Híbridos Honda Sedãs

Honda City RS i-MMD vai estrear novo motor híbrido na Malásia

Honda City RS i-MMD vai estrear novo motor híbrido na Malásia

O Novo Honda City vai ganhar uma inédita versão na Malásia nos próximos meses. Trata-se do City RS i-MMD, que estreará um novo propulsor híbrido em sua proposta.


Trata-se do mesmo conjunto visto no Novo Honda Fit Hybrid no Japão, compreendo um motor 1.5 Earth Dream (com injeção direta de combustível) e um motor elétrico de 109 cavalos e 25,7 kgfm .

Na Malásia, a Honda chegou a ousar na propaganda do City RS comparando-o com um Toyota Camry… Apesar da pretensão, o novo sedã compacto da marca japonesa terá ganhou importantes em performance e economia.

Honda City RS i-MMD vai estrear novo motor híbrido na Malásia

Ainda mais que o motor L15B já está sendo usado e agora tem como diferencial o duplo comando i-VTEC, como o 1.5 VTC Turbo usado pela Honda aqui no Brasil, a bordo de Civic e HR-V, ambos na versão Touring.

Esse propulsor na Índia entrega 123 cavalos e 14,8 kfgm, associado com uma caixa automática CVT. Isso sem contar que o Novo City deve ganhar o motor 1.0 i-VTEC Turbo com força semelhante, embora torque maior, na variante hatch indiana.

Já o City RS i-MMD será um acréscimo enorme para a gama do sedã no Sudeste Asiático, que se encaminha rapidamente para a eletrificação dos modelos disponíveis em seus mercados.

Honda City RS i-MMD vai estrear novo motor híbrido na Malásia

Só usando esse motor elétrico, o Novo Honda City se equipara à antiga geração do Nissan Leaf, dada sua potência e torque disponíveis. No Japão, o Honda Fit Hybrid usa uma caixa de dupla embreagem para fazer a transição entre os dois motores.

E aqui? Bom, o Novo City chegará certamente a partir do próximo ano e junto com a carroceria hatch. O que se espera realmente é que ambos venham com o novo motor 1.0 Turbo Flex com até pelo menos 130 cavalos no etanol.

Usando CVT, ambos terão um bom rendimento. Contudo, o pulo do gato da Honda seria fazer o mesmo que na Ásia, converter o sedã no primeiro compacto híbrido do mercado e, talvez, até antes da Nissan tentar o mesmo com o Kicks e-Power.

Honda City RS i-MMD vai estrear novo motor híbrido na Malásia

Isso traria os holofotes para a apagada marca japonesa no Brasil. Não se espera para tão cedo a chegada de um Yaris Hybrid para assumir o título.

Mesmo sendo importado o conjunto motriz, o destaque seria realmente importante, ainda mais se o mesmo custa até R$ 99.990. O problema é o dólar atual, mas sem pandemia (o que se espera) em 2021, as condições possam estar melhores para uma ação como essa.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

      Quem somos

      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

      Notícias por email