*Destaque Híbridos Honda Japão Linha 2018 Sedãs

Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Honda-City-2018-Japao-2 Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Revelado em janeiro deste ano, o novo Honda City 2018 acaba de ser exibido em versão para o mercado japonês. A nova linha do sedã compacto estreia mudanças sutis no visual e no interior, além de novos equipamentos de série (com enfoque na segurança). No Japão, o modelo contará com motorização híbrida.



Mas, enquanto isso, o Honda City 2018 no Brasil continua o mesmo de 2015, tendo preços entre R$ 60.900 e R$ 81.400. Logo mais ele receberá esse facelift, assim como o Fit 2018 já o recebeu e trouxe inovações. Confira abaixo os detalhes do modelo.

Honda-City-2018-Japao-1 Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Honda City 2018 – detalhes

O Honda City 2018 no Japão ostenta faróis dianteiros e luzes de neblina em LED, grade dianteira com novo formato, para-choque redesenhado, novas rodas de liga-leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, lanternas de LED, spoiler traseiro e para-choque traseiro retocado. O interior, por sua vez, apresenta um novo sistema de entretenimento com tela sensível ao toque, novos revestimentos para os bancos e detalhes pretos na manopla de câmbio.

A respeito dos equipamentos de série, o Honda City 2018 estreia uma série de novos recursos de segurança. Entre as novidades, há controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, aviso de saída de faixa, sistema de frenagem automática pós-colisão, entre outros.

O motor que equipa o City japonês é um 1.5 i-VTEC a gasolina de 110 cv e 13,4 kgfm e outro elétrico de 30 cv e 16,3 kgfm, associados a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. O Honda City 2018 será vendido no Japão a partir de julho. No Brasil, a novidade deve estrear em meados do segundo semestre deste ano.

Com perfil mais aerodinâmico, o sedã de origem japonesa oferece por aqui grade cromada com faróis de perfil mais dinâmico, assim como para-choque com spoilers integrados e faróis de neblina, além de lanternas traseiras bipartidas e friso cromado na tampa do porta-malas. Apesar de recente, esse visual do Honda City 2018 já cansou.

As rodas de aço com calota e aro 15 estão presentes apenas na versão DX, enquanto as demais são equipadas com conjunto de liga leve aro 16, apresentando desenho moderno. Nas versões mais caras, maçanetas cromadas e retrovisores com repetidores de direção são oferecidos.

Por dentro, o Honda City 2018 possui painel com apliques metalizados de tonalidade tungstênio e parte central em preto brilhante nas versões EX e EX-L. . Agora renovado, o quadro de instrumentos continua com três mostradores circulares com iluminação dos aros por LEDs azuis e dois vincos com tonalidade, chama atenção, mudando para verde quando o veículo está em condição de consumo eficiente.

Além disso, econômetro, nível de combustível, hodômetro, autonomia, consumo, entre outros, estão presentes num display digital. O volante de três raios das versões EX e EX-L possui comandos para computador de bordo, mídia e telefonia, bem como paddle shifts, acabamento metalizado e revestimento em couro.

O ar condicionado é automático e dispõe de comandos touch screen, além de acabamento em preto brilhante. Já a multimídia vem com rádio, CD e câmera de ré com três opções de visualização, além de conexões USB, auxiliar e Bluetooth. Na versão EX-L, os bancos são revestidos em couro e airbags laterais foram adicionados, assim como sistemas Isofix e Latch para ancoragem de cadeiras infantis no banco traseiro. O sedã vem na cor exclusiva Marrom Júpiter Metálico, além do Branco Taffetá, Preto Cristal (perolizado), Cinza Cinza Barium, Cinza Iridium e Prata Global, sendo as três últimas metálicas.

honda-city-2018-3 Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Honda City 2018 – novidades

O Honda City 2018 não tem nenhuma novidade, mantendo o mesmo perfil do modelo 2017. Mas, a atualização visual deve trazer até faróis de LED, bem como novos LEDs diurnos, além de lanternas em LED. Com as mudanças feitas no Fit 2018, o sedã compacto deve ganhar também para-choques repaginados e novas rodas de liga leve aro 16 polegadas. Retrovisores com basculamento elétrico devem fazer parte da versão EX-L.

Por dentro, o Honda City 2018 deve ganhar também nova multimídia nas versões EX e EXL, ambas com Android Auto e Car Play, bem como ar-condicionado digital touchscreen, vidros dianteiros one touch, computador de bordo com temperatura externa, apoio de braço central em couro, airbags de cortina, nova padronagem de assentos e portas, além dos esperados controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa, direção elétrica recalibrada com integração ao VSA, luzes de frenagem de emergência, entre outras novidades vistas no Fit 2018.

O DX manual deve continuar, mas sua versão CVT pode virar a nova Personal, com preço até R$ 70.000 para PCD e clientes em busca de personalização. As outras três com CVT também deve seguir. Nenhuma mudança mecânica será vista no Honda City 2018 atualizado. Assim, ele deve ficar com preços mais competitivos diante da concorrência, que logo trará o sedã do Fiat Argo, o Volkswagen Virtus e o Toyota Yaris Ativ. O motor 1.5 i-VTEC FlexOne com até 116 cv e o câmbio CVT serão seus aliados nessa missão difícil. Já na nova geração, o sedã deve finalmente vir com motor 1.0 i-VTEC Earth Dream Turbo com até 130 cv.

Honda City 2018 – versões

  • Honda City DX 1.5 MT
  • Honda City DX 1.5 CVT
  • Honda City LX 1.5 CVT
  • Honda City EX 1.5 CVT
  • Honda City EXL 1.5 CVT

Honda-City-2018-Japao-4 Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Honda City 2018 – equipamentos

Honda City DX 1.5 MT – Motor 1.5 i-VTEC com transmissão manual de cinco marchas, mais grade frontal cinza, maçanetas externas na cor do veículo, retrovisores elétricos na cor do veículo, para-brisa degradê, vidros elétricos nas quatro portas, banco do motorista com regulagem altura, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, revestimento dos bancos com tecido, travamento elétrico do bocal de abastecimento, maçanetas internas em preto fosco, console central com porta-copos, ar-condicionado, direção elétrica, pára-sóis com espelho cortesia para motorista e passageiro, computador de bordo, apoio de cabeça para todos, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, rádio com USB/Bluetooth, dois alto-falantes, antena no teto, tomada 12V, airbag frontal para motorista e passageiro, cintos de segurança dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador, cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes, freios com ABS e EBD, trava de segurança central dos vidros dos passageiros, trava de segurança nas portas traseiras, chave tipo canivete com controle de destravamento/travamento das portas e porta-malas, travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h e bravas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h.

Honda City DX 1.5 CVT – Itens acima, mais transmissão CVT com modo Sport.

Honda City LX 1.5 CVT – Itens acima, mais grade frontal cromada, banco traseiro bipartido, volante com ajustes do sistema de som, vidro do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 185/55 R16, porta-malas com iluminação interna, maçanetas internas cromadas e descansa-braço traseiro com porta-copos.

Honda City EX 1.5 CVT – Itens acima, mais áudio com visor LCD de 5 polegadas, CD/USB/auxiliar, Bluetooth com comandos Hands Free no volante, quatro tweeters, quatro alto-falantes, piloto automático, ar-condicionado digital, computador de bordo Bluemeter, câmera de ré, maçanetas externa cromadas, abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna, alarme e acabamento do suporte da placa traseira cromado.

Honda City EXL 1.5 CVT – Itens acima, mais faróis de neblina, retrovisores elétricos na cor do veículo com luz de direção, bancos em couro e multimídia com tela de 7 polegadas com navegador, USB/SD/auxiliar/Bluetooth/internet browser (hotspot), apoio de braço dianteiro central e airbags laterais dianteiros.

Honda City 2018 – preços

  • Honda City DX 1.5 MT – R$ 60.900
  • Honda City DX 1.5 CVT – R$ 66.400
  • Honda City LX 1.5 CVT – R$ 69.000
  • Honda City EX 1.5 CVT – R$ 75.700
  • Honda City EXL 1.5 CVT – R$ 81.400

honda-city-ex-2016-NA-3 Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Honda City 2018 – motor

Assim como outros modelos da marca japonesa, o Honda City 2018 vem apenas com o motor 1.5 i-VTEC, que pertence à geração mais atual de motores da empresa. No exterior, existem versões mais modernas, inclusive com injeção direta de combustível e potência de 130 cv. Com comando único no cabeçote, mas com a tecnologia VTEC, o pequeno quatro cilindros em linha permite abertura e fechamento das válvulas de acordo com o desempenho do propulsor.

No VTEC, dezesseis válvulas entram em rotações mais altas, quando o veículo precisa de melhor performance, enquanto apenas oito válvulas atuam em baixas rotações para obter mais torque nessas condições. A tecnologia FlexOne está a bordo do 1.5 i-VTEC do Honda City 2018, consistindo em pré-aquecimento do combustível em partidas a frio, retirando assim o tanque de gasolina do cofre do motor, que até pouco tem era usado e ainda exigia um bocal separado para abastecimento.

O motor 1.5 i-VTEC entrega 115 cv a 6.000 rpm com gasolina e 15,2 kgfm a 4.800 rpm no mesmo combustível. Com etanol, o propulsor oferece 116 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm. Ele trabalha com um câmbio manual de cinco marchas, mas o Honda City 2018 é mais procurado pelo CVT com sete posições de marcha, oferecido apenas nas versões LX, EX e EXL, sendo que as duas últimas possuem paddle shifts.

Honda City 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Honda City MT 2018 – 10,2 segundos e 180 km/h
  • Honda City CVT 2018 – 11,3 segundos e 175 km/h

O Honda City 2018 tem uma boa performance. O sedã compacto da marca japonesa evoluiu bem desde a primeira geração que chegou ao Brasil, em 2010. Deve-se lembrar, porém, que o modelo é bem mais antigo, até mesmo em relação ao Fit, tendo sido lançado sobre uma plataforma que já tinha sido usada pelo Civic nos anos 90.

Após o lançamento do Fit em 2001, a Honda decidiu migrar o City, antes chamado Aria, para esta base, criando assim um sedã com linhas emprestadas do monovolume. Por seu visual pouco atraente, a marca evitou traze-lo em seus primeiros anos como derivado do Fit, que aqui chegou em 2003.

O Honda City 2018 tem apenas o propulsor 1.5 i-VTEC que entrega 115 cv a 6.000 rpm com gasolina, enquanto que com etanol fornece 116 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm. Este motor tem boas respostas em baixa rotação, graças ao sistema VTEC, que utiliza apenas oito válvulas para atuação em baixas rotações, a fim de obter mais torque.

Ele responde prontamente quando solicitado e tem funcionamento suave. Elástico, ele tem uma boa faixa de potência e torque ao longo das rotações, traduzindo-se em um conforto a mais ao dirigir. Este motor também apresenta um baixo nível de ruído e é bem robusto, durando centenas de milhares de quilômetros se apenas forem feitas as revisões do manual.

Com transmissão manual de cinco marchas, o Honda City 2018 tem uma pegada mais ágil, elevando de giro rapidamente e podendo ser explorado ao máximo nas saídas e retomadas, feitas em plena segurança. O câmbio tem mudanças macias e precisas, com bom escalonamento.

Esse conjunto confere ao sedã uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com velocidade máxima de 180 km/h. No consumo, o modelo faz 8,6 km/litro e 10,3 km/litro com etanol, respectivamente cidade e estrada. Na gasolina e na mesma ordem, ele entrega 12,4 km/litro e 14,6 km/litro.

Quando o Honda City 2018 é equipado com CVT, ele verdadeiramente está em sua plenitude. O sedã foi certamente desenvolvido para usar esse tipo de câmbio, que casa perfeitamente com sua proposta. Com funcionamento linear, a caixa com polias variáveis e cintas de aço oferece uma manutenção de rotação impressionante, fazendo com que o modelo alcance quase 80 km/h em 1.500 rpm. Rodando a 110 km/h, ele aponta para 2.000 rpm, o que significa conforto e economia, tendo ainda baixo ruído interno.

Nas retomadas, ele é realmente mais lento que o manual, assim como nas saídas, mas nesse caso não muito. Basta colocar no modo Sport que ele pula na frente. Nas reduções, ele permite ao veículo rolar com mais facilidade, mas se o motorista quiser fazer uma retomada em seguida, o gerenciamento eletrônico segura a relação aonde está e eleva o giro, entregando assim mais disposição para ultrapassagens, por exemplo. De modo geral, o Honda City 2018 tem uma ótima dirigibilidade.

honda-city-ex-exl-2016-NA-10 Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Honda City 2018 – consumo

Cidade 

  • Honda City MT 2018 – 8,6 km/litro com etanol e 12,4 km/litro com gasolina
  • Honda City CVT 2018 – 8,5 km/litro com etanol e 12,3 km/litro com gasolina

Estrada

  • Honda City MT 2018 – 10,3 km/litro com etanol e 14,6 km/litro com gasolina
  • Honda City CVT 2018 – 10,3 km/litro com etanol e 14,5 km/litro com gasolina

Honda City 2018 – manutenção e revisão

Incompreensivelmente, a Honda disponibiliza uma tabela de preços de revisão para seus carros, o que é bem prejudicial para a imagem da marca e ainda mais para seus clientes, isso porque todos os consumidores hoje em dia se preocupam também com o custo de manutenção, a fim de que caibam em seus orçamentos, especialmente os donos do Honda City 2018.

Com revisões a cada 10.000 km, o serviço da Honda consiste em manutenção rigorosa nestas paradas. O serviço não é comparável ao da Toyota, mas não é como de uma Peugeot, por exemplo. Embora alguns concessionários antecipam alguns serviços, várias peças e fluídos previstos são especificados no manual do proprietário, sendo que os itens trocados podem ser substituídos conforme sua orientação. Preste muita atenção para ver se o item que necessita de troca em determinado período será trocado antes do tempo, tal como o fluído de refrigeração do motor (os Honda não utilizam água com aditivo).

Óleo lubrificante, ruela do dreno do cárter, fluído de freio, filtro de combustível, filtro de ar, velas, correias em “V” e ocasionalmente fluído de refrigeração estão incluídos nos serviços das revisões que a Honda mantém no Brasil. Anote tudo o que for feito e guarde as notas para o futuro comprador de seu carro. Ainda assim, o novo dono pode encontrar algum defeito não visto pela revisão.

Por exemplo, geralmente a cada 40.000 km o fluído da caixa de transmissão CVT também precisa ser completado, mas nunca totalmente substituído. A calibração é necessária, mas pode ser feita até pelo proprietário, seguindo alguns passos que podem ser conhecidos através de fóruns de internet.

Tenha atenção quanto ao recall do Honda City 2018, pois o chassi entra na lista e o revendedor terá que executa-lo durante a revisão. Para saber o histórico de um carro usado, por exemplo, basta leva-lo aos concessionárias Honda, pois estes possuem um registro detalhado dos serviços e dos veículos, cujo banco de dados disponibiliza essas informações.

Troca de óleo e filtro de óleo, geralmente são mais baratos na rede do que nas oficinas terceirizadas, tendo ainda garantia e na especificação correta, mas preste atenção no serviço e evite gastos desnecessários, pois as revendas tendem à empurrar mais custos aos clientes. O óleo lubrificante usado no Honda City 2018 é o sintético 0W20, que substituiu o antigo mineral 10W30. Alguns donos têm evitado esse óleo nos carros usados, mas enquanto estiver na garantia, siga o manual.

honda-city-ex-exl-2016-NA-8 Honda City 2018: fotos, equipamentos, versões, preços, motor

Honda City 2018 – ficha técnica

Motor

1.5 i-VTEC

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1497

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 115 cv @ 6000 rpm / Etanol: 116 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 15,2 kgfm @ 4800 rpm / Etanol: 15,3 kgfm @ 4800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / CVT 7 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou Liga Leve aro 15 polegadas / Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

185/60 R15 / 185/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4455

Largura sem retrovisores (mm)

1695

Altura (mm)

1485

Distância entre os eixos (mm)

2600

Capacidades

Porta-malas (litros)

536

Tanque (litros)

46

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

350 (MT), 383 (CVT)

Peso em ordem de marcha (kg)

1076 (MT), 1137 (CVT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Honda City 2018 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

5

  • Valdek Waslan

    Bonito…
    mas pela cara…
    virá mais caro ainda!!!

  • Antonio

    Esse City japonês é um hibrido? (1.5 i-VTEC a gasolina de 110 cv e 13,4 kgfm e outro elétrico de 30 cv e 16,3 kgfm,)
    Ainda recheado de sensores, mesmo que seja flex, se vier assim, desta vez valerá a troca pelo meu 10/10

    • Deadlock

      Provavelmente o híbrido não virá, assim como muitos dos equipamentos citados. É uma pena, mas é a realidade do país

  • Rodrigo

    A Honda bem que poderia oferecer essa cor azul no Civic daqui…

    • Ernesto

      Esse azul é o mesmo do Fit que é oferecido aqui no Brasil?

      • Rodrigo

        Por foto é dificil afirmar, mas parece que sim. Além desta cor, no mercado americano também são oferecidos o vermelho-viho presente no HRV e WRV, além de um tom de verde metalizado muito bonito. Uma pena a paleta de cores da Honda aqui ser tão monocromática…

  • GPE

    Nem o Civic tem tantos equipamentos assim

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend