Europa Hatches Vídeos Volkswagen

Golf Light promete ser um pé-de-boi do best seller alemão

Golf Light promete ser um pé-de-boi do best seller alemão

Um Golf mais barato. É nisso que a Volkswagen estaria trabalhando agora, de acordo com a revista alemã Auto Bild. Mas, esqueça completamente o hatch médio que você conhece e mesmo a próxima geração, que já foi vista rodando na África do Sul. O carro que a montadora estaria criando é algo totalmente diferente.


Segundo a publicação germânica, o projeto chamado “Golf Light” pretende resgatar a proposta popular do hatch lançado em 1974, já que o Golf VIII será altamente tecnológico e caro. A ideia teria partido do fato de que proposta abaixo do modelo atual não estaria funcionando. Nesse caso, não se trata do Polo, que é focado em outros clientes da VW, mas o up!.

Golf Light promete ser um pé-de-boi do best seller alemão

Como o subcompacto não terá continuidade em sua forma atual, devendo ser convertido em um carro elétrico puro – apesar dos rumores de que um crossover compacto venha a ser feito também – a VW está pensando em um novo carro de entrada. Mas é aí que a coisa fica no mínimo interessante.


Ao invés de um Polo Light, a Volkswagen estaria decidida a criar um Golf “pé-de-boi” para o mercado europeu, sendo este descrito como um produto entre um “Dacia mais caro e um Skoda básico”. Isso também poderá ser refletido na plataforma a ser usada, sendo considerada a MQB-A0 para essa função.

A ideia não é totalmente estranha, nesse caso, pois recentemente a Skoda lançou o hatch médio Scala, que utiliza a MQB-A0 com o mesmo entre-eixos dos brasileiros Virtus e T-Cross. Então, esse Golf Light pode se beneficiar da mesma estrutura destes para ser mais barato e espaçoso que o Golf atual.

Golf Light promete ser um pé-de-boi do best seller alemão

Fala-se também que ele será tão barato, que a oferta será resumida ao motor EA-211 1.0 TSI com câmbio manual de cinco marchas, embora acredite-se que a transmissão de dupla embreagem DSG de sete marchas, ainda seja usada. Outro ponto é que o interior será bem simplificado, com uso de mais plásticos duros e guarnições de fácil montagem.

Seria este uma nova forma de manter o Golf como o segundo carro mais vendido da história? Para ser vendido dessa forma, na Europa, o hatch ainda terá que portar sistemas de segurança mais avançados, como frenagem automática de emergência, por exemplo. Porém, isso não deve ser um problema para a VW, devido à escala de produção e logística.

Resta saber também se existe alguma chance do Golf Light ser feito fora da Alemanha. Dependendo de como for a proposta, pode ser uma redefinição do hatch médio para mercados como Índia, China e, quem sabe, Brasil.

[Fonte: Auto Bild via Auto Evolution]

Golf Light promete ser um pé-de-boi do best seller alemão
Nota média 3.6 de 7 votos

  • Gostei desse amarelinho ai, estilo retro!

    • Ford Opala Attractive 200TSI

      Achei legal também. Mas aqui no Brasil não dá certo. O brasileiro não costuma comprar muito carros populares com visual “descolado”. Ex: Ka (1a geração) e VW Up!

    • Edinaldo_Tapica

      Também gostei, e se vier no lugar do Gol, com o nome Golf Lite, espaço interno similar ao Sandero, tem grandes chances de finalmente desbancar o Onix e reassumir sua posição outrora, no mercado brasileiro. VW tem bons motores como opção, Golf tem força no nome, e tem plataforma pra fazer um compacto mais espaçoso sem gastar muito. Nessa linha de raciocínio o up! cai fora, e o Gol volta a ser o carro de entrada da VW forçando a GM a lançar algo mais barato que o Onix

      • fssantos

        ou poderiam lançar como uma nova geração do Gol e quem sabe possam ver o Gol como o carro mais vendido no Brasil novamente, só da uma modificada no visual do carro pra dizer que é um projeto Brasileiro…

        • Edinaldo_Tapica

          Nome Golf tem mais força . Uma forma de ‘encantar’ o potencial comprador de estar adquirindo um produto ‘mais premium’ que a concorrência

    • Luccas Stringger

      Prefiro o azul,depois o preto e por último o branco….hehehe

  • Vinícius

    Ou seja, será igual qualquer VW produzido aqui no BR (Utilizam no máximo o 1.0 TSI, cheios de plástico duro, etc), o povo brasileiro irá gostar se vier pra cá !

    • th!nk.t4nk

      Na verdade vai ser simplesmente um Scala da VW. Ou seja, ainda algo bem acima do que a VW costuma vender no Brasil. Nao creio que substituiria o Gol, se for nesses termos (mas nao custa sonhar).

      • Tom Costa

        Aqui seria Golf Ultra Light.

  • Danilo

    A gente tem essa linha “light” da VW desde quando?! 1990?! Pra nós não será nenhuma novidade.

    • No_Name

      Desde 1980. O Gol sempre foi low cost.

  • Renato Alves

    VW Golf Light = VW Gol

    • Filipe Augustus

      Não tenho dúvidas nenhum que chegará aqui como Novo Gol no lugar do Up!

      • Edson Fernandes

        O que faz bastante sentido. Cairia bem na vW por dois motivos: Manter o nome gol no mercado e sustentar o espaço interno que é do Fox devido ao ajuste de distancia do banco traseiro.

        Então nada é dificil de se pensar por aqui. A VW finalmente viu que em algum momento, ela precisará desacelerar o processo tecnológico de seus carros. Ela avança com passos enormes sem necessariamente ser benefico no longo prazo. Pois sempre estará exigindo estudos para implantação e desenvolvimento de modelos como ele. Bom para nós por ser uma tendencia que outras marcas seguem, mas acredito haver um limite em tudo.

        Não que ele vá acabar com o “Golf de verdade”, mas ao menos sinaliza que a VW estará repensando essa necessidade de impor tanta tecnologia a um produto que não precisaria necessariamente de tanto aparato que ela pode equipa-lo.

        • Foonoslew

          Bom… Eu acho que uma dos objetivos da vw era aproveitar o sucesso do golf para elevá-lo à categoria de esportivo de superesportivo, por isso ele está cada vez mais distante, deixou de fazer sentido como um “simple” Hatch médio… Logo teremos só o GTI e o elétrico (tecnologia que por si só aumenta seu preço)… Se pensar por esse lado ela pode continuar investindo em tecnologia sim, mas vai disponibilizar somente para uma classe de modelos mais ícones como o golf… Se é ruim ou não pelo menos valoriza a marca mas ao mesmo tempo consegue atender ao público mais popular.

      • Benedict Benedito

        Concordo!
        E vai vender muito.

      • Edinaldo_Tapica

        Acho que a linha poderia ficar assim entre os hatches: Gol > Golf Lite/Light > Polo > Golf. up! Correndo por fora em nova geração, eletrificado como o 500 foi na Fiat

    • Edinaldo_Tapica

      Exceto pelo espaço interno Nesse caso seria VW Golf Lite Mini

    • No_Name

      Não será. O novo Gol será montado numa nova derivação de baixo custo da MQB-A0, chamada MQB-A00.

    • Andre L W

      Se esse Golf Light for realmente inspirado (inclusive dimensões) nas gerações 1 e 2, é provável que esse seja o nosso proximo Gol (ainda q plataformas/equipamentos diferentes lá e cá).

  • pmol30

    Gostei desse amarelo retrô da foto, os carros estão tão iguais hoje, que assim que aparece alguma proposta diferente eu já acho muito bom.

  • kirig

    A Geração tablet indo para os projetos, socorro!

    • Rodrigo

      Golf S8, J8, A7 /A9, Grand Duos, Y, e por aí vai.

  • Mauro Moraes

    Retrocesso em design. Estaria a VW planejando 2 tipos de Golf pensando na soma das vendas de ambos para tentar disfarçar a queda contínua do outrora líder mundial?

    • El Gato!

      Perfeita a expressão Retrocesso em design.

  • Pedrov154 #BrasilADT, DeusADT.

    Não vejo muito espaço para essa proposta no Brasil, pois já temos o Polo e ano que vem chega o Gol MQB-A00.

    O único lugar que eu consigo encaixar esse carro aqui seria se o Golf genuíno se resumisse ao GTI/GTE e o tal do Golf Light assumisse o lugar das versões Comfortline e Highline.

    De um certo modo, me parece uma estratégia parecida com a do Monza/Cruze. Será que vai virar tendência?

    • ricmoriah

      Pode ser por aí…

    • Vitor

      Ele poderia vir como novo gol, vai que cola né, provavelmente se vier virá bem mais pelado.

  • Domenico Monteleone

    Sério mesmo vão querer arriscar queimar um nome tão forte?

  • Gabriel

    Fabricam logo um Gol europeu então, pelo menos não é tão feio quanto esse Golf horroroso

  • sigma7777777

    A Honda mostrou um veículo cuja frente é bem parecida.

  • Marcus Vinicius

    Esse deve ser o próximo golf a desembarcar no brasil

  • CanalhaRS

    Aqui não virá, a VW já ocupou a faixa do Golf com o Polo.

  • Paulino Lino

    Ta BIZARRO esse aí heim! Curuiz

  • Foonoslew

    Posso estar sendo precipitado, afinal, não dá para agradar a todos mesmo!?… Mas esse modelo amarelo está bem próximo do que queria ver na marca, um design com chapas mais uniformes e com volume… Esse ainda ficaria melhor, pois esse disign retrô ainda conseguiria reafirmar a verdadeira identidade da marca… Bom, areceita pode já está pronta hein!!…
    Taí o 911 pra mostrar que dá certo!

  • Cromo

    Um Sandero da VW.

  • Oliveira

    mas o Polo já não seria o Golf light!? pelo preço é quase isso..

  • Luis Fernando Pozas

    Se este golf vier para cá, como ele já tem plástico duro e está depenado, acho que a VW Br vai ficar meio perdida sem saber o que fazer… Acho que vão entregar só a plataforma,o volante e as rodas… O resto vc compra por módulos…

    • Foonoslew

      Olha aí outro reclamando dos plásticos duros… Vamos ver até quando vão fingir que não veem… Bom, mas acredito que o problema não é nem ser plastico… A questão é que do lado esterno prezamos muito pela design arrojado e tal, mas internamente penso que o que mais agrada antes do design é a sensação de aconchego, o habitáculo deve ser moderno sim, mas também aconchegante… Por exemplo, alguns concorrentes usam superfícies com tons de tecido, outros usam até falsa costura no painel, e por aí vai..

      Outro porém é que precisam almentar mais a sensação da posição de dirigir em relação ao solo… O único que é top em relação a isso é o fox.

      • Luis Fernando Pozas

        Eu não tô reclamando de nada… Estou sim ressaltando o empobretamento que a VW faz com os carros no BR… Fato!

        • Foonoslew

          Ô cara, foi mal, tô contigo… Eu quiz apenas ressaltar que esse quesito tem sido bastante questionado por muitas pessoas assim como eu e vc, mas parece que não adianta…

  • Knight Rider X

    Pensei que era a volta do Gol quadrado….

  • Penguin*

    Gostei, só falta uma lampadinha de direção na lateral.

  • André Maia

    Acredito que possa ser algum projeto que antecipe os novos Skoda Fabia e VW Gol.

  • ALAN_PR

    Mais feio que bater na mãe.

  • Fabão Rocky

    Gostei do visual retrô!

  • Henrique Guedes da Silva

    ja vi essa história com fox, depois com up né dona vw mas a ganancia dela impera

    • Maycon Farias

      Foi mesmo. Disseram que o up seria o fusca desde século.

      • Henrique Guedes da Silva

        O Fox substituto do gol

  • Marcos S. Campos

    Golf não é popular, nem o Gol é popular, nem up é popular. Conclusão, VW não é mais carro do povo, como o nome dizia.

    • Mike Milankovic

      Up quando veio pro mercado tinha preço razoável,o Gol é mais barato que ônix.

  • mjprio

    Parece que foi meu sobrinho de 4 anos que desenhou kkkk. Por que ao invés de fazer isso não trazem modelos Seat ou Skoda,mesmo que fossem com rebadge VW? Andei nesses carros na Europa e apesar de mais simples, são robustos, bem construídos e poderiam mexer com o mercado. Via muitos taxistas usando por lá.
    Imaginem um Leon, por exemplo sendo vendido aqui

  • Roberto

    Um polo com entre-eixos de virtus… Só falta uma versão altinha :D

  • Hodney Fortuna

    Tem aspecto de carro elétrico.

  • Wagner

    Nós temos já o Golf Light 1.0 por quase 100k

  • cepereira2006

    Que coisa medonha!

  • Lorenzo Frigerio

    Lupo, é você?

  • Diego Honorato

    O design com 100% de certeza nada vai ter a ver com a projeção amarela ai…tipica projeção sem base das revistas europeias

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email