China Governamental/Legal Land Rover Range Rover SUVs

Guerras clônicas: Agora é a vez do Range Rover ser copiado na China

Guerras clônicas: Agora é a vez do Range Rover ser copiado na China

Não faz muito tempo que a Land Rover conseguiu uma importante vitória jurídica nos tribunais chineses, que condenaram por crime contra propriedade industrial a marca Landwind, pertencente à JMC, que por sua vez é sócia da Ford e desenvolveu o Territory.


Agora, é a desconhecida marca Hunct que tenta a sorte com uma cópia do Range Rover. Nem bem a Land Rover se livrou da reprodução do Range Rover Evoque, agora o modelo maior é alvo de mais uma.

O Range Rover clonado é chamado de Cantice e apareceu nos registros do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, que revelou os detalhes exteriores do Hunct, que já havia sido visto em forma definitiva há algum tempo.

A marca, que pertence à Hubei Daye Hanlong Engine Company Ltd, não se intimidou em copiar os principais detalhes estéticos do Range Rover, incluindo a carroceria com frente alta, teto reto e colunas bem definidas.


Guerras clônicas: Agora é a vez do Range Rover ser copiado na China

Até as saídas de ar no capô e detalhes nas laterais foram clonados. O Hunct Cantice tem 4,985 m de comprimento, 1,995 m de largura, 1,819 m de altura e 2,997 m de entre eixos, sendo equipado com motor 2.0 Turbo de 218 cavalos e com opção de tração traseira ou integral.

Por ora, não se sabe se a Land Rover já tomou alguma ação sobre mais essa clonagem de um produto seu. O veículo, aliás, já foi visto até com volante exatamente igual ao dos carros atuais da Porsche.

Embora os projetos de carros chineses tenham evoluído em velocidade espantosa nos últimos anos, muitas marcas menores ainda insistem em se “inspirar”, por assim dizer, em produtos de fabricantes importantes no mercado chinês.

A ideia é a mesma de sempre, oferecer ao cliente de menor poder aquisitivo, a chance de andar num carro parecido com o de luxo. Vamos ver até onde o Hunct Cantice vai conseguir chegar…

Guerras clônicas: Agora é a vez do Range Rover ser copiado na China
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Vitor

    Tem que clonar mesmo, heuheuheuheuheuh, só pra rir cara.

    • th!nk.t4nk

      Se o original já quebra só de olhar, imagina a cópia.

  • Daniel dos Santos

    Deixa os Chinas clonarem…é quase só isso que sabem fazer….se ficar restrito ao mercado deles tudo bem…se exportarem o povo logo seleciona.

    • Diego Lip

      Deixa de ser tosco, a empresa gasta milhões no projeto para uns espertalhões irem lá copiarem e ganharem dinheiro com esforço dos outros, além disso, já há oficinas especializadas em depois fazerem os retoque para virar um “legítimo Land Rover”.

      • Cosi fan Tutti

        As empresas ja entram na China sabendo disso, entao… Nao tem do que reclamar. É outro mercado outra mentalidade. Por isso que a China ja tem altas montadoras e domina inclusive 99% do mercado global de carros elétricos e baterias. Ja o Brasil sempre vai depender de tecnologia estrangeria e pagar caro por ela, inclusive a chinesa que esta chegando.

        • Luis Burro

          Vdd,os cara vão lá explorar o povo,tem q o povo dar o troco!

          • Wendel Cerutti

            Nem tanto . O salário médio do setor industrial já é maior que o do Brasil e México ….

            • Luis Burro

              Depende q parte da china esteja se referindo,mas no geral continua abaixo dos rrstante!

              • Wendel Cerutti

                Setor industrial

      • Junoba

        O mundo é injusto, ta cheio de pilantra, esperto, passando a perna. Isso nunca vai mudar.

        • Diga se de passagem que o mundo é injusto e capitalista kkk, inclusive a China.

    • Cosi fan Tutti

      Quase so isso? Kkk olha o kra. Nao conhece nada de mercado chinês.

  • Lucasss

    Eu achei bonito, devo me preocupar?
    Aliás, o design dessa traseira tá muito bem pensada pois segue o padrão de lanternas dos LR que são na horizontal, como o Discovery 5, Velar… (e eu acho muito bonito).
    Será que uma nova geração das RR Sport e Vogue viriam com esse tipo de lanterna, mantendo todos os carros da marca ”padronizados”? Eu gostei bastante!

    • MarcosGojira

      >Traseira bem pensada
      >”inspirada” nos padrões LR

      escolha um

      • Lucasss

        Amigo, não há de se escolher nada, não é porque a traseira foi inspirada em outros modelos LR que não se pode dizer que não foi uma escolha bem pensada.
        Foi inteligente no sentido de que juntaram uma lanterna já existente em outros modelos num carro que POSSIVELMENTE ganhe este mesmo design de lanterna daqui a alguns anos.

        • Cosi fan Tutti

          Sim é tipo a copia que a marca Zotye fez de um protótipo da VW, que deu origem ao Atlas. A copia entendeu melhor que a própria VW, que fez um modelo mais conservador. A copia chinesa ficou mais próxima aao protótipo, entao pra mim ficou melhor.

  • Hodney Fortuna

    Quem deseja investir na China (e não é por menos que o governo em acordo com empresários estrangeiros deixou claro que o governo se torna sócio em 50% dos investimentos) tem que entender que qualquer projeto de produção na China vc tem que ceder sua propriedade intelectual (transferência de tecnologia) sobre os produtos. Isso é acordo e quem quer produzir barato para poder vender a rodo pelo Mundo o governo chinês que é comunista deixou a entender em contrato. E quando o PC chinês passa a ser usuário dessa tecnologia, ele repassa para quem bem entender. Governo comunista não liga para propriedade intelectual indivídual. Ele vislumbra o coletivo.

    • Vislumbra o “coletivo” mesmo? Sério?

    • Cosi fan Tutti

      Nao exagera, copia tem em todo lugar, ate aqui vivem apreendendo copias ilegais vendidas por preços absurdos. La pelo menos vendem por preço de carro popular.

      • vitor henrique

        Vc e um doente so pode.

        • Sino Weibo

          oi???

    • Fanjos

      Quem aceita entrar na China, aceita vender a alma.
      Fez pacto com o capeta, uma hora será cobrado

      • Hodney Fortuna

        Esse é o objetivo deles. Enfim vc não se deixou levar no barco daquele professor marxista nos tempos de escola.

      • Se fala isso em público, já aguente a lista de codinomes como:

        Fascista;
        Nazista;
        Racista;
        Xenófobo;
        Bolsominion entre outros.

        Chinês para mim, não passa de um país manufaturista.

        • Cosi fan Tutti

          Mano, enquanto vc destila ódio contra os chinas na internet, eles evoluem e crescem. Daqui alguns anos só teremos praticamente projetos e produtos chineses no nosso mercado, inclusive nas montadoras tradicionais. Ae quero ver qual vai ser o proximo mimimi dos brazukas. O mundo é assim, aceite vc ou não, o mundo é de quem investe em tecnologia, de quem sobressai, e usa de meios, legais ou não, para isso. Vide ae os Eua, espionam todo mundo, fazem protecionismo quando querem, os europeus agora que tão ae criticando o governo mas eles próprios poluem, como a Noruega tem mineradoras na Amazônia poluindo e fica com esse discursinho de ambientalistas. O mundo é assim, cheio de demagogias. Ao invés de criticar os chineses, deviamos é aprender com eles como fazer.

          • Como copiar você diz né?

            Não ligo para quem faz, desde que faça direito e por méritos próprios.

            Se serão tailandeses, coreanos, vietnamitas, peruanos, tanto faz.

            • Sino Weibo

              Sim copiar necessita de tecnologia sabia, know-how, engenharia reversa. Não é simples como pensam. E a maioria começou copiando ou licenciando de outras marcas. Vc sabe por acaso quais foram os primeiros modelos da Toyota ou da Hyundai?

          • Carlos Henrique Kroeber

            Devemos aprender com nós mesmos,isso sim!

            • Sino Weibo

              Mas até hoje nada aqui deu certo, vamos aprender o que?

        • Cosi fan Tutti

          Na sua concepção então a China so faz manufatura? E as empresas chinesas como Lenovo, TCL, Alibaba, Tencent, Xiaomi, Huawei, Hisense, Chery, JAC, Geely etc.. Só fazem manufatura? Não criam nem tem patentes, só reproduzem? Só vou te dar um dado, a China hoje é líder mundial em pedidos de patentes e marcas.

          • Sim.

            Geely precisou comprar a Volvo para ter algum renome.

            Lenovo, foi visível a queda de qualidade dos celulares Motorola.

            Chery, JAC não posso nem levá-las a sério.

            E reafirmo. Continuam sendo manufatureiros de tecnologias americanas, apenas e/ou japonesas.

            • Sino Weibo

              Geely é somente a 4 maior montadora da China em vendas, sabe o que é isso? Acho que nao.
              Lenovo e líder mundial em vendas de PCs, novamente vc confunde o que estas empresas fazem, assim como a Huawei é uma gigante de telecomunicações, antes de fazer celulares. É a única empresa do planeta que domina completamente a tecnologia 5G, desde a implantacao, ate a tecnologia nos dispositivos, por isso o medo dos EUA em relação ao que podem fazer. Quanto a Chery, a CAOA pensa diferente de vc, e imagino eu que eles tenham mais experiência, e no caso da JAC, a VW pensa diferente de vc, e vários investidores que estão agora injetando grana na NIO, que também é parceira dela. Entao, sua opinião vai contra todos, é relevante? Nao.

  • Joao Victor

    Sinceramente eu não vejo problema, o que é bonito deve mesmo ser copiado.

    • Pedrov154 #BATDAT

      Digamos que você criou um produto, deu sua identidade e montou toda uma história de sucesso. Aí vem alguém e copia teu trabalho na maior cara de pau, tentando lucrar com o que tu construiu.

      Tem certeza que não tem problema?

      • Cosi fan Tutti

        Se vc entra nesse país para lucrar e vender ja sabendo que isso ira ocorrer, nao! É o que acontece na China, diferente do Brasil, eles tem interesse na tecnologia. O Brasil so consome, nao reproduz, nem cria praticamente nada tecnológico.

        • Pedrov154 #BATDAT

          Dá pra criar sem copiar.

          • Cosi fan Tutti

            Pq o Brasil nao cria nada então e depende de empresas estrangeiras, pagando 3x mais pelos mesmos produtos piorados?

            • Mas a cópia é só no design, lógico que o carro original possui um powertrain mais aprimorado e equipamentos de conforto e segurança melhores.

              • Sino Weibo

                E um preço condizente!

        • vitor henrique

          Ta fazendo o quê aqui ainda?vai embora pra china q nem sua familia vai sentir tua falta kkkk.

          • Sino Weibo

            Eu irei sim pra China, mas para trazer novos modelos para o Brasil, fazemos parte de uma importadora. A próxima que queremos trazer é a GWM Haval, celulares da Umidigi e a marca de TVs Hisense.

            • vitor henrique

              To falando que é doente kkkk

    • SDS SP

      Fala isso pra quem investiu milhões de dólares e depois ver seu projeto sendo copiado na cara larga.
      Não é de hoje que vemos desrespeito à propriedade intelectual na China.

  • Carlos

    Agindo assim, as empresas chinesas perdem a oportunidade de serem levadas a sério.

    • Cosi fan Tutti

      Por quem?

  • Zé Mundico

    Tem que ver que esse tipo de carro é direcionado quase que totalmente para o mercado interno chinês, quando muito Vietnã, Cambodja e outros pequenos países asiáticos que importam até carros usados da China e Japão. Em mercados mais desenvolvidos isso não vale o que o gato enterra.
    É carro para mané e mané existe em todo lugar, até na China.

    • RPM

      Ao ler sua última frase,impossível não lembrar de gol,uno,Kwid,Onix,argo e Cia…..rsrsrs
      O Brasileiro gosta muito de criticar os Chineses,quando somos um mercado comprador de carros inferiores à esses clones da matéria,por ex….

    • Cosi fan Tutti

      Realmente brasileiro crítica clones mas compram o que mesmo? Kkk msm que os chineses so fizessem clones, ainda estariam melhor que o Brasil.

      • Zé Mundico

        Cada mercado tem sua dinâmica e suas peculiaridades. O que faz a diferença na verdade é a realidade econômica de cada um e não o desejo de ser “melhor”.

        • Cosi fan Tutti

          O que faz diferença é pagar pouco e ter muito, no caso. Os chineses conseguem isso ja nos celulares, eletrônicos, TVs e agora nos carros. Nao sei pq brasileiro reclama tanto de copias chinesas, se no Brasil so se fábrica porcarias para o 3° mundo feitas por multinacionais e vendidas a preço de ouro.

          • Henrique Gouveia

            No Brasil nem os carros das quatro maiores escapam da China, desde os componentes aos projetos.

            • Sino Weibo

              E a partir de agora, com os movimentos de GM com a familia Ônix e da Ford com o Territory, a maioria dos lançamentoz ou serão projetos de parceiros chineses, ou rebadges modelos da China. A rentabilidade é bem maior, e ninguém ira reclamar, afinal a maioria nem ira saber de onde vem, so a marca estampada no capô.

    • Junoba

      Acho que só é vendido na China, para não ter problemas judiciais.

  • Guilherme Martins

    Tá até mais bonito, o que nos leva a pensar… se “lapidaram” positivamente um design, deviam usar essa criatividade para criar algo novo…

    • Cosi fan Tutti

      Esse tipo de carro é um nicho, a “graça” é exatamente vender a copia por preço de popular, pois tem público. Se quisessem algo novo teriam feito, ou devem fazer ja.

      • Guilherme Martins

        Intendo, tipo falem bem ou mal, mas falem de mim. Kkkk! Abs!

      • Pedrov154 #BATDAT

        Eu preferiria comprar um carro popular de identidade verdadeira do que uma dessas cópias. Acho esse tipo de coisa forçação de barra demais. Mas enfim…

        • Cosi fan Tutti

          Mas esses modelos são populares la, sao vendidos baratinhos. Vc acha que iriam fazer uma cópia e vender com preços proximos do original? So brasileiros fazem isso.. Agora temos ae debaixo do capô um motor de + de 200 cv, ae ja da pra pensar ne.

  • leomix leo

    Sem tecnologia, sem acabamento, sem Motor decente, passo adiante, não vale nem um centavo, cópia de muito mal gosto.

    • Cosi fan Tutti

      Serio, viu por fotos e deduziu tudo isso? Kkk geralmente estes carros usam motor Mitsubishi e tem muita tecnologia embarcada sim, por preço de popular pelado aqui la eles levam um modelo quase de luxo.

      • leomix leo

        Fala sério, isso ai não tem P&D, faz na tora, pega base de QQ carro pe duro chinês e monta isso em cima, a parte mais fácil é fazer a estamparia, duvido que os bancos sejam como os do LR, motor nem se fala, tecnologia pior ainda.

        • Cosi fan Tutti

          Vc leu a matéria? Estes modelos são vendidos a preço de Onix e Sandero lá, vc queria o que? É óbvio que não é sofisticado como um LR, agora vc dizer que um motor de mais de 200 cv é ruim ae vc forçou.

        • Junoba

          Generalizou, mal sabemos do carro. Pode ser até melhor que o original.

          • Pedrov154 #BATDAT

            Uma cópia melhor que o original?

            • Olha, acabamento e refinamento não digo.

              Porém, os problemas elétricos e eletrônicos que os LR dão, não é muito difícil conseguir ser melhor. Kkkkk

              • Pedrov154 #BATDAT

                Pior que é vdd hahahaha.

          • Ernesto

            Melhor que o original???

  • Cosi fan Tutti

    Somente duas ponderações: as empresas ja entram na China sabendo que isso ira ocorrer, e isso se chama engenharia reversa, os brasileiros criticam mas nem isso conseguem fazer. Os chineses ja fazem ótimos carros, dominam atualmente 99% dos carros elétricos vendidos globalmente e so estão melhorando, graças a esse tipo de coisa que aqui é criticada. Mas o Brasil sempre vai ser dependente, pois aqui tecnologia é algo difícil de se produzir. E sempre vai pagar caro. Estas copias chinesas sao vendidas a preço de Sandero e Ônix la, para um público específico. E geralmente usam bons motores, completos e automáticos!

    • leomix leo

      Austrália, Chile e muitos outros não produzem mais carros, importam, qual o problema de não fazer gambiarras??

      • Cosi fan Tutti

        ahaha Não ter indústria alguam de transformação e depender das multinacionais é então a solução? Veja a posição destes países no mercado mundial, e vc tera sua resposta. E não fale mal dos clones, foi atraves deles e da engenharia reversa que muitos países chegaram onde estão hoje, como Japão, Coreia do Sul etc… E a China já faz ótimos carros, sem ser clones, inclusive domina 99% do mercado mundial de elétricos atualmente.

        • leomix leo

          Amigo, carro vai ficar obsoleto, hoje mobilidade e transportes de qualidade vão sufocando as montadoras, eu mesmo tenho 2, pretendo ficar somente com um, para poder viajar, as montadoras fazem enxurrada de lançamentos, as vezes mudam pouca coisa, mais o consumismo faz o cara trocar de carro sem necessidade, só que Uber(e outros) ônibus elétrico, e tantas outras formas, estão aí para suprir a nossa necessidade. Essa nova crise global que vem a se estabelecer agora, é o fim de várias empresas, veremos mais incentivo a compartilhamento de veículos, e a ascensão de elétricos. Mega fusões já estão acontecendo, pois ficar isolada e sem compartilhar plataforma e motores é ficar fadado ao fracasso. Grandes grupos irão investir em elétricos, quem não gastou com P&D, vai ter que pagar caro pra ter tecnologia ou fechar.

          • Cosi fan Tutti

            Serio, fala isso para 500 milhões de chineses, 800 milhões de indianos, 150 milhões de Bangladeshianos, 100 milhões de Myanmarianos, 400 milhões de Africanos, e pelo menos uns 80 milhões de latinos que nunca tiveram carro. Ainda tem muito mercado, as marcas chinesas em ascensão demonstram isso.

  • Willian Dcarlos Massato Kawano

    De Blinde vai um pendlive! Sem galantia. E um balde de flango flito.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Até que é bonitinho, se tivessem feito um design diferenciado nos faróis passava batido.

  • Mais uma vez provando o que sempre disse.

    São apenas manufatureiros.

    Mas tem gente que Lambe os chineses dizendo que são os bastiões da tecnologia com a tal de Huawei por exemplo.

    • SDS SP

      Tem um fulano aqui nos comentários que já é conhecido por ser um lambe bolas dos chineses.
      Quero ver quando ele colocar dinheiro do próprio bolso para criar algo e depois ser copiado na cara larga.

      • Pois é, mas o curioso é que sempre citam essa tal de Huawei, porém, sem o Google, não são nada.

        Outra é a tal de BYD. Ficam igual papagaio repetindo, mas o que mais revolta, é lamber as bolas dessa chinesa e esquecer que existe a Eletra que junto da Metra, já fazem isso no corredor ABD há anos!!!

        • Cosi fan Tutti

          A Huawei não é nada sem Google? Vc acha que a Huawei so faz celulares? Vc acha que o SO no celular é a parte mais importante?

          • Já ouviu falar da Eletra? Veja desde quando ela começou os projetos no corredor ABD.

            Já encarroçadora, ouviu falar de uma tal Marcopolo?

            • Sino Weibo

              Vc ta comparando alhos com bugalhos, a China detém 99% do mercado mundial de elétricos, estão na frente até msm da Tesla, sabe o que é isso? Estamos falando de um mercado de mais de 1,5 milhão somente lá. O que tem a ver Eletra? Por acaso conseguiram vender algum que nao fosse prototipo? Os chineses fazem caminhões e ônibus completos, inclusive modelos 100% elétricos, tem até fábrica da BYD no Brasil fazendo. O que o que tem a ver Marcopolo?

              • Marcopolo e Eletra poderiam fazer a carroceria e a Eletra o Powertrain.

                Diferentemente da China, o Brasil não incentiva sua própria indústria, achando legal lustrar as bolas dos xing ling com seus produtos de qualidade duvidosa.

                Mas cada um é feliz com o que tem. Ainda estou contente com os produtos de origem americana e/ou alemã, mesmo que a manufatura sejam feitas na China, Taiwan, Cambodja, etc.

                • Sino Weibo

                  Poderiam, poderiam, mas nao fazem. Essa é a diferença. A China já esta em outro patamar, não compara o que vc esta dizendo. Só pra te dar outro dado, a China é líder mundial atualmente em trens-bala em operação, aliás, de fabricação, inclusive motores, próprios. Este é o nível dos chineses hoje. Seu preconceito é como todo preconceito, fruto de desconhecimento do mercado e ignorância quanto ao patamar que os chineses já alcançaram, mas é completamente normal no Brasil. Inclusive o fantástico ta fazendo umas séries de reportagens pra mostrar isso, acho que para as pessoas desmistificarem como as coisas são na China em plena era da informação. Uma pesquisada rápida e vc ve a realidade, vou te dar uma dica pra tu começar a rever teus conceitos, pesquisa a marca Lynk & Co, da Geely, eles tem um site internacional muito bom.

      • Cosi fan Tutti

        Vcs falam como se estas cópias atrapalhassem as vendas do original kkk

        • SDS SP

          Só quem já teve problemas com isso sabe como é. Agora palpiteiro de internet acha isso lindo e maravilhoso.
          Independentemente se o mercado chinês é grande, perde-se bilhões de dólares todos os anos com esse tipo de situação. Esse caso é só a ponta do iceberg, tem peças e entre outras milhares de coisas sendo descaradamente copiadas.
          Muito simples esperar o outro gastar milhões em pesquisa e desenvolvimento para só depois fazer uma engenharia reversa e simplesmente vender a preço de banana.

          • Cosi fan Tutti

            Entao, mas como venho explicando, as marcas aceitam isso em contrato, para entrar na China. Ou é isso, ou ficar fora do maior mercado mundial. Então va reclamar com as marcas, e nao com os chineses que so se aproveitam disso. Quem ta errado? A evolução rápida das empresas chinesas esta mostrando que estão no caminho certo. Ja o Brasil so assiste de longe, e espera pra comprar novos modelos, maioria deles agora vindo da China, atraves destes mesmos joint-ventures. Brazukas terão de engolir kkk

  • SDS SP

    Desrespeito à propriedade intelectual. Só quem coloca milhões de dólares para criar algo sabe como é ter seu produto copiado na cara larga.

    • Cosi fan Tutti

      Simples, só nao abrir na China. Mas pergunta pra LR qual ela prefere.

  • Carlos Henrique Kroeber

    A Land Rover já sabe e já tomou uma medida: Nem se importa.
    A Land Rover já construiu um nome,uma marca e um legado. A Land Rover possui uma clientela muito fiel e mais uma potencial clientela fiel. E eles JAMAIS dispensariam a Land Rover. Não sairiam da marca. Seja pelo design,pelo prestígio,pelo luxo ou pelas habilidades 4×4. E eles sabem muito bem que,quem compra Land Rover,não vai deixar de comprar Land Rover para comprar uma cópia chinesa de má qualidade. E se for…é uma parcela ínfima.

    • Carlos Henrique Kroeber

      Ainda não falei dos brasileiros que quase têm um orgasmo e uma ereção quando veem vídeos na internet sobre a Evoque ou a Velar

    • Sino Weibo

      É o que falo aqui, estes modelos ae tem um público específico, por isso que vende, mas vendem a preço de banana, a preço de carrinho popular aqui. Eu só digo aos puristas que não me importaria de ter um, pela beleza de ser um LR wannabe, os interiores, que gearlmente capricham pra ficar igual, ou até msm o powertrain, que também é bom. O modelo que copiava o Evoque, o JMC LandWind X7 também usava um da MITsubishi de 170 cv. Não é pouco. Esta empresa adquiriu know-how tanto que agora ela que vai ceder o modelo que se chamará Territory, e que será vendido pela Ford aqui. Assim eles vão evoluindo, copiando, fazendo seus modelos, até acertar.

  • Sino Weibo

    A diferença ae é que enquanto um LR original vc paga um valor exorbitante, ou sejá, só mesmo ricos podem ter, uma cópia destas é vendida a preço de popular e os pobres wannabe ricos podem ter. Só que tem gente aqui, os tais brazukas puristas que dizem preferir um popular pelado 1.0 manco do que um carro destes com um motor de mais de 200cv, só pq segundo eles se preocupam muito com a propriedade intelectual de uma empresa inglesa controlada por indianos.

  • João Silva

    Will Smith vai diligir um desses em Plojeto Gemini, o outlo pelsonagem, um oliginal!!

  • Luis Burro

    Mas se ñ fosse pelo teto e a lateral nem ia dar pra dizer q é dele a clonagem,a frente até me lembra a do Taurus chinês com esta grade!

  • Luis Burro

    Bom como o carro ñ é igual ñ sei pq a reclamação e só teria sentido se fosse falsificado e tentassem vender como original, neste caso qm comprar sabe mto bem o q vai levar…além do mais poderia ser considerado uma homenagem e já q as marcas gostam tanto de se vangloriar de seus produtos podia até saber aproveitar no marketing dizendo q seus carros são tão bons q até a concorrência tenta copiar!

  • Comentarista

    Interessante é ver que eles fazem cópias até bonitas. Não é aquela cópia tosca de fibra de vidro que vemos por aqui.
    Mas de qualquer maneira o errado é errado seja aqui ou na China.

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