*Destaque Governamental/Legal

Governo deve obrigar inspeção veicular até dezembro de 2019

vw-manutenção Governo deve obrigar inspeção veicular até dezembro de 2019

A partir de dezembro de 2019, grande parte dos automóveis em circulação no território nacional deverão ser submetidos a uma inspeção técnica veicular. Conforme uma publicação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta sexta-feira, 8, o programa será implantado para veículos com mais de três anos de “vida” ou carros comerciais e de frota de empresas e deverá ser obrigatório a cada dois anos.



A nova medida visa verifica as condições de segurança e de emissões de poluentes dos automóveis em circulação no País. Ficarão isentos somente os veículos particulares novos com capacidade para transportar até sete pessoas, desde que não tenham recebido alterações ou se envolvido em acidentes com danos médios ou graves. No caso de veículos de empresa, ficam isentos os automóveis com até dois anos de uso.

Para veículos de transporte escolar, a inspeção técnica será realizada a cada seis meses. Já os veículos de transporte internacional de cargas ou passageiros deverão ser submetidos ao processo uma vez por ano. A nova medida não inclui modelos de coleção ou de uso militar.

Cabe ao Detran de cada estado ou empresas credenciadas realizar o processo de inspeção. Nele, serão verificados itens obrigatórios e proibidos, como rodas e pneus, iluminação, sinalização, freios, direção, eixos, suspensão, limpadores de para-brisa, buzina, entre outros. Além disso, o carro deverá apresentar níveis adequados de emissões de poluentes e ruído.

No primeiro ano, não passarão os veículos com defeito considerado “muito grave” em qualquer ponto, “grave” nos pneus, rodas, freios ou “equipamentos obrigatórios” (ainda não identificados), além de modelos que não esteja dentro dos padrões de poluentes e ruído ou que estejam utilizando equipamentos proibidos.

Já no segundo ano, a direção também será incluída na lista de itens com defeito “grave”, que pode provocar a reprovação da inspeção. O terceiro ano inclui os itens de segurança nos defeitos “grave” ou “muito grave” e também os requisitos de poluentes e ruídos. Os defeitos “leves” serão registrados no documento do veículo e, caso ele apresente o mesmo problema na próxima inspeção, ele passará a ser considerado “grave”.

Caso não seja aprovado na inspeção, o proprietário do veículo deverá realizar os reparos necessários e, depois, passará por uma nova inspeção. Quem não realizar a inspeção veicular pode receber uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Os preços das inspeções serão determinados pelos Detrans de cada estado.

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  • Gilberto da Silva

    MAIS UMA ENFIADA DE MÃO NO BOLSO DOS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS…

    • leandro

      Eu vejo como oportunidade! Vou montar uma loja de aluguel de catalisador, escapamento, pneu, macaco, (extintor??), e tudo mais que for preciso.
      Vou montar em combos e assim as pessoas obrigatoriamente levam algo que não precisam junto!
      Assim funciona o Brazil!

      • No_Name

        Os políticos também já devem estar preparando suas empresas vistoriadoras exclusivas para os Detrans…

        • CharlesAle

          Você disse tudo No_Name. Os nossos politicos não dão ponto sem nó. É uma corja de canalhas vagabundos que fingem se preocupar com o povo. Falam em se preocupar com a segurança e emissão de poluentes, mas pouco se lixam com as estradas esburacadas, perigosas, e com a péssima gasolina que temos.

    • vicegag

      Já que pagamos demais em taxas e impostos nos veículos, e para não onerar demais o cidadão, deveriam fazer que a primeira vistoria gratuita para quem pagou o IPVA, o Raddard fez em Sampa, ( como era promessa de campanha ele adotou, mas com as denúncias e o preço que ficou para a prefeitura, a inspeção foi suspensa).

  • haventreportersjaps

    povo paga conta

  • Fábio Carvalho

    Criada mais uma máquina de comer dinheiro do contribuinte. Com o nível de corrupção que temos aqui no RJ, a Inspeção veicular será usada como meio de extorquir dinheiro do cidadão, seja com taxas, seja com multas, seja em “blitz”.

  • Felippe2010

    Essa é mais uma forma de extorquir os brasileiros, é uma vergonha esse projeto, deveriam se preocupar com o asfalto lunar que existe no Brasil, isso sim iria trazer mais segurança.

    • leandro

      Sem falar do bafômetro que se fosse corretamente aplicado milhares de entes queridos poderiam se salvar.
      Concordo com a inspeção veicular, tem muita sucata rodando, mas poderiam criar prazos mais alargados para carros novos e ir encurtando para os mais velhos e definir que o custo seria abatido no IPVA

      • No_Name

        Um carro novo se bem cuidado vai ter problemas com direção, suspensão e freios só depois de uns 5 anos pra frente. Mas estamos num país onde alguns lugares parece a Europa e outros se parecem com o Haiti, então é preciso esse prazo de 3 anos mesmo. Os ricos não farão inspeções, estão sempre a trocar de carros nesse prazo.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Inspeção Veicular
    EUA: Nossa país de primeiro mundo é outra coisa
    Brasil: Maquina de dinheiro, país lixo, PT, blablabla

    • No_Name

      O que você faz com “vidro de perfume vazio”?

      • Alfredo Araujo

        Enche com cópia de perfume famoso e vende como se fosse original

    • Matthew

      Não dá nem pra comparar a realidade entre um país e outro, né, sobretudo no setor público. Na crise em que o país tá, o pessoal mal dá conta de fazer a manutenção básica do veículo. Aí para ser aprovado na inspeção terá de fazer a suspensão toda que custa uma fortuna. Arrumar o asfalto eles não querem, coisa que compromete diversos componentes do carro e a própria segurança viária. Sempre vejo alguém invadindo a faixa do lado pra desviar de buraco, fora crateras que exigem freadas bruscas. Vai tentar entrar na justiça pra fazer a prefeitura ressarcir um amortecedor ou roda estourado por causa de buraco.

      • Tripé

        É assim: “Governo, eu paguei seus trilhões de impostos e sua inspeção, vc arrebentou meu carro com ruas lunares e sem segurança, agora eu vou arrumar por conta, deixá-lo em perfeito estado (pagando mais imposto sobre as peças e serviço) pra ser aprovado na sua inspeção.”

        • leomix leo

          Vida que segue, vida de gado…

      • Jose Antonio

        Concordo plenamente com você

      • Raimundo A.

        Se todos prejudicados por má conservação de vias públicas questionassem judicialmente, talvez melhorasse. Da mesma forma, quem é assaltado no transporte público, etc.

        Uma das diferenças que nos fazem ser piores que pessoas em países ditos desenvolvidos é que estes não tem peninha no estado nem de alguém que transgrediu seus direitos afetando o de terceiros. Aqui, o povo acha normal perder celular na rua ou no ônibus para bandido e alguns o que fazem? Empurram seguro para celular que é mais um custo num item aqui que paga alta carga tributária tal qual os veículos.

        Quando começar a doer no bolso do estado, a justiça se ver abarrotada de processos por perdas, danos e indenizações, que adora inventar lei para só sugar o dinheiro do cidadão como se todos tivessem na média um padrão de vida exemplar como há em outros países onde as vistorias veiculares são obrigatórias, pensariam duas vezes antes de aprovar.

    • Gustavo

      Cara. PT não é mais do governo! Você é um lixo! Muitos carros horríveis nas ruas! Some daqui!

    • Ricardo

      A ideia é excelente… O que as autoridades fazem com ela é uma verdadeiro lixo pra captar dinheiro …
      Nunca um carro poluidor saiu das ruas por causa da inspeção.. só pagar troco de pinga que liberam tudo!

    • KOWALSKI

      Acho que não são todos os estados.

    • Louis

      É porque todos estão desacreditados com o desgoverno. Eu até concordo que deva ser controlada a quantidade de lata velha caindo aos pedaços que roda por aqui, muitos caminhões soltando fumaça preta, mas sei que aqui vai virar mais uma maneira de extorquir dinheiro e recebimento de propinas para liberar os carros ruins.

  • RBuriti

    Eu já falei em outro blog, sou a favor dessa inspeção.

    Mas a forma como é feita é que deve ser revista.

  • No_Name

    Olha, desse jeito que propuseram é uma palhaçada, totalmente invasivo verificar freios, direção, suspensão etc (fere o direito a propriedade) e dará margem para abusos, injustiças e ações de má fé dos vistoriadores visando propina. Fosse apenas para a segurança básica (como as luzes do carro, pneus etc) e emissões de poluentes teria meu total apoio, mas assim não!
    O que tem de gente andando por aí com motor fumando não é brincadeira, é um fumacê contra a sociedade, esses veículos precisam sim da vistoria obrigatória para fazer os proprietários consertarem ou abandonarem de vez esses veículos!

    • Daniel

      Invasivo verificar freios e suspensão? Invasivo é quando um cara invade a tua faixa de frente com vc pq não tinha freio nem suspensão!

      Concordo com a inspeção. O problema é que sabemos que, no Brasil só serve pra arrecadar e o povo é corrupto e vai fazer maracutaias ou pagar propina (pq tem corruptos dos dois lados) pra continuar andando errado…

      • Matthew

        Eu acho invasivo, sim. Até pra quem é entendido do assunto é extremamente difícil avaliar o estado da suspensão. A rigor a única forma de avaliar esse componente é desmontá-lo do carro e empurrar a haste pra baixo e vê se ela ainda oferece resistência ao movimento e retorna de volta à posição original. Visualmente no máximo verificar se há vazamento, e nem assim é possível condenar a peça.

        E há vários acidentes causados pela má conservação do pavimento. O cara invade a tua faixa de frente pra desviar de um buraco, não porque tava sem freio. Tem que ser muito negligente pro sistema de freio falhar a esse ponto. Já buracos pegam de surpresa mesmo os mais experientes.

        De modo geral carro no Brasil é quase que um bem essencial, considerando que todos os serviços oferecidos pelo Estado são um lixo. Ninguém tem carro velho porque acha graça, é pura e simples necessidade. O sistema de transporte coletivo é caro e ineficiente. Se alguém da sua família precisar de uma ambulância numa emergência leva horas pra chegar, se chegar. Motocicleta nem preciso comentar o risco que tem.

        Como sempre a corda vai estourar do lado mais frágil da sociedade. Já tem que pagar uma caralhada de impostos logo no começo do ano (IPVA, licenciamento, DPVAT) e agora mais essa da inspeção. Aí se o carro for reprovado porque o pneu já está no limite, toma mais mileta pra trocá-los e ser aprovado. Fora que eu não confio nessas empresas que o governo contrata. Imagina os milhares de carros que eles terão de atender, é lógico que será o serviço mais porco possível. Vão sentar o pau na pistola pneumática pra recolocar as rodas no carro, aí espana com um dos parafusos, o prejuízo é seu, cidadão otário.

        • Daniel

          Sabe como é feita a verificação da suspensão e freios? (ou pelo menos como deve ser)
          Da mesma forma quando vc leva seu carro pra fazer orçamento num centro automotivo/oficina/concessionária! Vão levantar teu carro e examinar visualmente, procurando componentes trincados, borrachas danificadas, amortecedor vazando, pastilhas de freio e discos desgastados, etc.
          Não acho invasivo! É necessário!
          Claro que sei que vai ter sacanagem por parte do governo (e da população, pq sempre rola a malandragem – vide RJ que tem inspeção e nego aluga pneu, triangulo, extintor, etc só para fazer a inspeção).

          O problema dos buracos e pavimento ridiculo é outro… não é pq o pavimento está ridiculo que podemos deixar os cara andar em bagulho véio e zuado por ai… Tem que cobrar dos seus governantes o reparo do pavimento! E cobrar do teu proximo a manutenção do carro que ele coloca na via junto com vc!

          E vc acha que não, mas tá cheio de acidente e morte por ai por causa de carro sem freio, suspensão zuada (perde o controle e capota ou bate), pneu careca…

          Hoje de manhã mesmo, passei por um acidente na Rio Santos… um Escort velho (83-87) com as rodinhas pro ar e a frente destruida… deu pra perceber os pneus bastante gastos… (pode não ter sido a causa exclusiva do acidente, mas, certamente colaborou com a tragedia)

  • octavio cesar godoy

    Uma vergonha esse país

  • SK15

    Cada dia de mal a pior …

  • Ricardo Blume

    A ideia é boa, mas não no Brasil. Muitos países europeus, Austrália e EUA , a chamada inspeção obrigatória, impede que veículos circulem em condições que coloquem em risco a vida do dono do veículo e a de outros motoristas e a coisa funciona. Agora, aqui no Brasil, eu já estou vendo fraude na inspeção, desvio e muito serviço mal feito. Não é querer jogar areia na ideia dos outros mas, como cobrar um mínimo de segurança se nem ao menos temos estradas em razoável estado de conservação? Eu não me importo em pagar impostos e taxas mas precisamos de retorno de o que pagamos. Tenho quase certeza que será mais uma máquina arrecadatória para que este Estado falido poder usar o dinheiro para bancar falcatruas.

  • Jefferson Ferreira

    Então como tudo que acontece nesse huezilzao, quem vai fiscalizar quem fiscaliza ??? Tem que haver inspeção mas tem que ver como será feita na prática! E caso os danos causado no carro que levem a reprovação for devido as más condições da via onde o carro trafega ? O município vai ser acionado ?? Aqui coloca a carroça na frente da mula em muitas coisas… primeiro deveria haver uma fiscalização se os impostos de circulação estão indo de fato para conservação das vias e se estas, estão em condições de tráfego!

  • CanalhaRS

    Mais uma máquina de arrecadar (ou seria assaltar?) dinheiro da população e encher os bolsos de políticos, seus amigos e parentes que irão ser os donos das empresas de vistoria…

  • zeh

    …haja patio pra guardar tanto carro….

  • Samluzbh

    Deveria ser obrigatório para todos, inclusive motos, anualmente.

    • Silvio Vasques

      Agora vai ser, finalmente!

  • Fanjos

    Chega de regulamentação malditos esquerdistas…. Pelo amor de Deus!

    • Basil Sandhurst

      E lembrando que isso tudo seria plenamente substituível por uma apreensao de veiculo sem condicoes de rodar. A autoridade so apreende quando esta com atraso no ipva. Traduzindo: queremos arrecadar. Ê uma balela esse papo de seguranca.

      • Fanjos

        Exatamente eles não se importam com absolutamente nada além de arrecadação, qualquer solução que resolva o problema e não gere arrecadação é automaticamente dispensada.

      • Louis

        Exatamente, se houvesse algumas fiscalizações aleatórias nas ruas, as pessoas automaticamente arrumariam seus carros para não correr o risco de ter seu carro apreendido.

    • Alexandre

      Cara, sua paranoia com relação a esquerda já virou algo chato de se ler por aqui. Essa polarização, parcialidade em enxergar coisas ruins só do lado que queremos ou não simpatizamos, não ajuda em nada. Temos que questionar sim, mas independente de partido ou ideologia, pois no final das contas, todos são praticamente farinha de um mesmo saco.

      • FearWRX

        Vai esquerdar pra lá ⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️⬅️ ,

        • Alexandre

          Para o seu desgosto, eu não me atenho a essas ideologias, mas sim ao sistema político geral que é nojento.

    • IPZ.4

      Mas nós EUA também não existe esse tipo de inspeção?

  • André Lima

    Essa inspeção já deveria estar inclusa no pagamento do IPVA!

  • KOWALSKI

    Se for para verificar itens de segurança é válido, mas como é de se esperar vão querer caçar pelo em ovo.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Se for aprovado, quero ver agora os que chamam carros populares novos de lixo e que com essa grana pegam Civic, Corolla, bmw etc usados, com toda manutenção em dia. Vai ter uma galera tendo que gastar o que não tem pra andar de patrão ou vai ter que comprar um popular.

  • durango

    O Maior problema é que os veículos que realmente precisam não farão a tal inspeção.
    Não vai retirar de circulação veículos perigosos. E o coitadismo valerá para os desfavorecidos.
    No fim, sobra para nós que pagamops

  • Alisson Bona

    Eu adicionaria na lei, que qualquer carro envolvido em recall tem que fazer a vistoria em até 2 anos.
    O que teria de carro “zero” indo fazer vistoria com 2 anos de uso e processo em cima das marcas, com certeza iria diminuir a incompetência das mesmas.

    • Matthew

      Só que não. A ideia é sempre ferrar com o cidadão. Mexer nesses vespeiros ninguém quer.

    • Daniel

      Dai vão deixar de anunciar recall e vamos andar com carros perigosos pq não fizeram recall!
      Se descobrirem algum componente que não está seguro no modelo de carro que eu tenho, eu quero mais e que façam recall pra eu levar lá e corrigir!!!

      Pra fazer direito, é só linkar a informação do recall com o chassis e depois RENAVAM. Dai teria um sistema que a concessionária daria baixa na informação do recall quando realizado, liberando o licenciamento. Nem precisaria de vistoria. Simples assim, sem custos e dor de cabeça para o consumidor.
      Se não atendeu o recall, não consegue licenciar, obrigando o cabloco a levar o carro para corrigir a falha de segurança….

  • Pedro Cunha

    Mais um filão ou “ramificação” do potencial corruptivo brasileiro.
    É por mero detalhe que não estamos cabeça-a-cabeça com a venezuela.

  • Warley Luiz

    Perdi meu pai em 2006 num acidente de trânsito. O carro em que trafegava
    aquaplanou num “borrachudo” de asfalto. Perdeu o controle e bateu de
    frente com uma carreta em sentido contrário. Detalhe: ele sempre foi um
    motorista cauteloso.
    Em 2003 perdi uma namorada. A moto que pilotava,
    uma Biz, caiu num buraco, desestabilizando-a, ocasionando uma violenta
    batida contra um muro. Ano passado um amigo sofreu um acidente ao fazer
    uma ultrapassagem. Foi cortado pela carreta ultrapassada, que desviou de
    uma cratera na estrada. Ele foi jogado para fora da estrada. Hoje está
    numa cadeira de rodas.
    Todos esses acidentes foram causados não por
    imprudência, não por falha mecânica, mas pela falta de conservação nas
    estradas. Porque o CONTRAN não aprova uma resolução prevendo
    indenizações e tratamentos médicos para as vítimas de acidentes causados
    pelo próprio Estado? Na visão desses “valentes”, somente falhas
    mecânicas e humanas causam acidentes?
    Lamentável.
    E concordo com a
    galera. Essa medida não vai tirar veículos velhos de circulação. Mais
    uma vez, apenas os brasileiros conscientes vão pagar o pato.

  • Eduardo

    Cambada de FDP!!!!

  • Silvio Vasques

    Excelente notícia! Finalmente os carros rebaixados, com rodas maiores do que a originais, xenon e outras palhaçadas mais, estão com os dias contados! Que venha logo!

    • Fábio

      Eu senti um cheirinho de inveja aí.

      Eu não tenho a prática de modificar o carro. Mas não ligo para quem o faz.

      • Silvio Vasques

        Inveja de que, Fabio???? De um carro que não consegue passar num quebra-molas, não consegue subir ou descer uma rampa, que ficou duro e gastão e estás totalmente irregular perante a lei e que o dono ainda PAGOU para ele ficar assim? Ah, fala sério…

        • Fábio

          Aonde eu moro pessoas que reclamam do outro assim são chamadas de malas. Eu não acho que vc está se preocupando com essas pessoas, seu sentimento é outro.
          Vai lá pagar a taxa para a inspeção veicular e torce para seu carro super correto passar na vistoria.

      • Daniel

        Eu ligo sim… essas bagaça arrastando no chão que ficam andando feito tartaruga e atrapalhando o transito, o “xenão” ofuscando os outros, etc.
        Agora, se quer fazer qualquer alteração que não prejudique o proximo… (aerofolio, rodão, adesivos, etc) não vejo problema. O problema é que as alterações normalmente são pra sacanear os outros (luzinha azul que torna o carro invisivel a noite, ou xenão que ofusca meia galaxia, insulfilm que tampa a visão do transito cruzado em esquinas e a frente ao seguir, o já citado tartaruga arrastando o casco no chão, sonzão fazendo barulho – que eles chamam de musica, escape barulhento, etc)

        • Fábio

          Veja bem, temos uma lei bastante abrangente com previsão de penalidades para tudo, O que falta é fiscalização, de um lado, e comprometimento do cidadão, do outro. O comprometimento não dá para exigirmos, mas podemos exigir do poder público mais fiscalização e até ajudá-los com denúncias. Faça sua parte. Mas não fique irritado se for vc o multado. Viver em grupo e em harmonia é uma arte!

    • CharlesAle

      Se a pessoa tem seu carrinho rebaixado, mas não incomoda os demais, não vejo problema Para mim, som no último volume incomoda mais que essas xunisses por ai..

    • Daniel

      Duvido, visite o RJ (que tem inspeção anual) e veja como “resolveu”…

  • CÁSSIO

    ok até aprovaria se no Brasil tivesse um custo comparado ao de países onde ja tem tal vistoria como por exemplo nos EUA la o custo das peças são relativamente baixas aqui vc paga os olhos da cara , então vai ser mais uma conta bem salgada pro brasileiro infelizmente .

  • thiago_lacerda88 .

    entendi, então eles deixam as ruas com asfalto lunar, acabando com seu carro, e depois querem ver se estragou mesmo, pq se estragou vc está ferrado… boa lógica, é igual ver alguém discutindo e dar um pedaço de pau pra ele, se ele bater no outro eu o prendo.. e as Alices vão aplaudir! “Ninguém mandou usar as ruas..”

  • Gorlami

    A rosquinha que queima sempre é a do cidadao comum

  • Louis

    Veículos de transporte escolar seriam obrigados a serem vistoriados a cada 6 meses!?!? Que ridículo, está na cara que é para fins de arrecadação.

  • Louis

    Vamos organizar uma “revolta popular”, 2019 ninguém paga IPVA. KKKK Queria ver o que o desgoverno faria.

    • zekinha71

      Ia alterar a lei, e quem não pagou o IPVA irá pagar com 200% em cima entre outras coisas que político inventa.

  • Fábio

    Eu só acreditaria na inspeção veicular se ela fosse gratuita, totalmente 0800. Aí sim, seria um serviço para o bem da população. Agora o que ocorre é que criam dificuldades (colocando motivos nobres para justificar) e vendem facilidades.

    Não se enganem, isso é mais um IMPOSTO criado para nós. Quem puder barrar esse imposto por favor nos ajude. Eu não posso fazer nada além desse choro. Chega de imposto minha gente, está indo tudo para o ladrão literalmente!

  • Gabriel Medeiros

    Olha, se a vistoria realmente tirasse de circulação essas latas velhas ambulantes, sem luzes, pneus carecas, freios nas últimas, fumando mais que viciado, eu apoiaria a iniciativa. Mas o cara que comprou aquele Civic dos anos 90, que anda com ele todo ferrado pq não tem dinheiro pra manutenção vai chegar na vistoria e pagar 500 reais pra passar, que vai ser menos do que os 5 mil ou mais pra consertar o carro. Enquanto isso o cidadão de bem que não quer ser corrupto, vai ser proibido de legalizar ser carro pq ele tem um LED no farol de neblina.

    • zekinha71

      Pagar 500 pra passar, esses carros não vão nem passar na porta da inspeção, vão ficar rodando tudo podre até uma boa alma resolver apreender, como vemos diariamente um monte de carniças e sucatas pra cima e pra baixo, já dá pra saber que não vai acontecer nada.

  • Alvarenga

    Mais uma encheção de s……!

  • Eleandro Jose

    Todas as estradas estão nos cuidados das concessonarias , pagamos IPVA quando viajamos pagamos pedágios, pagamos os impostos duas vezes.ja que o governo não tem gastos com as estradas porque pagar IPVA

  • Fernando dias

    Tem que inspecionar os carros SIM !!!!! só que já deveria estar pago na taxa de licenciamento(.ja pagamos demais sem termos qualidade de vida.)
    Tem gente que usa o pneu até no arame, está errado. Quero ver se este irresponsável bater de frente no seu carro em um dia de chuva e matar alguém de sua família. Um filho…
    Outro ponto é que o carro tem seus gastos, tem que cuidar. Carro é igual mulher, só tem quem pode porque sai caro.
    Já pensei até ficar vender o meu é ficar usando outros recursos como aplicativos mas hj não tem como. Motivo é que todo 20 mil km por ano. Não dá para ficar sem ,ainda ,mas estou pensando. Meu filho perguntou qto gasto anual para manter o carro rodando, seguro, IPVA, gasolina, manutenção. Deu 10 mil reais. É muito dinheiro!!!. E tenho um carro popular…
    Mas não quero morrer por que os outros deveriam ter feito, que era de cuidar do seu carro e não fazem. O governo tem que mudar, o governo tem que olhar, e o governo tem que fazer direito pois todos nós pagamos por isso.

    • Daniel

      Na verdade, se vc incluir o valor da depreciação e o custo/oportunidade do capital imobilizado no veiculo, vai ver que o carro custa bem mais que esses 10mil reais!

      • Fernando dias

        Fantástico, é isso aí mesmo!!!
        Comprar é a parte que a pessoa pensa para ter o bem.
        Manter é o que é difícil…
        Havia me esquecido da depreciação. Espero ficar com este veiculo uns 12 anos no mínimo…
        Falei por alto para meu filho de 14 anos que já não pensa em ter um carro.
        Como disse, eu estava pensando em ficar sem o carro, mas outro ponto importante entrou na análise que é a segurança na hora de buscar o pessoal a noite na aula e no serviço ,em vez de ficar esperando ônibus as 22:30.
        Está análise subjetiva ficará para os próximos capítulos do dia a dia.

        • Daniel

          Eu fiz uma simulação com varios cenários, e… ficar com o carro por muito tempo tbm é complicado, pois os custos de manutenção aumentam exponencialmente, sem contar outros itens mais subjetivos como confiabilidade e também a questão da segurança do carro (conforme o tempo vai passando, os carros vão ganhando novos itens de segurança)… que também é uma questão dificil de precificar.

          A alternativa mais interessante que achei, é a que é bem comum nos EUA, o Leasing (não essa nossa versão tupiniquim), ou, o aluguel do carro, mas com serviços incluidos de manutenção já. O mesmo esquema da terceirização de frotas que as empresas usam, mas, para pessoas fisicas. Estou estudando até mesmo a possibilidade de abrir uma empresa pra prestar esse serviço de alugar carros.

  • CARnivoro

    Mais uma forma de sermos assaltados nesse pais!!!

    Vão dar desconto no IPVA pra quem nadar certinho???? CLARO QUE NÃO!!

    Esses camabadas de fsp’s só querem sugar!!

    Se já não bastasse o tanto de imposto na compra do carro + IPVA + Taxa de licenciamento + Dpvat e ainda tem taxa e transferência, pedágios.. etc… LADRÕES!! Usam um prepesto de coisa boa pra roubar mais do povo!!!

  • Adailton Souza Dias

    É só mais uma dos políticos corruptos do Brasil , eles que ganham muito e só anda de carro novo quando andam, que na verdade só voam pra lá e para cá comendo o dinheiro do povo, agora eles arrumaram mais um jeitinho de tirar do pobre trabalhador,coitado do brasileiro..!!!..é muita roubalheira neste país e pouco ou quase nada de bom para o povo, não temos segurança,saúde e educação e falam ainda que não tem dinheiro..é muita safadeza para um país só !!!

  • Leo

    Vamos pagar para inspecionar as suspensões destruídas pelos mesmos buracos que nós já pagamos para serem tapados? País LIXO!

  • RRodrigo Souza

    não entendi bem essa matéria, no caso todos os veículos vão ter que passar por inspeção ou apenas os veículos de empresas de transportes ?

  • Rubem

    igual a do gnv..nada demais.

  • Gran RS 78

    Veículos com três anos de uso?? Só pode ser brincadeira isso. Deveria ser obrigatória para veículos acima dos 10 anos e de graça pelo tanto de impostos que pagamos no Brasil.

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