Etc Finanças Governamental/Legal

Golpe do financiamento: carro por um terço do valor, com parcelas que nunca serão pagas

renault-clio-campus-1 Golpe do financiamento: carro por um terço do valor, com parcelas que nunca serão pagas







Neste domingo, uma reportagem do Fantástico mostrou a resposta para as questões que vêm á nossa mente, quando vemos uma pessoa que não tem nem onde cair morta, com um carro zerado na garagem. Normalmente pensamos que a pessoa conseguiu comprar o carro porque financiou em um milhão de prestações, mas na verdade muitos não chegam nem a fazer isso.

É o golpe do financiamento que nunca será pago. Vendedores negociam carros por mais ou menos um terço do valor de mercado dos mesmos. Um Renault Clio, ano 2008, com ar-condicionado, por exemplo, é vendido a 9.200 reais. Um outro modelo é mais novo ainda, tem até plástico no banco. No mercado oficial, ele custa pelo menos 29 mil reais. Mas no mercado clandestino, o veículo é vendido por 11.300 reais.

O esquema funciona assim: alguém vende seu nome para ser usado como laranja, ou seja, para ser a pessoa que vai financiar o carro. Muitas vezes a pessoa está desesperada para conseguir algum dinheiro, e até mesmo entra nessa, ficando com o nome sujo, a troco de 1.000 ou 2.000 reais. Então o carro é financiado no nome dele. Isso quando o laranja não entra no esquema sem saber. Muitas vezes o nome de alguém é “roubado”, sem a pessoa saber de nada.

Aí, o carro vai para as lojas, ser vendido por um terço do seu preço. Um carro, por exemplo, foi comprado em 60 prestações em uma concessionária no Distrito Federal e está à venda, no interior de Goiás, por um terço do valor de mercado. Existe também o envolvimento de funcionários de concessionárias. Segundo um homem que trabalha em uma revenda, esses funcionário participam do esquema em troca de propina.

Os funcionários da concessionária até mesmo dizem pra pessoa escolher qualquer carro do pátio da loja, que ele pode ser comprado por um terço do valor. Nos mercados improvisados, clandestinos, é possível entender melhor ainda o golpe. No principal ponto de comércio de carros de Goiânia, um vendedor explica que o veículo não pode ser transferido. Tem de ficar no nome de quem pegou o financiamento.

E quem está com o carro não precisa se preocupar, pois geralmente leva cerca de dois anos até a Justiça determinar a busca e apreensão do carro. E para a pessoa não perder o dinheiro, quem vende o carro pra ela diz que compra de volta depois dos dois anos, geralmente para o desmontar e vender as peças para algum desmanche.

Os vendedores dizem que isso é o que todo mundo faz. Fica com um carro desses por dois anos e depois vai trocando. E se você tentar encontrar a pessoa em que o carro está no nome, nunca vai a encontrar, como foi mostrado no Fantástico. As regiões mais longes do país são as que mais tem esse tipo de golpe.

Por exemplo, a frota da cidade de Palmas, no Tocantins, tem de 10% a 15% de carros comprados através destes meios. Uma vergonha. Quem participa do golpe pode ser condenado a até cinco anos de prisão.

E é incrível como que as pessoas não tem moral. Não tem o mínimo de honestidade, e não se preocupam de estarem praticando o roubo, pois se estão roubando de uma financeira, não deixa de ser roubo.

No final das contas, o PIOR do Brasil é o brasileiro. O brasileiro que faz esse tipo de coisa. Esse país nunca irá pra frente, se as pessoas continuarem com esse tipo de mentalidade, de querer tirar vantagem em cima de tudo e de todos.

[Fonte: G1]



  • huahuahua

    Eu defendi a Peugeot no esquema lá… claro, eles pagavam apenas uma parte dos impostos, mas vendiam o carro a um preço mais justo, aumentando as vendas, e não contribuindo com a areecadação recorde de dinheiro do povo que acaba ninguém sabe aonde… mas isso é maldade! lesa a financeira e tira a confiança dos bancos no consumidor brasileiro…

    povo brasileiro que num pensa no amanhã, quer garantir uns trocadinhos hoje sem se preocupar com o que pode precisar no dia seguinte… enquanto isso os bancos ficam com medo de garantir esses financiamentos que fomentam a produção de veículos no país… :down:

  • Pettrus Ludwig

    :pao: CONCORDO PLENAMENTE COM VC ÉBER!!!!!!

    O PIOR DO BRASIL SÃO “ALGUNS” BRASILEIROS!!!!!!…..

    Ah e aqui onde moro existe muita pessoa que vive de salário mínimo por aí e anda de carro novo e troca de 2 em 2 anos””!!!!!! :eyess: Agora já seu cambada!!!!!!!……cuidado com os 5 anos de prisão heim!!!!! :teeth: :banana: :banana:

  • RVGO

    Muitas vezes malhamos as montadoras e finaceiras, dizendo que eles “ganham rio de dinheiro…”, que os juros são muito altos, etc. Primeiro que acho que a culpa é do consumidor: se eu tenho um produto ruim e caro mas que vende pra caramba, pra que vou baixar o preço ou melhorar ele? Da mesma forma o financiamento: ele é caro pra cobrir o rombo desses golpes. Seguro a mesma coisa. Alguém paga a conta e não é a financeira nem a seguradora (o que acho que tá certo). O problema é dos consumidores honestos que tem que pagar tarifas exorbitantes pra cobrir a malandragem dos outros.

  • ullisses

    Ih nao pessoa, aqui na minha cidade no interior de goias o que mais tem sao esses carros. Gol por 5mil, montana novinha por 10mil. E nao eh so carro novo nao, tem de todo jeito. Tem ate vereador envolvido nisso, aqui ta correndo solto por enquanto.

  • gabrielhpantoja

    Discordo dessa visão “O pior do Brasil é o brasileiro”.

    Safados têm em todo lugar, principalmente lá fora e no tão idolatrado primeiro mundo.

    O que tem aqui no Brasil que não tem em nenhum lugar do mundo são cidadãos sem visão que adoram falar mal do próprio país como se o brasil fosse o pior dos lugares. Este tipo de brasileiro reacionário adora sentar na mesa do buteco reclamando coisas como “iso é o Brasil” ou “ninguém faz nada”.

    Para mim estes “brasileiros” merecem uma passagem sem volta para a China, Índia, África do Sul, Rússia, Eslováquia ou até para Itália (bom de visitar, mas vai morar lá pra ver o que é bom).

  • New LosT

    O importante destes fatos é que a sociedade brasileira procure combater com todo vigor. O que não podemos é viver como um País sem leis, moralidades e etc. Ainda mais aceitar fatos medíocres! :pao:

  • rdish

    [Comentario #98919 sera citado aqui]

    Eu não defendo não. Os impostos foram criados pelos políticos, e é o povo brasileiro que os dá poder. Portanto, a solução é votar melhor, e cobrar de quem está lá as soluções, no que tange os impostos. Não existe ‘erro certo’. Se é ilegal, cadeia pra quem compra e pra quem vende. E se bobear, pra quem apóia :blink:
    Isso vale pra esse caso dos carros ‘baratos’. Não há nada que os abone. CADEIA pra todo mundo. Ponham moral nessa joça.
    Gabriel, concordo em parte com você, realmente o brasileiro tem um complexo de inferioridade enorme. Nesse blog mesmo se observa muito disso, pois se inveja muito o que os estrangeiros tem de legal em opções de carros, mas não páram pra pensar os motivos pelos quais as montadoras não abastecem nosso mercado com esses modelos. Esquecem do nosso baixo poder aquisitivo, de nossa alta taxa de juros, de nossa altíssima carga tributária… Não dá pra pedir que as fábricas invistam TUBOS e mais TUBOS de grana pra objetivar lucro a prazo a perder de vista. Então precisam baratear a produção. Se queremos ter esses modelos por aqui, precisamos cobrar da nossa classe política, entre outras coisas, uma bela duma reforma tributária…
    Mas voltando ao assunto, embora realmente lhe compreenda, é SABIDO em todo mundo o principal defeito de nosso povo, que é a mania de querer levar vantagem em tudo. Não somos considerados de confiança lá fora. Há povos com problema ainda BEM PIORES que os nossos, mas que seus cidadãos se fazem confiar, pela honestidade e pelo caráter. Aqui, no país do jeitinho, temos de garimpar isso. Essa mentalidade nos atrasa demais, Gabriel, pois deixamos de fazer as coisas certas em prol daquelas que nos favorecem, mesmo que sejam contra os princípios éticos. É necessário fazer algo, pra que, no futuro, nossos filhos cresçam com outra mentalidade e ai, quem sabe, o nosso país consiga dar uma guinada de fato no seu desenvolvimento.

  • Gustavo Souza

    Isso é o famoso carro NP do mercado livre… se be mque depois dessa exposiçao em tv nacional, os caras la devem ter tido a cara de pau de tirar os anuncios!

    Mas engana-se quem pensa que financeira e banco vai perder dinheiro… BANCO NUNCA PERDE DINHEIRO! NUNCA!
    Como alguem diz ae, o preço dos juros envolve justamente esses golpes… entao vc que comprou seu carro financiado, pagando 60 prestaçoes… PARABENS! TA PAGANDO CARRO DE VAGABUNDO NO INTERIOR DO TOCANTINS TB!

    Mas é questão de tempo dessa farra da financiamentos acabar! Mas até la muita gente vai se ferrar.

  • Pardal

    Eber, com todo respeito que lhe tenho, discordo totalmente da sua opinião… estelionato não é um mal só do brasileiro. O melhor do Brasil é o brasileiro. Não concordo com a aquele ato que estão acusando a Peugeot, sonegação é crime e tem que ser punida de forma severa. Esse tipo de “finan”, também tem quer ser severamente caçado e punido.

  • cleyton

    As financeiras roubam dos consumidores honesto e estas pessoas roubam das financeiras,ou seja,ladrão que rouba ladrão,uma vergonha,e isto acontece graças aos nossos governantes que dão um mal exemplo,principalmente do PT que se fazem de bonzinhos e amigos do povo e metem a mão na população. :asner: :down:

  • alessandro_170

    Nossa!!! Moro aqui em Goiânia e não sabia que tava tão feio assim não. A gente sua a camisa p. pagar as continhas no fim do mês. Mas já fui vítim a de um golpe assim, em que alguem usando o meu nome, comprou linhas telefônicas e eu ganhei as contas, de mais de 30 mil reais, ufa. Deu a maior canceira para resolver.

    São os famosos FINANS. Na minha opinião, quem compra é mais bandido que quem vende.

    O tanto de playboy que tem aki fazendo mala de F 250 finan, não tá escrito.

    Sabe quem paga a conta?

    VOCÊ E EU QUE PAGAMOS NOSSAS CONTAS EM DIA, pois os juros vão às alturas para compensar o prejuizo que esses LADRÕES causam.

  • [Comentario #98958 sera citado aqui]

    mas então, eu falei que o PIOR do Brasil é esse tipo de brasileiro, que faz esse tipo de coisa. e nós que somos totalmente honestos que pagamos a conta.

    [Comentario #98962 sera citado aqui]

    falou tudo.

  • italiano

    [Comentario #98926 sera citado aqui]

    Concordo inteiramente!

    As financiadoras continuam rindo à toa, assim como as seguradoras, embora os brasileiros sejam extremamente criativos na hora de dar golpes contra ambas.

    Quem paga a conta são os honestos! Seguros e financiamentos caríssimos.

  • Will.

    A culpa é nossa e nao do “povo” ou “desses brasileiros” pq o “povo” e “desses brasileiros” somos nós. Educação, seriedade e honestidade vem de berço. Dignidade nao se compra. Honestidade a criança aprende qdo pequena quer ir no mercado e “pensa” em apenas comer uma trakinas e a mae ensina q nao, q é errado. Mas se “os outros” podem fazer, pq nós nao?

    Nao é q nosso país nao vai pra frente. Nós somos o reflexo dos nossos politicos. Ninguem gosta de politicos, mas tratam com fanatismos qdo dizem “Eu nao gosto dakele presidente FULANO! Eu nao voto no PÇXZ!!!” mas eu DUVIDO q tenha alguem aqui no site q lembre de cobrar seus “politicos”. Enquanto NÓS pensarmos q sao sempre os outros ou pensarmos q qdo “nós” estivermos no poder vamos fazer tb, nosso país jamais mudara.

    A solução vcs me perguntam? Alem de punir os infratores, resta a mim, ao Éber, ao Pardal e a todos os outros ensinar a NOSSOS FILHOS o q é moral, dignidade, seriedade, compromisso e HONESTIDADE.

    Abraço a todos os brasileiros honestos q, como eu, pagam suas contas em dia e, conseguentemente, pagam pelos brasileiros mau carater.

  • Luis.J.R.

    [Comentario #98974 sera citado aqui]

    Concordo?Infelismente é assim mesmo. :saad:

  • Jango

    Seu último parágrafo resume tudo.

    O pior do brasileiro é querer pagar de esperto, passar por cima de todo mundo.

    Por isso que esse país não anda.

    :asner:

  • danix

    é.. e o jeitinho brasileiro ainda é reverenciado nas porras de redes de televisões por aqui.. eita povo nojento.. :censor:

  • Ricardo R

    Nossa, demorou pra aparecer isso na Midia.. faz tempo que existe isso… e fácil de achar na internet. É só entrar no site do ML e buscar NP. Onde NP significa Não Pago. Tem de tudo até motos.
    O povo sempre acha um jeitinho de burlar o sistema. :bate:

  • helmygalindo

    Parece o mesmo caso do CD e DVD piratas. A falsificação estourou pq os preços praticados pelas gravadoras eram muito acima da realidade do brasileiro.

    O Brasil tem pessimas estradas, impostos exorbitantes, juros astronomicos, combustível a preço de ouro e ainda por cima carros carrísimos. Se fossemos ser honestos em todos, digo TODOS os aspectos e viver como “nos mandam” estaríamos na mendicancia.

    Pelas dimensões do país e pela falta de investimentos em transportes coletivos eficientes os carros são quase uma necessidade.

    Esses golpes existem simplesmente pq os preços dos carros praticados no mercado não são apropriados para a nossa realidade.

  • Schio

    Na minha opinião nada justifica a desonestidade.
    Desonestidade indica a falta de princípios morais e
    éticos de uma pessoas ou coletividade.
    Geralmente é entre a pessoas simples, as mais
    sofridas e carentes é que encontran-se mais exemplos de honestidade e solidariedade.

    :eyess:

  • rdish

    [Comentario #99056 sera citado aqui]

    E O QUICO???????

    Não importa, honestidade tem de haver. Não existe 'erro certo'. Se o imposto é caro, que o brasileiro aprenda a votar pra reduzir a carga tributária. E não sonegar e pagar de coitadinho. CADEIA NESSE POVO !!!

  • klenio

    Isso faz parte dos mercado e do próprio capitalismo, quando as vendas de carros cresceram muito no inicio de 2002 as montadoras e as financeiras só se preocupavam em vender, e não viram que o sistema de alienação era muito falho, mas agora eles estão criando outros meios para corrigir esse furo. Isso não tem nada a ver com BRASILEIROS VAGABUNDOS e nem SEM MORAL, isso é uma brecha que os mais oportunistas (mais capitalistas), acharam para, para saquear um pouco os bancos.
    Pensando dessa forma muitos ate podem ser chamados de VAGABUSNDOS e SEM MORAL, por entrar na justiça afim de abaixar as prestações do seu automóvel, mas ele só esta usando de uma forma legal para fazer isso.
    Tudo isso é um mercado é que as montadoras ganham, e as financeiras ganham muito mais, mas só se preocuparam com os juros altos e não em criar mecanismos a fim de corrigir esses problemas.
    Nos EUA não é diferente, ágüem já viu falar da crise dos imóveis, que acarretou a crise mundial. Foi mais ou menos parecido com isso os bancos só se preocupavam com os juros e mandavam cheques para quem tinha casas quitadas afim de hipotecar suas casas, assim uma casa era hipotecado varias vezes como forma de garantia para o pagamento da divida, exemplo: uma pessoas recebiam 200 mil do banco e deixavam o banco ficar com a casa que valia 80 mil, dessa forma os bancos tomaram muitos prejuízos.
    Quem foi culpado nessa historia as pessoas ou os bancos. Agora só porque eles são Estadunidenses eles não foram acusados, e sim os bancos que foram inocentes o suficiente para serem culpados.
    O capitalismo é assim, um tira vantagem em cima do erro do outro, a fim de obter o lucro.
    Se vocês não concordam com isso vão morar em cuba.

  • river

    Verdade os americanos são os que mais dão golpes em seguros no mundo. E a gente fica falando dos BRASILEIROS, que são nos mesmos. Concordo com o nosso amigo ai de cima, mandou bem.

  • Sabrina Pinto

    Cai no golpe do seguro, o tal cara ROBERTO D’AVILA, era sempre gente boa conhecido de muita gente, aparentemente confiável, trabalhava prestando serviços para porto seguro. Fui fazer um seguro com este ROBERTO D’AVILA e repito mais uma vez para que ninguém esqueça esse nome, e ele não fez o meu seguro, não só o meu como de muita gente, pegou o dinheiro e colocou no bolso. Quando a bomba estourou em PETRÓPOLIS-RJ, cidade onde ele morava, ele foi se “esconder” no Recreio, arrumou uma mulé pra bancar ele e casou. Até pq a “profissão” que ele tinha agora não tem mais pq sua carteirinha está cassada! Se alguém morar na Barra-Recreio poderá ver esse pilantra ajudando sua esposa que talvez não saiba dessas coisas num restaurante no Downtown, Piada e Cassoni. ESTE É PILANTRÃO SAFADO, ATÉ COM PADRE QUE DE FATO PRECISOU DO SEGURO ELE FEZ ISSO! ROBERTO D’AVILA – ESSE É O NOME DO CANALHA, CUIDADO AO FAZER SEGURO!

  • tucano

    as financeiras ficam sem prejuizo porque existe um seguro interno, e vc seus idiotas ficam de fusca andando por ai, bbando o ovo delas , o povinho por isso que votam em qualquer um!!!!!!!!!!

  • Oliveira

    Essas aberrações acontecem por causa do preço de um veículo no Brasil, uma vergonha um Gol fabricado e vendido no Brasil por R$ 37.000,00 e no México por R$ 19.000,00, Porra tá de sacanagem comigo?!

  • sergio maluco

    tem qui botar pra quebrar com as financeiras mesmo , eles nos ferram em tudo que financiamento carro de 20 mil vai para quase 40 mil carro finan é bom pra pocar o banco e corrupto qui rouba nas cidades ninguem prende , mulher do preifto aqui aonde moro roubou 7 milhoes e ta na rua solta e ninguem fais nada pra p——

  • leco

    tem que ferar com eles mesmo,as financeiras podem nos roubar barece brincadeira.nao pode atraza um dia que o juros ja vai la em cima isso pode e o nome nome que se lasque.pq nao prendem eles tambem.


Send this to a friend