Governamental/Legal SUVs Toyota

Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota

Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota

No próximo domingo (15), o governador de São Paulo João Dória Jr parte para um tour de negócios no Japão, onde pretende se reunir com políticos e empresas daquele país, em busca de investimentos e experiências nipônicas em diversas áreas. Uma delas é o automotivo e isso se dará com a Toyota.


Durante a semana de visita ao Japão, Doria irá se encontrar com Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, bem como com Massahiro Inoue, que é CEO da empresa para a América Latina. O negócio será o anúncio de investimentos da montadora para fazer um novo carro em São Paulo.

Dória visitará uma das fábricas da Toyota e o museu da marca em Nagoia. O governo paulista não adiantou mais detalhes sobre o assunto, citado em nota apenas como uma das ações do executivo naquele país. Porém, o que se sabe é que a Toyota precisa de um SUV compacto e o fará por aqui.

Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota


A empresa tem duas plantas produtoras de veículos, uma de motores e outra de peças e componentes, a antiga de São Bernardo do Campo. Espaço para fazer o novo SUV compacto existe, sendo Sorocaba a opção mais viável devido ao tamanho da planta, bem maior que a de Indaiatuba, de onde sai agora o Novo Corolla.

Coincidência ou não, recentemente a Toyota divulgou mundialmente o lançamento de uma nova plataforma global para compactos, a GA-B, que é a TNGA para carros de entrada. Essa arquitetura contempla vários produtos, inclusive SUV. A revelação se deu praticamente ao mesmo tempo que o lançamento do Novo Corolla no Brasil.

Se isso for, não seria estranho que o anúncio da Toyota – em conjunto com o governo paulista, que deve confirmar investimento de pelo menos R$ 1 bilhão com compromisso de mais 400 vagas de trabalho – tenha a GA-B como base para o futuro produto.

Isso traria para as operações da empresa no Brasil, a padronização do processo produtivo com duas linhas de TNGA, reduzindo custos de fabricação e desenvolvimento, uma vez que o próximo Yaris deve surgir com essa plataforma.

[Fonte: São Paulo]

Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota
Nota média 4.4 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Danilo

    O mercado brasileiro é tão livre, q quem anuncia a produção de um novo carro não é a toyota, mas sim o Governo de São Paulo. =P

    • David Diniz

      E qual é o problema do Governo de SP anunciar a produção de um modelo novo de uma montadora?

      • Danilo

        Faça essa pergunta para um americano. =)

    • Zé Mundico

      É, mas fique certo que a Toyota não iria pedir licença para nenhum governador para lançar um carro. O que ela quer é fazer relações públicas com o dono do terreiro e sair bem na fita. O futuro é duvidoso e a vida é dura….

    • invalid_pilot

      Estado é Sócio, ta certo o Johnny Worker anunciar

    • Marcelo Alves

      Também achei isso bizarro, foi a primeira coisa que reparei.

    • Marcio Souza

      O governo anuncia pois há incentivos fiscais no âmbito estadual. E sim, temos um mercado de livre comércio, nenhuma empresa esta instalada aqui por que tem uma divida com o Brasil ou nos deve um favor.

      • Fellipe Z

        Tenta vender hot dog na rua e qdo chegar um fiscal querendo levar seus produtos legalmente diga pra ele: existe livre comércio no Brasil amiguinho

        • Joao Victor

          Ora bolas, é só se cadastrar e se regularizar perante a prefeitura, em qualquer do mundo é assim.

        • Marcio Souza

          Um ambulante sem alvará vendendo produtos ilegalmente é a mesma coisa que uma montadora que emprega milhares. Tá “serto” !!!

    • Toyo_Highlander fan

      Pois é! SP parece também ter um núcleo do partido do poder de dentro das montadoras, como ocorre na China em que toda empresa é obrigada a ter um núcleo do PC chinês lá.

  • sigma7777777

    É a GA-B sim, justamente para padronizar processo, pois plataforma modular precisa ganhar escola, e além disso chegou ontem o serviço de aluguel de veículos. A Toyota está claramente acelerando seu planos e poderá cumprir uma série de metas antes do planejado a nível global. Já localmente mostra seu compromisso com o Brasil. A montadora está levando a sério nosso país e merece crescer.

  • Filipe Augustus

    Seria interessante fazerem uma releitura do Land Cruiser numa versão mini, ao estilo da Pajero TR4, além de um visual retro, seria um sucesso em qualquer parte do mundo!

  • Marcio Souza

    Empregos são bem-vindos, mas estamos a cada ano que passa nos tornando mão-de-obra operária enquanto todo o desenvolvimento de veículos está indo para fora do país. E com isso a cada vez mais desincentiva cursos de engenharia e tecnologia na área veicular. Aproveitando, para quem não conhece, mas ouve falar, as fotos são de uma plataforma (ou arquitetura) veicular. Essa é a base para uma família de veículos hatch, sedan, SW, SUV, CUV…etc

    • Toyo_Highlander fan

      Pura verdade! É o caso do novo Onix aonde o mesmo foi inteiramente desenvolvido na China por engenheiros chineses e os brasileiros que trabalharam no projeto só foram mesmo para adequar o produto por aqui.

  • Raul Cotrim de Mattos

    Esse é o papel de um governante, no mínimo, e não ficar arranjando brigas idiotas para agradar os eleitores fanáticos.

  • Toyo_Highlander fan

    Honda HRV e Nissan Kicks vão ganhar uma concorrente conterrânea por aqui, e tem tudo para ser muito forte por se tratar de um Toyota.

  • Miguel

    Aqui no Rio a gente só fica sabendo que nosso excelentíssimo governador Witzel é MESTRE com 63 parágrafos de plágio na dissertação de mestrado! Kkkkk

    Notícias boas? Nenhuma!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email