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Honda CB 650F e CBR 650F chegam para substituir linha Hornet a partir de R$ 28.990

honda-cb-650f-e-cbr-650f-7-700x466 Honda CB 650F e CBR 650F chegam para substituir linha Hornet a partir de R$ 28.990

Depois da nova geração do Civic Si, agora na carroceria cupê, a Honda anunciou outra grande novidade para os consumidores brasileiros, desta vez na linha de motocicletas. Lançamentos no Salão de Milão de 2013, as novas CB 650F e CBR 650F passam a ser comercializadas no País, com produção em Manaus (AM), para se posicionar no lugar da veterana Hornet, que já deixou de ser produzida.



Segundo a Honda, as novas esportivas têm como foco os consumidores mais jovens, que não abrem mão de desempenho e design mais atual, além de, ainda de acordo com a marca, preços mais acessíveis. Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F não compartilham nenhuma característica técnica com outro modelo da fabricante japonesa à venda em nosso mercado.

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A Honda já deixou claro que as novidades não têm como objetivo entregar um desempenho mais “arisco”, para atender seu público-alvo na faixa formada por consumidores com menos experiência ou aos que preferem deslocamentos mais tranquilos, com conforto e segurança.

O motor que equipa as novas Honda é um DOHC (Double Over Head Camshaft), duplo comando de válvulas no cabeçote, 649 cm³ de capacidade, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica PGMF-I (Programmed Fuel Injection), capaz de entregar 87 cv de potência a 11.000 rpm e 6,4 kgfm de torque a 8.000 giros, com câmbio de seis velocidades e transmissão final por corrente.

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A taxa de compressão do motor é de 11.4:1, com diâmetro e curso dos pistões em 67 x 46mm.

A base é a mesma em ambos os modelos, sendo que a CB 650F traz 2.110 mm de comprimento, 775 mm de largura e 1.120 mm de altura, enquanto a CBR 650F conta com 2.110 mm, 775 mm e 1.145 mm, respectivamente. A versão carenada se diferencia ainda pelo semi-guidão, que recebeu um visual diferenciado, puxando mais para o lado da agressividade.

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O quadro é de aço do tipo Diamond. Os bancos trazem uma espuma macia, que garantem conforto, melhor postura e facilidade de pilotagem.

Na dianteira, há suspensão com garfo telescópico de 41 mm e curso de 120 mm, com roda de 17 polegadas e pneus 120/70-ZR17M/C e dois discos de 320 mm com cáliper simples. Já na traseira, há balança traseira do tipo monochoque em alumínio fundido ajustável em sete estágios na pré-mola e curso de 43,5 mm. As rodas são de 17 polegadas, com pneus 180/55-ZR17M/C, enquanto os freios trazem disco de 240 mm e cáliper simples.

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A CB 650F e a CBR 650F contam com sistema ABS e H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), que dificulta a possibilidade de furto ou roubo, sendo que apenas a chave original pode acionar o motor por meio da leitura de um chip eletrônico.

O painel traz velocímetro, tacômetro e relógio digitais, medidor gráfico de combustível, hodômetros parcial e total, além de avisos luminosos sobre o funcionamento elétrico dos componentes.

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A CB 650F vai começar a ser vendida em novembro, nas cores preta (STD e ABS) e tricolor, com as cores branca, azul e vermelha (ABS), inspirada no Team HRC. Já a CBR 650F, que estreia em janeiro, será oferecida nas cores vermelha (STD e ABS) e branca (ABS). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem

Preços das novas Honda CB 650F e CBR 650F

CB 650F STD: R$ 28.990
CB 650F ABS: R$ 31.190
CB 650F ABS Team HRC: R$ 31.690
CBR 650F STD: R$ 30.690
CBR 650F ABS: R$ 32.890

Galeria de fotos da Honda CB 650F e da Honda CBR 650F

Ficha técnica

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  • Carol Vieira

    Gostei. Achei as duas motos lindas.

  • Andrew B.

    Apenas a chave aciona o motor?
    Um revólver também aciona.
    heheh…

  • Marllon Duarte

    Que coisas mais lindas essas rodas!

  • Comentarista

    Honda indo ao contrário da yamaha. MT-09 deixa essa cbf no chinelo. Motor 3L crossplane, fantástico com 115 cv. Dócil quando precisa e arisco quando instigado, fora o ruído maravilhoso dos 3 cilindros.

    • Ramom Alencar

      MT-09 concorre com a CB1000
      essa cb650 vai concorrer com XJ6N e sua correspondente carenada, XJ6F

      • Ubiratã Muniz Silva

        exatamente. as próprias características para barateá-la são muito similares às da XJ6, que entrou no lugar da Fazer 600 que era mais moderna mas de produção mais cara.

      • Martini Stripes

        Truco!
        MT-09 sai por 36 mil Dilmas, já com ABS e tudo mais.
        Ok, são 4 mil de diferença, mas nada que alguém que esteja disposto a gastar 32 mil nessa faixa de preço…
        Eu pularia pra MT =D

        • Eng Turbo

          Na faixa de 35k existem MUITAS opções para todos os gostos:
          Kawa Z800, BMW 800, Ducatti Monster, Triumph 675, Suzy GSR750, Kawa 650R, etc
          Mas sem duvidas alguma ei iria de MT-09.

      • eriton

        Exatamente!!! Esses cara nem sabem oque falam.

    • LoganVB

      Amigo, a MT-09 tem 850 cc essa tem 650 cc. Muito diferente do que o pessoal vem comentando, essa moto nada tem haver com a Hornet. Esse modelo segue mais a linha da nova CB 500 (nova linha de motos da honda). O que poderá ser a sucessora da Hornet, é uma moto já divulgada, com também 800 cc, com potência equivalente a atual. Pense bem, a atual tem preço muito superior as outras 600 cc, brigando com as 750, 800 cc, e mantendo uma lacuna entre a nova cb 500 e as 600 com potência e preço menores, como a ER-6N, XJ-6. Sobre o ruído maravilhoso dos 3 cilindros é relativo, na proporção de 90% que amam o 4 cilindros para 10% que gostam do de 3 cilindros.

      Nada como um 4 cilindros da 7 galo para mandar todas outras calarem a boca!!!

      • Mauricio

        O ronco nem sempre é só pro causa dos cilindros, e sim as poçiçoes dos pistões (mesmo sendo em linha podem variar), ex cb 400 e 450 tem som diferente da cb 500 devido a posição dos pistões(400,450 e 500 eram dois cilindros em linha), R1 tem um som bem diferente tambem( 4cil em linha). Concordo que o som da 7 galo é lindo. Mas os 3 cilindros tambem é muito bonito ( muita gente nem sabe que existe 3cilindros por isso “prefere” o som das 4cilindros), pra mim da empate tecnico junto com v2 harley.

        • LoganVB

          Verdade, as v2 da harley são bem característicos. Um amigo tem um 883, com escapamento aberto, e parece um trator… Não tem uma pessoa que não olha… rsrsrss

          • eriton

            Principalmente velhos!!! kkkkkkkkkkkkkk

      • m_Ferrari

        Meio atrasado, né? 7 galos deixou de ser produzida em 1994.

        • LoganVB

          Mesmo deixando de ser produzida em 94 é o ronco mais bonito que já existiu e ainda existe.

      • Comentarista

        Ta certo. Mas sobre o barulho do 3 cilindros não concordo.

  • Ramom Alencar

    Adeus Xj6

  • Eduardo

    A moto é realmente bonita, tem mais potencia que as concorrentes da mesma categoria e preço, balança traseira em alumínio, mas…. quem comprar não terá sossego pois os “manolos” estão a solta para tirar o sossego de quem quer ter uma… infelizmente.

  • Mauricio

    Bem que achei estranho ficar mais barata que a hornet (a partir de R$32.300), colocaram chassi de ferro (ante alumínio) e perdeu potencia (ante 102cv)., mas prefiro assim, embora o design ficou sem sal,a naked parece a 500.

    • LoganVB

      Chassi de alumínio.

      • Mauricio

        …”O quadro é de aço do tipo Diamond”…

        • Diego Barbosa

          No site da Honda diz que é “Tipo de chassi: Diamond em alumínio”.

        • LoganVB

          Diamond de Alumínio

          • Mauricio

            Olhei no site e lá diz que é de aluminio, a noticia aqui no NA que esta equivocada.

    • J. Lucas

      A potência de 102cv da Hornet, na verdade eram 86cv na roda. Isso, por causa de todos os atritos… Visto assim, não perdeu muita potencia. Mas, precisamos ver essa CB650F no dinamômetro.

      • Mauricio

        A potencia divulgada pela honda(na verdade todas,algumas menos) nunca é na roda, sempre divulgam a potencia sem a perda da transmisão(concerteza essa 650 não tem o que divulgam).Lembro do comparativo da Fazer com a Twister(que pelo divulgado pelas montadoras tinha uma potencia muito maior), mas no dinamometro ficou quase igual( a Twister “perdia” quase 20% de potencia). Seria interessante as revistas e outros meios que testam automoveis colocarem testes de dinamometro para ver a potencia na roda.

  • Guest

    Entendo que a Honda reposicionau a linha Hornet para concorrer em mais igualdade com os modelos de outras marcas. Só não entendo porque fez isso retirando a potência de um produto bom, que já estava consolidado no mercado e que teoricamente, olhando os números, tinha superioridade em relação as suas concorrentes. Não sei se os planos da honda é lançar uma moto com potência igual ou superior a antiga hornet, para ficar nessa faixa entre 650 e 1000 cilindradas, mas se fizesse isso será que não ficaria com uma linha de produtos muito próximos (CB 650F, CB Intermediária e CB1000)?

  • Zigeunerweisen

    Lembrei desse vídeo… Chorei de rir!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=t-h9vLWXNCY

  • Pomarola

    A Cb ficou maravilhosa, mil vezes mais bonita que a Hornet Bunda-Murcha!

  • Bruno Brasil

    Até então os preços estão bons, vamos ver quando chegar nas lojas. Embora ainda o grande problema da Honda é assalto, não tenho coragem…

  • Yuri Calmon

    Lindas, agora falta uma trail de verdade na faixa dos 400-500 cc !!!

    • luiz santos

      uma nova falcon, mas realmente nova… mais moderna, mais bonita, e mais forte… sei la, um motor 450cc de uns 40cv e 6 marchas, vendida na faixa de 18 a 20mil !!! e tbem uma nova transalp, siguindo a tendencia da falcon, com mais ou menos 75cv…. seriam as minha preferidas

  • André Maia

    A cb650f tá muito linda. A cbr não achei muito legal não.

  • Diego Barbosa

    Uma coisa que não gostei nessa moto que também existe na cb1000 e cb500 é esse circo de cores. Ficou parecendo moto propaganda. Acho a XJ6 mais bem resolvida visualmente mesmo sendo um projeto mais antigo.

  • m_Ferrari

    Ao contrário do que está escrito na matéria , a Honda “tirou” o sobrenome Hornet dessa moto, fica subentendido que haverá uma moto mais “tecnológica” que carregará o nome Hornet. Essas CB/CBR 650 obedecem a mesma filosofia da NC700 e a linha 500. São motos desenvolvidas, principalmente, para atender um mercado europeu em crise, visando o custo x benefício.

  • Antonio De Julio

    Aguardando os vídeos da galera com a GoPro no capacete…

    • Fanjos

      Aguardando os vídeos da galera sendo assaltada com a GoPro no capacete…
      (isso se a GoPro não for roubada junto)

  • Thiago

    bola fora da honda, o diferencial da moto era justamente o comportamento mais arisco
    era a moto de entrada das esportivas, agora deixa caminho para MT-09 reinar

  • Gyraia

    os Drão pira

  • Marcelo Amorim

    Linda!Mas eu teria mantido o nome Hornet e uma potencia compativel com a descontinuada.

  • shdn2010

    Aumentaram a cilindrada, baixou potencia????, tiraram a suspensão invertida??? A HORNET antiga tinha menos motor e mais potencia, e so o fato de ter suspensao invertida muda a moto em relacao a estabilidades em curvas.

  • Bruno Fabricio

    Por 31mil vou juntar mais 5 e pegar a Mt-09 mais moto e já vem com ABS alem daquele sistema de controle de performance.

  • Leandro Santos

    30 mil. Sem controle de estabilidade, tração e abs. Deixa aí na loja mesmo.

  • Bruno

    Kleber Atalla gostou disso com sua XJ Azul

  • eriton

    Tenho uma cbr600f 2013, se essa nova viesse com os mesmo cavalos e com quadro de alumínio eu trocaria.Realmente tá mto bonita.

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