Great Wall: sem sócio local, marca terá estratégia até setembro

Great Wall: sem sócio local, marca terá estratégia até setembro

A Great Wall Motors está pavimentando sua entrada definitiva no mercado nacional. A montadora chinesa já está na Junta Comercial de São Paulo e prepara sua estratégia para atuar por aqui.


Até setembro, a marca definirá seus planos de operação no mercado automotivo brasileiro e, possivelmente, também na região do Mercosul e América do Sul.

Segundo o site Automotive Business, ouvindo uma fonte interna, a Great Wall deverá confirmar na ocasião, a produção nacional, algo que já vazou para a imprensa internacional, relativo à compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo. A empresa diz que o negócio ainda não foi confirmado.

Aliás, a montadora salienta que continua as conversas com a Daimler, da mesma forma que o faz com a Ford, sobre a planta de Camaçari, na Bahia, muito maior em capacidade produtiva.

Great Wall: sem sócio local, marca terá estratégia até setembro

A fonte revelou que “houve todo um processo de estudo nos últimos anos e agora está na mesa da matriz as opções de locais para se instalar uma unidade fabril. Dentro de dois meses isso estará resolvido. A análise considera o Brasil e também oportunidades em outros países na região que nunca foram descartados”.

Outro ponto é uma parceira local. A fonte do site disse: “produzir no Brasil seria uma forma de se proteger do câmbio valorizado, ainda que a força produtiva da Great Wall na China consiga proporcionar escala suficiente para manter os custos competitivos aqui. Por outro lado, há países onde o custo de produção é mais atrativo do que no Brasil, segundo a análise feita pela equipe da montadora”.

Sobre a operação, a fonte disse o seguinte: “Não está descartada a importação em um primeiro momento. O que está sendo feito é uma preparação do terreno para que, quando a China der o sinal verde para os investimentos locais, tudo esteja o mais pronto possível ou próximo disso”.

Na Junta Comercial de São Paulo, a Great Wall Motor Brasil Ltda está registra com atividade de comercialização de automóveis, camionetas e utilitários novos. A empresa está registrada em nome da Wey Europe Investment & Holding, com um procurador local e já tem conta ativa no Instagram.

Também registrou no INPI os modelos Haval e Série P, uma picape que conhecemos como Poer. Com isso, já dá para ter uma ideia de como iniciar-se-a o portfólio da Great Wall no Brasil.

[Fonte: AB]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.