Etc

Higienização interna do automóvel: essencial para o bem estar

Higienização interna do automóvel: essencial para o bem estar

Manter um automóvel limpo e cheiroso o tempo todo não é uma tarefa das mais fáceis, entretanto, os riscos que a falta de manutenção do sistema de ar condicionado e o acúmulo de sujeira interna podem trazer para o carro e, principalmente, para a saúde do condutor e dos passageiros pode fazer os proprietários de automóveis reverem alguns conceitos sobre a limpeza interna de seus veículos.


Lembrar desse item apenas quando enfrentar uma enchente ou limpar apenas quando for vender o carro pode, além de custar caro – pois muitas oficinas aumentam os preços nessas ocasiões – acarretar problemas maiores à sua saúde.

Para Ariangelo Fonseca, franqueador da Station Car, que realiza serviços voltados à conservação e estética automotiva, “muitas pessoas só optam por fazer uma higienização em seus veículos após constatar que o banco está sujo ou algumas peças internas estão ficando amareladas. Isso, além de desvalorizar o automóvel ou dificultar a venda, pois o mesmo perderá valor de mercado, pode prejudicar sua saúde e a dos passageiros que você transporta, quase sempre a sua própria família”.

A higienização ajuda a combater problemas com ácaros, fungos, bactérias, cheiros de cigarro, possíveis manchas e outros problemas, como odores derivados de algum líquido (refrigerante, cerveja, suco) que, por ventura, tenham sido derramados no estofamento. Com o ‘clima seco’, devido à falta de chuvas e poluição, não realizar uma limpeza adequada pode agravar ainda mais alguns problemas respiratórios, como rinite alérgica, asma, alergia dos olhos e tosses.


Fonseca explica que “lembrar desse importante item apenas em últimos casos, como na hora da revenda ou, então, caso tenha problemas com enchentes, irá fazer o consumidor gastar mais e esperar mais tempo para ter seu automóvel de volta, já que a demanda aumenta – muito – nessa época”.

A limpeza também varia de carro para carro, já que em alguns modelos é necessário retirar algumas peças para fazer o serviço completo. Mas, de modo geral, esse serviço pode demorar de um a dois dias para ser concluído.

“O procedimento de higienização interna consiste na lavagem de carpetes, forros do teto e das portas, bancos e outras peças. Tudo isso, sempre supervisionado por um profissional que na hora da montagem irá colocar as peças corretamente em seus devidos lugares, evitando, assim, ruídos desagradáveis causados por peças mal fixadas”, conclui Fonseca.

[Fonte: Station Car]

Higienização interna do automóvel: essencial para o bem estar
Este texto lhe foi útil??

37 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • Aspirador de pó só puxa a poeira. É importantíssimo a higienização do Ar condicionado nas lojas especializadas, que usam aquela máquina e tem que manter o carro ligado de 20~30 min. Aquilo praticamente esteriliza os dutos de ar internos do carro, matando ácaros e fungos.

  • Preocupadas com isso, as montadoras sempre tomam uma decisão ecologicamente correta para o benefício do consumidor brasileiro, fazendo o uso abundante de plásticos duros. Ah, tá… :p #MOCKING

  • Higienização interna é a salvação dos adeptos a fumar dentro do carro!!!
    Normalmente, como este precedimento se elimina esse mau cheiro!!!
    Enquanto a troca do filtro do ar condicionado, ideal pras nossas cidades "nada" poluídas!!!

  • O problema são alguns profissionais de montagem mal qualificados que não encaixam as peças direito e ocorrem ruídos desagradáveis. Por isso a importância de procurar qualificação nas empresas deste ramo.

  • Não fumo nem como dentro do carro, em compensação…
    Só lavo ele de 10.000 em 10.000 quilômetros, quando faz revisão! rs
    O pior foi uma vez que ele ficou uns dez dias parado no aeroporto, cujo estacionamento é cheio de mato… Depois de um tempo achei umas três baratas no A/C! Tenso!!!

      • Tive um Passat 82 a anos atrás(se não me engano foi em 93)toda vez que ligava o ventilador,saia uma asas e cascas de barata naquela gradinha do painel,mas só de pensar em desmontar aquilo tudo para limpar já desistia,além do que o passat só me dava tristeza,a ultima foi quando ele ferveu na estrada velha de santos,aqui no abc,troque na moto do meu irmão(DT 180,outro lixo)mas pelo menos me livrei da joça!!!!!!!!

      • POis é, bizarro! rs
        Acho que como o carro ficou parado mais de uma semana, elas devem ter entrado por algum duto ou coisa parecida, e acabaram morrendo lá, ou entraram quando estava tudo aberto para descarregar as bagagens e tal…
        O fato é que como não como no carro nem guardo lixo, as "coitadinhas" morreram de fome! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eu tb fico meses sem lavar o carro, em SP vc lava e 2 dias depois já tem uma camada de pó em cima dele. Por dentro, que é o mais importante, esta sempre limpo. Não ando com criançãs, não fumo e nem deixo fumarem no meu carro.
      Agora tem gente que dentro do carro parece um lixão!!!!!!!

  • Falando nisso, terei que limpar o banco traseiro do meu carro nesse fim de semana, o filho de uma cliente resolveu dançar no banco enquanto a cliente dava risada… tá uma porcalhada o banco… Gosto de limpar meu carro, não sou um profissional mas faço um trabalho mais detalhado e com mais carinho, alem do mais é uma atividade relaxante para mim, só não gosto de encerar o carro, é muito chato encerar carro…

  • Tem muita gente quem não limpa o carro direito, mal da uma passada de pano no painel ou limpa o carpete com aspirador. É uma questão de saúde para quem utiliza o carro. Nossa casa também deve ser limpa de tempos em tempos, por que relaxar com o carro que é justamente onde mais entra e sai com os calçados e as mãos pura bactéria e vírus que vem da rua? Isto parte da consciência e da higiêne do dono do veículo.

    • Bem… veja que com isso, eles conseguem evitar cobrar R$12,00 e sim R$50,00 pelo mesmo serviço!!!!

      O que é uma cristalização? Bem… algumas pessoas vão te dizer que são produtos especiais… mas sabemos bem do que se trata.

      • Sério, vi um anuncio de cristalização no Groupon e uma ilustração de um carro lá, e fiquei morrendo de vontade de fazer isso no meu. O que seria a cristalização ao certo??

        • A cristalização de fato se trata de uma especie de polimento com produto especifico. Obviamente vc deve imaginar que o produto em si é importado pela diferença de qualidade.

          Mas como qualquer produto que seja a base de polimento, ele deixa marcas caso seja feito de maneira errada. Portanto, há como qualquer pessoa fazer isso, o problema é que por se tratar de um otimo produto, ele tem que ser aplicado com calma e de forma detalhada para que todas as partes fiquem iguais. Senão poderá deixar uma parte manchada (que sai com o tempo) mas além de ficar aquela aparencia feia, deixa o local mal passado todo manchado de sujeira.

          Ilustração faz parte da cristalização, afinal vai deixar seu carro com aspecto tal qual o nome: "Cristalizado". Vale a pena? Se vc conhecer o lugar é bacana…. mas eu nao me arriscaria a levar em qualquer lugar que eu não conheça ou que tenha pessoas que me indiquem.

          Douglas, de que lugar de SP que vc é? Eu tenho uma pessoa que faz esses serviços com produtos alemães. O cara é bom e tem inclusive "propaganda" do proprio carro dele (que é um Brava HGT) que está maravilhoso parecendo zero devido a boa qualidade do serviço que ele faz.

  • A higienização de A/C é a maior empurroterapia do momento, e o pessoal cai fácil. Manutenção de carro com ar é trocar o filtro e só, o filtro bloquia toda a sujeira que contaminaria o evaporador. Somente carro sem filtro deve fazer esse processo, ou melhor, carro sem filtro nem deveria ser comercializado, como faz a Renault, fez a Honda no Fit e a Toyota. O evaporador é úmido, sem filtro vira uma desgraça…

    • Meu tio comprou uma ecosport 06 e quis trocar o filtro,depois de 2 horas embaixo do painel para achar o alojamento do negócio,tava sem filtro,ligou para o antigo dono,e o cara disse que nunca mexeu nisso,ou seja,saiu da ford sem filtro!!!!!!!

    • Pois é… levei o carro da dona marreta para limpar o ar, pensando que os caras iam abrir o painel, tirar o evaporador e meter um vaporeto nele, mas parece que só injetaram uma espécie de bom ar fedorento nos dutos.

      Parece até aquela picaretagem que os caras injetavam um spray picareta nos bicos injetores para limpá-los.

  • Interessante terem usado a foto de um vitara (ou sidekick) automatico para ilustrar uma matéria sobre higienização do carro. Esse lembra um que um amigo teve e que pra mim foi a referencia do carro mais sujo que ja andei, mas também enfiávamos o vitara em cada atoleiro que vou te contar, e o carrinho era guerreiro! :D

    Se bem que olhando melhor a foto to achando que é um TR4…

    • kkkkkkkkk eu aposto com vc que esse vitara do seu amigo num é nem um terço + porco que um monza de um amigo meu, o cara imundo, ele tem um comercio de cereais ai ele viaja por ai e compra mercadorias, pôe sacos de feijão, milho etc na mala quando num cabe mais ele pôe encima dos bancos, esse é um carro heroi, outro dia eu levantei o tapete do carro tava nascendo uns pés de milho dentro do carro mostrei a ele que mim explicou que era umidade por que choveu…..eu respondi eu sei disso mas pq o milho ta ai? e esse tempo todo?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email