EUA Finanças Governamental/Legal Mercado

Hertz: locadora americana pede falência nos EUA por causa da Covid-19

Hertz: locadora americana pede falência nos EUA por causa da Covid-19

A Hertz é uma das maiores locadoras de veículos do mundo, porém, com o coronavírus, a empresa americana não conseguiu se sustentar e pediu falência nos EUA.


A companhia fez o pedido através do Capítulo 11 da Lei de Falência dos EUA, através de um tribunal do distrito de Delaware. Essa ação ainda envolve as operações da empresa no Canadá.

Também foram incluídas no pedido de recuperação judicial, todas as suas marcas, como Dollar, Thrifty e Firefly. Levando em conta a recessão nos EUA e em praticamente todo o mundo, devido à pandemia, a Hertz buscará resolver suas questões financeiras através dessa ação.

Hertz: locadora americana pede falência nos EUA por causa da Covid-19

Ainda que tenham entrado com o pedido de falência, a Hertz continuará operando, especialmente com suas submarcas. Essas filiais da locadora têm nada menos que US$ 1 bilhão para a continuidade das atividades.

Contudo, a Hertz acumula nada menos que US$ 17 bilhões em dívidas. Em nota, a Hertz disse: “O impacto da Covid-19 na demanda de viagens foi repentino e dramático, causando um declínio abrupto da receita da empresa e reservas futuras”.

Sem ter como se salvar da situação, a Hertz planeja cortar 20.000 empregos na América do Norte, sendo isso metade de sua força de trabalho global. As ordens de licença e demissão já foram emitidas pela companhia.

Além do enorme desemprego gerado com a falência da Hertz, o mercado teme uma inundação de carros seminovos. Com uma frota de 570 mil veículos, a empresa pode ver sua frota ser liquidada para amortizar o pagamento das dívidas.

Hertz: locadora americana pede falência nos EUA por causa da Covid-19

No entanto, isso provocaria a entrada de grande quantidade de carros usados no mercado americano, onde os preços seriam impactados diretamente, jogados para baixo.

Como grande parte é de seminovos, os consumidores acabariam migrando rapidamente para estes carros, provocando desequilíbrio no mercado.

Devido à segurança sanitária no pós-pandemia, as vendas de automóveis com pouco uso aumentará bastante, visto que aqueles com poder aquisitivo menor e que não têm condições de comprar um carro novo, acabarão indo para os usados.

[Fonte: Carscoops]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Raul Mafra

    Putz, ruim pra empresa, mas para o mercado, quem queria comprar um semi novo com baixa km, eles vao queimar. Quero ver aqui no brasil se nao vai acontecer a mesma coisa, os semi novos das locadoras que estao com preço de carro de mercado, vao conseguir continuar assim.

    • Toyo_Highlander fan

      Tá muito ruim. Vá numa loja de Seminovos Localiza ou Movidas que vc não consegue ver renovação de modelos a venda.

      • MonHoe

        Eles compram com desconto, lucram com o carro rodando e querem revender por quase o preço do novo, é muita cara de pau

        • Joao Victor Reis

          exato.

        • EJ

          Cabe a nós não comprarmos e não alimentar essa máquina que só privilegia as locadoras até que eles voltem a cobrar preços justos nos carros usados.

        • Daniel dos Santos

          se eu fosse o empreendedor, faria o mesmo

        • Nelson Oliveira

          O cara que diz que “fez um bom negócio com locadora ‘x'” tá totalmente enganado – e muito. Eles vendem os carros totalmente maltratados pelos motoristas de APP a um preço absurdo, ja tendo lucrado no aluguel

          • T1000

            Eles também lucram na venda amigo; compram com desconto de quantidade e isenções de impostos, depois vendem por Fipe. O negócio deles não é alugar carros, mas vender carros.

            • Leo

              Inclusive acho que a renda obtida com a revenda desses veículos é maior do que a que vem do suposto foco do negócio, que é o aluguel.

        • SDS SP

          Só não comprar, simples. Se existe demanda para esse tipo de negócio, eles vão continuar com esse modelo.
          Eu particularmente não gosto de carro de locadora, pois normalmente são bem surrados.

  • Julio Alvarez

    Só um cuidado com o termo. O Capítulo 11 da lei de falências dos EUA é uma pedido de proteção para a empresa continuar funcionando normalmente e ter um tempo para acertar as dívidas com os fornecedores, não é que a Hertz fechou e vai se virar somente com as submarcas. Várias empresas americanas já usaram esse pedido no passado, como a General Motors por exemplo.

    • Dennes S.

      Ufá! Finalmente alguém sensato.

    • radiobrasil

      Então na verdade não faliu, está tentando NÃO falir. Corrige ai Ricardo! Tá mais pra concordata!

    • Charlis

      Perfeito… outro exemplo fora do mundo automobilistico, a Gibson.
      Mas de qualquer maneira, não deixa de ser triste, e o cenário dessa crise ainda vai bem longe.

      []s

      • SDS SP

        Sério? À Gibson? Fabricante do famoso modelo de guitarra “Les Paul”?
        Muito triste, eu sei que o mercado de instrumentos musicais já estava definhando antes dessa crise toda.

        • Charlis

          Pois é … exatamente isso, faz um tempo que esse mercado sofre.
          Imagino que o interesse em geral diminuiu, e outro ponto, a qualidade dos instrumentos de baixo custo (chineses) melhoraram muito.
          Então cada vez menos se justifica parar os valores desse patamar dos instrumentos premiuns.

          A Fender, também passou por esses problemas, mas parece que eles investiram em outros ramos, e conseguiram se reerguer.

          []s

  • Toyo_Highlander fan

    580 mil carros iriam derramar sobre o mercado de usados. Com essa gigantesca quantidade os preços dos seminovos iriam cair de tal maneira que o prejuízo dos concessionários de seminovos iria ser gigante. Nesse caso ganha quem não perdeu ainda o emprego por conta do virus chinês.

    • Gabriel Baltazar

      Não existe vírus chinês. vírus é vírus.

      • El Gato!

        Tem um pessoal que acha bonito reproduzir as falas do Trump e
        do Bolsonaro. Nem dá bola. Só ver a quantidade de gente que vai negativar meu comentário…

      • vicegag

        Da mesma forma que a gripe espanhola, recebeu este nome injustamente, pois o que conta a história a gripe não teria se originado lá e nem tampouco foi o maior lugar com vítimas, mas como os outros países não divulgaram ( até esconderam a doença), acabou sobrando para Espanha receber a paternidade, mas creio que a China o caso é um pouco diferente, visto que a China escondeu o quanto pode e como até agora, o que se sabe o vírus aconteceu lá primeiro, então por que não também adotar também o termo vírus chinês? Seria devido ao politicamente correto?

        • Se tivesse começado nos EUA do Trump, ou no Brasil do Bolsonaro, já viu. Mas como é a China, deixa pra lá.

          • vicegag

            Poderia ser vírus Brazuca ou vírus gringo.

        • Igor Moraes-Campos

          Botou a culpa de alguma coisa no “politicamente correto”, já sabemos que é retardado.

          • vicegag

            Se acha que afirmei com uma interrogação, então já temos uma certeza ( até me deixa 0% chateado com a crítica), tem alguém muito ruim de entender as coisas (se não entende um simples texto, imagina entender as coisas da vida), então fique aí embaixo de boa e pare de tentar ofender os outros.

        • Nelson Oliveira

          A China sabia de tudo, amigo, mas o Governo de lá que controla na mídia – basta ver que não tem impresa estrangeira -, e quando o virus foi notificado à OMS, já era tarde demais. Eles têm sua culpa, de fato, mas o grande problema é que vários líderes acabaram sendo irresponsáveis, principalmente o nosso, que menospreza às 20.000 mortes e tá se importando só com os grandes empresários.

        • Toyo_Highlander fan

          Dois grandes laboratórios virológicos em Wuhan são inocentados nessa questão, não é?

      • FearWRX

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ai meu deus chegou o comunista fedido defensor daquele povo imundo que come tudo que anda

      • zarath rocha

        Concordo. O ponto negativo é o modelo imposto do governo chinês esconder informações, prender pessoas que alertavam do perigo e não alertar outros países…. Enquanto internamente diziam que não era nada demais, fechou cidade com milhões de pessoas. A falta de transparência agravou situação no mundo. Quanto ao vírus, mais um no mundo!

        • zekinha71

          E tudo isso com a ajuda da OMS, que deu várias instruções erradas que só serviu pra propagar mais rapidamente o vírus, principalmente a ideia de medir temperatura, se não tem febre não está contaminado e continuam fazendo isso, só espalhando cada vez mais.

        • Toyo_Highlander fan

          Perfeito. Bem nos moldes do carater de subversão praticado pelos chineses para quebrar o mundo.

      • Toyo_Highlander fan

        Ah tá! Não existe gabriel baltazar, aspecto humano é aspecto humano.

    • zekinha71

      O dia que conseguirem rastrear a origem do vírus “chinês” muitas pessoas vão se surpreender de qual país surgiu.

      • Toyo_Highlander fan

        Já se sabe bem de onde surgiu. Quem acredita no comunist? Os camarões.

    • Leo

      É de se pensar se financeiramente não valeria a pena as fabricantes americanas comprarem e destruírem parte desse excedente para tentar reequilibrar o mercado…vimos isso aqui no Brasil no início do século XX, com o café.

      • Toyo_Highlander fan

        O que pode ocorrer é uma redução na produção de veículos nos EUA a essa marca de 580 mil seminovos para tentar equilibrar o mercado.

  • SDS SP

    Pior que não é só a Hertz que está com problemas e sim todo o setor. Quando começarem a despejar seus carros no mercado, o preço vai cair bastante e quem precisar vender seu carro em busca de cash, vai ter sérios problemas.
    Essas locadoras estão armazenando seus veículos em estacionamentos de shoppings e estádios de futebol. Não há mais espaço em seus recintos.

    • zekinha71

      Quem está com grana sobrando, vai conseguir fazer boas compras

      • SDS SP

        Certamente, mas não será o cidadão médio, pois este está quebrado. Endividado até o pescoço e pior: vai ter que se desfazer do carro que financiou em várias parcelas em meio a este desequilíbrio de oferta e demandaZ

        • zekinha71

          Hj fui circular aqui pela garagem do prédio e apareceu uma Toro Ultra novinha, e acabei de ler uma matéria sobre os preços da Toro e esse modelo começa em 170K, ou seja o cara pagou em uma pickup que nesse modelo praticamente não dá pra levar carga alta, mais da metade do ap que mora, tem muita gente com grana.

          • SDS SP

            Sim, o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes. Nesse bolo, tem muitos com grana. Se pegar só a turma que vive de parasitar dinheiro de imposto, tem de baciada.
            Mas de novo, brasileiro médio tá ferrado. Esse, se tiver um pouco de juízo, não vai comprar carro agora.

            • mjprio

              Pra ilustrar o seu comentário, só o STF (pra mim a maior ORCRIM da atualidade) tem 2200 funcionários pra atender os 11 “déspotas”. Vai ver o salário da rapaziada

              • SDS SP

                Infelizmente é bem isso. Essa gente está bem tranquila e fica muito fácil arrotar por aí o “fique em casa”, enquanto o resto tem que vender o almoço para pagar a janta.
                Estamos numa sinuca de bico: morre pelo vírus ou de fome.

          • No prédio que morava, uma das moradoras tinha uma carro que custava o valor do próprio Ap. Ela não pagava a taxa de condomínio para pagar a prestação do carro. Tem maluco pra tudo….

            • mjprio

              O que mais acontecia aqui no meu condomínio… até que deu a louca no síndico e ele começou a executar as dívidas. Foi placa de vendo carro de um lado e malandro saindo de fininho com a mudança do outro

          • Mayck Colares

            E quando vai ver o carne 60 prestações tá lá. É aquele ditado “todo mundo sabe o que eu tenho, ninguém sabe quanto eu devo”. Cada doido que cave seu buraco.

          • ViniciusVS

            Pagou mesmo ou apenas tirou com o livro no porta luvas? O que mais tem é pobre arrotando caviar, essa péssima educação financeira que faz essa bagunça em nosso mercado.

            Quem realmente tem dinheiro pensa em qualidade de vida, não sei como é neste caso,mas um apartamento de 300 mil ou que seja 400 mil geralmente não é de alto padrão com vaga ampla certo? pagar mais da metade do valor do apartamento em um carro para dividir vaga com vizinho, levar portada e perder tempo com manobra não me parece ser exemplo de qualidade de vida.

            • zekinha71

              Vagas descobertas, apertadas ou muito apertadas, minha vaga se eu tiver um carro mais largo que March, up!, ou seja compacto, já fica bem difícil conseguir entrar, e se o vizinho tiver um carro largo ferrou.
              Teve um dia que apareceu um com uma Sportage, outro com Tiguan e outro com uma picape, foram mais de meia hora de vai pra frente e pra trás, bate aqui, raspa ali, até que conseguiram tira um carro já todo riscado, fora os outros, no dia seguinte 2 carros largos já não apareceram mais.
              E é prédio padrão, somos até isento de IPTU.

          • mjprio

            Dá uma buscada que de repente o cidadão comprou com CNPJ ou bonus de produtor rural (mesmo que ele nao leve 1 kg de feijao na caçamba , como em 99%dos casos). Dai ele tira onda, mas na pior das hipóteses safou uns 20 contos de desconto que vc vai dividir comigo e muitos outros leitores aqui essa maldita conta quando paga seus tributos em dia.

            • Eric PB

              e qual o problema de ele ter comprado por cnpj? Vai ver o cara tem comércio, ta ha anos batalhando pra ter um carro que lhe agrade. Paga os impostos de sua empresa em dia. Se ele comprou com desconto, ótimo pra ele, não esta fazendo nada de errado e ainda por cima ta fazendo girar o mercado. Agora quem nao consegue comprar por cpnj ou demais formas pois não tem uma empresa, é simples e fácil…é só abrir uma. Afinal de contas para quem é empregado, o patrão ta sempre nadando na grana, ledo engano.

              • mjprio

                Não estou julgando quem compra por cnpj. E sim quem compra e não produz nada.. inclusive eu sou um dos que mais sou revoltado com essa hipocrisia que o brasileiro tem de babar a política trabalhista do país, que por sinal é inspirada na carta del lavoro faScista (coloquei o S em maiúsculo pois 90% dos infelizes além de nao saberem o que é , mal sabem escrever), essa que arrebenta o empregador, sai daqui na ilegalidade pra ganhar dólares em um país onde essa política é praticamente nula. Os malefícios da nossa legislação são tão grandes que, por exemplo não alavancam a marinha mercante que deveria ser forte em um pais que movimenta 95% do seu comércio internacional ppr via marítima.
                Enfim, eu sou a favor de se beneficiar o VERDADEIRO produtor ou empresário que justamente se beneficia da isenção de impostos pra alavancar o país, tão somente bastando se verificar se ele produz e emprega. E não usando de um benefício legítimo pra obter privilégios sobre o contribuinte que já é acharcado com 45% do que ganha em tributos. Se vc nao se incomoda com isso eu me incomodo e muito.

                • Eric PB

                  Agora vc explicou o seu ponto de vista e concordo com ele. Pois o que vc deu a entender, na minha visão, era de que o desconto para empresários fosse algo ruim. Mas não é, quantas empresas que empregam de forma verdadeira, como vc citou, compram carros com descontos e tal frota é usada para girar o comércio, seja para buscar uma fruta no ceasa ou transportar material de construção e por aí vai.

  • Chap

    Coronavírus é o pretexto perfeito para uma empresa que deve US$ 17 bilhões pedir falência…
    Muitas outras mal geridas se valerão disso para abrir falência.

    • zekinha71

      Espere um pouco e verá aqui a enxurrada de empresas falidas que vão usar a desculpa do covid, já tem muitos empresários que já passaram tudo nos cobres e sumiram, quando os funcionários voltarem pra trabalhar e os fornecedores aparecerem vão ter uma surpresa.
      Muitas empresas no ano passado já estavam vendendo a janta pra comprar o café da manhã, só dando tombo em boletos.

    • Fábio

      Tem empresa demitindo aí e colocando a culpa no Covid. Mas as intenções reais da demissão já estavam na mesa a muito tempo. Aproveitam a oportunidade. Concordo que gestão boa ou ruim não ocorre do dia para a noite

  • th!nk.t4nk

    Dentro as locadoras de baixo custo a Hertz sempre deixou desejar, mas era uma alternativa pra economizar uns trocos. Espero que consigam reenstruturar suas opçoes e voltar ao mercado com melhoras. Às vezes há males que vem pra bem, pois muita empresa precisa de uma sacudida mais violenta pra se atualizar (vide o caso da VW com o dieselgate).

    • G E O

      Think, a Hertz não é considerada baixo custo. A Dollar, Thrifty e Firefly são as low-cost do grupo. Assim como Interrent é para a Europcar. Essas de baixo custo geralmente pegam os carros usados das locadoras para continuar usando,.

    • Paulão

      dieselgate foi uma das melhores coisas que poderia ter acontecido para vw!
      E os tonto falando que ia quebrar, que era bem feito e blablabla, como se fosse bom para o consumidor acabar o grupo vw…
      No fim tudo isso só deixou a vw muito maior e mais bem preparada!

    • mjprio

      Aluguei um HB20 AT na Hertz e o carro tava podre. Até a Movida ja conseguiu superar ela. Só se safou porque a Localiza adquiriu ela aqui ( ou vice versa )

  • Bruno N

    Antes de comparem com as brasileiras, entendam que o modelo de negócio das brasileiras Localiza/movida/unidas é completamente diferente das locadoras americanas

    • Mas se a crise durar mais tempo, podem ter o mesmo problema. Os pátios aqui também estão lotados, já que vários motoristas de aplicativo devolveram seus carros.
      O caso da Hertz é mais explícito pq já vinham com problemas e uma dívida absurda, o que não creio que seja o caso por aqui.

      • Bruno N

        Claro amigo, a situação pode se agravar como qualquer empresa se a situação se prolongar. La fora as locadoras trabalham com leasing, basicamente os carros não pertencem a empresa , semelhante às companhias aereas

    • SDS SP

      Não sei o resto, mas a Localiza ainda tem um caixa razoável para aguentar por alguns meses.

      • Aristênio Catanduva

        tem o caixa do governo federal a disposição do Salim Mattar, no maior exemplo da Raposa cuidando da Galinha

        • SDS SP

          Novidade zero. Governo tá cheio de empresário corporativista parasitando dinheiro de imposto. Temos desde empreiteiras a bancos nesse bolo. Capitalismo de compadrio.

  • Antonio_Brust

    Aqui jaz o discurso neoliberal.

  • oscar.fr

    O estado de Delaware abriga um grande número de empresas como a hertz justamente por ser um paraíso fiscal “made in USA”

  • andinmoraes

    Se fosse no brasil, esses carros seminovos seriam vendidos a preço de novo

    • Eng. Mecânica 2014

      Já são. Veículos comprados zero pela empresa com enorme isenção de impostos e com 15, 20 mil km, surrados como se tivessem 80 mil km, por valores acima da Fipe. Assim fica fácil. Lucro nos aluguéis e nas vendas dos carros. Deve render mais que tráfico de drogas.

      • mjprio

        Sarcástico, mas verídico

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email