Guardrail não segura: Veículos elétricos são pesados e baixos demais para a segurança atual nas estradas

eletricos guardrail
eletricos guardrail

As cenas parecem tiradas de um filme de ação, mas aconteceram em um laboratório de testes: uma picape elétrica Rivian R1T de 2022 atravessa uma barreira de proteção rodoviária como se fosse feita de papel molhado.

O vídeo viral gerou discussões intensas e levantou uma preocupação cada vez mais urgente: os guardrails instalados nas estradas não estão preparados para lidar com o peso e o comportamento dos veículos elétricos.

O teste foi realizado pelo Midwest Roadside Safety Facility da Universidade de Nebraska-Lincoln, uma das principais instituições americanas em testes de segurança viária.

Em geral, esses testes usam dois tipos de veículos para simular impactos: um sedã subcompacto de cerca de 1.100 kg e uma picape convencional de até 2.300 kg, como a Ram 1500 .

A Rivian R1T pesa mais de 3.250 kg — o equivalente à soma dos dois veículos-tipo usados nos testes convencionais.

Apesar disso, outros modelos a combustão, como certas versões do Ford Super Duty, também ultrapassam a marca de 3 toneladas.

Então por que não vemos esses caminhões destruindo guardrails e virando manchete todos os dias? A resposta está no centro de gravidade.

Segundo Cody Stolle, diretor assistente do centro de testes, os EVs representam uma nova classe de desafio estrutural.

Mesmo modelos bem menores, como o Tesla Model 3, que pesa cerca de 1.740 kg — próximo ao de um Ford Mustang —, também atravessam as barreiras de segurança.

rivian r1t (1)
rivian r1t (1)

Isso ocorre porque a bateria, que representa boa parte do peso dos elétricos, fica posicionada no assoalho do carro, reduzindo seu centro de gravidade em até 20 centímetros em relação a um carro a combustão.

Esse detalhe altera radicalmente o ponto de impacto contra o guardrail. Em vez de atingir a estrutura mais resistente e projetada para absorver o choque, o EV acaba focando a força da colisão nas partes inferiores da barreira, menos reforçadas.

O resultado: carros mais leves, como o Tesla Model 3, passam por baixo do guardrail. Carros maiores, como a Rivian R1T, simplesmente empurram a barreira com sua massa concentrada.

rivian r1t (3)
rivian r1t (3)

O dilema agora é duplo: EVs grandes são mais pesados do que os guardrails atuais conseguem suportar, e mesmo os pequenos têm características que anulam a eficácia das proteções existentes.

A atualização da infraestrutura para se adaptar a esse novo cenário será cara e lenta — e isso num momento em que os veículos elétricos não param de crescer em número nas ruas.

Enquanto governos discutem tarifas, incentivos e fabricação local de baterias, um alerta mais urgente se impõe: nossas estradas não estão preparadas para a nova geração de veículos.

E como mostram os testes, isso pode custar vidas.

rivian r1t (4)
rivian r1t (4)


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.