempenho.

Volkswagen Golf GTI Mk3 5

E olha que o motor oferecido era maior, e deveria ter dado conta do ganho de peso. O novo Golf GTI chegou com um propulsor 2.0 8V de 150 cv, mas sua aceleração de 0 a 100 km/h estava na casa dos 8,6 segundos (0,6 segundo acima do modelo anterior).

A solução encontrada pela VW foi lançar uma versão mais potente, o Golf GTI VR6. Ele vinha com motor 2.8 de seis cilindros, que entregava 174 cv e 24 kgfm de torque. A potência foi suficiente para baixar o tempo de 0 a 100 km/h para 7,8 segundos (era importante ter um tempo abaixo do número mágico dos 8s), mas o comportamento dinâmico do carro não agradou.

Com tudo isso, a terceira geração do Golf GTI continuava interessante e esportiva, mas não agradou tanto quanto as anteriores. Ela chegou a ser vendida no Brasil, mas o conceito por aqui foi o mesmo dos europeus.

Será que isso seria corrigido na próxima geração?

Motor turbo, a solução dos problemas da VW

Volkswagen Golf GTI Mk4 4

Não tinha como evitar o ganho de peso, já que as novas gerações sempre traziam mais tecnologia e novos equipamentos. A quarta geração do Golf, apresentada em agosto de 1997, também não escapou disso.

Mas como tornar o Golf GTI Mk4, que chegou em 1999, um carro bem equipado e ainda assim com ótimo desempenho? A solução foi adotar um novo motor 1.8 20V turbo, capaz de entregar 150 cv e 21,4 kgfm (números que depois subiram para 180 cv e 24 kgfm).

Mesmo sendo mais pesado (1.333 kg), o Golf GTI Mk4 acelerava de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos em sua versão de 180 cv, chegando a uma velocidade máxima de 227 km/h. Além disso, seu interior era mais refinado e tinha um acabamento superior.

Ou seja, o Golf GTI agradava os entusiastas (veja aqui VW Golf – defeitos e problemas) e os compradores comuns.

Volkswagen Golf GTI Mk3 Brasil 2

Essa geração também acabou ficando mais tempo do que o esperado aqui no Brasil, recebendo inclusive uma renovação visual em 2008 (que, convenhamos, não agradou muito, como visto acima).

Nessa década também tivemos o Golf GTI VR6, que era produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Foram apenas 99 unidades que saíram das linhas de montagem, todas com carroceria de duas portas.

O motor era um 2.8 VR6 de 200 cv e 27 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de seis marchas.

Volkswagen Golf GTI VR6 Brasil 2

O resultado era bem interessante, com tempo de 0 a 100 km/h melhor que a versão turbo (7,7 contra 7,8 segundos), apesar da velocidade máxima bem inferior (209 km/h contra 227 km/h).

O ronco do V6 aspirado também era chamativo, mas o problema era o preço pedido na época: R$ 105 mil, contra R$ 60 mil do Golf GTI “normal”.

A premiada quinta geração, o esportivo que chegava a 245 km/h!

Volkswagen Golf GTI Mk5 2

Se as gerações anteriores havia perdido um pouco do brilho do primeiro Golf GTI, parece que a Volkswagen decidiu tirar todo o atraso ao lançar o GTI Mk5.

Introduzido no mercado europeu em 2003 (enquanto aqui no Brasil ainda tínhamos a geração anterior), o novo Golf GTI era um carro totalmente diferente, e num bom sentido.

Seu visual era inovador, com mudanças significativas em relação às outras versões, com para-choques diferentes, rodas maiores e a volta do friso vermelho na dianteira. Ou seja, o Golf GTI seria reconhecido por onde passasse, algo que muitos sentiam falta em relação aos modelos anteriores.

A lista de itens de conforto e segurança também era superior, e o interior havia ficado bem mais moderno e chamativo. Mas o principal, sem dúvida, estava debaixo do capô.

Volkswagen Golf GTI Mk5 4

O Golf GTI Mk5 agora vinha com um motor 2.0 turbo, com injeção direta de combustível, de 200 cv e 28,5 kgfm de torque. O resultado era impressionante, com tempo de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e máxima de 245 km/h.

Além disso, o esportivo vinha com câmbio DSG de dupla embreagem (com trocas muito mais rápidas) e suspensão traseira multilink.

O efeito disso foi logo visto no mercado. O Golf GTI levou vários prêmios em todo o mundo, inclusive de “melhor carro do ano” em algumas revistas e programas de TV.

Depois disso, em 2008, o modelo chegou à sua sexta geração, que foi mais uma reestilização da anterior. Mesmo assim, o novo Golf GTI tinha atributos interessantes, como a introdução do sistema start-stop e um motor com 11 cv a mais.

Levando em conta o excelente produto lançado na geração anterior, ninguém reclamou de ter um “novo” GTI quase igual.

A sétima e atual geração

Volkswagen Golf GTI Mk7 2

Gosto não se discute, por isso seria uma perda de tempo querer decidir qual a geração mais bonita do Golf GTI. Mas mesmo que alguém prefira uma geração anterior em termos de beleza, ninguém pode discordar que a atual Mk7, lançada em 2013, é a melhor quando se trata de mecânica e construção.

Dentre as grandes mudanças, a principal é a nova plataforma modular MQB, superior em todos os sentidos à anterior.

Ela fez o Golf GTI ser mais resistente, mas ao mesmo tempo mais leve. Isso tornou possível trazer um carro renovado com apenas 33 kg a mais.

Volkswagen Golf GTI Mk7 5

Junte a isso o potente motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, associado a um câmbio DSG, e você terá o que os entusiastas do Golf GTI sempre desejam: a performance de um verdadeiro esportivo. Afinal, são apenas 6,4 segundos para atingir os 100 km/h, com máxima limitada de 250 km/h.

Em outros mercados, o Golf GTI Mk7 também é vendido em versões ainda mais potentes.

Uma delas é a versão GTI Clubsport S, que tem 310 cv e consegue dar uma volta no circuito de Nürburgring em apenas 7 minutos e 49 segundos.

No Brasil, o Golf GTI é vendido atualmente na linha Golf 2019, em sua versão GTI 350 TSI DSG (seguindo a tendência da VW de nomear seus carros com base no torque, medido em Nm). Ele tem motor 2.0 turbo, com 230 cv e 35,7 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 238 km/h. Seu preço começa em R$ 143.790.

Golf GTI – versões

  • VW Golf GTI 350 TSI DSG

Cores disponíveis: Branco Puro e Vermelho Tornado (sólidas); Cinza Platinum e Prata Snow (metálicas – R$ 1.750); Preto Mystic (perolizada – R$ 2.200).

Golf GTI – equipamentos

VW Golf GTI 350 TSI DSG – motor 2.0 turbo, de 230 cv e 35,7 kgfm de torque, com transmissão DSG de seis velocidades.

ITENS DE SÉRIE: “ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem, “ESC” – controle eletrônico de estabilidade e “ASR” – controle de tração”, Kessy” – sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto e chave tipo canivete, “Mode” – Seleção do perfil de condução (Normal / Esporte / Eco / Individual), “Park Pilot” – sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, “Rear View” – câmera para manobras em marcha a ré com acionamento automático, 4 alto-falantes e 4 tweeters, 4 portas, 7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), Aerofólio traseiro, “Design GTI”, Alerta de perda de pressão dos pneus, Ar-condicionado digital de duas zonas “Climatronic”, Banco traseiro com 3 apoios de cabeça, Banco traseiro com encosto rebatível, bipartido (1/3 e 2/3) e descansa braço com porta-copos e acesso ao porta-malas, Bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico (motorista e passageiro), Bancos dianteiros com ajuste do apoio lombar (motorista e passageiro), Bancos dianteiros esportivos “Design GTI”, Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central), Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Compartimento de bagagens com iluminação e tomada 12V, Conexão USB e Aux-In, Descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura, Direção elétrica, Display multifuncional/computador de bordo “FPK”, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis, aquecíveis, com “Side Blinker” e função “Tilt Down”, Faróis de neblina com luz de conversão estática, Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether, Grade do radiador com estrutura em colmeia e apliques em vermelho “Design GTI”, Iluminação ambiente (iluminação dos pés, portas e retrovisores externos) com ajuste de intensidade, Iluminação da placa de licença em LED, Lanterna de neblina, Lanterna traseira com iluminação em LED, Lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador, Ponteira do escapamento dupla, Porta-luvas iluminado e refrigerado, Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, Regulador eletrônico de velocidade, Retrorrefletores nas portas, Revestimento tecido “Xadrez” grafite, Rodas de liga-leve aro 17″ – “Brooklyn” com pneus 225/45 R17, Sensores de chuva e crepuscular com função “Coming & Leaving Home”, Sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema infotainment “Discover Media” com touchscreen de 8″, Bluetooth, sensor de aproximação, navegação e App-Connect, Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, Soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e iluminação em vermelho com ajuste de intensidade, Transmissão automática DSG de 6 velocidades, Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “one touch”, Volante multifuncional com comandos do sistema de som, computador de bordo, controle automático de velocidade e shift paddles.

OPCIONAIS:

  • Pacote Sport (R$ 5.900) – Ajuste elétrico de altura do banco do motorista, Ajuste elétrico do apoio lombar do banco do motorista, Revestimento dos bancos em couro Vienna Black (Preto).
  • Teto solar elétrico – Panorâmico (R$ 4.800)
  • Pacote Premium GTI (R$ 9.200) – “FLA” – Assistente de luz para farol alto, “Front Assist” e “City Emergency Brake” – monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito, “Park Assist 2.0” – assistente de estacionamento automático, Ajuste de distância automático, Detector de fadiga, Faróis Full LED com luz de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica.

Golf GTI – preço

  • VW Golf GTI 350 TSI DSG – R$ 143.790 (com todos os opcionais e pintura perolizada: R$ 165.890)

Golf GTI – câmbio, motor e desempenho

Desde o pequeno motor 1.6 usado na primeira geração, até os modernos motores usados atualmente, o Golf GTI já teve vários propulsores por aqui e em outros mercados.

Falando sobre o motor atual que temos no Brasil, o Golf GTI vem equipado com um propulsor da família EA888, com 2,0 litros, dianteiro, transversal, turboalimentado e com quatro cilindros. Além disso, ele tem injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas no cabeçote.

Sua potência é de 230 cv a 4.500 rpm e 35,7 kgfm de torque logo aos 1.500 rpm. Associado ao câmbio DSG, automático e de dupla embreagem, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos, antes de atingir sua velocidade máxima de 238 km/h.

Golf GTI – consumo

A tecnologia usada nos motores atualmente faz com que eles não sejam apenas mais potentes, mas também consumam menos combustível.

Esse é o caso do Golf GTI atual, que tem médias divulgadas de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, ótimos números se levarmos em conta o que está à disposição do motorista debaixo do capô.

Golf GTI – manutenção e revisão

O novo Golf GTI faz parte do programa “Revisão em Série” da VW, que oferece as 3 primeiras revisões gratuitamente. Ou seja, a primeira revisão com custos será a de 40.000 km, conforme tabela abaixo:

  • 10.000 km – gratuita
  • 20.000 km – gratuita
  • 30.000 km – gratuita
  • 40.000 km – R$ 629,34
  • 50.000 km – R$ 551,34
  • 60.000 km – R$ 629,34
  • 70.000 km – R$ 551,34
  • 80.000 km – R$ 629,34
  • 90.000 km – R$ 551,34
  • 100.000 km – R$ 629,34

As revisões devem ser feitas a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. O valor total, até os 100.000 km, é de R$ 4.171,38.

Golf GTI – ficha técnica

Motor

2.0 (GTI 2018)

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.984

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

230 cv a 4.500 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática DSG de seis marchas, com dupla embreagem

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Independentes, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 17 polegadas

Pneus

225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.268

Largura (mm)

1.799

Altura (mm)

1.456

Distância entre os eixos (mm)

2.631

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

533

Tanque (litros)

50

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.317

Peso bruto total (kg)

1.850

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,31

 

Golf GTI – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.