EUA Google Segurança Tecnologia Trânsito Veículos Comerciais

Google: Patente para carro autônomo detectar ônibus escolar

Google-Bus-Patent

Recentemente ganhou destaque no noticiário internacional uma colisão envolvendo um Lexus RX com um ônibus nos EUA. O acidente seria mais um entre muitos naquele país, mas o crossover japonês estava sendo guiado pelo sistema de condução autônoma do Google.

Os danos foram apenas para os veículos, mas a colisão colocou mais lenha na fogueira dos questionamentos sobre a segurança envolvendo os carros autônomos. Coincidência ou não, uma patente em nome do Google foi registrada nos EUA e dá conta de um sistema de detecção de ônibus para carros autônomos.

Provavelmente essa tecnologia ainda estava em desenvolvimento na ocasião do acidente. Devemos lembrar que o fato ocorreu em 14 de fevereiro e a patente foi revelado hoje (14 de março), praticamente um mês após o evento. O Google descreve que a tecnologia permite diferenciar um ônibus escolar de outro de turismo ou transporte público.

O foco é notar a presença do primeiro tipo, onde a palavra “escola” será a identificada inicialmente, assim como a cor amarela. Quando isso ocorrer, o autônomo vai rodar com mais cautela. Além disso, deverá identificar os pontos de parada e o fluxo de pedestres no local.

Na investigação sobre o acidente, o Google descobriu que o erro em parte foi humano, já que tanto o sistema quanto a pessoa no banco do motorista perceberam o ônibus vindo em sua direção, mas acreditaram que ele pararia diante do Lexus, o que não aconteceu.





  • wagner

    Como sempre motoristas de ônibus não estão nem aí com os outros motoristas nas vias….eles se acham os “donos das ruas”…

  • zekinha71

    Que diferença faz um onibus ser escolar ou não, a tendência é um onibus sempre parar a qualquer momento para pegar ou deixar passageiros.
    Igualmente um caminhão na cidade, poderá parar para fazer uma carga ou descarga.
    Então esses sistemas de condução autônoma entendem que os outros veículos só andam, não param pra nada

    • wagner

      Nos EUA ônibus escolar tem preferência acima de todos os outros veículos na via. Ele pode parar a qualquer momento,fora dos pontos de ônibus do transporte coletivo, inclusive no meio da uma via e nenhum outro veículo pode ultrapassa-lo e quando o fluxo estiver no sentido oposto ao do ônibus escolar também deve-se parar e aguardar o embarque e desembarque do ônibus escolar….
      Lá é bem diferente daqui…..



Send this to friend