_Destaque Combustíveis Finanças Governamental/Legal Mercado

Governo quer aumentar Cide sobre a gasolina

posto-gasolina-bomba-700x466-2 Governo quer aumentar Cide sobre a gasolina

A Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina pode ser aumentada. Essa é a intenção da equipe econômica do governo federal, que está sem caixa e busca dinheiro para manter a dívida pública em R$ 139 bilhões em 2017.



A ideia é criar uma alíquota flutuante, onde qualquer aumento do preço da gasolina por parte da Petrobrás, resultaria na redução da Cide. Quando o derivado de petróleo cair de preço, a Cide aumenta. Com isso, o governo mantém a arrecadação e de quebra promove o uso do etanol nos carros flex.

Dessa forma, na visão do governo, a Cide se tornaria um “imposto verde”, evitando assim uma competição entre gasolina e etanol, privilegiando naturalmente o derivado da cana. Mas, fora da calculadora, a ideia de aumentar a Cide encontra resistência no campo político, já que a medida é impopular e o governo – enfraquecido por denúncias contra o presidente Michel Temer – quer dar a volta por cima.

[Fonte: O Globo]

Agradecimentos ao Filipe Melo.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend