Hatches Hyundai Matérias NA

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

O HB20 Comfort Plus é a principal versão do hatch compacto da Hyundai no Brasil.


Essa opção surgiu junto com o produto em 2012, quando o hatch surgiu oficialmente em 13 de setembro daquele ano.

De lá para cá, o modelo representa a maior parte do mix de vendas do modelo.

Feito em Piracicaba, interior de São Paulo, o HB20 tem nessa opção a maior variedade de motores e transmissões.


Ela também é responsável por unir as versões Unique de entrada e Premium.

No passado, o essa opção dividia espaço com as versões Comfort e Comfort Style, já extintas.

Sendo uma versão intermediária, ela poderia oferecer melhor conteúdo, mas não é o que acontece.

Mesmo assim, vem equipada com motores Kappa 1.0, Kappa 1.0 Turbo e Gamma 1.6, este manual ou automático.

Atualmente, ele é vendido com preços entre R$ 48.990 e R$ 59.990.

Segundo rumores do mercado, essa versão deixará de existir, sendo substituída por nova nomenclatura na nova geração do HB20.

HB20 Comfort Plus – detalhes

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

Já faz algum tempo que o HB20 Comfort Plus é acrescido da multimídia BlueMedia, um reforço para melhorar as vendas.

Isso têm dado resultado, visto que o HB20 continua como vice-líder de mercado, apesar da pressão do Ford Ka.

Ainda assim, apresenta um visual bem simples e aquém do que merecia.

Por fora, ele vem com faróis de máscara negra e grade com moldura cromada.

Além disso, seu para-choque tem molduras pretas e ausência de faróis de neblina.

O modelo também não dispõe de luzes diurnas em LED ou assinatura com essa tecnologia.

Nas laterais, todas as opções de motor tem rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15 de baixa resistência à rolagem.

Estas rodas possuem calotas estilizadas, chamadas de Palm.

Em contrapartida, os retrovisores possuem repetidores de direção, o que ajuda na hora de sinalizar para outros carros.

As maçanetas são na cor do carro e as colunas são pretas, tendo ainda antena no teto.

Essa versão traz também lanternas escurecidas, mas com lâmpadas comuns.

O para-choque é bem liso e vem com refletores, tendo ainda a inscrição HB20 do lado esquerdo a motorização do lado direito.

Se for 1.0 aspirado, não há menção ao propulsor, mas no Turbo, este é vermelho. O 1.6 segue padrão metalizado.

Por dentro, a versão é bem simples e tem foco na praticidade, não ostentando luxo.

O ambiente é escurecido com cor preta no acabamento, embora com teto e colunas mais claros.

Ainda com layout em “X”, o desenho do painel é moderno e agrada a maioria, embora com muitos plásticos duros.

O HB20 vem com volante de quatro raios com comandos de mídia e telefonia.

As hastes na coluna possuem comandos para piscas, faróis, limpadores e lavadores dos vidros frontal e traseiro.

A coluna de direção é ajustável apenas em altura, tendo assistência somente hidráulica, quando já deveria ser elétrica.

O painel tem o chamado Super Cluster Sport com mostradores de boa visibilidade e display central com computador de bordo.

A multimídia BlueMedia é o principal destaque do HB20 em termos de equipamento.

O dispositivo de entretenimento tem tela de 7 polegadas sensível ao toque.

Com ela, o modelo oferece conexão Bluetooth, acesso à porta USB, sistema OnCar para smartphones de marcas coreanas, Google Android Auto com Maps e Waze, assim como o Apple Car Play.

Tem ainda TV Digital com sintonia automática e reprodutor de fotos e vídeos, bem como reconhecimento de voz com acesso pelo volante.

Não há câmera de ré em nenhuma opção de motor.

O HB20 traz ainda comandos manuais do ar condicionado e porta-objeto com tampa retrátil.

Também temos para-sóis com espelho, banco do motorista com ajuste de altura e Isofix no banco traseiro.

Essa versão do HB20 vem com cintos de segurança de três pontos apenas nas laterais traseiras.

O banco traseiro é inteiriço e o cinto central é subabdominal, não tendo apoio de cabeça centralizado.

Super simples, tem apenas iluminação interna geral.

Ainda assim, o HB20 dispõe de vidros elétricos nas quatro portas com one touch para o motorista e mais sistema antiesmagamento de dedos.

As travas são elétricas e possuem comando pela chave, que é do tipo canivete e também libera o porta-malas.

Os retrovisores possuem ajuste elétrico, fechando o pacote de equipamentos que não tem opcionais.

O HB20 tem ainda airbag duplo e freios ABS com EDB, além de alarme perimétrico.

HB20 Comfort Plus – novidades

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

O HB20 Comfort Plus não tem muitas novidades e o que mais recentemente foi adicionado é bem pouco.

O que mudou foi a introdução de lanternas Clear Type escurecidas nessa versão, assim como a grade Mesh Type.

Na versão 1.0 Turbo, essa grade recebe uma adição de cromado, mas somente isso.

A opção também perdeu as rodas de liga leve aro 15 polegadas, agora disponíveis apenas na versão Premium.

Fora isso, a introdução da multimídia BlueMedia em todas as opções do HB20 foi benéfica.

No entanto, o HB20 em si continua devendo muito pelo que vende, sendo um carro que, apesar de parecer moderno, usa itens bem antigos, como direção hidráulica e cintos incompletos.

O HB20 não tem sequer opção de roda de liga leve e muito menos de faróis de neblina, mesmo na versão 1.6.

Carece ainda de câmera de ré e sensor de estacionamento, quando poderia ter ainda conteúdo de segurança melhor.

Espera-se que essas deficiências sejam sanadas na próxima geração, que se aproxima.

HB20 Comfort Plus – versões

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

O HB20 Comfort Plus é uma versão com boa oferta de opções de motor e câmbio.

Nenhuma delas tenha diferenciais significantes umas com as outras.

A composição das opções nesse caso abrangem toda a gama disponível para o HB20.

Assim, temos motores 1.0 sem ou com turbo, bem como 1.6 manual ou automático.

Até as transmissões manuais podem ser de cinco marchas (1.0) ou seis velocidades (1.0 Turbo e 1.6).

Abaixo, estão as versões do HB20 atualmente à venda:

  • HB20 Comfort Plus 1.0 MT5
  • HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo MT6
  • HB20 Comfort Plus 1.6 MT6
  • HB20 Comfort Plus 1.6 AT6

HB20 Comfort Plus – equipamentos

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

O HB20 tem os mesmos itens em todas as configurações de motor e câmbio, sendo eles:

Ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas incluindo o porta-malas, retrovisores com ajustes elétricos e alarme perimétrico.

Além disso, traz também multimídia BlueMedia com TV digital, Google Android Auto, Apple Car Play, OnCar, Bluetooth, USB, comandos de voz e tela de 7 polegadas touchscreen.

Há também rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, freios ABS com EDB, airbag duplo, pneus 185/60 R15, retrovisores com repetidores de direção e antena no teto.

O hatch reúne ainda faróis com máscara negra, lanternas Clear Type escurecidas, grade Mesh Type, colunas B pretas, para-sóis com espelhos, Isofix e Top Tether, banco traseiro inteiriço, porta-luvas iluminado, volante com comandos de áudio e telefonia, entre outros.

Banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção ajustável e porta-objetos com tampa retrátil também estão presentes, assim como abertura interna do bagageiro e apoio de braço para o motorista.

Lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador do vidro traseiro, trava de segurança nas portas traseiras e tampa do compartimento de bagagens também estão presentes no compacto.

HB20 Comfort Plus – preços

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

  • HB20 Comfort Plus 1.0 MT5 – R$ 48.990
  • HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo MT6 – R$ 53.190
  • HB20 Comfort Plus 1.6 MT6 – R$ 55.590
  • HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 – R$ 59.990

HB20 Comfort Plus – motor

O Comfort Plus tem motores Kappa e Gamma, sendo o primeiro com opção aspirada ou turbo.

O Kappa 1.0 tem 75 cavalos na gasolina e 80 cavalos no etanol, enquanto o Turbo entrega 98 cavalos na gasolina e 105 cavalos no etanol.

No Gamma 1.6, são 122 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol.

HB20 Comfort Plus – desempenho

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

0 a 100 km/h e velocidade final: 

  • HB20 Comfort Plus 1.0 MT5 – 14,6 s – 161 km/h
  • HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo MT6 – 11,2 s – 182 km/h
  • HB20 Comfort Plus 1.6 MT6 – 9,3 s – 189 km/h
  • HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 – 10,6 s – 190 km/h

HB20 Comfort Plus – consumo

Consumo em km/l em cidade/estrada com etanol/gasolina: 

  • HB20 Comfort Plus 1.0 MT5 – 8,5/9,9 – 12,5/14,1
  • HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo MT6 – 8,2/10,1 – 11,6/14,3
  • HB20 Comfort Plus 1.6 MT6 – 8,5/9,8 – 12,0/14,0
  • HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 – 7,0/9,3 – 10,2/12,9

HB20 Comfort Plus – manutenção e revisão

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades

A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem e as revisões têm preços fixos até 100.000 km.

Motor

Kappa 1.0

Kappa 1.0 Turbo

Gamma 1.6

10.000 kmR$ 201,48R$ 228,18R$ 227,18
20.000 kmR$ 459,67R$ 487,02R$ 485,37
30.000 kmR$ 446,92R$ 474,27R$ 472,62
40.000 kmR$ 602,94R$ 631,78R$ 630,13
50.000 kmR$ 419,65R$ 447,00R$ 445,35
60.000 kmR$ 596,02R$ 623,37R$ 621,72

HB20 Comfort Plus – ficha técnica

Motor

Kappa 1.0 Flex

Kappa 1.0 Turbo Flex

Gamma 1.6 Flex

TipoDianteiro transversal, Gasolina e EtanolDianteiro transversal, Gasolina e EtanolDianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros3 em linha3 em linha4 em linha
Válvulas121216
Taxa de compressão12,5:19,5:112:1
Injeção eletrônica de combustívelMultipontoMultipontoMultiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 75 cv @ 6200 rpm / Etanol: 80 cv @ 6200 rpmGasolina: 98 cv @ 6000 rpm / Etanol: 105 cv @ 6000 rpmGasolina: 122 cv @ 6000 rpm / Etanol: 128 cv @ 6000 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 9,4 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 10,2 kgfm @ 4500 rpmGasolina: 13,8 kgfm @ 1500 rpm / Etanol: 15,0 kgfm @ 1500 rpmGasolina: 16,0 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,5 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

TipoManual 5 marchasManual 6 marchasManual ou automática 6 marchas

Freios

TipoDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tambor

Direção

TipoHidráulicaHidráulicaHidráulica

Suspensão

DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção

Rodas e Pneus

RodasAço aro 15 polegadasAço aro 15 polegadasAço aro 15 polegadas
Pneus185/60 R15185/60 R15185/60 R15

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm)392039203920
Largura sem retrovisores (mm)168016801680
Altura (mm)147014701470
Distância entre os eixos (mm)250025002500

Capacidades

Porta-malas (litros)300300300
Tanque (litros)505050
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)425433460 (MT) / 459 (AT)
Peso em ordem de marcha (kg)99010531040 (MT) / 1071 (AT)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,330,330,33

HB20 Comfort Plus – galeria de fotos

HB20 Comfort Plus: motores, preços, equipamentos, detalhes, novidades
Nota média 5 de 1 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • TVGLOBONÃOTEMJAPAA

    Vende mais o 1.0?

  • Paulo Lustosa

    hb20 comfort plus nunca teve rodas em liga leve

  • 1 Raul

    Só eu que acho que os textos do NA estão ficando massantes, com muitos erros de português e pesados para ler?

  • th!nk.t4nk

    “Comfort Plus”! É muito conforto, puro luxo! Vem até escrito no botão do vidro “auto down!”! É sofisticação demais, ninguém precisa de tanta tecnologia! E na telinha 7″ de baixa resolução tem TV! O futuro chegou mesmo, é bem assim que eu imaginava 2020!

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Um bom carrinho mas como a concorrência está se mexendo, vem em boa hora a nova geração. Espero que venha com design chamativo como foi em 2012 e tenha mais ítens de série que hoje já é comum em alguns outros modelos. Será um carro que vou olhar com carinho na hora de trocar o meu (dependendo dos valores praticados)

  • afonso200

    o 1.6 automatico de 4 marchas bebe igual um Azera V6

    • Peppa Pica

      1.6 com tecnologia de V6… tu tá por fora….. não sabe de nada… o melhor motor 1.6 do mundo!

    • Nelson Oliveira

      Pior que quase cheguei a comprar um na Movida (tinha até o preço atrativo), mas muita gente fala que esse motor mesmo é super beberrão, na cidade. Tenho o 1.0 dele, 2018 e mal faz 9km/l na cidade. Na estrada só é economico se você andar até 100km/h. Depois disso, se contente com 10

  • Roxxton

    Tá precisando mudar esse motor também!!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email