Governamental/Legal

Habilitação B: tudo que é necessário

Carteira de Habilitação categoria B: o que é necessário para tirar?

Habilitação B: tudo que é necessário


Para algumas pessoas, obter a primeira habilitação é um grande sonho e uma realização pessoal. Existe muito preparo, planejamento e dedicação para enfrentar os longos meses de CFC, Detran e aulas de volante.

O processo é igual em todos os estados brasileiros, exceto as taxas que mudam de região para região, contudo, mesmo com sistema digitalizado, há muita burocracia e o custo também é elevado.

Habilitação B: tudo que é necessário


A CNH B é uma das categorias mais escolhidas, pois, é ela que permite condução de automóveis de passeio, caminhonetes, camionetas e utilitários, além de trailers e motorhomes de acordo com a Lei nº 12.452/2011.

Mesmo com a B, não é permitido dirigir outros automóveis como: moto, caminhão ou ônibus.

Para poder conduzi-los é necessário tirar uma CNH exclusiva para esses segmentos.

Habilitação B: tudo que é necessário

Confira o que diz o artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre a Carteira Nacional de Habilitação categoria B:

II – Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

§ 2º São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.

O que é necessário para tirar a CNH categoria B?

Para você que pretende tirar carteira de motorista futuramente, em primeiro lugar, é essencial conhecer todas as categorias que estão presentes no sistema de habilitação brasileiro.

Publicamos uma matéria recentemente aqui no NA, onde apresentamos todas as categorias de CNH.

Habilitação B: tudo que é necessário

Para tirar a habilitação B é preciso ter 18 anos, o cidadão também deve saber ler e escrever.

Os principais documentos para iniciar o processo de primeira habilitação são, RG, CPF próprio e um comprovante de residência em seu nome ou de parente com comprovação de parentesco.

Com todos os documentos corretos, você pode dar abertura no processo indo até uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O órgão irá coletar as suas impressões digitais (biometria), fazer a foto que vai para a sua futura CNH e colher a assinatura.

Habilitação B: tudo que é necessário

Em seguida você está estará liberado para fazer o Exame Médico, que avalia as suas condições físicas e mentais para dirigir, verificando seu comportamento emocional, eficiência motora e a visão.

O exame não pode ser feito em qualquer clínica e sim em uma credenciada ao Detran.

O valor também varia devido o serviço ser terceirizado e, geralmente, o resultado de aprovação sai em poucos minutos.

Autoescola, CFC e avaliações do Detran

Se aprovado em todos os procedimentos anteriores, você pode procurar uma autoescola para iniciar as aulas teóricas e práticas. Algumas delas oferecem apenas as teóricas, outras só as práticas e existem as que têm o curso com tudo completo. Informe-se antes.

Habilitação B: tudo que é necessário

O Procon orienta o aluno a sempre escolher uma autoescola que esteja credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito e verificar se a empresa está seguindo a legislação, atendendo às exigências do Detran.

Verifique também se ela possui bons índices de aprovação, carros adequados e instrutores também credenciados ao Detran.

Fuja de autoescola que oferece vantagens exclusivas jamais vistas.

Essas podem estar em situação irregular por trás, burlando os regimentos do Código de Trânsito Brasileiro. Há muitos casos onde elas registram aulas do aluno, porém, ele nem chegou a participar.

Habilitação B: tudo que é necessário

Depois de ter escolhido a autoescola, você dará início ao CFC ou Centro de Formação de Condutores, um curso com 45 horas de aula.

As matérias são: direção defensiva, primeiros socorros, noções de mecânica básica, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e legislação de trânsito, a matéria de maior peso e de mais relevância para o Detran.

Assim que terminar as aulas, você receberá o certificado de conclusão do curso.

Depois, deve procurar a sua autoescola para agendar a avaliação no Detran. Para lhe auxiliar, o próprio Departamento Estadual de Trânsito oferece um simulado da prova no site. Alguns aplicativos também estão disponíveis para Android e IOS.

Início das aulas práticas de volante

Fez todo o procedimento acima, realizou a prova teórica do Detran e foi aprovado? Então para o órgão você está apto a iniciar as aulas de volante. Para a categoria B, o candidato irá dirigir um veículo de passeio adaptado da autoescola, acompanhado de um instrutor.

Habilitação B: tudo que é necessário

As aulas duram cerca de 25 horas/aulas com percursos de cerca de 50 minutos durante o dia e à noite.

De acordo com o Ministério das Cidades, que foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), as aulas devem mostrar ao aluno os equipamentos, funcionamento e sistemas do veículo. Além das normas e conduta de circulação, estacionamento, direção defensiva, sinalização e comunicação, interação com ciclistas e pedestres.

É recomendado também trafegar em situações climáticas diferentes para que consiga a lidar com condições adversas.

Prova prática, Permissão Para Dirigir e CNH definitiva

Por último, você passará pelo exame final do Detran, a prova prática. A autoescola deve agendar o dia e você precisa fazer o teste com o carro da própria instituição, o que facilitará.

O percurso é feito junto de um fiscal do Departamento Estadual de Trânsito, que irá te avaliar e dar o resultado na mesma hora.

Habilitação B: tudo que é necessário

Caso seja reprovado, você poderá repetir a prova prática, mas terá que pagar uma taxa que costuma ser cara. Se aprovado, basta pagar a taxa para emitir a Permissão Para Dirigir (PPD), que tem validade de um ano.

Após um ano com a PPD, caso não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, você poderá solicitar a CNH definitiva, recebendo agora um documento com validade de 5 anos.

Habilitação B: tudo que é necessário

É muito importante se atentar ao prazo para concluir todo o processo de primeira habilitação, que é de 1 ano. Se não concluir até esse período, será preciso iniciar tudo novamente, arcando com todos os custos.

Para conferir outras informações do processo de primeira habilitação e todos os valores, basta acessar o site do Detran do seu estado.

Habilitação B: tudo que é necessário
Nota média 5 de 1 votos

  • T1000

    Precisa também de muita grana

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email