Híbrido: Dacia promete Novo Sandero E-Tech

Híbrido: Dacia promete Novo Sandero E-Tech

A Dacia está expandindo sua gama de produtos e espera ampliar sua posição em alguns mercados essenciais. Para isso, está apostando no monovolume Jogger e em breve no Bigster, um SUV de porte médio para atuar como baixo custo.


Contudo, a Dacia enfrenta o dilema da eletrificação e está tendo apoio de governos do leste europeu, que querem manter os motores a combustão por mais tempo. Na marca romena, a alternativa viável no momento é a tecnologia E-Tech.

Denis Le Vot, CEO da Dacia e Lada, disse que a hibridização da marca começa em 2023 com o Jogger E-Tech. Com sete lugares, o compacto feito na plataforma CMF-B será mais eficiente em consumo e emissão.

Híbrido: Dacia promete Novo Sandero E-Tech

Le Vot diz que o Jogger com GLP já alcança 1.100 km de autonomia e com baixo nível de emissão de CO2. Entretanto, não dá para a Dacia seguir adiante sem o E-Tech. Questionado sobre um possível Sandero E-Tech, o CEO disse: “Claro, por que não? Eu acho que vai chegar.”

Ou seja, Le Vot praticamente confirmou que o Novo Sandero híbrido surgirá, mas não deu uma data. Porém, podemos imaginá-lo em meados da década, talvez pouco depois de 2025, já que a Dacia priorizará o Bigster E-Tech.

Híbrido: Dacia promete Novo Sandero E-Tech

Embora fora do contexto europeu, a Renault deve se utilizar da E-Tech por aqui também, mas com o etanol como principal combustível. A principal questão, no entanto, é o custo, algo que a Dacia explora ao máximo.

Segundo Le Vot, quando o Jogger E-Tech surgir em 2023, a tecnologia terá quatro anos e um custo parcialmente amortizado. Então, soma-se mais dois anos e o Sandero pode até zerar a conta.

A tecnologia E-Tech tem duas versões, sendo uma híbrida e a outra híbrida plug-in. No primeiro caso, que ocorrerá na Dacia e possivelmente na Renault do Brasil, o motor usado é o 1.6 SCe (H4M) com motor elétrico duplo e transmissão automática (CVT) com 15 relações de marcha.

[Fonte: Auto News]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.