Finanças Governamental/Legal Mercado

Governo aumenta para 45% o IPI para alguns veículos diesel até 2018

Governo aumenta para 45% o IPI para alguns veículos diesel até 2018

O governo aumentou a alíquota de IPI para os carros a diesel de fabricação nacional em nosso país. Agora os veículos movidos por óleo combustível e com capacidade para até seis passageiros, passarão a pagar 45% ante 25% originais e 15% reduzidos recentemente, é um grande aumento!


A medida governamental é válida durante o período de outubro de 2015 até 31 de dezembro de 2017, passando a ser novamente de 15% em 2018.

O decreto do governo (8.544), divulgado hoje no Diário Oficial, especifica o seguinte: “Ficam reduzidas aos percentuais indicados (45%) as alíquotas relativas aos veículos de fabricação nacional, de transmissão manual ou automática, com caixa de transferência, chassis independente da carroçaria, altura livre do solo mínima sob os eixos dianteiro e traseiro de 200 mm, altura livre do solo mínima entre eixos de 300 mm, ângulo de ataque mínimo de 35°, ângulo de saída mínimo de 24°, ângulo de rampa mínimo de 28°, de capacidade de emergebilidade a partir de 500 mm, peso bruto total combinado a partir de 3.000 kg, peso em ordem de marcha máximo de até 3.000 kg, concebidos para aplicação fora de estrada, classificados nos códigos 8703.32.10 e 8703.33.10”.

O decreto ainda por cima altera trechos da regulamentação do Inovar-Auto para todas as montadoras, destacando-se benefícios para gastos em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de elevar o rendimento dos motores Flex acima de 75%, por exemplo.


Motores diesel

Os motores de combustão interna movidos a diesel são bem diferentes dos motores tradicionais a gasolina pois a ignição do combustível dentro deles é feita por compressão, não por uma faísca.

Eles foram inventados pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel por volta de 1893. Até hoje este tipo de motor é muito utilizado em veículos comerciais, especialmente os maiores, como caminhões e ônibus, que precisam de muita força, pois carregam um peso bem grande.

[Fonte: site G1]

Agradecimentos ao nosso leitor Gael Pelicatto pela dica e pela informação.

Governo aumenta para 45% o IPI para alguns veículos diesel até 2018
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email