Great Wall registra SUV híbrido Wey Macchiato no Brasil

Great Wall registra SUV híbrido Wey Macchiato no Brasil

A Great Wall registrou no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – um modelo de SUV elétrico da marca Wey. O registro tem somente uma única imagem e nele um utilitário esportivo aparentando uma grade fechada.


A barra vertical da marca Wey é bem visível no desenho industrial, cuja frente tem faróis com design diferente dos modelos H6 e Jolion, ambos da Great Wall e cogitados para serem vendidos por aqui.

Great Wall registra SUV híbrido Wey Macchiato no Brasil

Então, qual seria esse modelo? O SUV em questão é o Wey Macchiato Hybrid, um modelo de porte parecido com o H6. O modelo usa uma plataforma modular DHT híbrida, que possui três versões de motorização.

O Macchiato tem uma aparência sofisticada e traz interior ainda mais chamativo, tem um painel que lembra muito o Hyundai Nexo, mas com cluster de 9,2 polegadas e multimídia com enorme tela de 14,6 polegadas. O acabamento e detalhes chamam atenção.

Great Wall registra SUV híbrido Wey Macchiato no Brasil

Para o mercado nacional, o Wey Macchiato Hybrid seria uma opção interessante para enfrentar o Toyota Corolla Hybrid. Com 4,52 m de comprimento, 185 m de largura, 1,66 m de altura e 2,71 m de entre-eixos, o mesmo do Haval H6, o SUV basicamente é oferecido com 192 cavalos.

O motor 1.5 tem 102 cavalos e o elétrico tem 136 cavalos com 25,5 kgfm, entregando a potência combinada acima. Com transmissão automática com engrenagens de saída de duas velocidades, o Wey Macchiato Hybrid pode rodar até 35 km/h usando somente energia.

Great Wall registra SUV híbrido Wey Macchiato no Brasil

Sua bateria de lítio é montada na traseira e tem 1,6 kWh. A autonomia não é conhecida, mas provavelmente muito limitada. O Macchiato em sua versão PHEV usa um motor elétrico de 204 cavalos do ORA Big Cat. O consumo médio com gasolina é de 21,2 km/l com autonomia de 1.100 km.

Por aqui, o Macchiato Hybrid Flex poderia fornecer um consumo médio muito baixo, inclusive com etanol, permitindo que a Great Wall se insira mais ainda no mercado nacional e na proposta de hibridização com etanol que alguns fabricantes estão promovendo. Seria uma opção interessante?

Wey Macchiato Hybrid 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.