Hilux Diesel Hybrid a caminho – Land Cruiser estreia tecnologia

Hilux Diesel Hybrid a caminho - Land Cruiser estreia tecnologia

Há algum tempo, circulou a informação de que a Toyota estaria desenvolvendo uma tecnologia de híbrido diesel para seus utilitários principais e isso envolveria naturalmente a picape média Hilux e o SUV SW4.


Agora, um jornalista japonês relatou que a rede nipônica da Toyota afirmou que o Land Cruiser Prado 2024 chegará com um propulsor híbrido diesel e que este será um 2.5 litros.

Além do Prado, o Land Cruiser 300 também será beneficiado, assim como a dupla da Toyota já citada e outros modelos que utilizam chassi de longarinas, como a minivan Innova e a van HiAce.

Hilux Diesel Hybrid a caminho - Land Cruiser estreia tecnologia

Pelo que se sabe, a Toyota planeja hibridizar todos os utilitários e veículos comerciais até 2030. No caso do Land Cruiser Prado 2024, o propulsor diesel será algo novo, visto que atualmente a série produzida pela montadora é a GD.

Os motores da série GD são 2.4 (2GD) e 2.8 (1GD), sendo este último atualizado para chegar a 204 cavalos e 50,8 kgfm. Além disso, existe a possibilidade de a picape Tacoma ter essa mesma opção.

O motivo é que a Toyota USA teria exibido um vídeo com demonstração do diesel aos concessionários americanos. Assim, como não existe diesel da marca nos EUA, a apresentação seria um sinal dessa novidade.

Hilux Diesel Hybrid a caminho - Land Cruiser estreia tecnologia

Entretanto, também se fala de um novo motor V6 3.5 a gasolina e que este seria usado como híbrido também. Por aqui, com o etanol em destaque, a Toyota poderia aproveitar essa tecnologia na Hilux Hybrid Flex, mas com uma mudança.

Nesse caso, seria a troca do V6 3.5 pelo 2.5 de ciclo Atkinson do RAV4. Ainda assim, a Toyota não é de misturar os “canais” em relação aos motores e modelos.

Já numa Hilux Diesel Hybrid, o custo do diesel e do híbrido somados, elevarão o preço para a órbita da Lua, mas também com eficiência de levar o dono de Cuiabá até a Baixada Santista sem reabastecimento.

[Fonte: Auto Evolution]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.