Hatches Hyundai Linha 2019

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)
Hyundai HB20 R Spec

Os brasileiros gostam de carros que parecem ser o que não é, e o Hyundai HB20 R Spec é um deles.

Os modelos Chevrolet Onix e Hyundai HB20 sabem disso e entraram na onda. O coreano, em especial, dispõe em sua linha de versões aventureiras e esportivas (mas só no nome).


No Hyundai HB20 R Spec 2019, há visual e interior esportivos, mas motor 1.6 flex aspirado das outras versões.

Essas variantes fazem parte da jogada das marcas no mercado nacional. Elas enchem os modelos de “frufrus” para atender uma parcela do público que busca por um veículo de aparência exclusiva e, logicamente, cobram a mais por isso.

O HB20 R Spec 2019, por exemplo, não traz o desempenho de um legítimo esportivo, como o Renault Sandero R.S. 2.0 (que inclusive tem preço equivalente).


O HB20 R Spec está no mercado há três anos e vende bem dentro da família Hyundai HB20. Trata-se de um dos mais “exclusivos” da linha.

Saiba agora tudo sobre ele:

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)
Hyundai HB20 R Spec 2017

HB20 R Spec 2019 – detalhes

Já citamos nos parágrafos acima, mas vale reforçar: o Hyundai HB20 R Spec 2019 é para quem busca por um carro com aparência exclusiva, e não um veículo capaz de entregar um desempenho acima da média.

E ele cumpre bem a sua missão: tem design cativante e acabamento interno que enche os olhos de quem quer se exibir para o vizinho.

Ele segue a mesma receita de modelos como Chevrolet Onix Effect.

Na dianteira do Hyundai HB20 R Spec, há uma grade exclusiva com desenho interno tipo colmeia e moldura em preto brilhante, faróis com máscara negra e moldura em preto brilhante nos faróis de neblina do tipo projetor.

As laterais exibem a capa dos retrovisores e as maçanetas pintadas em preto brilhante, rodas de liga-leve de 15 polegadas também na cor preta, saias laterais com friso em preto, antena do tipo barbatana de tubarão igualmente na cor preta e colunas “B” com pintura.

Na traseira, os diferenciais ficam por conta do emblema da versão na tampa do porta-malas, lanternas Clear Type, para-choque com desenho exclusivo e uma peça imitando um extrator, ponteira de escapamento oval cromada e aerofólio.

Pulando para o interior, há bancos revestidos em couro e tecido na cor preta com cores contrastantes na cor vermelha, teto forrado em tecido preto, maçanetas em preto brilhante, pedaleiras em alumínio, detalhes em preto brilhante e vermelho no painel e console e alavanca de câmbio e volante em couro perfurado com costuras vermelhas.

De resto, segue o mesmo padrão dos demais HB20 1.6. Não há suspensão com acerto mais firme, tampouco rodas com pneus de perfil baixo, câmbio com relações mais curtas e direção com resposta mais direta.

O estilo de condução não muda no R Spec.

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)

HB20 R Spec 2019 – novidades

Lançamento do Hyundai HB20 R Spec em fevereiro de 2016

A Hyundai anunciou a chegada do HB20 R Spec ao mercado brasileiro em fevereiro de 2016.

O modelo de produção estreou com um visual mais agressivo e acabamento interno exclusivo, mas com o mesmo motor 1.6 flex do restante da linha. O preço inicial era de R$ 53.895 com câmbio manual e R$ 58.195 com transmissão automática.

Entre os diferenciais, contava com rodas diamantadas de 15 polegadas, grade frontal em preto brilhante, emblemas exclusivos, pinças de freio dianteiras na cor vermelha, ponteira de escape cromada, para-choque traseiro redesenhada, antena tipo barbatana de tubarão.

O interior possui volante revestido em couro perfurado com costura vermelha, painel de instrumentos com novo grafismo, pedaleiras em alumínio, detalhes em preto brilhante e vermelhos, painel na cor preta, bancos, painéis de porta e manopla de câmbio em couro preto e vermelho, freio de mão em material acetinado, entre outros.

Novos equipamentos para o HB20 R Spec em 2017

Na linha 2018, o HB20 R Spec estreou com novos recursos.

Anunciado em julho de 2017, ele passou a oferecer volante com regulagem de altura e profundidade, costuras vermelhas no estofamento dos bancos e acabamento do forro do teto na cor preta.

Abandonou a opção de câmbio manual e o modelo automático saltou para R$ 62.430.

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)
Hyundai HB20 R Spec Limited

Chegada do HB20 R Spec Limited em 2018

Na tentativa de deixar o carro mais exclusivo, a Hyundai anunciou o HB20 R Spec Limited em janeiro de 2018.

Limitado a 600 unidades e com preço de R$ 64.990, o carro tinha como diferenciais o visual com alguns itens exclusivos e o acabamento interno também específico.

Por fora, o Hyundai HB20 R Spec Limited 2018 oferece detalhes de acabamento em preto brilhante na grade, moldura dos faróis de neblina, retrovisores, maçanetas das portas e antena de teto, rodas de liga-leve de 15 polegadas na cor preta, emblema “Limited” na tampa do porta-malas, saias laterais e spoiler traseiro também em preto brilhante.

O interior oferece bancos em couro vermelho com costuras pretas e logotipo “R Spec” em baixo relevo nos apoios de cabeça dianteiros, detalhes em preto brilhante e vermelho, teto preto, soleiras dianteiras com a numeração da unidade fabricada, entre outros.

Retoques estéticos no HB20 R Spec em 2018

As últimas mudanças do modelo pseudo-esportivo foram anunciadas em maio de 2018.

O HB20 R Spec 2019 adotou uma nova grade frontal e faróis de neblina com moldura em preto brilhante e novas rodas de liga-leve de 15 polegadas também na cor preta.

Esses itens foram herdados do “falecido” modelo Limited. Seu preço saltou para R$ 63.690.

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)

HB20 R Spec 2019 – versões

Confira abaixo as versões do R Spec já disponibilizadas pela Hyundai no Brasil:

Hyundai HB20 R Spec 1.6 MT
Hyundai HB20 R Spec 1.6 AT
Hyundai HB20 R Spec Limited 1.6 AT

HB20 R Spec 2019 – equipamentos

Segurança: airbags frontais, freios ABS com EBD, fixação Isofix com top tether para cadeirinhas infantis, faróis de neblina dianteiros com projetor, coluna de direção colapsável, repetidores de seta nos retrovisores, alarme perimétrico, destravamento automático das portas em caso de acidente, travamento automático das portas e do porta-malas a 15 km/h, entre outros.

Conforto: direção hidráulica, ar-condicionado manual, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch na descida para o motorista, travas elétricas, chave tipo canivete com telecomando, retrovisores externos elétricos, apoio de braço para o motorista, banco do motorista ajustável em altura, volante com regulagem de altura e profundidade, comando interno de abertura do tanque de combustível, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo com oito funções e central multimídia blueMedia com tela sensível ao toque de sete polegadas, TV digital, pareamento com smartphone OnCar, Apple CarPlay e Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, conexões USB e auxiliar e comandos de áudio, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos e Bluetooth no volante com tecla de reconhecimento de voz.

Visual: O Hyundai HB20 R Spec tem grade frontal hexagonal esportiva com contorno em preto brilhante, faróis com máscara negra, faróis de neblina com contorno em preto brilhante, para-choque traseiro esportivo, lanternas Clear Type, ponteira de escapamento cromada, maçanetas externas em preto brilhante, rodas de liga-leve de 15 polegadas modelo “Limited” com pneus 185/60 R15, acabamento em preto fosco nas colunas de porta, retrovisores em preto brilhante, antena tipo barbatana em preto brilhante e pinças de freio vermelhas.

Acabamento: volante e alavanca de câmbio revestidos em couro com costuras contrastantes na cor vermelha, detalhes em preto brilhante e vermelho no painel e console, pedais em alumínio, bancos em couro preto e tecido preto com detalhes vermelhos, teto com forração na cor preta, maçanetas internas em preto brilhante e painel de instrumentos Supervision Cluster Sport.

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)

HB20 R Spec 2019 – preços

Confira abaixo o preço do HB20 R Spec 0 km:

HB20 R Spec 1.6 AT 2019: R$ 64.990

Confira abaixo o preço do HB20 R Spec seminovo ou usado:

HB20 R Spec 1.6 MT 2016: R$ 46.250
HB20 R Spec 1.6 MT 2017: R$ 48.350

HB20 R Spec 1.6 AT 2016: R$ 49.390
HB20 R Spec 1.6 AT 2017: R$ 50.915
HB20 R Spec 1.6 AT 2018: R$ 53.700
HB20 R Spec 1.6 AT 2019: R$ 55.780

HB20 R Spec Limited 1.6 AT 2018: R$ 56.620

(Preços com base na Tabela Fipe em maio de 2019)

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)

HB20 R Spec 2019 – motor

Apesar do visual diferenciado, o Hyundai HB20 R Spec 2019 não faz jus à esportividade na motorização. Ele usa o mesmo motor 1.6 litro Gamma flex de quatro cilindros das demais versões.

Tal unidade tem 16 válvulas, bloco e cabeçote em alumínio e duplo comando variável de válvulas.

O motor 1.6 flex da linha HB20 2019 oferece 122 cv com gasolina e 128 cv com etanol, a 6.000 rpm, e 16 e 16,5 kgfm de torque, a 5.000 rpm.

Ele está associado ao câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque.

A linha 2016 do Hyundai HB20 R Spec foi ofertada com transmissão manual de seis marchas, mas tal caixa foi descontinuada um ano depois o lançamento do carro.

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)

HB20 R Spec 2019 – desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 190 km/h.

HB20 R Spec 2019 – consumo

  • 7,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
  • 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina.

HB20 R Spec 2019 – ficha técnica

Motor

1.6 Gamma Flex

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.591

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

122 cv com gasolina e 128 cv com etanol a 6.000 rpm

Torque Máximo

16 kgfm com gasolina e 16,5 kgfm com etanol a 5.000 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de seis marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 15 polegadas

Pneus

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.920

Largura (mm)

1.680

Altura (mm)

1.470

Distância entre os eixos (mm)

2.500

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

459

Porta-malas (litros)

300

Tanque (litros)

50

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.071

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,33

HB20 R Spec 2019 – fotos

Hyundai HB20 R Spec: anos, motor, equipamentos (e detalhes)
Nota média 3 de 2 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Jhon

    Um carro de quase 70 mil que não vem com one touch nos 4 vidros não merece nem ser cogitado.

    • Fabiano Navas

      Pior… nem luz no botão dos vidros ele tem!

  • Domenico Monteleone

    Bom gosto estético não é forte dessa série. E essas rodas pequenas destoam da proposta.

  • Benny Blanco

    Nunca vi esse lixo na rua. A versão do salão do automóvel era bem legal, daí lançaram essa boquetagem aí.

  • Baetatrip

    … cade versao turbo?

  • TchauQueridos

    “não traz o desempenho de um legítimo esportivo, como o Renault Sandero R.S. 2.0”
    Outro que de esportivo só tem o nome, aqui na rua outro dia um quis fazer graça com uma Ecosport e se deu muito mal.
    Ta comendo poeira até agora.

    • T1000

      Às vezes o problema não é o carro, mas a mula no volante.

    • Lucas

      Por favor, menos… o que toma pau de um Ecosport? Nada.
      Nem mesmo o Ecosport Storm anda na frende de Sandero RS.

      • TchauQueridos

        Segundo a 4R a Eco Storm faz de 0-100 km/h em 9,9 s e retomada 80 a 120 km/h em 7,2 s.
        Sandero RS faz 0-100 km/h em 10 s e retomada de 80 a 120 km/h 8,8 segundos.

        • th!nk.t4nk

          Li em algum lugar que o Sandero RS faz 0 a 100 km/h em 8,5 s. Mesmo que seja, isso é apenas o desempenho de um compacto normal com motor decente. Mesmo meu carro, que faz 0 a 100 km/h em 6,8 s, não tenho coragem de dizer que tem “desempenho esportivo”. O povo viaja na maionese pra falar do Sandero RS.

          • SDS SP

            Lembrando-se de que esportividade não é só os 0-100, mas também o acerto da direção, suspensão e câmbio.
            Para a nossa realidade, o Sandero cumpre bem o papel.

            • Charlis

              Eu desisto de tentar explicar isso aqui.
              99% dos leitores aqui, nunca pisaram numa pista de corrida, e são os que fazem esse tipo de afirmação.
              Ainda pensam que esportividade é andar em linha reta.

              []s

            • th!nk.t4nk

              O Sandero é bateu-morreu. Pra realidade do Brasil, o país merece beeem mais. É uma das 10 maiores economias do mundo, e nunca deveria estar aplaudindo uma cadeira-elétrica dessa em pleno 2019. O que falta mudar é nosso comportamento, precisamos rejeitar essas bicheiras a preço de ouro.

          • Guilherme Batista

            Concordo demais com você, mas tem que lembrar que é esportividade nível Brasil.
            Nesse caso da pra considerar o Sandero

    • Andre Studart

      Amigo, esportividade nunca será medida em 0-100 ou em quem ganha racha de sinal.. Se acha que o sandero rs é só nome, deveria ler mais sobre o assunto pra de fato passar a conhecer e entender o carro, abs

      • Charlis

        É inacreditável o nível dos comentários disso aqui.
        Despencou tanto nos últimos anos, que eu estou desistindo de perder o tempo por aqui.

        []s

    • dogmarley

      aham ok

  • Aguiar Romero

    Criam essas versões “esportivadas” só pelo apelo visual, pq é só o que tem. Esportivo raiz nessa categoria acredito que apenas o Snadero RS.

  • Andre Cupertino

    Péssima a transposição do concept pra versão de série. Era melhor nem ter feito.

  • Diogo

    Carro caro pelo o que oferece, defasado. Simples assim, encheram a bola dos coreanos e viraram uma ” VW, Fiat, etc…)

  • Eskarmory .

    Tosco!!

  • Caramba fazia tempo que eu não via carro com direção hidráulica. e por 70mil? putz Boa sorte.

    • Fabiano Navas

      Pensei a mesma coisa… direção hidráulica?? É de f..dr

    • Guilherme Batista

      E as pickups que passam de 200k e ainda tem direção hidraulica!

  • th!nk.t4nk

    Meus deus é um R-Spec! Saiam da frente pra esse monstro de potência passar!

  • Rodrigo

    Maior potência – não
    mais torque – não
    mais desempenho – não
    recalibragem de suspensão – não
    emblema esportivo no porta malas – Sim
    Temos um esportivo à moda brasileira.

    • dogmarley

      o Pandero RS é único que faz jus ao nome esportivo, que me lembre.. mesmo com peças requentadas etc ele ainda tem um sangue esportivo da linha Renault Sport. De resto, só adesivo

  • Fabão Rocky

    Mais “frufru” do q isso são essas versões “off-road” q de off-road não tem nada e além de economizar na pintura dos pára-choques, enche o carro de plásticos frufrus e cobram mto mais por isso.

  • Fabiano Navas

    O único da categoria a não contar com apoio de cabeça e cinto de 3 pontos para o passageiro central.

  • Downgrade

    Bonito, agressivo, barato e motor moderno, potente e econômico. Só que tudo ao contrário.

  • andinmoraes

    Na moral? tem que ser muito alienado pra comprar um carro desses só pq tá cheio de frufru

  • 4lex5andro

    Tem poucos “hot pockets” hoje no Brasil, só Sandero RS e Peugeot 208 GT, mais caro, que são melhores opções.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email