Coréia Hatches Hyundai Segredos-Flagras

HB20 2020 aparece de perto em novo flagra sul-coreano

HB20 2020 aparece de perto em novo flagra sul-coreano

O Hyundai HB20 2020 apareceu de novo em um flagrante na Coreia do Sul. O hatch compacto da marca local e dedicado ao mercado brasileiro está rodando com menos camuflagem e mostrando mais de suas linhas. Lançado em 2012, o modelo feito em Piracicaba-SP até agora recebeu apenas facelift de meia vida.


Dessa vez, o HB20 deverá receber mais alterações para poder manter-se na vice-liderança do mercado nacional, sempre ameaçada pelo Ford Ka, que recentemente renovou-se e adicionou motorização mais potente, além do desejado câmbio automático. No que se pode ver nestas imagens próximas, o o compacto sofrerá influência direta do mais recente Elantra.

HB20 2020 aparece de perto em novo flagra sul-coreano

Sob a camuflagem frontal, pode-se notar a grade em formato hexagonal com prolongamento na parte inferior, semelhante em aspecto ao do sedã médio atualizado no exterior. Os faróis parecem próximos da triangularidade apresentada no Elantra 2019, especialmente com os repetidores de direção bem ao centro do carro, o que obriga os retrovisores a portarem repetidores de direção.


A mudança no layout frontal forçou suavemente o capô para baixo, mas não muito, deixando a frente com menor área suscetível ao arrasto aerodinâmico, o que deve beneficiar levemente o consumo médio e a dinâmica de condução em alta velocidade no HB20 2020. Vincos laterais bem pronunciados marcam a linha de cintura, que suavemente se eleva em direção às colunas C.

HB20 2020 aparece de perto em novo flagra sul-coreano

Os retrovisores são novos, mas os dois vincos casados na parte inferior da carroceria são os mesmos do HB20 atual, indicando que não haverá mudanças tão profundas quanto esperado no compacto da Hyundai e isso pode apontar também para manutenção de entre-eixos de 2,50 m, visto que, conforme já comentamos anteriormente, não é tão comum a empresa alterar a base de seus carros de maior volume de vendas.

Como na imagem a carroceria na apresenta o vinco de saia de roda do modelo atual, diferente da dianteira, então não é possível afirmar com 100% de certeza, pois as portas traseiras parecem ter sido ampliadas levemente em direção às colunas C. Na traseira, o HB20 2020 deve chegar com lanternas em forma de bumerangue e cortadas pelo bagageiro.

HB20 2020 aparece de perto em novo flagra sul-coreano

Por dentro, apenas os bancos com encostos mais envolventes foram vistos no flagrante. Podemos esperar por uma repaginada no interior e alterações importantes em termos de segurança, especialmente por causa dos efeitos causados por resultados ruins no Latin NCAP (em qualquer caso), tendo assim o esperado cinto traseiro de 3 pontos centralizado, apoio de cabeça do mesmo, controles de traão e estabilidade, assistente de partida em rampa e airbags adicionais.

Também o emprego de motores mais modernos será vital para que o HB20 mova-se em direção ao Onix, podemos trocar o Kappa 1.0 Turbo por um T-GDi de potência semelhante, mas flexível ou mesmo partir para 120 cavalos ou mais e medir forças com o Ka 2019, assim como o próximo Onix 1.0 Turbo. Esse motor também daria ao Creta uma performance interessante.

Hyundai HB20 2020 – Galeria de fotos

[Fonte: Bobaedream]

 

HB20 2020 aparece de perto em novo flagra sul-coreano
Nota média 5 de 6 votos

  • Danilo

    Ta vendendo bem, acho que a estratégia da Hyundai BR é não mexer muito, gastar pouco e continuar lucrando bastante. Apesar de estar com o mesmo visual no mercado há anos, é um compacto que ainda agrada. Só podia melhorar um pouco o acabamento interno.

    • Gran RS 78

      Puxa o acabamento dele é melhor que o dos rivais.

      • Danilo

        Não concordo, acho o do Argo muito melhor por exemplo.

        • Gran RS 78

          O Argo está no mesmo nível do HB20.

          • dallebu

            Se por acabamento entendemos a qualidade dos plásticos, a qualidade dos arremates, dos encaixes e a ausência de rebarbas, sim Argo e HB20 estão no mesmo (bom) nível e são os melhores da categoria, mas se analisarmos a forma como esse acabamento é apresentado, como texturas, cores e detalhes, ou seja a qualidade percebida, aí o Argo ganha por uma boa margem, passando a impressão de ser mais sofisticado, dês de a versão de entrada.

            • Thiago Ramos

              Essa interpretação é pessoal. Acho a quantidade de texturas empregados no Argo de mal gosto dada a profusão de materiais em um espaço tão pequeno. A sobriedade do HB me impressiona mais, além do console central ser muito mais útil e ter até a porta corrediça pra esconder objetos no console. Até o acabamento do Onix dos modelos LT pra cima aparentam serem de melhor qualidade/montagem pra mim do que do Argo, que ainda teve um piora gigante depois a inclusão da tela de 9′ no painel. A tela é tão grande que parece que atapalha a visão do motorista e dizem que ficou mais lenta do que já era e ainda não aparenta estar bem encaixada ali, tipo gambiarra mesmo.

              • Ford Opala Attractive 200TSI

                Gosto é uma coisa pessoal mesmo. Eu acho o painel do Argo a parte mais linda do carro, não tem nada de mal gosto.

                • Edson Fernandes

                  Eu tbm considero assim.

                  E curioso, mas eu achei a central do Argo bem rapida.

    • TijucaBH

      acabamento interno?? O acabamento é justamente um diferencial, melhor que dos rivais. Ok, é tudo de plastico e os concorrentes também são, mas os plasticos nao possuem rebarba, sao bem encaixados e de visual agradável. Até mesmo o vão entre as peças plasticas sao extremamente justos. Sempre que vou alugar um carro, minha primeira opção é o HB20 pelo acabamento e segunda opçao é o Ka pelo desempenho.
      Pra mim, ele precisa melhorar é o espaço interno!!

      • dallebu

        Opa, também eram minhas escolhas pelos mesmos motivos, inclusive amanhã vou alugar um carro, mas hoje a minha preferência é alugar o Argo, pelo espaço interno, consumo e acabamento.

      • Danilo

        Hb20 da minha irmã com 6 mil km (90% rodovia) já começou com ruídos de plástico no painel, arrumaram na revisão, mas quando comparado ao Argo, ainda acredito que o da Fiat seja melhor, apesar de ambos usarem muito plástico.

        • TijucaBH

          Eu alugo carro uma vez por mes e aproximadamente metade dessas vezes pego o HB20 e mesmo em carros mais rodados só ouvi acabamento batendo uma unica vez. Era na parte de trás do carro. Quando abri o porta malas pra colocar minha mala e ir pra locadora devolver o carro, vi que a tampa interna do porta malas estava desencaixada. Coloquei-a na posição correta e no trajeto entre o hotel e a locadora, nao ouvi mais o barulho novamente.

          O grande problema (nao estou dizendo que é o seu caso) é que as concessionárias e loja de acessórios instalam os acessórios igual o nariz deles, com preocupação zero com ruido interno. Querem só instalar rapido pra ganhar produtividade.

          Eu já tive 3 carros que tinham histórico de “bater todo” (Kadett, Celta e Astra) e somente o kadett realmente batia. Tem um porém: eu nunca instalava acessório nenhum, do jeito que vinha de fábrica eu deixava!!! Unica coisa que coloquei (eu mesmo instalei) foi alarme no Celta.

          • dallebu

            Principalmente quando desmontam os forros de porta pra colocar altifalantes, isso nos carros populares.

            • Matuska

              É recomendado substituir todas as travas de fixacao mas ninguém os faz. Aí bate mesmo quando não raro, soltam.

        • Marcelo Amorim

          Cara,ja tive um hatch e um sedan,andei em outros,até de locadora,taí uma coisa que eles nao tinham era ruídos internos.Manco e suspensao um pouco dura sim,mas de resto é um carro bom.

      • vicegag

        Demorou quase um década, e vai manter o entre eixos, continuando o aperto, país dos produtos que param no tempo, e os outros modelos globais da Hyundai, será que também passam por este desaforo?
        Até parece que o carro não vende muito, para não valer a pena o gasto com evolução, no país das bananas, se não vende não vale a pena gastar com evolução , se vende, não se gasta com evolução para lucrar mais.

    • Filipe

      Se tiver aquela frente copiada do novo Elantra, será horroroso! Uma involução em relação ao atual!

      • Jorge Castro

        Concordo! Meu sonho era o Elantra, mas o visual dele ficou horrível.

    • Edu

      Tá vendo só? Você falou que podia melhorar e muito entendido achou que você disse que é ruim…

      • Danilo

        Finalmente alguem sensato nesses comentários!!!

  • Gran RS 78

    Pelo jeito ele continuará com a mesma plataforma, será mais ou menos como a Renault fez com o Sandero e a Kia fez com o Picanto, mas sem dúvida que irá aumentar mais ainda as vendas do HB20.

  • catucadão

    não deve ter mudado muito

  • carloscomp

    Esta 2ª geração dá para apostar como um sucesso garantido.

  • Marcelo Nascimento

    É. Pelo visto não vem igual ao i20 :-(

  • Razzo

    Atualização necessária ao HB20: injeção direta no motor 1.0 turbo, TGD-i.
    Mas é de se esperar controles de tração e estabilidade ESP/ESC e direção elétrica.
    Manutenção do entre-eixos em 2,50 m é de lascar…

  • Adauto Vieira Dias Júnior

    Como eu havia dito antes em um comentário, Novo HB20 2020. Mas pode chamar de Mini Elantra!

  • PPRoach

    Eu vi uma prokepro da revista 4 Rodas baseada neste flagra que me deixou preocupado. E olha que eu gostei do Elantra reestilizado.

    • Maycon Farias

      Realmente ficou bem estranha a frente da projeção, tomara que não façam essa loucura.

  • EDU

    So por curiosidade como e que o cidadao tira foto da calota do carro do banco mas nao tira do painel kkkkkk

    • Fabrício Sanches

      É porque é um ‘flagra’ da montadora.

      • EDU

        Deve ser mesmo

    • dallebu

      O painel tava coberto com uma lona, da pra ver nas fotos.

      • EDU

        As vezes ate da pra ver algo , pena nao ter a foto mesmo coberto

  • Phantasma

    Dos compactos de entrada, eu considero o melhor, de longe o melhor, é seguro, confiável e os pontos mais de defasagem devem ser corrigidos nesse faceliftão. Só não vende mais pq a rede ainda é pequena se comparada as 4 grandes, e pela capacidade da fábrica.

  • Chasseur

    O 1º HB20 tmb foi desenvolvido na Coréia?

    • Christian Balzano

      Foi. Levaram o Gol para lá e esmiuçaram. Na época o Volkswagen era líder de vendas. Criaram um projeto para tomar a liderança do Gol no mercado nacional. Conseguiram em parte, pois ultrapassaram o Gol, mas não esperavam que a GM lançasse o Onix.

      • Chasseur

        Então provavelmente dissecaram o Onix agora.
        Obrigado pela resposta!

      • Matthew

        O que prova que o Inovar-Auto, cujo um dos principais objetivos era justamente a internalização da produção e desenvolvimento local de engenharia, serviu pra absolutamente nada. Tudo é feito na Coréia, e apenas montam o carro aqui com diversos componentes importados. Mesmo assim levam uma bolada de isenção tributária.

        GM mesma coisa. Simplesmente desmontou toda a sua estrutura de desenvolvimento local, como o Campo de Prova de Cruz Alta e o centro de design. A próxima geração do Onix é praticamente toda de responsabilidade dos chineses. E olha que estamos falando dos dois mais bem sucedidos carros do país em termos de vendas.

        • dallebu

          Isso mesmo, inclusive nos flagras do novo Onix em solo brasileiro tem chineses dirigindo.

          • Mesquita13

            Só não pode caÍ pecinha e acabá a galantia!

            • Retrato do Papai

              no tloca, galantia não coble mau uso né

        • Mesquita13

          Mercado Chinês em 2017 = 29,1 milhões de unidades
          Mercado Indiano em 2017 = 4,02 milhões de unidades
          Mercado Brasileiro em 2017 = 2,2 milhões de unidades
          Não faz o menor sentido desenvolver um produto para o Brasil de forma independente. Cada vez mais vamos receber projetos chineses (Carros na GEM da GM), indianos (novos VW Gol 2020 e SUV A00, linha Datsun indiana), e até Russos (Lada/Renault).

          • Matthew

            Discordo. O mercado brasileiro são 2,2 milhões de unidades agora na crise, mas tem potencial pra chegar a 4 milhões facilmente. Fora que a indústria se instalou aqui há mais de 50 anos, temos muito mais tradição do que esses caras. Inclusive, os próprios chineses usaram projetos nossos, como o Chevrolet Corsa sedã e o VW Santana. A Ecosport foi desenvolvida aqui e hoje é um produto global. Não significa que nos vamos desenvolver modelos específicos para o Mercosul apenas, mas que até há pouco tempo atrás fazíamos bastante coisa por aqui com alcance global.

            • Mesquita13

              Vc pode até discordar, mas a realidade é que as montadoras já estão tirando o desenvolvimento daqui e levando para outros mercados. O tempo não para, não dá para viver de passado. O próximo Gol vem da Índia, baseado em um Skoda para pobres.E vc acha que vamos chegar novamente a 4 milhões/ano já em 2019? Vai levar mais de 5 anos para chegar lá, isso se não tivermos outro governo desastroso como foi o do PT.

        • Marcelo Alves

          A tendência é acontecer isso mesmo, estão cortando custos e concentrando o desenvolvimento em outros lugares, provavelmente aqui só vão testar os carros já na fase final e fazer as adequações necessárias para o nosso tipo de região e mercado.

      • Gran RS 78

        Não foi só o Gol, eles levaram tbm um Fit, tanto é que miraram nas qualidades construtivas do Fit, por isso que o HB20 sempre foi referencia em seu segmento.

      • Edson Fernandes

        Na verdade levaram:
        – Gol
        – Palio
        – Fit

        Eles queriam pegar desses:
        – Do Gol: Comportamento suspensivo
        – Do Palio: Conforto de rodagem
        – Do Fit: Qualidade de rodagem

        E obviamente colocaram todo o DNA Hyundai no carro. E de fato, é um carro firme, não acho que conseguiram exatamente colocar conforto mas tem nivel de acabamentodo Fit que não é lá essas coisas. Ok, não deve nada a nenhum compacto, mas o HB20 se espelhou nele para ser o que é.

        E deu certo.

  • Thiago Ramos

    Já ia falar que em flagras anteriores parecia ter sido espixado e nesse já parece ter o mesmo tamanho de entre-eixos. Eu acho o HB bem bacaninha… Não teria um mas gosto…

  • marcosCAR

    Frente camuflada parece Ford Ka.

  • 1 Raul

    HB20 2020 ficou meio cacofônico..rs…

  • Roberto

    Olhando as estruturas da coluna A, para-brisas, vidros laterais, eu diria com 99% de certeza que trata-se apenas de um face-lift um pouco mais pesado, algo como o que ocorreu na linha Palio 2009, que trocaram somente os estampos das chapas externas, lanternas, capô e para-choques, e a estrutura principal (parte mais cara para desenvolver) foi mantida e apenas reforçada. Resta esperar alguma novidade no conjunto motriz, quem sabe um 1.0 AT6 Turbo já com direção elétrica e sem o tanquinho. Mais do que isso também não dá, iria beirar o preço do Yaris.

    • Edson Fernandes

      Foi exatamente a minha impressão.

      Como esse é baseado no i20, podemos pensar que ele poderá no futuro receber 6 air bags (culpa do ka), receber o esperado controle automatico de velocidade, ESP e manter outros itens como o ar digital. Mas a Hyundai deveria dar atenção ao espaço interno.

  • Bruno Albuquerque

    Apesar de um pouco tarde – poderia chegar já no final de 2018 -, o “mini Elantra” é certeza de sucesso nas vendas. Na minha opinião, caso a Hyundai mantivesse o design atual e atualizasse os “pecados” existentes no mesmo (falta de itens de segurança: controle de tração, estabilidade, HCA… Facho do farol fraco nas versões de entrada e intermediária,tanquinho de partida a frio nos motores 1.0, regulagem de altura do banco do motorista, direção hidráulica.), sem dúvida ele teria mais vendas e retomaria a liderança do mercado.

  • Andre Pestana

    Pelo jeito vai ser uma restilização do tipo meia-boca como ocorreu com Gol, Fox, Onix e New Fiesta com alguns melhoramentos mecânicos e não uma nova geração.

  • Diego G. de Lima

    Um site aí que não lembro qual já disse que não será uma nova geração e sim um facelift mais profundo.

  • Fabão Rocky

    Putz! É tanto especialista em plástico q aparece de repente por aqui!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email