Finanças Gadgets Mercado Segurança

Golpe da venda de automóveis por aplicativo de mensagens é descoberto em São Paulo

 







 

whatsapp Golpe da venda de automóveis por aplicativo de mensagens é descoberto em São Paulo

A polícia descobriu um golpe envolvendo a negociação de venda de automóveis através do aplicativo de mensagens Whatsapp. Em um caso na região de São José do Rio Preto/SP, um empresário depositou R$ 70 mil em contas de golpistas, que estavam oferecendo uma carta de crédito de R$ 94 mil. Essa, dava direito à retirar um veículo pelo valor da mesma em qualquer revenda do país.

A negociação começou por telefone, mas o golpista pediu que o empresário indicasse um vendedor da loja que receberia o crédito e entregaria o veículo escolhido. Sem desconfiar de nada, a vítima passou o nome e o telefone de um vendedor conhecido. Após isso, a vítima ligou para o vendedor da concessionária, avisando do negócio.

Até aí tudo parecia certo, porém, o vendedor conhecido disse por mensagem do Whatsapp que não poderia falar por telefone e que negociaria o veículo pelo aplicativo. Pensando estar falando com o vendedor, o empresário fechou o negócio e depositou o valor através de dois bancos.

Quando conseguiu falar por telefone com o verdadeiro vendedor, descobriu que o mesmo estava com seu celular sem funcionar durante toda a tarde. Foi aí que descobriu ter caído em um golpe. Mesmo buscando ajuda nos bancos, a maior parte do valor foi sacada pelos golpistas. Nesse caso, o que aconteceu foi uma clonagem do telefone do vendedor, passado pela vítima.

Ao invadir o telefone do vendedor, os bandidos clonaram não só a linha, mas também conseguiram acesso ao app Whatsapp, passando-se assim pelo funcionário da concessionária. A polícia de Santa Fé do Sul, região de Rio Preto, diz que o golpe tem se tornado comum e trabalha na identificação dos bandidos.

A polícia alerta para outro tipo de golpe que usa o mesmo aplicativo. Da mesma forma, os golpistas clonam a linha da vítima e utiliza o app para pedir dinheiro para os contatos pessoais. Para evitar ter problemas com esses tipos de fraudes, a recomendação é verificar se o site de venda de veículos é confiável, assim como buscar referências de quem está vendendo o produto. Mas, além disso, manter contato telefônico com a empresa envolvida.

Por fim, no Whatsapp, existe a opção “verificação em duas etapas”, que consiste no cadastramento de um código de seis dígitos e um e-mail. Toda vez que alguém fizer login na conta, o sistema pedirá o código de segurança.

[Fonte: G1]

Agradecimentos ao Arthur.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.




Send this to a friend